Educação ambiental e águas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Antonio Cezar [UNESP]
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Sudo, Hideo [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/1__Congresso/Meio_Ambiente/Trabalho32.htm
http://hdl.handle.net/11449/148177
Resumo: As atividades de extensão universitária e a prestação de serviços à comunidade constituem instrumentos de crescimento pessoal e profissional para os graduandos, os quais, desta forma, tomam contato mais direto e constante com suas futuras atividades de trabalho. Além disso, propiciam o intercâmbio entre a universidade, a escola pública e a comunidade local para que o conhecimento possa ser produzido, divulgado e acessível a todos. A emergência da crise ambiental, que possui uma de suas mais críticas expressões na diminuição da disponibilidade e qualidade das águas, torna imprescindível o desenvolvimento de um processo educativo que possibilite a divulgação e o acesso de informações a todos e, também, incentive a ampla participação da sociedade na busca de soluções. Este processo educativo pode ser desencadeado a partir de atividades de extensão universitária, como as desenvolvidas no projeto "Educação Ambiental e Águas". Este projeto foi iniciado em setembro de 1996, junto ao Centro de Ciências da UNESP, Campus de Presidente Prudente, e tem como objetivos: criar e desenvolver, junto ao Centro de Ciências da UNESP, atividades de Educação Ambiental para alunos e professores da rede de ensino e Grupos de Terceira Idade de Presidente Prudente e região; desenvolver atividades educativas tendo a água como tema motivador, abordando conceitos básicos sobre o meio ambiente e estimulando a criatividade dos alunos; realizar palestras, oficinas pedagógicas e trabalhos de campo com professores do ensino fundamental e Grupos de Terceira Idade; produzir materiais didáticos, tais como: cartilhas, jogos e orientações metodológicas para trabalhos de Educação Ambiental; desenvolver atividades e debates que apontem para a valorização da água no cotidiano da população, novas perspectivas educacionais e novas relações sociedadeÛnatureza, principalmente nas cidades. Para a consecução destes objetivos foi organizado um grupo de trabalho com alunos do curso de graduação em Geografia e a orientação dos professores coordenadores. O ponto de partida foi a realização de trabalho de campo visando a observação e estudo dos problemas ambientais de Presidente Prudente, principalmente os relacionados à degradação das águas. Com a motivação gerada no campo, o grupo passou a se reunir semanalmente para leituras e discussões pertinentes à temática ambiental e para planejamento de ações de Educação Ambiental. Dentre as inúmeras atividades realizadas, destacam-se: produção da cartilha "Educação Ambiental e Águas", contendo orientações metodológicas e propostas lúdico-didáticas para o ensino fundamental e médio; realização de oficinas pedagógicas e palestras para professores abordando os temas: solos e rochas, questão ambiental em Presidente Prudente, produção de material didático para pré-escola, estudos aplicados na bacia do córrego Botafogo; realização de trabalhos de campo com professores e Grupos de Terceira Idade, intitulado "Pelos Caminhos das Águas em Presidente Prudente", tendo como objetivos sensibilizá-los sobre a degradação ambiental das águas no município. O roteiro inclui os caminhos naturais (nascentes e córregos) e artificiais das águas (captação, adução, tratamento e distribuição); montagem e desenvolvimento da atividade "Mapa da Mina", a qual consiste na busca de um tesouro, utilizando bússola, mapas e trenas, e envolvendo conhecimentos de diversas disciplinas, tais como Geografia, Matemática, Ciências, etc; realização de teatro de fantoches para alunos do ensino fundamental, com os temas Meio Ambiente, águas e lixo; produção de material didático, tais como: mapas com os córregos de Presidente Prudente e com a hidrografia regional, jogos, brincadeiras e textos de apoio às atividades de ensino. Estas atividades foram desenvolvidas com o objetivo de chamar a atenção da comunidade local para os graves problemas ambientais existentes no município de Presidente