A inclusão de alunos com deficiência em cursos presenciais de graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/92368 |
Resumo: | Esta pesquisa intitulada “A inclusão de alunos com deficiência em cursos presenciais de graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora”- UFJF- está vinculada à Linha de pesquisa Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista – UNESP- Presidente Prudente. O objetivo foi investigar a realidade escolar de estudantes com deficiência que ingressaram em cursos presenciais de graduação da UFJF. A pesquisa foi estruturada com base na abordagem qualitativa e desenvolvida a partir do estudo de caso. Contou com a participação de quinze alunos, matriculados em sete diferentes cursos de graduação. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário e entrevistas do tipo semiestruturadas, realizadas em duas etapas. Na etapa inicial os alunos preencheram o questionário e participaram da primeira entrevista, que foi gravada. Na segunda etapa, eles receberam a primeira entrevista transcrita e procederam à leitura, realizaram as alterações que acharam pertinentes e responderam a mais três questões. Os resultados apontaram que ainda é baixo o número de aluno com deficiência na UFJF. Desse grupo todos realizaram o Ensino Básico em escolas regulares e a maioria em escolas públicas. Verificamos o predomínio de alunos com deficiência física e o maior número de estudantes do sexo feminino. Também se destacou o interesse por cursos da área de Ciências Humanas e o maior número de matrículas foi registrado no Curso de Serviço Social. Os alunos ressaltaram que a maior dificuldade encontrada no cotidiano é a ausência de algumas condições básicas e específicas, a pouca capacitação dos docentes e a falta de divulgação das atividades do setor envolvido com o processo inclusão na Universidade |
id |
UNSP_8558254912c952ad77e21e09a1abec62 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/92368 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A inclusão de alunos com deficiência em cursos presenciais de graduação da Universidade Federal de Juiz de ForaEducaçãoEducação inclusivaStudents with disabilitiesInclusionEsta pesquisa intitulada “A inclusão de alunos com deficiência em cursos presenciais de graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora”- UFJF- está vinculada à Linha de pesquisa Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista – UNESP- Presidente Prudente. O objetivo foi investigar a realidade escolar de estudantes com deficiência que ingressaram em cursos presenciais de graduação da UFJF. A pesquisa foi estruturada com base na abordagem qualitativa e desenvolvida a partir do estudo de caso. Contou com a participação de quinze alunos, matriculados em sete diferentes cursos de graduação. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário e entrevistas do tipo semiestruturadas, realizadas em duas etapas. Na etapa inicial os alunos preencheram o questionário e participaram da primeira entrevista, que foi gravada. Na segunda etapa, eles receberam a primeira entrevista transcrita e procederam à leitura, realizaram as alterações que acharam pertinentes e responderam a mais três questões. Os resultados apontaram que ainda é baixo o número de aluno com deficiência na UFJF. Desse grupo todos realizaram o Ensino Básico em escolas regulares e a maioria em escolas públicas. Verificamos o predomínio de alunos com deficiência física e o maior número de estudantes do sexo feminino. Também se destacou o interesse por cursos da área de Ciências Humanas e o maior número de matrículas foi registrado no Curso de Serviço Social. Os alunos ressaltaram que a maior dificuldade encontrada no cotidiano é a ausência de algumas condições básicas e específicas, a pouca capacitação dos docentes e a falta de divulgação das atividades do setor envolvido com o processo inclusão na UniversidadeThe present research entitled “The inclusion of students with disabilities in graduation courses which they have to attend at Universidade Federal de Juiz de Fora” – UFJF – is connected to the research on Public Politics, School Management and Professors Education in the Post-graduation Program in Education – Mestrado da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista – UNESP- Presidente Prudente. The objective of this research was to investigate the school reality of students with disabilities who have entered these graduation courses at UFJF. The research was structured on the basis of the qualitative approach, which and developed from the case study. We have counted on the participation of fifteen students, registered in seven different graduation courses. For the data collection we have used a questionnaire and semistructuralized interviews, carried out in two stages. In the first stage the students filled in the questionnaire and participated of the first interview that was recorded. In the second stage, they received the interview, which had been transcribed, read it, altered some parts, and answered three more questions. The results pointed that the number of students with deficiency in UFJF is still low. All the participants of this group finished Elementary school in regular schools and the majority in public schools. We have verified the predominance of students with physical deficiency and most of them are female students. Moreover, it has been verified the interest in the Human Sciences courses, such as Social Service with the largest number of registrations. The students have stood out that the biggest daily difficulty is the lack of some basic and specified conditions, little qualification of the professors and spreading of the activities which involve the process of inclusionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Gomes, Alberto Albuquerque [UNESP]Ferreira, Maria Elisa Caputo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Borges, Maria Aparecida [UNESP]2014-06-11T19:26:00Z2014-06-11T19:26:00Z2011-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis145 f. il.application/pdfBORGES, Maria Aparecida. A inclusão de alunos com deficiência em cursos presenciais de graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora. 2011. 