Elaboração e aplicação de Unidade Didática Multiestratégica na disciplina de Química no ensino médio em uma escola estadual: possibilidades e dificuldades.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marchetti, Camila Nogueira [UNESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/204264
Resumo: A Educação Básica enfrenta inúmeros desafios e o aumento de pesquisas na área de ensino vem contribuindo para saná-los. Hoje é possível encontrar diversas possibilidades de estratégias e atividades. Ao professor cabe, dentro dos objetivos a serem trabalhados, definir as ações. O planejamento é um forte aliado, quando este leva em considerações o contexto, orientações oficiais, estratégias que favoreçam uma maior participação dos alunos, dentre outros fatores. A Unidade Didática Multiestratégica (UDM) é um modelo teórico metodológico para o planejamento que inclui uma descrição do contexto, análise científico-epistemológico, abordagem metodológica, sequências didáticas, objetivos, estratégias didáticas e instrumentos de avaliação. Diante deste, o presente trabalho caracteriza-se por uma Pesquisa-Ação, norteada pela questão de pesquisa: “Quais as potencialidades e dificuldades existentes na elaboração e aplicação de uma UDM, no conteúdo de estequiometria na disciplina de Química na rede pública estadual?”. Definido seu objetivo geral por: Elaborar uma UDM aplicada ao 1º ano do Ensino Médio em uma Escola Estadual do município de Araraquara, tendo como tema a Estequiometria. Dentro deste, os objetivos específicos são: traçar um perfil da turma e as preferências dos alunos, elaborar a UDM, analisar do desenvolvimento dos alunos, elencar possibilidades e dificuldades – na visão do professor e do aluno – sobre as estratégias utilizadas, por fim, reestruturar a UDM. A coleta de informações utilizou bases de dados, questionários e fichas. A análise foi realizada por métodos de escala Likert e análise de conteúdo. A caracterização do contexto escolar indicou que 22% dos alunos não leem e 64% leem pouco; 22% indicaram Educação Física como a disciplina com maior afinidade e matemática como a disciplina de maior dificuldade. Apenas 7% dos alunos não têm intenção de cursar uma faculdade, ou curso técnico. Sobre as preferências: a maioria gosta de filmes de ação, canais de YouTube (www.youtube.com/) com comédia. Games, esportes e comida são os temas que mais agradam. Com base nos levantamentos realizados, foram adotadas como estratégias para as atividades: Estudo de caso, Experimentação e Jogos/gamificação. Da aplicação da UDM, observou-se que uso da estratégia: “Estudo de Caso”, mostrou-se positiva, houve uma boa interação entre os alunos e recepção ao tema; também foram apontadas dificuldades de abstração – sendo este item apontado para replanejamento. O uso da “Experimentação”, apesar de gerar ansiedade nos alunos, mostrou-se promissora em motivar o processo de observação e reflexão sobre as reações químicas. O uso de jogos/gamificação teve como proposta a elaboração de um jogo didático digital, onde os alunos foram apresentados a uma plataforma digital de criação e estimulados a utilizá-la. A sequência de atividades se mostrou motivadora, porém o nível de complexidade foi elevado e os alunos demostraram dificuldades. De modo geral, os alunos gostaram bastante, destacando como pontos positivos: a realização das atividades em grupos; utilização de espaços diferentes da sala de aula; atividades consideradas “diferentes”. O tempo para a realização das atividades foi apontado como curto para as três estratégias. Após esses apontamentos, as sequências foram reelaboradas, tendo o tempo aumentado e as atividades desdobradas para diminuir o nível de complexidade – facilitando a consolidação dos conhecimentos.