Prudente. Espera-se, assim, contribuir para a formação de uma consciência crítica da população, a qual deve mobilizar-se na defesa dos seus recursos ambientais. Para os Grupos de Terceira Idade, solicita-se que divulguem esses conhecimentos com seus familiares e amigos. Para os professores é solicitado que envidem esforços no sentido de transformarem os problemas ambientais do município em objeto de estudo nas suas aulas, disseminando e produzindo esses conhecimentos com seus alunos. O desenvolvimento do projeto "Educação Ambiental e Águas" tem contado com o apoio da PROEX, com o oferecimento de bolsa de estudo e recursos para materiais de consumo, e da FCT/UNESP, com a disponibilização de transporte para os trabalhos de campo, materiais de consumo e bolsa PAE. Destaque-se a colaboração decisiva de alunos de graduação em Geografia, muitos dos quais envolvem-se voluntariamente no projeto. Os resultados alcançados pelo projeto são significativos e podem ser relacionados com as atividades desenvolvidas, relatadas anteriormente. Destaca-se, porém, a motivação dos alunos para a pesquisa sobre os temas das atividades. Neste sentido, já foi produzida e defendida uma monografia de bacharelado sobre Educação Ambiental, por uma ex-estagiária do projeto, e encontra-se em elaboração outra monografia de bacharelado. Outro resultado importante foi a capacitação dos alunos por meio da elaboração e desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental e apresentações dos seus trabalhos em eventos científicos, dando-lhes segurança e amadurecimento para exporem suas idéias e atividades. Destaca-se, também, a articulação e integração de trabalhos com a Escola Livre do Meio Ambiente de Presidente Prudente, Delegacia Estadual de Ensino, Secretaria Municipal de Educação e Programa "UNESP Aberta à Terceira Idade". A continuidade dos trabalhos no ano de 1999 aponta para o estreitamento das relações com a Escola Livre do Meio Ambiente, incluindo a montagem da sala ambiente "Educação Ambiental e Águas", em parceria com instituições relacionadas à preservação e conservação dos recursos hídricos no município de Presidente Prudente. Outra frente de trabalhos é a maior articulação com os Grupos de Terceira Idade, visando integrá-los em diversas atividades de estudos ambientais ao longo do ano, tais como trabalhos de campo, palestras e eventos. Com estas ações, espera-se contribuir para a construção de um processo educativo que integre o ensino, a pesquisa e a extensão universitária, formando e capacitando alunos para o bem exercício profissional e da cidadania.
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Este projeto foi iniciado em setembro de 1996, junto ao Centro de Ciências da UNESP, Campus de Presidente Prudente, e tem como objetivos: criar e desenvolver, junto ao Centro de Ciências da UNESP, atividades de Educação Ambiental para alunos e professores da rede de ensino e Grupos de Terceira Idade de Presidente Prudente e região; desenvolver atividades educativas tendo a água como tema motivador, abordando conceitos básicos sobre o meio ambiente e estimulando a criatividade dos alunos; realizar palestras, oficinas pedagógicas e trabalhos de campo com professores do ensino fundamental e Grupos de Terceira Idade; produzir materiais didáticos, tais como: cartilhas, jogos e orientações metodológicas para trabalhos de Educação Ambiental; desenvolver atividades e debates que apontem para a valorização da água no cotidiano da população, novas perspectivas educacionais e novas relações sociedadeÛnatureza, principalmente nas cidades. Para a consecução destes objetivos foi organizado um grupo de trabalho com alunos do curso de graduação em Geografia e a orientação dos professores coordenadores. O ponto de partida foi a realização de trabalho de campo visando a observação e estudo dos problemas ambientais de Presidente Prudente, principalmente os relacionados à degradação das águas. Com a motivação gerada no campo, o grupo passou a se reunir semanalmente para leituras e discussões pertinentes à temática ambiental e para planejamento de ações de Educação Ambiental. Dentre as inúmeras atividades realizadas, destacam-se: produção da cartilha "Educação