A aplicação do delivery, drive thru e take away como novos canais de venda no setor supermercadista: estudo multicaso em supermercados do município de Taquaritinga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Felipe Panosso
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/217491
Resumo: O presente trabalho buscou estudar a aplicação do delivery, drive thru e take away como novos canais de venda no setor supermercadista diante do cenário da pandemia do coronavírus, analisando três empresas supermercadistas no município de Taquaritinga/SP, com o objetivo de identificar e apontar os principais fatores positivos e negativos de cada canal alternativo de venda, apontando as vantagens e desvantagens da implantação de cada sistema. Foram entrevistadas três empresas supermercadistas, sendo uma de pequeno porte, uma de médio porte e uma de grande porte, a fim de estudar como cada canal de venda se comporta em cada empresa, criando uma amostra de análise. A partir dos resultados, identificou-se que a implantação do drive thru ocasiona elevação dos custos de logística e dificulta que as empresas se adequem a demanda de espaço físico que se faz necessária a esse sistema. Além disso, foi possível identificar que os sistemas de delivery e take away se fazem muito práticos em sua aplicação, oferecendo a todas as empresas um aumento em volume de vendas, sendo uma alternativa prática para contornar as restrições das vendas físicas e aliviar a saúde financeira da empresa no momento de pandemia. Conclui-se, então, que canais de vendas alternativas podem ser uma saída para as empresas enfrentarem a crise e se manterem ativas no mercado, diante das restrições de funcionamento decorrentes da pandemia. A implantação desses canais de venda permite as empresas supermercadistas opções de vender fugindo do modo convencional de vendas físicas presenciais.
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spelling A aplicação do delivery, drive thru e take away como novos canais de venda no setor supermercadista: estudo multicaso em supermercados do município de TaquaritingaThe application of delivery, drive thru and take away as new sales channels in the supermarket sector: multi-case study in supermarkets in the municipality of TaquaritingaVarejoCanais de distribuiçãoComércio varejistaO presente trabalho buscou estudar a aplicação do delivery, drive thru e take away como novos canais de venda no setor supermercadista diante do cenário da pandemia do coronavírus, analisando três empresas supermercadistas no município de Taquaritinga/SP, com o objetivo de identificar e apontar os principais fatores positivos e negativos de cada canal alternativo de venda, apontando as vantagens e desvantagens da implantação de cada sistema. Foram entrevistadas três empresas supermercadistas, sendo uma de pequeno porte, uma de médio porte e uma de grande porte, a fim de estudar como cada canal de venda se comporta em cada empresa, criando uma amostra de análise. A partir dos resultados, identificou-se que a implantação do drive thru ocasiona elevação dos custos de logística e dificulta que as empresas se adequem a demanda de espaço físico que se faz necessária a esse sistema. Além disso, foi possível identificar que os sistemas de delivery e take away se fazem muito práticos em sua aplicação, oferecendo a todas as empresas um aumento em volume de vendas, sendo uma alternativa prática para contornar as restrições das vendas físicas e aliviar a saúde financeira da empresa no momento de pandemia. Conclui-se, então, que canais de vendas alternativas podem ser uma saída para as empresas enfrentarem a crise e se manterem ativas no mercado, diante das restrições de funcionamento decorrentes da pandemia. A implantação desses canais de venda permite as empresas supermercadistas opções de vender fugindo do modo convencional de vendas físicas presenciais.The present work sought to study the application of delivery, drive thru and take away as new sales channels in the supermarket sector in the face of the coronavirus pandemic scenario, analyzing three supermarket companies in the municipality of Taquaritinga/SP, with the objective of identifying and pointing out the main positive and negative factors of each alternative sales channel, pointing out the advantages and disadvantages of implementing each system. Three supermarket companies were interviewed, one small, one medium and one large, in order to study how each sales channel behaves in each company, creating an analysis sample. From the results, it was identified that the implementation of the drive thru causes an increase in logistics costs and makes it difficult for companies to adapt to the demand for physical space that is necessary for this system. In addition, it was possible to identify that delivery and take-away systems are very practical in their application, offering all companies an increase in sales volume, being a practical alternative to circumvent the restrictions of physical sales and alleviate financial health. of the company at the time of a pandemic. It is concluded, then, that alternative sales channels can be a way out for companies to face the crisis and remain active in the market, given the operating restrictions resulting from the pandemic. The implementation of these sales channels allows supermarket companies options to sell, escaping the conventional way of physical sales in person.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Lucente, Adriano dos Reis [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Felipe Panosso2022-03-29T20:10:38Z2022-03-29T20:10:38Z2022-03-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/217491porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-11T06:07:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/217491Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:37:42.868448Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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