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A Unidade Didática Multiestratégica (UDM) é um modelo teórico metodológico para o planejamento que inclui uma descrição do contexto, análise científico-epistemológico, abordagem metodológica, sequências didáticas, objetivos, estratégias didáticas e instrumentos de avaliação. Diante deste, o presente trabalho caracteriza-se por uma Pesquisa-Ação, norteada pela questão de pesquisa: “Quais as potencialidades e dificuldades existentes na elaboração e aplicação de uma UDM, no conteúdo de estequiometria na disciplina de Química na rede pública estadual?”. Definido seu objetivo geral por: Elaborar uma UDM aplicada ao 1º ano do Ensino Médio em uma Escola Estadual do município de Araraquara, tendo como tema a Estequiometria. Dentro deste, os objetivos específicos são: traçar um perfil da turma e as preferências dos alunos, elaborar a UDM, analisar do desenvolvimento dos alunos, elencar possibilidades e dificuldades – na visão do professor e do aluno – sobre as estratégias utilizadas, por fim, reestruturar a UDM. A coleta de informações utilizou bases de dados, questionários e fichas. A análise foi realizada por métodos de escala Likert e análise de conteúdo. A caracterização do contexto escolar indicou que 22% dos alunos não leem e 64% leem pouco; 22% indicaram Educação Física como a disciplina com maior afinidade e matemática como a disciplina de maior dificuldade. Apenas 7% dos alunos não têm intenção de cursar uma faculdade, ou curso técnico. Sobre as preferências: a maioria gosta de filmes de ação, canais de YouTube (www.youtube.com/) com comédia. Games, esportes e comida são os temas que mais agradam. Com base nos levantamentos realizados, foram adotadas como estratégias para as atividades: Estudo de caso, Experimentação e Jogos/gamificação. Da aplicação da UDM, observou-se que uso da estratégia: “Estudo de Caso”, mostrou-se positiva, houve uma boa interação entre os alunos e recepção ao tema; também foram apontadas dificuldades de abstração – sendo este item apontado para replanejamento. O uso da “Experimentação”, apesar de gerar ansiedade nos alunos, mostrou-se promissora em motivar o processo de observação e reflexão sobre as reações químicas. O uso de jogos/gamificação teve como proposta a elaboração de um jogo didático digital, onde os alunos foram apresentados a uma plataforma digital de criação e estimulados a utilizá-la. A sequência de atividades se mostrou motivadora, porém o nível de complexidade foi elevado e os alunos demostraram dificuldades. De modo geral, os alunos gostaram bastante, destacando como pontos positivos: a realização das atividades em grupos; utilização de espaços diferentes da sala de aula; atividades consideradas “diferentes”. O tempo para a realização das atividades foi apontado como curto para as três estratégias. Após esses apontamentos, as sequências foram reelaboradas, tendo o tempo aumentado e as atividades desdobradas para diminuir o nível de complexidade – facilitando a consolidação dos conhecimentos.Basic Education faces numerous challenges, the increase research rate in this field of knowledge has been contributing to solving them. Today it is possible to find a lot of strategies and activities. It is up to the teacher, according to the objectives to be worked on, define the actions. Planning is a strong ally, when it considers the context, official guidelines, strategies that improve student participation and other factors. The Multi-Strategic Didactic Unit (UDM) is a theoretical methodological model for planning that includes a description of the context, scientific-epistemological analysis, methodological approach, didactic sequences, objectives, didactic strategies, and assessment instruments. In view of this, the present work is characterized by an Action Research, guided by the research question: “What are the potential and difficulties in the elaboration and application of a UDM, in the content of stoichiometry in the discipline of Chemistry in the State School System?” With the objective of elaborating a UDM applied to the 1st year of High School in a State School in the city of Araraquara, with Stoichiometry as the theme. Within this, the specific objectives are to draw a profile of the class and the preferences of the students, elaboration of the UDM, analysis of the progress of the students, to list possibilities and difficulties – in both points of view, teacher, and student – about the chosen strategies, finally, re-elaborate of the UDM. Data was collected through databases, questionnaires, and forms. The analysis was performed using Likert scale and content analysis methods. The school context indicated that 22% of students read and 64% consider themselves as poor readers; 22% of them pointed physical education as the highest affinity subject and mathematics as the most difficult one. Only 7% of students have no intention to apply to a college or vocational school. About preferences: most of them like action movies, comedy YouTube (www.youtube.com) channels, games and sports are the most appreciated themes. Based on the surveys, the following strategies were adopted for the activities: Case study, Experimentation and Games / gamification. The use of Case Studies appears to be a good strategy, there was a good interaction among students and reception of the topic; there were difficulties in the abstract process - this item being aimed at re-planning. The use of Experimentation, despite made students anxious, showed to be promising in motivate the observation and reflection process about chemical reactions. The propose of games / gamification was the development of a digital didactic game, students were introduced to a game creation digital platform and encouraged to use it. The sequence proved to be motivating, but the level of complexity was high, and the students showed difficulties. In general, the students liked it, highlighting as positive points: activities performed in groups; occupancy of different sites in the classroom; activities considered “distinguished”. The time to put in practice the activities was pointed out as short for all the three strategies. According to these points, the sequences were remodeled, the execution time was increased, and the activities was split to decrease the complexity – making the knowledge consolidation easier.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cebim, Marco Aurélio [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marchetti, Camila Nogueira [UNESP]2021-04-05T14:11:26Z2021-04-05T14:11:26Z2021-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20426431001017169P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-23T06:04:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204264Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:39:59.486406Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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