Ambiental e Águas", contendo orientações metodológicas e propostas lúdico-didáticas para o ensino fundamental e médio; realização de oficinas pedagógicas e palestras para professores abordando os temas: solos e rochas, questão ambiental em Presidente Prudente, produção de material didático para pré-escola, estudos aplicados na bacia do córrego Botafogo; realização de trabalhos de campo com professores e Grupos de Terceira Idade, intitulado "Pelos Caminhos das Águas em Presidente Prudente", tendo como objetivos sensibilizá-los sobre a degradação ambiental das águas no município. O roteiro inclui os caminhos naturais (nascentes e córregos) e artificiais das águas (captação, adução, tratamento e distribuição); montagem e desenvolvimento da atividade "Mapa da Mina", a qual consiste na busca de um tesouro, utilizando bússola, mapas e trenas, e envolvendo conhecimentos de diversas disciplinas, tais como Geografia, Matemática, Ciências, etc; realização de teatro de fantoches para alunos do ensino fundamental, com os temas Meio Ambiente, águas e lixo; produção de material didático, tais como: mapas com os córregos de Presidente Prudente e com a hidrografia regional, jogos, brincadeiras e textos de apoio às atividades de ensino. Estas atividades foram desenvolvidas com o objetivo de chamar a atenção da comunidade local para os graves problemas ambientais existentes no município de Presidente Prudente. Espera-se, assim, contribuir para a formação de uma consciência crítica da população, a qual deve mobilizar-se na defesa dos seus recursos ambientais. 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A continuidade dos trabalhos no ano de 1999 aponta para o estreitamento das relações com a Escola Livre do Meio Ambiente, incluindo a montagem da sala ambiente "Educação Ambiental e Águas", em parceria com instituições relacionadas à preservação e conservação dos recursos hídricos no município de Presidente Prudente. Outra frente de trabalhos é a maior articulação com os Grupos de Terceira Idade, visando integrá-los em diversas atividades de estudos ambientais ao longo do ano, tais como trabalhos de campo, palestras e eventos. 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O roteiro inclui os caminhos naturais (nascentes e córregos) e artificiais das águas (captação, adução, tratamento e distribuição); montagem e desenvolvimento da atividade "Mapa da Mina", a qual consiste na busca de um tesouro, utilizando bússola, mapas e trenas, e envolvendo conhecimentos de diversas disciplinas, tais como Geografia, Matemática, Ciências, etc; realização de teatro de fantoches para alunos do ensino fundamental, com os temas Meio Ambiente, águas e lixo; produção de material didático, tais como: mapas com os córregos de Presidente Prudente e com a hidrografia regional, jogos, brincadeiras e textos de apoio às atividades de ensino. Estas atividades foram desenvolvidas com o objetivo de chamar a atenção da comunidade local para os graves problemas ambientais existentes no município de Presidente Prudente. Espera-se, assim, contribuir para a formação de uma consciência crítica da população, a qual deve mobilizar-se na defesa dos seus recursos ambientais. Para os Grupos de Terceira Idade, solicita-se que divulguem esses conhecimentos com seus familiares e amigos. Para os professores é solicitado que envidem esforços no sentido de transformarem os problemas ambientais do município em objeto de estudo nas suas aulas, disseminando e produzindo esses conhecimentos com seus alunos. O desenvolvimento do projeto "Educação Ambiental e Águas" tem contado com o apoio da PROEX, com o oferecimento de bolsa de estudo e recursos para materiais de consumo, e da FCT/UNESP, com a disponibilização de transporte para os trabalhos de campo, materiais de consumo e bolsa PAE. Destaque-se a colaboração decisiva de alunos de graduação em Geografia, muitos dos quais envolvem-se voluntariamente no projeto. Os resultados alcançados pelo projeto são significativos e podem ser relacionados com as atividades desenvolvidas, relatadas anteriormente. Destaca-se, porém, a motivação dos alunos para a pesquisa sobre os temas das atividades. 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