145 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011.http://hdl.handle.net/11449/92368000684125borges_ma_me_prud.pdf33004129044P62624279208302164Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:44:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92368Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:51:30.895137Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A inclusão de alunos com deficiência em cursos presenciais de graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora |
title |
A inclusão de alunos com deficiência em cursos presenciais de graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora |
spellingShingle |
A inclusão de alunos com deficiência em cursos presenciais de graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora Borges, Maria Aparecida [UNESP] Educação Educação inclusiva Students with disabilities Inclusion |
title_short |
A inclusão de alunos com deficiência em cursos presenciais de graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora |
title_full |
A inclusão de alunos com deficiência em cursos presenciais de graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora |
title_fullStr |
A inclusão de alunos com deficiência em cursos presenciais de graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora |
title_full_unstemmed |
A inclusão de alunos com deficiência em cursos presenciais de graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora |
title_sort |
A inclusão de alunos com deficiência em cursos presenciais de graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora |
author |
Borges, Maria Aparecida [UNESP] |
author_facet |
Borges, Maria Aparecida [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gomes, Alberto Albuquerque [UNESP] Ferreira, Maria Elisa Caputo [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Maria Aparecida [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação inclusiva Students with disabilities Inclusion |
topic |
Educação Educação inclusiva Students with disabilities Inclusion |
description |
Esta pesquisa intitulada “A inclusão de alunos com deficiência em cursos presenciais de graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora”- UFJF- está vinculada à Linha de pesquisa Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista – UNESP- Presidente Prudente. O objetivo foi investigar a realidade escolar de estudantes com deficiência que ingressaram em cursos presenciais de graduação da UFJF. A pesquisa foi estruturada com base na abordagem qualitativa e desenvolvida a partir do estudo de caso. Contou com a participação de quinze alunos, matriculados em sete diferentes cursos de graduação. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário e entrevistas do tipo semiestruturadas, realizadas em duas etapas. Na etapa inicial os alunos preencheram o questionário e participaram da primeira entrevista, que foi gravada. Na segunda etapa, eles receberam a primeira entrevista transcrita e procederam à leitura, realizaram as alterações que acharam pertinentes e responderam a mais três questões. Os resultados apontaram que ainda é baixo o número de aluno com deficiência na UFJF. Desse grupo todos realizaram o Ensino Básico em escolas regulares e a maioria em escolas públicas. Verificamos o predomínio de alunos com deficiência física e o maior número de estudantes do sexo feminino. Também se destacou o interesse por cursos da área de Ciências Humanas e o maior número de matrículas foi registrado no Curso de Serviço Social. Os alunos ressaltaram que a maior dificuldade encontrada no cotidiano é a ausência de algumas condições básicas e específicas, a pouca capacitação dos docentes e a falta de divulgação das atividades do setor envolvido com o processo inclusão na Universidade |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-11-30 2014-06-11T19:26:00Z 2014-06-11T19:26:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BORGES, Maria Aparecida. A inclusão de alunos com deficiência em cursos presenciais de graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora. 2011. 145 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011. http://hdl.handle.net/11449/92368 000684125 borges_ma_me_prud.pdf 33004129044P6 2624279208302164 |
identifier_str_mv |
BORGES, Maria Aparecida. A inclusão de alunos com deficiência em cursos presenciais de graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora. 2011. 145 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011. 000684125 borges_ma_me_prud.pdf 33004129044P6 2624279208302164 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/92368 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
145 f. il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128284033024000 |