Transtornos de imagem corporal: perspectivas a partir da educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Lara Macedo Fernandes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/234594
Resumo: A Educação Física é uma área de conhecimento composta pelo estudo de várias vertentes e busca o entendimento do funcionamento do corpo e mente integrados, sendo geralmente associada a promoção de saúde física e mental. Contudo, sabemos que existem diversos pontos de associações negativas entre corpo e atividade física, que podem resultar em transtornos de imagem e/ou transtornos alimentares, os quais, mesmo que fora de foco, estão muito presentes no dia-a-dia dos profissionais da Educação Física e podem causar prejuízos psicológicos e biológicos para o indivíduo, além do aumento na taxa de morbidade e mortalidade. O profissional da Educação Física é alguém capaz de atuar positivamente na detecção e prevenção desses transtornos, forjando uma relação essencial entre indivíduo, saúde mental e física. Assim, o presente estudo estabeleceu como objetivo compreender a relação do profissional da educação física na prevenção e detecção de transtornos de imagem e transtornos alimentares. Para isso, foi estabelecido como metodologia a revisão bibliográfica, com intuito de obter maior conhecimento da temática aqui abordada. Foram descritas as principais características dos transtornos de imagem e seus desdobramentos, como os transtornos alimentares. Estabeleceu-se uma relação entre tais transtornos e o papel do profissional de Educação Física na prevenção e tratamento dos mesmos. Por fim, foram identificados e descritos alguns dos possíveis tratamentos disponíveis para estes transtornos.
id UNSP_866f587e4d62b982fa510f91ff859289
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/234594
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Transtornos de imagem corporal: perspectivas a partir da educação físicaBody image disorders: perspectives from physical educationEducação físicaAtividade físicaTranstorno dismórfico corporalTranstornos de imagemTranstornos alimentaresSaúde mentalPhysical educationImage disordersEating disordersMental healthA Educação Física é uma área de conhecimento composta pelo estudo de várias vertentes e busca o entendimento do funcionamento do corpo e mente integrados, sendo geralmente associada a promoção de saúde física e mental. Contudo, sabemos que existem diversos pontos de associações negativas entre corpo e atividade física, que podem resultar em transtornos de imagem e/ou transtornos alimentares, os quais, mesmo que fora de foco, estão muito presentes no dia-a-dia dos profissionais da Educação Física e podem causar prejuízos psicológicos e biológicos para o indivíduo, além do aumento na taxa de morbidade e mortalidade. O profissional da Educação Física é alguém capaz de atuar positivamente na detecção e prevenção desses transtornos, forjando uma relação essencial entre indivíduo, saúde mental e física. Assim, o presente estudo estabeleceu como objetivo compreender a relação do profissional da educação física na prevenção e detecção de transtornos de imagem e transtornos alimentares. Para isso, foi estabelecido como metodologia a revisão bibliográfica, com intuito de obter maior conhecimento da temática aqui abordada. Foram descritas as principais características dos transtornos de imagem e seus desdobramentos, como os transtornos alimentares. Estabeleceu-se uma relação entre tais transtornos e o papel do profissional de Educação Física na prevenção e tratamento dos mesmos. Por fim, foram identificados e descritos alguns dos possíveis tratamentos disponíveis para estes transtornos.Physical Education is a knowledge field composed by the study of several aspects and seeks to understand the functioning of the body and mind integrated, being generally associated with the promotion of physical and mental health. However, we know that there are several negative points associated with body and physical activity and they can result in image disorders and eating disorders. Those are often present in the daily life of Physical Education professionals and can cause psychological and biological damages to the individual, besides the increase in the rate of morbidity and mortality. The Physical Education professional is someone capable of acting positively in the detection and prevention of these disorders, forging an essential relationship between individual, mental and physical health. Thus, the present study aimed to understand the relationship of the physical education professional in the prevention and detection of eating disorders and image disorders. Therefore, it was establish as methodology the bibliographic revision because it aims to obtain a better knowledge of the subject matter. The main characteristics of imaging disorders and their consequences, such as eating disorders, were described. A relationship was established between such disorders and the role of the Physical Education professional in their prevention and treatment. Finally, some of the possible treatments available for these disorders were identified and described.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Machado, Afonso Antonio [UNESP]Oliveira, Bruna Feitosa de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tavares, Lara Macedo Fernandes2022-05-06T13:53:26Z2022-05-06T13:53:26Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/234594porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-04T06:26:35Zoai:repositorio.unesp.br:11449/234594Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:07:19.099306Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Transtornos de imagem corporal: perspectivas a partir da educação física
Body image disorders: perspectives from physical education
title Transtornos de imagem corporal: perspectivas a partir da educação física
spellingShingle Transtornos de imagem corporal: perspectivas a partir da educação física
Tavares, Lara Macedo Fernandes
Educação física
Atividade física
Transtorno dismórfico corporal
Transtornos de imagem
Transtornos alimentares
Saúde mental
Physical education
Image disorders
Eating disorders
Mental health
title_short Transtornos de imagem corporal: perspectivas a partir da educação física
title_full Transtornos de imagem corporal: perspectivas a partir da educação física
title_fullStr Transtornos de imagem corporal: perspectivas a partir da educação física
title_full_unstemmed Transtornos de imagem corporal: perspectivas a partir da educação física
title_sort Transtornos de imagem corporal: perspectivas a partir da educação física
author Tavares, Lara Macedo Fernandes
author_facet Tavares, Lara Macedo Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Afonso Antonio [UNESP]
Oliveira, Bruna Feitosa de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Lara Macedo Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Atividade física
Transtorno dismórfico corporal
Transtornos de imagem
Transtornos alimentares
Saúde mental
Physical education
Image disorders
Eating disorders
Mental health
topic Educação física
Atividade física
Transtorno dismórfico corporal
Transtornos de imagem
Transtornos alimentares
Saúde mental
Physical education
Image disorders
Eating disorders
Mental health
description A Educação Física é uma área de conhecimento composta pelo estudo de várias vertentes e busca o entendimento do funcionamento do corpo e mente integrados, sendo geralmente associada a promoção de saúde física e mental. Contudo, sabemos que existem diversos pontos de associações negativas entre corpo e atividade física, que podem resultar em transtornos de imagem e/ou transtornos alimentares, os quais, mesmo que fora de foco, estão muito presentes no dia-a-dia dos profissionais da Educação Física e podem causar prejuízos psicológicos e biológicos para o indivíduo, além do aumento na taxa de morbidade e mortalidade. O profissional da Educação Física é alguém capaz de atuar positivamente na detecção e prevenção desses transtornos, forjando uma relação essencial entre indivíduo, saúde mental e física. Assim, o presente estudo estabeleceu como objetivo compreender a relação do profissional da educação física na prevenção e detecção de transtornos de imagem e transtornos alimentares. Para isso, foi estabelecido como metodologia a revisão bibliográfica, com intuito de obter maior conhecimento da temática aqui abordada. Foram descritas as principais características dos transtornos de imagem e seus desdobramentos, como os transtornos alimentares. Estabeleceu-se uma relação entre tais transtornos e o papel do profissional de Educação Física na prevenção e tratamento dos mesmos. Por fim, foram identificados e descritos alguns dos possíveis tratamentos disponíveis para estes transtornos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2022-05-06T13:53:26Z
2022-05-06T13:53:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/234594
url http://hdl.handle.net/11449/234594
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129394010488832