Transviando códigos: arte hacker como cuidado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rubini, Ivete Pinheiro Lima [UNESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/250978
Resumo: O trabalho trata dos atravessamentos da chamada cultura hacker na intersecção entre arte, ciência e tecnologia. Mais especificamente, investiga como certas tecnologias da internet comercial afetaram a produção artística-tecnológica das três últimas décadas. São analisados processos de artistas como Ricardo Dominguez, Olia Lialina, Brian Mackern e Zach Blas, sob a lente da Teoria Ator-Rede e da Teoria Queer. É levado em consideração, nas análises, como as tecnologias digitais afetam processos culturais e políticos, por exemplo no surgimento de novas formas de desobediência civil não-violenta. Processos culturais como o movimento #MeToo também são discutidos, como forma de localizar arte e cultura hacker no estado da arte de outros contextos artísticos, como o audiovisual. Também são apresentados e discutidos processos artísticos envolvendo tecnologias digitais de código aberto desenvolvidos pela autora do trabalho, e como eles foram afetados pela pandemia do COVID19. As conclusões apontam para uma necessidade de complexificar a visão sobre usuáries da internet e como consomem, se expressam e inspiram o funcionamento da arte e da internet comercial.
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