Conceitos de Física presentes no Código de Trânsito Brasileiro: uma análise dos elementos envolvidos e sua empregabilidade no Ensino Médio utilizando a abordagem CTS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Thiago
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/243295
Resumo: Este trabalho é de natureza qualitativa e documental e foi baseado no levantamento de informações junto ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que regula o trânsito automotivo cotidiano dos brasileiros e sua composição, buscando sua possível conexão com o ensino de Física através da Educação CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Nessa perspectiva, procurou-se evidenciar que as leis associadas à normatização relativa à circulação de veículos automotores têm em seu cerne, conceitos de Física em sua formulação. Com essa linha de pensamento busca-se correlacionar os conceitos físicos presentes no CTB, o Ensino de Física e Educação CTS, sinalizando um caminho possível para o aprendizado no campo da Física, visando assim demonstrar uma vertente promissora ao explicitar que mesmo implicitamente a Física influencia na elaboração das leis pelo poder legislativo, mais especificamente no que se refere ao CTB vigente. Ao se analisar atentamente a composição do CTB, mesmo este não destacando tacitamente conceitos de Física, observou-se a sua potencialidade como instrumento de estudo, análise e possível transposição para o ensino de Física. Nesse contexto, emergiu a seguinte questão de pesquisa: Quais conceitos de Física podem ser inferidos a partir da análise do conteúdo dos artigos do Código de Trânsito Brasileiro, visando uma abordagem pautada na Educação CTS no Ensino Médio? Para responder a essa questão, utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo, segundo os preceitos de Laurence Bardin. A análise dos artigos constantes no Código de Trânsito Brasileiro apontou a possibilidade de se abordar os seguintes conceitos de Física em sala de aula: Momento, Leis de Newton, movimento relativo, Movimento Uniformemente Variado (MUV), óptica, máquinas térmicas e efeito Doppler.
id UNSP_84b9b75ef56531818ed56adc077d26f8
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/243295
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Conceitos de Física presentes no Código de Trânsito Brasileiro: uma análise dos elementos envolvidos e sua empregabilidade no Ensino Médio utilizando a abordagem CTSPhysical concepts present in Brazilian traffic: An analysis of the elements involved and their employability in High SchoolCódigo de Trânsito BrasileiroEnsino de FísicaEducação CTSBrazilian Traffic CodePhysics teachingEducationEste trabalho é de natureza qualitativa e documental e foi baseado no levantamento de informações junto ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que regula o trânsito automotivo cotidiano dos brasileiros e sua composição, buscando sua possível conexão com o ensino de Física através da Educação CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Nessa perspectiva, procurou-se evidenciar que as leis associadas à normatização relativa à circulação de veículos automotores têm em seu cerne, conceitos de Física em sua formulação. Com essa linha de pensamento busca-se correlacionar os conceitos físicos presentes no CTB, o Ensino de Física e Educação CTS, sinalizando um caminho possível para o aprendizado no campo da Física, visando assim demonstrar uma vertente promissora ao explicitar que mesmo implicitamente a Física influencia na elaboração das leis pelo poder legislativo, mais especificamente no que se refere ao CTB vigente. Ao se analisar atentamente a composição do CTB, mesmo este não destacando tacitamente conceitos de Física, observou-se a sua potencialidade como instrumento de estudo, análise e possível transposição para o ensino de Física. Nesse contexto, emergiu a seguinte questão de pesquisa: Quais conceitos de Física podem ser inferidos a partir da análise do conteúdo dos artigos do Código de Trânsito Brasileiro, visando uma abordagem pautada na Educação CTS no Ensino Médio? Para responder a essa questão, utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo, segundo os preceitos de Laurence Bardin. A análise dos artigos constantes no Código de Trânsito Brasileiro apontou a possibilidade de se abordar os seguintes conceitos de Física em sala de aula: Momento, Leis de Newton, movimento relativo, Movimento Uniformemente Variado (MUV), óptica, máquinas térmicas e efeito Doppler.This work is of a qualitative and documental nature and was framed during the gathering of information about the daily automotive traffic of Brazilians and its composition, so that its possible connectivity with the teaching of Physics was sought through STS education. In this perspective, we tried to show that the laws associated with the regulation regarding the circulation of motor vehicles have Physics concepts at their core in their formulation. With this line of thought, linking traffic to teaching originates a profuse path for learning in the field of Physics, since it cons This work is of a qualitative and documental nature and was based on the collection of information from the Brazilian Traffic Code (BTC), which regulates the daily automotive traffic of Brazilians and its composition, so that a possible connection with the teaching of Physics through STS Education. In this perspective, we tried to show that the laws associated with the regulation regarding the circulation of motor vehicles have Physics concepts at their core in their formulation. With this line of thought, we seek to link physical concepts present in BTC, Physics Teaching and STS Education, signaling a possible path for learning in the field of