A ludoterapia utilizada na dessensibilização odontológica de crianças portadoras de necessidades especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cintra, Thais da Silva [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/234703
Resumo: Brincar é essencial à saúde física, emocional e intelectual do ser humano. É brincando que a criança mergulha na vida. Toda criança precisa usufruir dos benefícios emocionais, intelectuais e culturais que as atividades lúdicas proporcionam. O objetivo deste estudo foi avaliar a reação comportamental de crianças portadoras de necessidades especiais, motivando, dessensibilizando e amenizando ou extinguindo o medo e a ansiedade destas com relação à odontologia, através de simulação da situação odontológica e de brincadeiras com material odontopedagógico. Participaram do estudo 120 crianças de ambos os gêneros, com idades entre 5 e 12 anos, portadoras de deficiência mental de leve a moderada, assistidas no CAOE, separadas em dois grupos: Grupo 1 - 60 crianças que brincaram e simularam a situação odontológica em uma oficina odontopedagógica; Grupo 2 - 60 crianças sem contato algum com a oficina odontopedagógica, nem com estímulos odontológicos. A escala utilizada para a análise do comportamento da criança no consultório foi a Escala de Comportamento de Frankl. Os resultados obtidos mostraram uma diferença significativa entre os Grupos, confirmando que as crianças participantes das atividades de dessensibilização, demonstraram melhor aceitação ao tratamento odontológico. Concluímos que a ludoterapia mostrou-se eficaz para crianças portadoras de necessidades especiais, motivando, amenizando ou extinguindo o medo e a ansiedade em relação ao tratamento odontológico.
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