Desvelando a sexualidade na educação: repensando estratégias para formação de educadores em Educação Sexual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Aline Patrícia de [UNESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/204524
Resumo: No atual âmbito sociopolítico brasileiro presenciamos uma série de avanços e retrocessos que ora se esticam, ora se encolhem na busca de encaixe diante de uma sociedade que pede por liberdade ao mesmo tempo em que a reprime. Dentre os vários aspectos que sofrem com este “efeito sanfona” está a educação, fantasiada pelo ideal de construir cidadãos críticos e democráticos, porém compelida a reiterar valores sociais de classes dominantes. Diante desta perspectiva, a escola é vista como referência do saber e de conhecimento que se desmembra em disciplinas específicas de cada área, proclamando a formação do aluno enquanto sujeito atuante e pensante. Todavia, no âmbito escolar deixa-se de trabalhar muitos assuntos que despertam interesses pessoais, por julgá-los de pouca relevância ou de muita polêmica, como por exemplo, a dificuldade de trabalhar a sexualidade dentro das escolas devido a fatores políticos e de valores morais. Frente a isso, o professor enfrenta uma série de dificuldades, porquanto comumente não tem formação que o instrumentaliza para lidar com as demandas emergentes além do fato de que existe certa dificuldade em encontrar recursos didático-pedagógicos que possam guiá-lo em sua atuação. O presente trabalho busca entender como educadores compreendem as necessidades e dificuldades no processo ensino-aprendizagem quando se envolve sexualidade, visando desenvolver estratégias para a formação continuada de educadores quanto a Educação Sexual. De cunho qualitativo, a pesquisa foi desenvolvida com a participação de 10 professoras, a partir de entrevistas semiestruturadas e seguido da realização de oficinas que permitiram a compreensão da atuação docente e o desenrolar de estratégias para refletir sobre como trabalhar a sexualidade dentro da sala de aula. Por fim, os resultados apontam para o fato de que tais profissionais não se sentem preparados para desenvolver a Educação Sexual, sendo os principais motivos a falta de formação específica e a escassez de material existente para apoio de atividades em Educação Sexual, concluindo enfim que se faz de extrema importância o investimento em formação continuada sobre Educação Sexual como parte da formação do educador.
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Todavia, no âmbito escolar deixa-se de trabalhar muitos assuntos que despertam interesses pessoais, por julgá-los de pouca relevância ou de muita polêmica, como por exemplo, a dificuldade de trabalhar a sexualidade dentro das escolas devido a fatores políticos e de valores morais. Frente a isso, o professor enfrenta uma série de dificuldades, porquanto comumente não tem formação que o instrumentaliza para lidar com as demandas emergentes além do fato de que existe certa dificuldade em encontrar recursos didático-pedagógicos que possam guiá-lo em sua atuação. O presente trabalho busca entender como educadores compreendem as necessidades e dificuldades no processo ensino-aprendizagem quando se envolve sexualidade, visando desenvolver estratégias para a formação continuada de educadores quanto a Educação Sexual. De cunho qualitativo, a pesquisa foi desenvolvida com a participação de 10 professoras, a partir de entrevistas semiestruturadas e seguido da realização de oficinas que permitiram a compreensão da atuação docente e o desenrolar de estratégias para refletir sobre como trabalhar a sexualidade dentro da sala de aula. Por fim, os resultados apontam para o fato de que tais profissionais não se sentem preparados para desenvolver a Educação Sexual, sendo os principais motivos a falta de formação específica e a escassez de material existente para apoio de atividades em Educação Sexual, concluindo enfim que se faz de extrema importância o investimento em formação continuada sobre Educação Sexual como parte da formação do educador.In the Brazilian socio-political, we have a lot of advances and setbacks that sometimes repressing us. Among the various aspects that suffer with this, there is the education, fantasized by the ideal of building analytics and democratic citizens, but compelled to reiterate social values of ruling classes. In view of this perspective, schools are seen as a reference for knowledge, which is broken down into specific disciplines in each area, proclaiming the student's education as an active and thinking person. However, a series of issues are neglected, as they are considered of little relevance or of many controversies, for example, the difficulty of working on sexuality in schools because of political factors and moral values. Faced with this, teachers faces a series of difficulties, since they do not have enough training to deal with emerging demands and there is no facility in accessing didactic-pedagogical resources that can guide them on their performances. This research brings how educators understand the needs and difficulties in the teaching-learning process when sexuality is involved in order to develop strategies for the continuing education of educators in Sexual Education. This qualitative research was developed with the participation of 10 teachers, based on semi-structured interviews and followed by workshops that allowed the understanding of teaching performance and the development of strategies to reflect on how to work on sexuality within the classroom. Finally, the results point to the fact that teachers do not feel prepared to develop Sex Education, one of the reasons for this, in addition to the lack of specific training, the scarcity of existing material to support activities in Sex Education, concluding that investment in continuing education on sexual education is extremely important as part of the education of the educatorUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Milani, Débora Raquel da Costa [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Aline Patrícia de [UNESP]2021-04-27T16:06:20Z2021-04-27T16:06:20Z2021-02-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20452433004030083P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T14:18:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204524Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-12T14:18:38Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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