Estudo comportamental de Plug-in Hybrid Electric Vehicles (PHEV) em diferentes modos de operações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Leandro Suzuki Barboza dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/235887
Resumo: Atualmente há uma mudança de pensamento em relação aos automóveis. Automóveis movidos parcial ou totalmente a energia elétrica estão gradativamente ganhando espaço no mercado e no gosto popular, pois são menos poluentes, mais silenciosos e apresentam um consumo de energia mais eficiente. Outro fator a ser considerado, são seus menores custos de abastecimento, manutenção e consertos quando comparados aos modelos movidos a combustão. Corroborando com o cenário apresentado, as indústrias automotivas, estão fazendo grandes aportes financeiros e tecnológicos em veículos movidos total ou parcialmente a energia elétrica. Neste contexto, surge a necessidade do estudo e a avaliação do comportamento de um Plug-in Hybrid Electric Vehicle (PHEV) em seus diferentes modos de operação, em perímetros urbanos. Neste estudo foi possível concluir que um veículo híbrido cumpre com o que promete em cada um de seus modos de operação. A análise dos dados mostrou que o veículo sob estudo apresentou um consumo de 3,16 km/kWh. Tendo em vista que o preço dos kWh na CPFL Paulista, no ano de 2021, foi de R$ 0,92 para tarifa residencial, conclui-se que o veículo consegue se mover em perímetros urbanos por um valor de 3,44 km/R$.
id UNSP_85b02c4fd826d842cadf26ded2e486a5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/235887
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Estudo comportamental de Plug-in Hybrid Electric Vehicles (PHEV) em diferentes modos de operaçõesA study behavior of Plug-in Hybrid Electric Vehicles (PHEV) in differents modes of operationsCarros elétricosVeículos elétricosPlug-in hybrid electric vehiclePHEVDiagnostic engineering toolDETPowertrain control moduleEletric vehiclesAtualmente há uma mudança de pensamento em relação aos automóveis. Automóveis movidos parcial ou totalmente a energia elétrica estão gradativamente ganhando espaço no mercado e no gosto popular, pois são menos poluentes, mais silenciosos e apresentam um consumo de energia mais eficiente. Outro fator a ser considerado, são seus menores custos de abastecimento, manutenção e consertos quando comparados aos modelos movidos a combustão. Corroborando com o cenário apresentado, as indústrias automotivas, estão fazendo grandes aportes financeiros e tecnológicos em veículos movidos total ou parcialmente a energia elétrica. Neste contexto, surge a necessidade do estudo e a avaliação do comportamento de um Plug-in Hybrid Electric Vehicle (PHEV) em seus diferentes modos de operação, em perímetros urbanos. Neste estudo foi possível concluir que um veículo híbrido cumpre com o que promete em cada um de seus modos de operação. A análise dos dados mostrou que o veículo sob estudo apresentou um consumo de 3,16 km/kWh. Tendo em vista que o preço dos kWh na CPFL Paulista, no ano de 2021, foi de R$ 0,92 para tarifa residencial, conclui-se que o veículo consegue se mover em perímetros urbanos por um valor de 3,44 km/R$.Nowadays there is a shift in thinking about automobiles. Automobiles powered partially or completely by electric energy are gradually gaining space in the market and popular taste, they are less polluting, quieter and have a better efficient energy consumption. Another factor to be considered, is their lower prices for re-fuel, maintenance and repair costs, when compared to combustion-powered models. Corroborating with the scenario presented the automotive industries are making large financial and technological contributions on vehicles powered entirely or partially by electric energy. In this context, lays the necessity of the study and evaluation of the behavior that a Plug-in Hybrid Electric Vehicle (PHEV) present in its different modes of operation, in urban perimeters. It can be concluded that a hybrid vehicle fulfills what it promises in each one of its operation modes. Data analysis showed that the vehicle under study had a consumption of 3,16 km/kWh. Considering that the prices of kWh at CPFL Paulista, in the year of 2021, was R$ 0,92 for residential tariff, it is concluded that the vehicle can move in urban areas for a value of 3,44 km/R$.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Alexandre Cesar Rodrigues da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Leandro Suzuki Barboza dos2022-07-30T16:45:08Z2022-07-30T16:45:08Z2022-07-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/235887porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-15T06:10:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/235887Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:42:21.736690Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo comportamental de Plug-in Hybrid Electric Vehicles (PHEV) em diferentes modos de operações
A study behavior of Plug-in Hybrid Electric Vehicles (PHEV) in differents modes of operations
title Estudo comportamental de Plug-in Hybrid Electric Vehicles (PHEV) em diferentes modos de operações
spellingShingle Estudo comportamental de Plug-in Hybrid Electric Vehicles (PHEV) em diferentes modos de operações
Santos, Leandro Suzuki Barboza dos
Carros elétricos
Veículos elétricos
Plug-in hybrid electric vehicle
PHEV
Diagnostic engineering tool
DET
Powertrain control module
Eletric vehicles
title_short Estudo comportamental de Plug-in Hybrid Electric Vehicles (PHEV) em diferentes modos de operações
title_full Estudo comportamental de Plug-in Hybrid Electric Vehicles (PHEV) em diferentes modos de operações
title_fullStr Estudo comportamental de Plug-in Hybrid Electric Vehicles (PHEV) em diferentes modos de operações
title_full_unstemmed Estudo comportamental de Plug-in Hybrid Electric Vehicles (PHEV) em diferentes modos de operações
title_sort Estudo comportamental de Plug-in Hybrid Electric Vehicles (PHEV) em diferentes modos de operações
author Santos, Leandro Suzuki Barboza dos
author_facet Santos, Leandro Suzuki Barboza dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Alexandre Cesar Rodrigues da [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Leandro Suzuki Barboza dos
dc.subject.por.fl_str_mv Carros elétricos
Veículos elétricos
Plug-in hybrid electric vehicle
PHEV
Diagnostic engineering tool
DET
Powertrain control module
Eletric vehicles
topic Carros elétricos
Veículos elétricos
Plug-in hybrid electric vehicle
PHEV
Diagnostic engineering tool
DET
Powertrain control module
Eletric vehicles
description Atualmente há uma mudança de pensamento em relação aos automóveis. Automóveis movidos parcial ou totalmente a energia elétrica estão gradativamente ganhando espaço no mercado e no gosto popular, pois são menos poluentes, mais silenciosos e apresentam um consumo de energia mais eficiente. Outro fator a ser considerado, são seus menores custos de abastecimento, manutenção e consertos quando comparados aos modelos movidos a combustão. Corroborando com o cenário apresentado, as indústrias automotivas, estão fazendo grandes aportes financeiros e tecnológicos em veículos movidos total ou parcialmente a energia elétrica. Neste contexto, surge a necessidade do estudo e a avaliação do comportamento de um Plug-in Hybrid Electric Vehicle (PHEV) em seus diferentes modos de operação, em perímetros urbanos. Neste estudo foi possível concluir que um veículo híbrido cumpre com o que promete em cada um de seus modos de operação. A análise dos dados mostrou que o veículo sob estudo apresentou um consumo de 3,16 km/kWh. Tendo em vista que o preço dos kWh na CPFL Paulista, no ano de 2021, foi de R$ 0,92 para tarifa residencial, conclui-se que o veículo consegue se mover em perímetros urbanos por um valor de 3,44 km/R$.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-30T16:45:08Z
2022-07-30T16:45:08Z
2022-07-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/235887
url http://hdl.handle.net/11449/235887
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128847582855168