Atividades didático-pedagógicas dos tutores no sistema UAB: uma contribuição por meio de matriz de atribuições para a criação de cursos de formação de tutores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gimenes, Olíria Mendes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-29032017-152822/
Resumo: No âmbito da Educação a Distância (EaD) tutor e tutoria têm sido objetos de interesse de várias pesquisas que vêm sendo desenvolvidas em níveis de mestrado e doutorado. Diante da complexidade que envolve a atividade de tutoria, se faz necessário aprofundar as questões subjacentes a ela, em especial, as atribuições do tutor. Esse aprofundamento se mostra pertinente no que diz respeito à sua formação para o exercício da tutoria, sendo que ele desempenha a função docente perante a sala virtual. Sob essa premissa, a presente pesquisa teve como objetivo geral identificar as atribuições didático-pedagógicas dos tutores apresentadas em editais e documentos legais, disponibilizados pelas instituições públicas de ensino superior (IPES) que compõem o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e analisar o posicionamento de tutores em exercício, nos cursos oferecidos pela UAB em relação às atribuições didático-pedagógicas, com o intuito de oferecer subsídios para o desenvolvimento de matriz de formação de tutores. Optou-se por desenvolver uma metodologia de pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso descritivo, mediante uma abordagem dialética na análise dos dados. Pretendeu-se apreender o fenômeno da tutoria em cursos a distância, via internet, em sua complexidade. Para tanto, utilizou-se os seguintes instrumentos de coleta de dados: questionário survey, grupo focal on-line, análise de documentos legais referentes à EaD e processos seletivos de tutores do Sistema UAB, obtendo-se, assim, dados documentais, empíricos e teóricos. A análise do material desta pesquisa foi realizada por meio da técnica da triangulação, refletindo sobre a compreensão do fenômeno investigado. A pesquisa levantou dados que permitiram captar a essencial importância dada pelos tutores às atribuições didático-pedagógicas desenvolvidas em atividade de tutoria, bem como revelaram suas concepções de docência. Diante do que foi exposto pelos tutores respondentes, ficou clara a deficiência na formação e a falta de conhecimento diante das situações problemas que se apresentam na rotina da tutoria. Acredita-se que para alcançar a complexidade presente no processo de tutoria, a formação do tutor necessita estar amparada em um programa curricular que proporcione processos formativos mais abrangentes e com carga horária ampliada, em especial, no que se refere às ações didático-pedagógicas do tutor. As revelações apresentadas auxiliaram na construção da matriz de atribuições ligadas às atividades didático-pedagógicas do tutor, sendo que ela se constitui como subsídio para elaboração e desenvolvimento de matriz de formação de tutores. Ao findar esta pesquisa, conclui-se que a temática é vasta, com diversas facetas a ser explorada. No entanto, evidencia-se que o tutor é docente e como tal, carece de reconhecimento profissional e formação condizente ao desenvolvimento da atividade de tutoria.
id USP_110c9bb6369734bf435ea1f7d6df1f33
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-29032017-152822
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Atividades didático-pedagógicas dos tutores no sistema UAB: uma contribuição por meio de matriz de atribuições para a criação de cursos de formação de tutoresDidactic-pedagogical activities of tutors in the UAB system: a contribution through a matrix of assignments for the creation of tutor training coursesAssignments matrixDistance educationEducação a distânciaFormação docenteMatriz de atribuiçõesSistema UABTeacher trainingTutorTutorTutoriaTutoringUAB systemNo âmbito da Educação a Distância (EaD) tutor e tutoria têm sido objetos de interesse de várias pesquisas que vêm sendo desenvolvidas em níveis de mestrado e doutorado. Diante da complexidade que envolve a atividade de tutoria, se faz necessário aprofundar as questões subjacentes a ela, em especial, as atribuições do tutor. Esse aprofundamento se mostra pertinente no que diz respeito à sua formação para o exercício da tutoria, sendo que ele desempenha a função docente perante a sala virtual. Sob essa premissa, a presente pesquisa teve como objetivo geral identificar as atribuições didático-pedagógicas dos tutores apresentadas em editais e documentos legais, disponibilizados pelas instituições públicas de ensino superior (IPES) que compõem o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e analisar o posicionamento de tutores em exercício, nos cursos oferecidos pela UAB em relação às atribuições didático-pedagógicas, com o intuito de oferecer subsídios para o desenvolvimento de matriz de formação de tutores. Optou-se por desenvolver uma metodologia de pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso descritivo, mediante uma abordagem dialética na análise dos dados. Pretendeu-se apreender o