Contexto de liberdade e o artista professor: criar é resistir

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pougy, Mariana [UNESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/238511
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo tornar visível o modo como os textos de apoio didático, e os materiais didáticos em geral, podem ser disparadores para a criação didática do professor artista pesquisador e, consequentemente, para sua ação de resistência em meio aos jogos de poder que cerceiam sua prática. A partir de minha experiência como professora de Arte e como elaboradora e autora de livros didáticos, e também a partir de minha vivência como aluna do mestrado em Artes, relato um percurso criativo e apresento obras de arte e proposições didáticas que surgiram do contato com leituras, encontros e debates realizados junto ao grupo de pesquisa N’Me (Núcleo de Estudos sobre Metodologias de Pesquisa em Arte), que integrei durante todo o período de realização desta pesquisa e onde pude experimentar diversos modos de me relacionar com os estudos, tendo como cerne a prática artística. Apesar do discurso corrente nos meios acadêmicos, mostro que muito mais do que retirar ou tolher uma idealizada autonomia do professor, o diálogo com os materiais de apoio didático carrega uma potência de criação e pode promover encontros alegres, uma vez que a prática docente está inserida em um contexto de liberdade. A partir de Foucault, compreendo contexto de liberdade como o modo como nos governamos desde a Modernidade, inclusive na instituição escolar. Esse contexto permite que os professores artistas pesquisadores possam criar e, assim, resistir. Em diálogo com Deleuze e Rancière, compreendo que as práticas de resistência permeiam a ação criativa e que, a partir de uma motivação criadora, o professor artista pesquisador pode expressar aquilo que chega até ele sem desperdiçar as oportunidades que os livros didáticos podem trazer. Assim, o encontro com os livros didáticos pode ser permeado por uma ética da alegria, que permite que o professor se sinta livre para escolher o quê desses materiais aproveitar e perceba onde neles encontra eco.
id UNSP_8456d5ad935531d3b58d337ce6cc3098
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/238511
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Contexto de liberdade e o artista professor: criar é resistirFreedom context and the artist teacher: to create is to resistArte - Estudo e ensinoProfessores de arteArtistas como professoresMaterial didáticoPrática de ensino.Esta dissertação tem como objetivo tornar visível o modo como os textos de apoio didático, e os materiais didáticos em geral, podem ser disparadores para a criação didática do professor artista pesquisador e, consequentemente, para sua ação de resistência em meio aos jogos de poder que cerceiam sua prática. A partir de minha experiência como professora de Arte e como elaboradora e autora de livros didáticos, e também a partir de minha vivência como aluna do mestrado em Artes, relato um percurso criativo e apresento obras de arte e proposições didáticas que surgiram do contato com leituras, encontros e debates realizados junto ao grupo de pesquisa N’Me (Núcleo de Estudos sobre Metodologias de Pesquisa em Arte), que integrei durante todo o período de realização desta pesquisa e onde pude experimentar diversos modos de me relacionar com os estudos, tendo como cerne a prática artística. Apesar do discurso corrente nos meios acadêmicos, mostro que muito mais do que retirar ou tolher uma idealizada autonomia do professor, o diálogo com os materiais de apoio didático carrega uma potência de criação e pode promover encontros alegres, uma vez que a prática docente está inserida em um contexto de liberdade. A partir de Foucault, compreendo contexto de liberdade como o modo como nos governamos desde a Modernidade, inclusive na instituição escolar. Esse contexto permite que os professores artistas pesquisadores possam criar e, assim, resistir. Em diálogo com Deleuze e Rancière, compreendo que as práticas de resistência permeiam a ação criativa e que, a partir de uma motivação criadora, o professor artista pesquisador pode expressar aquilo que chega até ele sem desperdiçar as oportunidades que os livros didáticos podem trazer. Assim, o encontro com os livros didáticos pode ser permeado por uma ética da alegria, que permite que o professor se sinta livre para escolher o quê desses materiais aproveitar e perceba onde neles encontra eco.This dissertation aims to make visible the way in which didactic support texts, and didactic materials in general, can be triggers for the didactic creation of the artist/researcher/teacher and, consequently, for his action of resistance in the midst of the power games that constrain their practice. From my experience as an art teacher and as a writer and author of textbooks, and also from my experience as a student of the Masters in Arts, I report a creative journey and present works of art and didactic propositions that emerged from the contact with readings, meetings and debates carried out with the research group N'Me (Núcleo de Estudos Metodologias