Impasses e possibilidades da Educação Sexual na formação de professores: análise nas produções do Programa de Mestrado em Educação Sexual da Unesp

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Daniele Januária de Almeida [UNESP]
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/255474
Resumo: A educação sexual acontece das mais variadas formas e nos mais diferentes espaços desde o nosso nascimento e seja de forma intencional ou não, perpassa por toda nossa existência. Considerando a escola como um espaço coletivo de aprendizagem, é comum surgirem questões envolvendo sexualidade, que por insegurança e falta de formação dos professores para essa temática, não são tratadas de forma reflexiva. Trabalhar educação sexual nas escolas ainda é um desafio permeado por preconceito, falta de informação e formação, sendo urgente colocar a formação de professores no centro do debate, como forma de ampliar as possibilidades de trabalho na escola. Diante do exposto, esta pesquisa de cunho bibliográfico, tem como objetivo verificar como a educação sexual no contexto da formação dos professores é apresentada nas produções científicas da Pós-Graduação em Educação Sexual na UNESP de Araraquara, analisando impasses e possibilidades nas ações de formação descritas nas pesquisas analisadas. Os resultados apresentam ações significativas no âmbito da formação de professores, porém, sinalizam a necessidade da ampliação dessas ações, como forma de possibilitar que a educação sexual aconteça nas escolas de forma intencional, sistematizada e com objetivos claros na formação dos estudantes. Dessa forma, o presente estudo evidencia a relevante contribuição das pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual no que tange à educação sexual e a formação de professores para superação de impasses e ampliação de possibilidades de trabalho, podendo servir como objeto de estudo, análise e reflexão que venha favorecer a implementação de projetos de Educação Sexual na escola.
id UNSP_9e0f899958c63fccb8fafee4cd1cf3e0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/255474
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Impasses e possibilidades da Educação Sexual na formação de professores: análise nas produções do Programa de Mestrado em Educação Sexual da UnespImpasses and possibilities of Sexual Education in the formation of teachers: analysis in the productions of the Master's Program in UNESP Sexual EducationEducação SexualSexual EducationSexualidadeFormação DocenteSexualityTeacher TrainingA educação sexual acontece das mais variadas formas e nos mais diferentes espaços desde o nosso nascimento e seja de forma intencional ou não, perpassa por toda nossa existência. Considerando a escola como um espaço coletivo de aprendizagem, é comum surgirem questões envolvendo sexualidade, que por insegurança e falta de formação dos professores para essa temática, não são tratadas de forma reflexiva. Trabalhar educação sexual nas escolas ainda é um desafio permeado por preconceito, falta de informação e formação, sendo urgente colocar a formação de professores no centro do debate, como forma de ampliar as possibilidades de trabalho na escola. Diante do exposto, esta pesquisa de cunho bibliográfico, tem como objetivo verificar como a educação sexual no contexto da formação dos professores é apresentada nas produções científicas da Pós-Graduação em Educação Sexual na UNESP de Araraquara, analisando impasses e possibilidades nas ações de formação descritas nas pesquisas analisadas. Os resultados apresentam ações significativas no âmbito da formação de professores, porém, sinalizam a necessidade da ampliação dessas ações, como forma de possibilitar que a educação sexual aconteça nas escolas de forma intencional, sistematizada e com objetivos claros na formação dos estudantes. Dessa forma, o presente estudo evidencia a relevante contribuição das pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual no que tange à educação sexual e a formação de professores para superação de impasses e ampliação de possibilidades de trabalho, podendo servir como objeto de estudo, análise e reflexão que venha favorecer a implementação de projetos de Educação Sexual na escola.Sexual education takes place in the most varied ways and in the most different spaces since our birth, whether intentionally or not, it permeates throug our entire existence. Considering the school as a collective learning space, it is common for issues involving sexuality to arise that, due to insecurity and lack of teacher training on this theme, are not treated in a reflective way. Working on sexual education in schools is still a challenge permeated by prejudice, lack of information and training, it is urgent to place teacher training at the center of debate, as a way of expanding possibilities for work atschool. In view of the above, this bibliographical research aims to verify how sexual education in the context of teacher training is presented in the scientific productions of the Postgraduate Course in Sexual Education at UNESP in Araraquara, analyzing impasses and possibilities in the training actions described in the analyzed research. The results present significant actions in the field of teacher training, but they indicate the need to expand these actions, as a way of enabling sexual education to take place in schools in an intentional, systematized way and with clear objectives in the training of students. Thus, the present study highlights the relevant contribution of research from the Postgraduate Program in Sexual Education with regard to sexual education and teacher training to overcome impasses and expand work possibilities, and can serve as an object of study, analysis and reflection that may favor the implementation of Sexual Education projects at school.