fenômeno da tutoria em cursos a distância, via internet, em sua complexidade. Para tanto, utilizou-se os seguintes instrumentos de coleta de dados: questionário survey, grupo focal on-line, análise de documentos legais referentes à EaD e processos seletivos de tutores do Sistema UAB, obtendo-se, assim, dados documentais, empíricos e teóricos. A análise do material desta pesquisa foi realizada por meio da técnica da triangulação, refletindo sobre a compreensão do fenômeno investigado. A pesquisa levantou dados que permitiram captar a essencial importância dada pelos tutores às atribuições didático-pedagógicas desenvolvidas em atividade de tutoria, bem como revelaram suas concepções de docência. Diante do que foi exposto pelos tutores respondentes, ficou clara a deficiência na formação e a falta de conhecimento diante das situações problemas que se apresentam na rotina da tutoria. Acredita-se que para alcançar a complexidade presente no processo de tutoria, a formação do tutor necessita estar amparada em um programa curricular que proporcione processos formativos mais abrangentes e com carga horária ampliada, em especial, no que se refere às ações didático-pedagógicas do tutor. As revelações apresentadas auxiliaram na construção da matriz de atribuições ligadas às atividades didático-pedagógicas do tutor, sendo que ela se constitui como subsídio para elaboração e desenvolvimento de matriz de formação de tutores. Ao findar esta pesquisa, conclui-se que a temática é vasta, com diversas facetas a ser explorada. No entanto, evidencia-se que o tutor é docente e como tal, carece de reconhecimento profissional e formação condizente ao desenvolvimento da atividade de tutoria.Under Distance Education (DE) tutor and tutoring have been objects of interest of several studies that have been developed in master\'s and doctoral degrees. Given the complexity that involves mentoring activity, it is necessary to deepen the issues underlying it, in particular the tutor duties. This deepening has become relevant in regard to their training for the practice of mentoring, as they work as teachers in the virtual room. Under this assumption, the present study aimed to identify the didactic and pedagogical responsibilities of tutors, that were released in public notices and legal documents and made available by public institutions of higher education that make up the Open University of Brazil (UAB) System. We have analyzed the tutors place and their didactic and pedagogical assignments, while they are acting in courses offered by UAB, in order to provide subsidies for the development of tutor training matrix. We chose to develop a qualitative research methodology in a study case, by a dialectical approach. It was intended to learn about the tutoring phenomenon in distance learning courses via the Internet, and its complexity. Therefore, the following instruments of data collection were used: survey questionnaire, on-line focus group, analysis of legal documents related to distance education, and selection processes of the UAB System tutors, thus obtaining documentary, empirical and theoretical data. Analysis of the material was carried out through the triangulation technique, in order to understand the phenomenon investigated. The results allowed us to learn the essential importance of didactic and pedagogical assignments developed in the tutoring activity, and revealed their teaching concepts as well. According to what has been exposed by the respondents, there is a clear deficiency in training, and lack of knowledge on the problem situations that arise in routine mentoring. It is believed that in order to achieve the complexity presented in the mentoring process, tutor formation needs to be supported by a study program that provides more comprehensive training processes and increased workload, in particular as regards the tutor didactic and pedagogical actions. The revelations have assisted us to construct an assignments matrix related to the tutor didactic and pedagogical activities, being it a subsidy for the development of tutors training matrix. It is concluded that the subject is vast, with many facets to be explored. However, it is evident that the tutor is a teacher, and, as such, lacks professional recognition and consistent training to the development of the mentoring activity.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPKenski, Vani MoreiraGimenes, Olíria Mendes2016-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-29032017-152822/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:34:08Zoai:teses.usp.br:tde-29032017-152822Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:34:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividades didático-pedagógicas dos tutores no sistema UAB: uma contribuição por meio de matriz de atribuições para a criação de cursos de formação de tutores
Didactic-pedagogical activities of tutors in the UAB system: a contribution through a matrix of assignments for the creation of tutor training courses
