Estudo comportamental de Plug-in Hybrid Electric Vehicles (PHEV) em diferentes modos de operações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/235887 |
Resumo: | Atualmente há uma mudança de pensamento em relação aos automóveis. Automóveis movidos parcial ou totalmente a energia elétrica estão gradativamente ganhando espaço no mercado e no gosto popular, pois são menos poluentes, mais silenciosos e apresentam um consumo de energia mais eficiente. Outro fator a ser considerado, são seus menores custos de abastecimento, manutenção e consertos quando comparados aos modelos movidos a combustão. Corroborando com o cenário apresentado, as indústrias automotivas, estão fazendo grandes aportes financeiros e tecnológicos em veículos movidos total ou parcialmente a energia elétrica. Neste contexto, surge a necessidade do estudo e a avaliação do comportamento de um Plug-in Hybrid Electric Vehicle (PHEV) em seus diferentes modos de operação, em perímetros urbanos. Neste estudo foi possível concluir que um veículo híbrido cumpre com o que promete em cada um de seus modos de operação. A análise dos dados mostrou que o veículo sob estudo apresentou um consumo de 3,16 km/kWh. Tendo em vista que o preço dos kWh na CPFL Paulista, no ano de 2021, foi de R$ 0,92 para tarifa residencial, conclui-se que o veículo consegue se mover em perímetros urbanos por um valor de 3,44 km/R$. |
id |
UNSP_85b02c4fd826d842cadf26ded2e486a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/235887 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Estudo comportamental de Plug-in Hybrid Electric Vehicles (PHEV) em diferentes modos de operaçõesA study behavior of Plug-in Hybrid Electric Vehicles (PHEV) in differents modes of operationsCarros elétricosVeículos elétricosPlug-in hybrid electric vehiclePHEVDiagnostic engineering toolDETPowertrain control moduleEletric vehiclesAtualmente há uma mudança de pensamento em relação aos automóveis. Automóveis movidos parcial ou totalmente a energia elétrica estão gradativamente ganhando espaço no mercado e no gosto popular, pois são menos poluentes, mais silenciosos e apresentam um consumo de energia mais eficiente. Outro fator a ser considerado, são seus menores custos de abastecimento, manutenção e consertos quando comparados aos modelos movidos a combustão. Corroborando com o cenário apresentado, as indústrias automotivas, estão fazendo grandes aportes financeiros e tecnológicos em veículos movidos total ou parcialmente a energia elétrica. Neste contexto, surge a necessidade do estudo e a avaliação do comportamento de um Plug-in Hybrid Electric Vehicle (PHEV) em seus diferentes modos de operação, em perímetros urbanos. Neste estudo foi possível concluir que um veículo híbrido cumpre com o que promete em cada um de seus modos de operação. A análise dos dados mostrou que o veículo sob estudo apresentou um consumo de 3,16 km/kWh. Tendo em vista que o preço dos kWh na CPFL Paulista, no ano de 2021, foi de R$ 0,92 para tarifa residencial, conclui-se que o veículo consegue se mover em perímetros urbanos por um valor de 3,44 km/R$.Nowadays there is a shift in thinking about automobiles. Automobiles powered partially or completely by electric energy are gradually gaining space in the market and popular taste, they are less polluting, quieter and have a better efficient energy consumption. Another factor to be considered, is their lower prices for re-fuel, maintenance and repair costs, when compared to combustion-powered models. Corroborating with the scenario presented the automotive industries are making large financial and technological contributions on vehicles powered entirely or partially by electric energy. In this context, lays the necessity of the study and evaluation of the behavior that a Plug-in Hybrid Electric Vehicle (PHEV) present in its different modes of operation, in urban perimeters. It can be concluded that a hybrid vehicle fulfills what it promises in each one of its operation modes. Data analysis showed that the vehicle under study had a consumption of 3,16 km/kWh. Considering that the prices of kWh at CPFL Paulista, in the year of 2021, was R$ 0,92 for residential tariff, it is concluded that the vehicle can move in urban areas for a value of 3,44 km/R$.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Alexandre Cesar Rodrigues da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Leandro Suzuki Barboza dos2022-07-30T16:45:08Z2022-07-30T16:45:08Z2022-07-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/235887porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-15T06:10:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/235887Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:42:21.736690Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo comportamental de Plug-in Hybrid Electric Vehicles (PHEV) em diferentes modos de operações A study behavior of Plug-in Hybrid Electric Vehicles (PHEV) in differents modes of operations |
title |
Estudo comportamental de Plug-in Hybrid Electric Vehicles (PHEV) em diferentes modos de operações |
spellingShingle |
Estudo comportamental de Plug-in Hybrid Electric Vehicles (PHEV) em diferentes modos de operações Santos, Leandro Suzuki Barboza dos Carros elétricos Veículos elétricos Plug-in hybrid electric vehicle PHEV Diagnostic engineering tool DET Powertrain control module Eletric vehicles |
title_short |
Estudo comportamental de Plug-in Hybrid Electric Vehicles (PHEV) em diferentes modos de operações |
title_full |
Estudo comportamental de Plug-in Hybrid Electric Vehicles (PHEV) em diferentes modos de operações |
title_fullStr |
Estudo comportamental de Plug-in Hybrid Electric Vehicles (PHEV) em diferentes modos de operações |
title_full_unstemmed |
Estudo comportamental de Plug-in Hybrid Electric Vehicles (PHEV) em diferentes modos de operações |
title_sort |
Estudo comportamental de Plug-in Hybrid Electric Vehicles (PHEV) em diferentes modos de operações |
author |
Santos, Leandro Suzuki Barboza dos |
author_facet |
Santos, Leandro Suzuki Barboza dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Alexandre Cesar Rodrigues da [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Leandro Suzuki Barboza dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Carros elétricos Veículos elétricos Plug-in hybrid electric vehicle PHEV Diagnostic engineering tool DET Powertrain control module Eletric vehicles |
topic |
Carros elétricos Veículos elétricos Plug-in hybrid electric vehicle PHEV Diagnostic engineering tool DET Powertrain control module Eletric vehicles |
description |
Atualmente há uma mudança de pensamento em relação aos automóveis. Automóveis movidos parcial ou totalmente a energia elétrica estão gradativamente ganhando espaço no mercado e no gosto popular, pois são menos poluentes, mais silenciosos e apresentam um consumo de energia mais eficiente. Outro fator a ser considerado, são seus menores custos de abastecimento, manutenção e consertos quando comparados aos modelos movidos a combustão. Corroborando com o cenário apresentado, as indústrias automotivas, estão fazendo grandes aportes financeiros e tecnológicos em veículos movidos total ou parcialmente a energia elétrica. Neste contexto, surge a necessidade do estudo e a avaliação do comportamento de um Plug-in Hybrid Electric Vehicle (PHEV) em seus diferentes modos de operação, em perímetros urbanos. Neste estudo foi possível concluir que um veículo híbrido cumpre com o que promete em cada um de seus modos de operação. A análise dos dados mostrou que o veículo sob estudo apresentou um consumo de 3,16 km/kWh. Tendo em vista que o preço dos kWh na CPFL Paulista, no ano de 2021, foi de R$ 0,92 para tarifa residencial, conclui-se que o veículo consegue se mover em perímetros urbanos por um valor de 3,44 km/R$. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-30T16:45:08Z 2022-07-30T16:45:08Z 2022-07-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/235887 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/235887 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128847582855168 |