Fatores de motivação no estudo do instrumento nas escolas técnicas de música não formais e escolas informais de música na cidade de São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/183009 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo principal apresentar elementos ligados à motivação de estudantes de instrumento, desde o nível iniciante até o intermediário, partindo do seguinte questionamento: O que o professor pode fazer para que o seu aluno seja motivado ao estudo do instrumento? Para este fim, tomamos como embasamento as teorias de motivação que sustentam a conduta do professor no processo de ensino-aprendizagem do instrumento. Apresentamos, também, como aspecto de motivação, escolas técnicas de música não formais e as escolas informais de música na cidade de São Paulo, que proporcionam condições evolutivas para o desenvolvimento do estudante, seja em sua técnica, seja em outros aspectos motivacionais, para que ele se sinta instrumentalizado para dar continuidade aos seus estudos no instrumento. |
id |
UNSP_86da6a8ddd57463784e8a6a7ef218de7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/183009 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Fatores de motivação no estudo do instrumento nas escolas técnicas de música não formais e escolas informais de música na cidade de São PauloMotivation factors in the study of the instrument in non-formal music technical schools and informal music schools in the São Paulo CityMotivaçãoEnsinoTrompeteMotivationTeachingTrumpetEsta pesquisa teve como objetivo principal apresentar elementos ligados à motivação de estudantes de instrumento, desde o nível iniciante até o intermediário, partindo do seguinte questionamento: O que o professor pode fazer para que o seu aluno seja motivado ao estudo do instrumento? Para este fim, tomamos como embasamento as teorias de motivação que sustentam a conduta do professor no processo de ensino-aprendizagem do instrumento. Apresentamos, também, como aspecto de motivação, escolas técnicas de música não formais e as escolas informais de música na cidade de São Paulo, que proporcionam condições evolutivas para o desenvolvimento do estudante, seja em sua técnica, seja em outros aspectos motivacionais, para que ele se sinta instrumentalizado para dar continuidade aos seus estudos no instrumento.This research had as main objective to present elements related to motivation of students of instrument, from beginners to the intermediate level, starting from the following question: What can teachers do so that his student is motivated to practice the instrument? To this end, we take as basis theories of motivation that support teachers’ behavior in the teaching-learning process of the instrument. We also present, as a motivational aspect, non-formal technical music schools and the schools of informal music in the city of São Paulo that provide evolutionary conditions for student’s development, both in their technique and other motivational aspects, so that they develop tools to continue their studies in the instrument.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bortz, Graziela [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Alves, Ricardo Lima [UNESP]2019-07-25T18:36:13Z2019-07-25T18:36:13Z2019-06-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18300900091871133004013066P3porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-01T06:14:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/183009Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:13:27.927677Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fatores de motivação no estudo do instrumento nas escolas técnicas de música não formais e escolas informais de música na cidade de São Paulo Motivation factors in the study of the instrument in non-formal music technical schools and informal music schools in the São Paulo City |
title |
Fatores de motivação no estudo do instrumento nas escolas técnicas de música não formais e escolas informais de música na cidade de São Paulo |
spellingShingle |
Fatores de motivação no estudo do instrumento nas escolas técnicas de música não formais e escolas informais de música na cidade de São Paulo Alves, Ricardo Lima [UNESP] Motivação Ensino Trompete Motivation Teaching Trumpet |
title_short |
Fatores de motivação no estudo do instrumento nas escolas técnicas de música não formais e escolas informais de música na cidade de São Paulo |
title_full |
Fatores de motivação no estudo do instrumento nas escolas técnicas de música não formais e escolas informais de música na cidade de São Paulo |
title_fullStr |
Fatores de motivação no estudo do instrumento nas escolas técnicas de música não formais e escolas informais de música na cidade de São Paulo |
title_full_unstemmed |
Fatores de motivação no estudo do instrumento nas escolas técnicas de música não formais e escolas informais de música na cidade de São Paulo |
title_sort |
Fatores de motivação no estudo do instrumento nas escolas técnicas de música não formais e escolas informais de música na cidade de São Paulo |
author |
Alves, Ricardo Lima [UNESP] |
author_facet |
Alves, Ricardo Lima [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bortz, Graziela [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Ricardo Lima [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motivação Ensino Trompete Motivation Teaching Trumpet |
topic |
Motivação Ensino Trompete Motivation Teaching Trumpet |
description |
Esta pesquisa teve como objetivo principal apresentar elementos ligados à motivação de estudantes de instrumento, desde o nível iniciante até o intermediário, partindo do seguinte questionamento: O que o professor pode fazer para que o seu aluno seja motivado ao estudo do instrumento? Para este fim, tomamos como embasamento as teorias de motivação que sustentam a conduta do professor no processo de ensino-aprendizagem do instrumento. Apresentamos, também, como aspecto de motivação, escolas técnicas de música não formais e as escolas informais de música na cidade de São Paulo, que proporcionam condições evolutivas para o desenvolvimento do estudante, seja em sua técnica, seja em outros aspectos motivacionais, para que ele se sinta instrumentalizado para dar continuidade aos seus estudos no instrumento. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-25T18:36:13Z 2019-07-25T18:36:13Z 2019-06-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/183009 000918711 33004013066P3 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/183009 |
identifier_str_mv |
000918711 33004013066P3 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129035743526912 |