Physics, since it constitutes a promising aspect by showing that even implicitly Physics influences the elaboration of laws by the legislature, more specifically with regard to the current BTC. By carefully analyzing the composition of the BTC, even if not tacitly highlighting Physics concepts, its potential as a study, analysis and possible transposition tool for Physics teaching was observed. In this context, the following research question emerged: What concepts of Physics can be inferred from the content analysis of the articles of the Brazilian Traffic Code, aiming at an approach based on STS Education in High School? To answer this question, the Content Analysis technique was used, according to the precepts of Laurence Bardin. The analysis of the articles in the Brazilian Traffic Code pointed to the possibility of approaching the following Physics concepts in the classroom: Momentum, Newton's Laws, relative motion, Uniformly Varied Motion (UVM), optics, thermal machines and Doppler effect.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Assis, Alice [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Franco, Thiago2023-05-08T11:28:17Z2023-05-08T11:28:17Z2023-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24329533004056079P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-05T06:03:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/243295Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:03:03.459070Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conceitos de Física presentes no Código de Trânsito Brasileiro: uma análise dos elementos envolvidos e sua empregabilidade no Ensino Médio utilizando a abordagem CTS
Physical concepts present in Brazilian traffic: An analysis of the elements involved and their employability in High School
title Conceitos de Física presentes no Código de Trânsito Brasileiro: uma análise dos elementos envolvidos e sua empregabilidade no Ensino Médio utilizando a abordagem CTS
spellingShingle Conceitos de Física presentes no Código de Trânsito Brasileiro: uma análise dos elementos envolvidos e sua empregabilidade no Ensino Médio utilizando a abordagem CTS
Franco, Thiago
Código de Trânsito Brasileiro
Ensino de Física
Educação CTS
Brazilian Traffic Code
Physics teaching
Education
title_short Conceitos de Física presentes no Código de Trânsito Brasileiro: uma análise dos elementos envolvidos e sua empregabilidade no Ensino Médio utilizando a abordagem CTS
title_full Conceitos de Física presentes no Código de Trânsito Brasileiro: uma análise dos elementos envolvidos e sua empregabilidade no Ensino Médio utilizando a abordagem CTS
title_fullStr Conceitos de Física presentes no Código de Trânsito Brasileiro: uma análise dos elementos envolvidos e sua empregabilidade no Ensino Médio utilizando a abordagem CTS
title_full_unstemmed Conceitos de Física presentes no Código de Trânsito Brasileiro: uma análise dos elementos envolvidos e sua empregabilidade no Ensino Médio utilizando a abordagem CTS
title_sort Conceitos de Física presentes no Código de Trânsito Brasileiro: uma análise dos elementos envolvidos e sua empregabilidade no Ensino Médio utilizando a abordagem CTS
author Franco, Thiago
author_facet Franco, Thiago
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Assis, Alice [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Thiago
dc.subject.por.fl_str_mv Código de Trânsito Brasileiro
Ensino de Física
Educação CTS
Brazilian Traffic Code
Physics teaching
Education
topic Código de Trânsito Brasileiro
Ensino de Física
Educação CTS
Brazilian Traffic Code
Physics teaching
Education
description Este trabalho é de natureza qualitativa e documental e foi baseado no levantamento de informações junto ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que regula o trânsito automotivo cotidiano dos brasileiros e sua composição, buscando sua possível conexão com o ensino de Física através da Educação CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Nessa perspectiva, procurou-se evidenciar que as leis associadas à normatização relativa à circulação de veículos automotores têm em seu cerne, conceitos de Física em sua formulação. Com essa linha de pensamento busca-se correlacionar os conceitos físicos presentes no CTB, o Ensino de Física e Educação CTS, sinalizando um caminho possível para o aprendizado no campo da Física, visando assim demonstrar uma vertente promissora ao explicitar que mesmo implicitamente a Física influencia na elaboração das leis pelo poder legislativo, mais especificamente no que se refere ao CTB vigente. Ao se analisar atentamente a composição do CTB, mesmo este não destacando tacitamente conceitos de Física, observou-se a sua potencialidade como instrumento de estudo, análise e possível transposição para o ensino de Física. Nesse contexto, emergiu a seguinte questão de pesquisa: Quais conceitos de Física podem ser inferidos a partir da análise do conteúdo dos artigos do Código de Trânsito Brasileiro, visando uma abordagem pautada na Educação CTS no Ensino Médio? Para responder a essa questão, utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo, segundo os preceitos de Laurence Bardin. A análise dos artigos constantes no Código de Trânsito Brasileiro apontou a possibilidade de se abordar os seguintes conceitos de Física em sala de aula: Momento, Leis de Newton, movimento relativo, Movimento Uniformemente Variado (MUV), óptica, máquinas térmicas e efeito Doppler.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-08T11:28:17Z
2023-05-08T11:28:17Z
2023-02-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/243295
33004056079P0
url http://hdl.handle.net/11449/243295
identifier_str_mv 33004056079P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128310044000256