Formação Inicial de Professores em cursos de Pedagogia a distância: indicadores do modelo formativo da UAB/UFSCar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Francisnaine Priscila Martins [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/92316
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo investigar o modelo de formação inicial de professores dos anos iniciais do ensino fundamental em nível superior a distância que vem sendo construído no curso de Pedagogia resultante da parceria entre Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - UAB/UFSCar. Buscamos identificar e analisar a perspectiva de professor e a concepção de formação que fundamentam o modelo do referido curso, bem como perceber aspectos do modelo de educação a distância que o subsidia. O estudo realizado foi de cunho exploratório, tendo como instrumentos de coleta de dados o levantamento bibliográfico, a análise documental e entrevistas semi-estruturadas com 10 participantes envolvidos com a UAB/UFSCar e, mais especificamente, com o curso de Pedagogia dessa parceria. O caráter exploratório de nossa pesquisa nos possibilitou a construção de análises e compreensões que culminaram com a percepção de alguns indicadores do modelo formativo do curso de Pedagogia da UAB/UFSCar. Esse curso tem como pressuposto a formação de um professor pesquisador, capaz de gerar conhecimentos. As atividades formativas se direcionam no sentido de propiciar uma reflexão crítica sobre a escola e o seu entorno. A formação prática parece ser o centro de referência da formação oferecida. Entretanto, percebemos a necessidade de uma discussão mais articulada no tocante a essa visão sobre a formação prática e como ela se articula no curso, especialmente quanto aos estágios...
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