Avaliação de competências profissionais de aprendizes com deficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanote, Marco Aurélio
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Manzini, Eduardo José [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php?journal=quaestio&page=article&op=view&path%5B%5D=1016
http://hdl.handle.net/11449/114985
Resumo: Professional competence can be one of the paths for the insertion of the disabled students in the labor market. This study evaluated the development of skills from the perspective of five learners with disabilities, their tutors and teachers. The survey was conducted in a non-governmental organization that had a range of 32 skills to be taught. The assessment revealed that some of the skills improve with provided training, others remained at the same level and only one decreases its score. It is possible to conclude that the learning program contributed to the development of the skills, which may mean the inclusion of young people in the labor market.
id UNSP_87f5bfe92d0b9600daf78eeeadcbaa46
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/114985
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Avaliação de competências profissionais de aprendizes com deficiênciaEvaluation of professional skills of apprentices with disabilitiesEducacao EspecialProfissionalização do deficienteProfessional competence can be one of the paths for the insertion of the disabled students in the labor market. This study evaluated the development of skills from the perspective of five learners with disabilities, their tutors and teachers. The survey was conducted in a non-governmental organization that had a range of 32 skills to be taught. The assessment revealed that some of the skills improve with provided training, others remained at the same level and only one decreases its score. It is possible to conclude that the learning program contributed to the development of the skills, which may mean the inclusion of young people in the labor market.A competência profissional pode ser um dos caminhos para a inserção do aprendiz com deficiência no mercado de trabalho. O presente estudo avaliou o desenvolvimento de competências profissionais na perspectiva de cinco aprendizes com deficiência, seus tutores e professores. A pesquisa foi realizada em uma organização não governamental que possuía uma matriz de 32 competências a serem desenvolvidas. A avaliação revelou que algumas das competências melhoram com o treinamento oferecido, outras se mantiveram no mesmo nível e apenas uma diminui o seu escore. Conclui-se que o programa de aprendizagem contribuiu para o desenvolvimento de competências, o que pode significar a inclusão desses jovens no mercado de trabalho.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Rua Prof. Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Rua Prof. Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Zanote, Marco AurélioManzini, Eduardo José [UNESP]2015-02-24T13:57:38Z2015-02-24T13:57:38Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article337-356application/pdfhttp://periodicos.uniso.br/ojs/index.php?journal=quaestio&page=article&op=view&path%5B%5D=1016Quaestio, v. 14, n. 2, p. 337-356, 2012.1518-2886http://hdl.handle.net/11449/114985ISSN15182886-2012-14-02-337-356.pdf9155295594995876Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporQuaestioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-08T20:28:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/114985Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T20:28:52Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de competências profissionais de aprendizes com deficiência
Evaluation of professional skills of apprentices with disabilities
title Avaliação de competências profissionais de aprendizes com deficiência
spellingShingle Avaliação de competências profissionais de aprendizes com deficiência
Zanote, Marco Aurélio
Educacao Especial
Profissionalização do deficiente
title_short Avaliação de competências profissionais de aprendizes com deficiência
title_full Avaliação de competências profissionais de aprendizes com deficiência
title_fullStr Avaliação de competências profissionais de aprendizes com deficiência
title_full_unstemmed Avaliação de competências profissionais de aprendizes com deficiência
title_sort Avaliação de competências profissionais de aprendizes com deficiência
author Zanote, Marco Aurélio
author_facet Zanote, Marco Aurélio
Manzini, Eduardo José [UNESP]
author_role author
author2 Manzini, Eduardo José [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanote, Marco Aurélio
Manzini, Eduardo José [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educacao Especial
Profissionalização do deficiente
topic Educacao Especial
Profissionalização do deficiente
description Professional competence can be one of the paths for the insertion of the disabled students in the labor market. This study evaluated the development of skills from the perspective of five learners with disabilities, their tutors and teachers. The survey was conducted in a non-governmental organization that had a range of 32 skills to be taught. The assessment revealed that some of the skills improve with provided training, others remained at the same level and only one decreases its score. It is possible to conclude that the learning program contributed to the development of the skills, which may mean the inclusion of young people in the labor market.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2015-02-24T13:57:38Z
2015-02-24T13:57:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php?journal=quaestio&page=article&op=view&path%5B%5D=1016
Quaestio, v. 14, n. 2, p. 337-356, 2012.
1518-2886
http://hdl.handle.net/11449/114985
ISSN15182886-2012-14-02-337-356.pdf
9155295594995876
url http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php?journal=quaestio&page=article&op=view&path%5B%5D=1016
http://hdl.handle.net/11449/114985
identifier_str_mv Quaestio, v. 14, n. 2, p. 337-356, 2012.
1518-2886
ISSN15182886-2012-14-02-337-356.pdf
9155295594995876
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Quaestio
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 337-356
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128158158815232