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Milani, Débora Raquel da Costa [UNESP]Silva, Daniele Januária de Almeida [UNESP]2024-05-03T19:38:54Z2024-05-03T19:38:54Z2024-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/255474porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-05-04T06:06:35Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255474Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:01:35.582262Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Impasses e possibilidades da Educação Sexual na formação de professores: análise nas produções do Programa de Mestrado em Educação Sexual da Unesp
Impasses and possibilities of Sexual Education in the formation of teachers: analysis in the productions of the Master's Program in UNESP Sexual Education
title Impasses e possibilidades da Educação Sexual na formação de professores: análise nas produções do Programa de Mestrado em Educação Sexual da Unesp
spellingShingle Impasses e possibilidades da Educação Sexual na formação de professores: análise nas produções do Programa de Mestrado em Educação Sexual da Unesp
Silva, Daniele Januária de Almeida [UNESP]
Educação Sexual
Sexual Education
Sexualidade
Formação Docente
Sexuality
Teacher Training
title_short Impasses e possibilidades da Educação Sexual na formação de professores: análise nas produções do Programa de Mestrado em Educação Sexual da Unesp
title_full Impasses e possibilidades da Educação Sexual na formação de professores: análise nas produções do Programa de Mestrado em Educação Sexual da Unesp
title_fullStr Impasses e possibilidades da Educação Sexual na formação de professores: análise nas produções do Programa de Mestrado em Educação Sexual da Unesp
title_full_unstemmed Impasses e possibilidades da Educação Sexual na formação de professores: análise nas produções do Programa de Mestrado em Educação Sexual da Unesp
title_sort Impasses e possibilidades da Educação Sexual na formação de professores: análise nas produções do Programa de Mestrado em Educação Sexual da Unesp
author Silva, Daniele Januária de Almeida [UNESP]
author_facet Silva, Daniele Januária de Almeida [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Milani, Débora Raquel da Costa [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Daniele Januária de Almeida [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Sexual
Sexual Education
Sexualidade
Formação Docente
Sexuality
Teacher Training
topic Educação Sexual
Sexual Education
Sexualidade
Formação Docente
Sexuality
Teacher Training
description A educação sexual acontece das mais variadas formas e nos mais diferentes espaços desde o nosso nascimento e seja de forma intencional ou não, perpassa por toda nossa existência. Considerando a escola como um espaço coletivo de aprendizagem, é comum surgirem questões envolvendo sexualidade, que por insegurança e falta de formação dos professores para essa temática, não são tratadas de forma reflexiva. Trabalhar educação sexual nas escolas ainda é um desafio permeado por preconceito, falta de informação e formação, sendo urgente colocar a formação de professores no centro do debate, como forma de ampliar as possibilidades de trabalho na escola. Diante do exposto, esta pesquisa de cunho bibliográfico, tem como objetivo verificar como a educação sexual no contexto da formação dos professores é apresentada nas produções científicas da Pós-Graduação em Educação Sexual na UNESP de Araraquara, analisando impasses e possibilidades nas ações de formação descritas nas pesquisas analisadas. Os resultados apresentam ações significativas no âmbito da formação de professores, porém, sinalizam a necessidade da ampliação dessas ações, como forma de possibilitar que a educação sexual aconteça nas escolas de forma intencional, sistematizada e com objetivos claros na formação dos estudantes. Dessa forma, o presente estudo evidencia a relevante contribuição das pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual no que tange à educação sexual e a formação de professores para superação de impasses e ampliação de possibilidades de trabalho, podendo servir como objeto de estudo, análise e reflexão que venha favorecer a implementação de projetos de Educação Sexual na escola.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-03T19:38:54Z
2024-05-03T19:38:54Z
2024-02-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/11449/255474
url https://hdl.handle.net/11449/255474
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128740793778176