Educação ambiental e a construção da cidadania: agenda 21 escolar - um caminho?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Orsi, Caroline Pinto de Oliveira [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90225
Resumo: O desenvolvimento deste trabalho partiu do seguinte questionamento: a educação ambiental (EA) tem contribuído para a construção da cidadania? Consideramos que a EA pode contribuir para a efetivação de transformações sociais ao colaborar para a formação de sujeitos autônomos/cidadãos. Embora reconheçamos que as escolas brasileiras apresentem muitas condições desfavoráveis para a concretização de tais práticas, interessava-nos investigar suas possibilidades. Procurando conhecer iniciativas nesse sentido nas escolas, elegemos para nossa investigação a proposta de construção da Agenda 21 Escolar. Com base na abordagem qualitativa de pesquisa, objetivamos identificar a perspectiva de EA presente em dois documentos oficiais que se referem ao desenvolvimento da proposta de interesse – “Formando COM-VIDA: Construindo Agenda 21 na Escola” (MMA/MEC) e “Água Hoje e Sempre: Consumo Sustentável” (SEE/SP). Objetivamos também analisar o encaminhamento dessa proposta até as escolas da rede estadual paulista de ensino, verificando se tais documentos e seu encaminhamento colaboraram para a construção da cidadania dos educandos. Por meio da análise de conteúdo dos documentos oficiais, identificamos alguns limites e possibilidades referentes à contribuição para essa construção. Já por meio da análise de conteúdo das entrevistas estruturadas realizadas junto a diversos atores ligados ao desenvolvimento da proposta, identificamos diferentes aspectos ligados aos contextos de produção das políticas curriculares, às quais a proposta está vinculada. Entre eles, destacam-se: o longo percurso que a proposta percorreu até sua concretização junto aos alunos, a ênfase no documento estadual na Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, o caráter autoritário de seu encaminhamento, as resistências...
id UNSP_86b0faec6387f6bbfb2cb5ce40c77ff1
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90225
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Educação ambiental e a construção da cidadania: agenda 21 escolar - um caminho?Educação ambientalEnvironmental educationO desenvolvimento deste trabalho partiu do seguinte questionamento: a educação ambiental (EA) tem contribuído para a construção da cidadania? Consideramos que a EA pode contribuir para a efetivação de transformações sociais ao colaborar para a formação de sujeitos autônomos/cidadãos. Embora reconheçamos que as escolas brasileiras apresentem muitas condições desfavoráveis para a concretização de tais práticas, interessava-nos investigar suas possibilidades. Procurando conhecer iniciativas nesse sentido nas escolas, elegemos para nossa investigação a proposta de construção da Agenda 21 Escolar. Com base na abordagem qualitativa de pesquisa, objetivamos identificar a perspectiva de EA presente em dois documentos oficiais que se referem ao desenvolvimento da proposta de interesse – “Formando COM-VIDA: Construindo Agenda 21 na Escola” (MMA/MEC) e “Água Hoje e Sempre: Consumo Sustentável” (SEE/SP). Objetivamos também analisar o encaminhamento dessa proposta até as escolas da rede estadual paulista de ensino, verificando se tais documentos e seu encaminhamento colaboraram para a construção da cidadania dos educandos. Por meio da análise de conteúdo dos documentos oficiais, identificamos alguns limites e possibilidades referentes à contribuição para essa construção. Já por meio da análise de conteúdo das entrevistas estruturadas realizadas junto a diversos atores ligados ao desenvolvimento da proposta, identificamos diferentes aspectos ligados aos contextos de produção das políticas curriculares, às quais a proposta está vinculada. Entre eles, destacam-se: o longo percurso que a proposta percorreu até sua concretização junto aos alunos, a ênfase no documento estadual na Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, o caráter autoritário de seu encaminhamento, as resistências...The starting point of this work was the following question: has the environmental education (EE) contributed to build citizenship? We argue that EE can contribute to put into effect social changes since it plays a role in the education of independent human subjects/citizens. Although we're aware of the poor conditions of Brazilian schools and the difficulties to carry out EE practices, we aimed to investigate their possibilities. Searching to know about some initiatives of this kind in schools, we chose to organize the School Agenda 21. Based on a qualitative approach, our aim was to identify the EE perspective present in two official documents concerning the School Agenda 21 – “Educating WITH-LIFE: Organizing the Agenda 21 in Schools” (MMA/MEC) and “Water Today and Always: Sustainable Consumption” (SEE/SP). We also analysed how this purpose was forwarded to the public schools in the São Paulo State, checking if such documents and the way they were forwarded collaborated to build the students' citizenship. By doing the content analysis of the official documents, we identified some limits and possibilities related to the contribution for this building. As for the content analysis of the structured interviews carried out with many social actors related to the development of the purpose, we identified different aspects concerning the context of production of curricular policies, to which the purpose is linked. We point out some of them: the long path taken until the purpose was finally applied to the students, the emphasis given to the State document at the São Paulo State Secretariat for Education, the authoritarian way by which it was forwarded, and the oppositions, reinterpretations and adaptations made. Therefore, we discuss the necessity of deep changes in the structure of public schools, such as helping... (Complete abstract click electronic access below)Secretaria de Educação do Estado de São PauloUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Bonotto, Dalva Maria Bianchini [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Orsi, Caroline Pinto de Oliveira [UNESP]2014-06-11T19:24:21Z2014-06-11T19:24:21Z2008-09-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis161 f. : il.application/pdfORSI, Caroline Pinto de Oliveira. Educação ambiental e a construção da cidadania: agenda 21 escolar - um caminho?. 2008. 161 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2008.http://hdl.handle.net/11449/90225000570079orsi_cpo_me_rcla.pdf33004137064P24980307107078303Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-04T06:09:50Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90225Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:53:45.240382Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental e a construção da cidadania: agenda 21 escolar - um caminho?
