A etnomatemática no contexto do ensino inclusivo: possibilidades e dasafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Thiago Donda [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91140
Resumo: O trabalho intitulado “A Etnomatemática no contexto do ensino inclusivo: possibilidades e desafios” é uma pesquisa, de caráter etnográfico, que tem como objetivo observar, descrever e analisar como os professores de uma escola inclusiva lidam com os alunos, na disciplina Matemática, de modo a corroborar com o processo de inclusão. A pesquisa foi realizada em uma escola do projeto CIEJA – Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos – da Secretaria de Educação da cidade de São Paulo, que oferece o ensino fundamental na modalidade supletivo para 1308 alunos. Foram observados quatro professores, sendo três formados em matemática e um formado em pedagogia. O trabalho aponta que o processo de inclusão, baseado na perspectiva etnomatemática, está ligado à postura ética em que se preza o respeito, a solidariedade e a cooperação, ambiente onde as diferenças são valorizadas e, portanto, propício à inclusão. Salienta também que, para o processo de inclusão, não há um modelo pronto; o que existe é a transição da integração para a inclusão e, por isso, podem ser detectadas práticas não inclusivas mesmo em um ambiente com proposta inclusiva.
id UNSP_85165fa18ec4482511f5d8247e37a535
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91140
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A etnomatemática no contexto do ensino inclusivo: possibilidades e dasafiosEducação inclusivaEtnomatematicaEnsino inclusivoEducação matemáticaEthnomathematicsMathematical educationO trabalho intitulado “A Etnomatemática no contexto do ensino inclusivo: possibilidades e desafios” é uma pesquisa, de caráter etnográfico, que tem como objetivo observar, descrever e analisar como os professores de uma escola inclusiva lidam com os alunos, na disciplina Matemática, de modo a corroborar com o processo de inclusão. A pesquisa foi realizada em uma escola do projeto CIEJA – Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos – da Secretaria de Educação da cidade de São Paulo, que oferece o ensino fundamental na modalidade supletivo para 1308 alunos. Foram observados quatro professores, sendo três formados em matemática e um formado em pedagogia. O trabalho aponta que o processo de inclusão, baseado na perspectiva etnomatemática, está ligado à postura ética em que se preza o respeito, a solidariedade e a cooperação, ambiente onde as diferenças são valorizadas e, portanto, propício à inclusão. Salienta também que, para o processo de inclusão, não há um modelo pronto; o que existe é a transição da integração para a inclusão e, por isso, podem ser detectadas práticas não inclusivas mesmo em um ambiente com proposta inclusiva.The work entitled “Ethnomathematics in the teaching context for inclusion: possibility and challenge” is an investigation of ethnographic type that has the purpose to observe, describe and analyse how the teachers of an inclusive school deal with the students in the mathematics subject so as to corroborate with the process of inclusion. The research was accomplished in a school of the project CIEJA – Integrated Center of Youngs and Adults Education – of Education Secretaryship of São Paulo’s city, that offer adult education fundamental teaching for 1308 students. Four teachers were observed, of which three are graduated in mathematics and one is graduated in pedagogy. The work indicates that the process of inclusion, grounded in the ethnomathematics perspective, is linked with the ethical posture that values the respect, solidarity and co-operation, environment where the differences are valorized and, thus, propitious for the inclusion. It emphasizes too that the process of inclusion isn’t a ready model, on the contrary what exists is the transition from the integration to the inclusion and, therefore, it can be detect non-inclusive practices even so in this environment with inclusive proposal.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Scandiuzzi, Pedro Paulo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rodrigues, Thiago Donda [UNESP]2014-06-11T19:24:55Z2014-06-11T19:24:55Z2008-05-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis138 f. : il., tabs., fots.application/pdfRODRIGUES, Thiago Donda. A etnomatemática no contexto do ensino inclusivo: possibilidades e dasafios. 2008. 138 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2008.http://hdl.handle.net/11449/91140000551926rodrigues_td_me_rcla.pdf33004137031P7Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-03T06:10:44Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91140Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:21:07.060031Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A etnomatemática no contexto do ensino inclusivo: possibilidades e dasafios
title A etnomatemática no contexto do ensino inclusivo: possibilidades e dasafios
spellingShingle A etnomatemática no contexto do ensino inclusivo: possibilidades e dasafios
Rodrigues, Thiago Donda [UNESP]
Educação inclusiva
Etnomatematica
Ensino inclusivo
Educação matemática
Ethnomathematics
Mathematical education
title_short A etnomatemática no contexto do ensino inclusivo: possibilidades e dasafios
title_full A etnomatemática no contexto do ensino inclusivo: possibilidades e dasafios
title_fullStr A etnomatemática no contexto do ensino inclusivo: possibilidades e dasafios
title_full_unstemmed A etnomatemática no contexto do ensino inclusivo: possibilidades e dasafios
title_sort A etnomatemática no contexto do ensino inclusivo: possibilidades e dasafios
author Rodrigues, Thiago Donda [UNESP]
author_facet Rodrigues, Thiago Donda [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Scandiuzzi, Pedro Paulo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Thiago Donda [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Etnomatematica
Ensino inclusivo
Educação matemática
Ethnomathematics
Mathematical education
topic Educação inclusiva
Etnomatematica
Ensino inclusivo
Educação matemática
Ethnomathematics
Mathematical education
description O trabalho intitulado “A Etnomatemática no contexto do ensino inclusivo: possibilidades e desafios” é uma pesquisa, de caráter etnográfico, que tem como objetivo observar, descrever e analisar como os professores de uma escola inclusiva lidam com os alunos, na disciplina Matemática, de modo a corroborar com o processo de inclusão. A pesquisa foi realizada em uma escola do projeto CIEJA – Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos – da Secretaria de Educação da cidade de São Paulo, que oferece o ensino fundamental na modalidade supletivo para 1308 alunos. Foram observados quatro professores, sendo três formados em matemática e um formado em pedagogia. O trabalho aponta que o processo de inclusão, baseado na perspectiva etnomatemática, está ligado à postura ética em que se preza o respeito, a solidariedade e a cooperação, ambiente onde as diferenças são valorizadas e, portanto, propício à inclusão. Salienta também que, para o processo de inclusão, não há um modelo pronto; o que existe é a transição da integração para a inclusão e, por isso, podem ser detectadas práticas não inclusivas mesmo em um ambiente com proposta inclusiva.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-05-20
2014-06-11T19:24:55Z
2014-06-11T19:24:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Thiago Donda. A etnomatemática no contexto do ensino inclusivo: possibilidades e dasafios. 2008. 138 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/91140
000551926
rodrigues_td_me_rcla.pdf
33004137031P7
identifier_str_mv RODRIGUES, Thiago Donda. A etnomatemática no contexto do ensino inclusivo: possibilidades e dasafios. 2008. 138 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2008.
000551926
rodrigues_td_me_rcla.pdf
33004137031P7
url http://hdl.handle.net/11449/91140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 138 f. : il., tabs., fots.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129057086242816