title Atividades didático-pedagógicas dos tutores no sistema UAB: uma contribuição por meio de matriz de atribuições para a criação de cursos de formação de tutores
spellingShingle Atividades didático-pedagógicas dos tutores no sistema UAB: uma contribuição por meio de matriz de atribuições para a criação de cursos de formação de tutores
Gimenes, Olíria Mendes
Assignments matrix
Distance education
Educação a distância
Formação docente
Matriz de atribuições
Sistema UAB
Teacher training
Tutor
Tutor
Tutoria
Tutoring
UAB system
title_short Atividades didático-pedagógicas dos tutores no sistema UAB: uma contribuição por meio de matriz de atribuições para a criação de cursos de formação de tutores
title_full Atividades didático-pedagógicas dos tutores no sistema UAB: uma contribuição por meio de matriz de atribuições para a criação de cursos de formação de tutores
title_fullStr Atividades didático-pedagógicas dos tutores no sistema UAB: uma contribuição por meio de matriz de atribuições para a criação de cursos de formação de tutores
title_full_unstemmed Atividades didático-pedagógicas dos tutores no sistema UAB: uma contribuição por meio de matriz de atribuições para a criação de cursos de formação de tutores
title_sort Atividades didático-pedagógicas dos tutores no sistema UAB: uma contribuição por meio de matriz de atribuições para a criação de cursos de formação de tutores
author Gimenes, Olíria Mendes
author_facet Gimenes, Olíria Mendes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kenski, Vani Moreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Gimenes, Olíria Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Assignments matrix
Distance education
Educação a distância
Formação docente
Matriz de atribuições
Sistema UAB
Teacher training
Tutor
Tutor
Tutoria
Tutoring
UAB system
topic Assignments matrix
Distance education
Educação a distância
Formação docente
Matriz de atribuições
Sistema UAB
Teacher training
Tutor
Tutor
Tutoria
Tutoring
UAB system
description No âmbito da Educação a Distância (EaD) tutor e tutoria têm sido objetos de interesse de várias pesquisas que vêm sendo desenvolvidas em níveis de mestrado e doutorado. Diante da complexidade que envolve a atividade de tutoria, se faz necessário aprofundar as questões subjacentes a ela, em especial, as atribuições do tutor. Esse aprofundamento se mostra pertinente no que diz respeito à sua formação para o exercício da tutoria, sendo que ele desempenha a função docente perante a sala virtual. Sob essa premissa, a presente pesquisa teve como objetivo geral identificar as atribuições didático-pedagógicas dos tutores apresentadas em editais e documentos legais, disponibilizados pelas instituições públicas de ensino superior (IPES) que compõem o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e analisar o posicionamento de tutores em exercício, nos cursos oferecidos pela UAB em relação às atribuições didático-pedagógicas, com o intuito de oferecer subsídios para o desenvolvimento de matriz de formação de tutores. Optou-se por desenvolver uma metodologia de pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso descritivo, mediante uma abordagem dialética na análise dos dados. Pretendeu-se apreender o fenômeno da tutoria em cursos a distância, via internet, em sua complexidade. Para tanto, utilizou-se os seguintes instrumentos de coleta de dados: questionário survey, grupo focal on-line, análise de documentos legais referentes à EaD e processos seletivos de tutores do Sistema UAB, obtendo-se, assim, dados documentais, empíricos e teóricos. A análise do material desta pesquisa foi realizada por meio da técnica da triangulação, refletindo sobre a compreensão do fenômeno investigado. A pesquisa levantou dados que permitiram captar a essencial importância dada pelos tutores às atribuições didático-pedagógicas desenvolvidas em atividade de tutoria, bem como revelaram suas concepções de docência. Diante do que foi exposto pelos tutores respondentes, ficou clara a deficiência na formação e a falta de conhecimento diante das situações problemas que se apresentam na rotina da tutoria. Acredita-se que para alcançar a complexidade presente no processo de tutoria, a formação do tutor necessita estar amparada em um programa curricular que proporcione processos formativos mais abrangentes e com carga horária ampliada, em especial, no que se refere às ações didático-pedagógicas do tutor. As revelações apresentadas auxiliaram na construção da matriz de atribuições ligadas às atividades didático-pedagógicas do tutor, sendo que ela se constitui como subsídio para elaboração e desenvolvimento de matriz de formação de tutores. Ao findar esta pesquisa, conclui-se que a temática é vasta, com diversas facetas a ser explorada. No entanto, evidencia-se que o tutor é docente e como tal, carece de reconhecimento profissional e formação condizente ao desenvolvimento da atividade de tutoria.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-29032017-152822/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-29032017-152822/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257453419298816