title Educação ambiental e a construção da cidadania: agenda 21 escolar - um caminho?
spellingShingle Educação ambiental e a construção da cidadania: agenda 21 escolar - um caminho?
Orsi, Caroline Pinto de Oliveira [UNESP]
Educação ambiental
Environmental education
title_short Educação ambiental e a construção da cidadania: agenda 21 escolar - um caminho?
title_full Educação ambiental e a construção da cidadania: agenda 21 escolar - um caminho?
title_fullStr Educação ambiental e a construção da cidadania: agenda 21 escolar - um caminho?
title_full_unstemmed Educação ambiental e a construção da cidadania: agenda 21 escolar - um caminho?
title_sort Educação ambiental e a construção da cidadania: agenda 21 escolar - um caminho?
author Orsi, Caroline Pinto de Oliveira [UNESP]
author_facet Orsi, Caroline Pinto de Oliveira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bonotto, Dalva Maria Bianchini [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Orsi, Caroline Pinto de Oliveira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Environmental education
topic Educação ambiental
Environmental education
description O desenvolvimento deste trabalho partiu do seguinte questionamento: a educação ambiental (EA) tem contribuído para a construção da cidadania? Consideramos que a EA pode contribuir para a efetivação de transformações sociais ao colaborar para a formação de sujeitos autônomos/cidadãos. Embora reconheçamos que as escolas brasileiras apresentem muitas condições desfavoráveis para a concretização de tais práticas, interessava-nos investigar suas possibilidades. Procurando conhecer iniciativas nesse sentido nas escolas, elegemos para nossa investigação a proposta de construção da Agenda 21 Escolar. Com base na abordagem qualitativa de pesquisa, objetivamos identificar a perspectiva de EA presente em dois documentos oficiais que se referem ao desenvolvimento da proposta de interesse – “Formando COM-VIDA: Construindo Agenda 21 na Escola” (MMA/MEC) e “Água Hoje e Sempre: Consumo Sustentável” (SEE/SP). Objetivamos também analisar o encaminhamento dessa proposta até as escolas da rede estadual paulista de ensino, verificando se tais documentos e seu encaminhamento colaboraram para a construção da cidadania dos educandos. Por meio da análise de conteúdo dos documentos oficiais, identificamos alguns limites e possibilidades referentes à contribuição para essa construção. Já por meio da análise de conteúdo das entrevistas estruturadas realizadas junto a diversos atores ligados ao desenvolvimento da proposta, identificamos diferentes aspectos ligados aos contextos de produção das políticas curriculares, às quais a proposta está vinculada. Entre eles, destacam-se: o longo percurso que a proposta percorreu até sua concretização junto aos alunos, a ênfase no documento estadual na Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, o caráter autoritário de seu encaminhamento, as resistências...
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-04
2014-06-11T19:24:21Z
2014-06-11T19:24:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ORSI, Caroline Pinto de Oliveira. Educação ambiental e a construção da cidadania: agenda 21 escolar - um caminho?. 2008. 161 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/90225
000570079
orsi_cpo_me_rcla.pdf
33004137064P2
4980307107078303
identifier_str_mv ORSI, Caroline Pinto de Oliveira. Educação ambiental e a construção da cidadania: agenda 21 escolar - um caminho?. 2008. 161 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2008.
000570079
orsi_cpo_me_rcla.pdf
33004137064P2
4980307107078303
url http://hdl.handle.net/11449/90225
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 161 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128717670580224