A etnomatemática no contexto do ensino inclusivo: possibilidades e dasafios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/91140 |
Resumo: | O trabalho intitulado “A Etnomatemática no contexto do ensino inclusivo: possibilidades e desafios” é uma pesquisa, de caráter etnográfico, que tem como objetivo observar, descrever e analisar como os professores de uma escola inclusiva lidam com os alunos, na disciplina Matemática, de modo a corroborar com o processo de inclusão. A pesquisa foi realizada em uma escola do projeto CIEJA – Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos – da Secretaria de Educação da cidade de São Paulo, que oferece o ensino fundamental na modalidade supletivo para 1308 alunos. Foram observados quatro professores, sendo três formados em matemática e um formado em pedagogia. O trabalho aponta que o processo de inclusão, baseado na perspectiva etnomatemática, está ligado à postura ética em que se preza o respeito, a solidariedade e a cooperação, ambiente onde as diferenças são valorizadas e, portanto, propício à inclusão. Salienta também que, para o processo de inclusão, não há um modelo pronto; o que existe é a transição da integração para a inclusão e, por isso, podem ser detectadas práticas não inclusivas mesmo em um ambiente com proposta inclusiva. |
id |
UNSP_85165fa18ec4482511f5d8247e37a535 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/91140 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A etnomatemática no contexto do ensino inclusivo: possibilidades e dasafiosEducação inclusivaEtnomatematicaEnsino inclusivoEducação matemáticaEthnomathematicsMathematical educationO trabalho intitulado “A Etnomatemática no contexto do ensino inclusivo: possibilidades e desafios” é uma pesquisa, de caráter etnográfico, que tem como objetivo observar, descrever e analisar como os professores de uma escola inclusiva lidam com os alunos, na disciplina Matemática, de modo a corroborar com o processo de inclusão. A pesquisa foi realizada em uma escola do projeto CIEJA – Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos – da Secretaria de Educação da cidade de São Paulo, que oferece o ensino fundamental na modalidade supletivo para 1308 alunos. Foram observados quatro professores, sendo três formados em matemática e um formado em pedagogia. O trabalho aponta que o processo de inclusão, baseado na perspectiva etnomatemática, está ligado à postura ética em que se preza o respeito, a solidariedade e a cooperação, ambiente onde as diferenças são valorizadas e, portanto, propício à inclusão. Salienta também que, para o processo de inclusão, não há um modelo pronto; o que existe é a transição da integração para a inclusão e, por isso, podem ser detectadas práticas não inclusivas mesmo em um ambiente com proposta inclusiva.The work entitled “Ethnomathematics in the teaching context for inclusion: possibility and challenge” is an investigation of ethnographic type that has the purpose to observe, describe and analyse how the teachers of an inclusive school deal with the students in the mathematics subject so as to corroborate with the process of inclusion. The research was accomplished in a school of the project CIEJA – Integrated Center of Youngs and Adults Education – of Education Secretaryship of São Paulo’s city, that offer adult education fundamental teaching for 1308 students. Four teachers were observed, of which three are graduated in mathematics and one is graduated in pedagogy. The work indicates that the process of inclusion, grounded in the ethnomathematics perspective, is linked with the ethical posture that values the respect, solidarity and co-operation, environment where the differences are valorized and, thus, propitious for the inclusion. It emphasizes too that the process of inclusion isn’t a ready model, on the contrary what exists is the transition from the integration to the inclusion and, therefore, it can be detect non-inclusive practices even so in this environment with inclusive proposal.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Scandiuzzi, Pedro Paulo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rodrigues, Thiago Donda [UNESP]2014-06-11T19:24:55Z2014-06-11T19:24:55Z2008-05-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis138 f. : il., tabs., fots.application/pdfRODRIGUES, Thiago Donda. A etnomatemática no contexto do ensino inclusivo: possibilidades e dasafios. 2008. 138 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2008.http://hdl.handle.net/11449/91140000551926rodrigues_td_me_rcla.pdf33004137031P7Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-03T06:10:44Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91140Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:21:07.060031Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A etnomatemática no contexto do ensino inclusivo: possibilidades e dasafios |
title |
A etnomatemática no contexto do ensino inclusivo: possibilidades e dasafios |
spellingShingle |
A etnomatemática no contexto do ensino inclusivo: possibilidades e dasafios Rodrigues, Thiago Donda [UNESP] Educação inclusiva Etnomatematica Ensino inclusivo Educação matemática Ethnomathematics Mathematical education |
title_short |
A etnomatemática no contexto do ensino inclusivo: possibilidades e dasafios |
title_full |
A etnomatemática no contexto do ensino inclusivo: possibilidades e dasafios |
title_fullStr |
A etnomatemática no contexto do ensino inclusivo: possibilidades e dasafios |
title_full_unstemmed |
A etnomatemática no contexto do ensino inclusivo: possibilidades e dasafios |
title_sort |
A etnomatemática no contexto do ensino inclusivo: possibilidades e dasafios |
author |
Rodrigues, Thiago Donda [UNESP] |
author_facet |
Rodrigues, Thiago Donda [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Scandiuzzi, Pedro Paulo [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Thiago Donda [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusiva Etnomatematica Ensino inclusivo Educação matemática Ethnomathematics Mathematical education |
topic |
Educação inclusiva Etnomatematica Ensino inclusivo Educação matemática Ethnomathematics Mathematical education |
description |
O trabalho intitulado “A Etnomatemática no contexto do ensino inclusivo: possibilidades e desafios” é uma pesquisa, de caráter etnográfico, que tem como objetivo observar, descrever e analisar como os professores de uma escola inclusiva lidam com os alunos, na disciplina Matemática, de modo a corroborar com o processo de inclusão. A pesquisa foi realizada em uma escola do projeto CIEJA – Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos – da Secretaria de Educação da cidade de São Paulo, que oferece o ensino fundamental na modalidade supletivo para 1308 alunos. Foram observados quatro professores, sendo três formados em matemática e um formado em pedagogia. O trabalho aponta que o processo de inclusão, baseado na perspectiva etnomatemática, está ligado à postura ética em que se preza o respeito, a solidariedade e a cooperação, ambiente onde as diferenças são valorizadas e, portanto, propício à inclusão. Salienta também que, para o processo de inclusão, não há um modelo pronto; o que existe é a transição da integração para a inclusão e, por isso, podem ser detectadas práticas não inclusivas mesmo em um ambiente com proposta inclusiva. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-05-20 2014-06-11T19:24:55Z 2014-06-11T19:24:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RODRIGUES, Thiago Donda. A etnomatemática no contexto do ensino inclusivo: possibilidades e dasafios. 2008. 138 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2008. http://hdl.handle.net/11449/91140 000551926 rodrigues_td_me_rcla.pdf 33004137031P7 |
identifier_str_mv |
RODRIGUES, Thiago Donda. A etnomatemática no contexto do ensino inclusivo: possibilidades e dasafios. 2008. 138 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2008. 000551926 rodrigues_td_me_rcla.pdf 33004137031P7 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/91140 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
138 f. : il., tabs., fots. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129057086242816 |