de Pesquisa em Arte), where I was able to experience different ways of relating to studies, having artistic practice as the core. Despite the current discourse in academic circles, I show that much more than removing or hampering an idealized teacher autonomy, the dialogue with didactic support materials carries a power of creation and can promote joyful encounters, since the teaching practice is inserted in a context of freedom. From Foucault, I understand the context of freedom as the way we govern ourselves since Modernity, including in the school institution. This context allows the artist/researcher/teacher to create and, thus, resist. In dialogue with Deleuze and Rancière, I understand that resistance practices permeate creative action and, from a creative motivation, the artist-researcher teacher can express what comes to him without wasting the opportunities that textbooks can bring. Thus, the encounter with textbooks can be permeated by an ethic of joy, which allows the teacher to feel free to choose what to use from these materials and to perceive where they find an echo.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mattos, Wladimir Farto Contesini deUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pougy, Mariana [UNESP]2023-01-03T14:13:42Z2023-01-03T14:13:42Z2022-11-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23851133004013063P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-06T06:02:50Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238511Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:08:42.885914Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contexto de liberdade e o artista professor: criar é resistir
Freedom context and the artist teacher: to create is to resist
title Contexto de liberdade e o artista professor: criar é resistir
spellingShingle Contexto de liberdade e o artista professor: criar é resistir
Pougy, Mariana [UNESP]
Arte - Estudo e ensino
Professores de arte
Artistas como professores
Material didático
Prática de ensino.
title_short Contexto de liberdade e o artista professor: criar é resistir
title_full Contexto de liberdade e o artista professor: criar é resistir
title_fullStr Contexto de liberdade e o artista professor: criar é resistir
title_full_unstemmed Contexto de liberdade e o artista professor: criar é resistir
title_sort Contexto de liberdade e o artista professor: criar é resistir
author Pougy, Mariana [UNESP]
author_facet Pougy, Mariana [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mattos, Wladimir Farto Contesini de
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pougy, Mariana [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Arte - Estudo e ensino
Professores de arte
Artistas como professores
Material didático
Prática de ensino.
topic Arte - Estudo e ensino
Professores de arte
Artistas como professores
Material didático
Prática de ensino.
description Esta dissertação tem como objetivo tornar visível o modo como os textos de apoio didático, e os materiais didáticos em geral, podem ser disparadores para a criação didática do professor artista pesquisador e, consequentemente, para sua ação de resistência em meio aos jogos de poder que cerceiam sua prática. A partir de minha experiência como professora de Arte e como elaboradora e autora de livros didáticos, e também a partir de minha vivência como aluna do mestrado em Artes, relato um percurso criativo e apresento obras de arte e proposições didáticas que surgiram do contato com leituras, encontros e debates realizados junto ao grupo de pesquisa N’Me (Núcleo de Estudos sobre Metodologias de Pesquisa em Arte), que integrei durante todo o período de realização desta pesquisa e onde pude experimentar diversos modos de me relacionar com os estudos, tendo como cerne a prática artística. Apesar do discurso corrente nos meios acadêmicos, mostro que muito mais do que retirar ou tolher uma idealizada autonomia do professor, o diálogo com os materiais de apoio didático carrega uma potência de criação e pode promover encontros alegres, uma vez que a prática docente está inserida em um contexto de liberdade. A partir de Foucault, compreendo contexto de liberdade como o modo como nos governamos desde a Modernidade, inclusive na instituição escolar. Esse contexto permite que os professores artistas pesquisadores possam criar e, assim, resistir. Em diálogo com Deleuze e Rancière, compreendo que as práticas de resistência permeiam a ação criativa e que, a partir de uma motivação criadora, o professor artista pesquisador pode expressar aquilo que chega até ele sem desperdiçar as oportunidades que os livros didáticos podem trazer. Assim, o encontro com os livros didáticos pode ser permeado por uma ética da alegria, que permite que o professor se sinta livre para escolher o quê desses materiais aproveitar e perceba onde neles encontra eco.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-09
2023-01-03T14:13:42Z
2023-01-03T14:13:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/238511
33004013063P4
url http://hdl.handle.net/11449/238511
identifier_str_mv 33004013063P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128321210286080