Filosofia com crianças: estudo de uma proposta paulista e considerações a partir da ética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Urel, Ana Laura Jeremias [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/96314
Resumo: A pesquisa pretende abordar o problema que se refere à perspectiva abordada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo no que tange à escolha da temática ética para as oficinas de filosofia para crianças. Problema que nos leva a buscar um caminho que nos indique como pensar esse tema pelo viés do sujeito e não pelas finalidades estabelecidas pela educação escolarizada. O objetivo primeiro desta dissertação é analisar a Oficina de Enriquecimento Curricular Filosofia para o Ciclo I do Ensino Fundamental, na busca pelos elementos que dificultam a realização dessas oficinas nas escolas públicas do Estado de São Paulo. Para tanto, entendemos que nossa primeira preocupação é analisar a concepção de Educação à qual o projeto está vinculado, no sentido de compreendermos o que motiva a elaboração desse projeto. Nossa pesquisa se caracteriza metodologicamente pela análise documental, com base em autores da Filosofia da Educação. Escolhemos como objeto de pesquisa os documentos que propõem a oficina de filosofia para crianças. A partir da concepção de Ética explícita nos documentos, buscamos uma possibilidade da proposta dessa temática aliada ao conceito de Cuidado de si, perspectivado por Michel Foucault. Analisamos, também, a palavra experiência por meio de Jorge Larrosa, ao qual acreditamos ser possível uma possibilidade de abertura para pensarmos como o cuidado de si indicaria uma disposição ética do sujeito a si e aos outros
id UNSP_8819e71cac11c896bd712d936d3b42e2
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/96314
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Filosofia com crianças: estudo de uma proposta paulista e considerações a partir da éticaFoucault, Michel, 1926-1984 - ÉticaEducação - FilosofiaEnsino fundamentalÉticaEducação - Crianças - Oficina de filosofiaPhilosophy with childrenWorkshop of curricular enrichment – PhilosophyExperienceEthics and care of the selfA pesquisa pretende abordar o problema que se refere à perspectiva abordada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo no que tange à escolha da temática ética para as oficinas de filosofia para crianças. Problema que nos leva a buscar um caminho que nos indique como pensar esse tema pelo viés do sujeito e não pelas finalidades estabelecidas pela educação escolarizada. O objetivo primeiro desta dissertação é analisar a Oficina de Enriquecimento Curricular Filosofia para o Ciclo I do Ensino Fundamental, na busca pelos elementos que dificultam a realização dessas oficinas nas escolas públicas do Estado de São Paulo. Para tanto, entendemos que nossa primeira preocupação é analisar a concepção de Educação à qual o projeto está vinculado, no sentido de compreendermos o que motiva a elaboração desse projeto. Nossa pesquisa se caracteriza metodologicamente pela análise documental, com base em autores da Filosofia da Educação. Escolhemos como objeto de pesquisa os documentos que propõem a oficina de filosofia para crianças. A partir da concepção de Ética explícita nos documentos, buscamos uma possibilidade da proposta dessa temática aliada ao conceito de Cuidado de si, perspectivado por Michel Foucault. Analisamos, também, a palavra experiência por meio de Jorge Larrosa, ao qual acreditamos ser possível uma possibilidade de abertura para pensarmos como o cuidado de si indicaria uma disposição ética do sujeito a si e aos outrosThe objective of the present dissertation is to approach the debatable perspective taken by São Paulo State Secretariat of Education when choosing the theme ethics for its Philosophy workshops for children. In order to do so, it seems necessary to encounter an approach that leads to the consideration of the topic in the light of the Subject instead of the purposes established by formal education. The main aim of the study is to analyze the Workshop of Curricular Enrichment – Philosophy in the first stage of Brazilian Fundamental Education (i.e. students aged 6 to 10 years), seeking elements that hinder the accomplishment of these workshops in public schools in São Paulo state. Firstly, the concept of Education to which the project is affiliated is analyzed in order to understand the motivation behind the project‟s elaboration. The research‟s methodology consists of document analysis based on authors who specialize in Philosophy of Education. The study‟s corpus comprises the documents utilized in the philosophy workshops for children. The study proposes the conflation of the conception of Ethics presented on the documents with the concept of Care of the Self, as devised by Michel Foucault. The word experience was also analyzed as per Jorge Larrosa, offering a possibility to consider how the Care of the Self may indicate an ethical disposition of the Subject toward itself and toward othersUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Alonso Bezerra de [UNESP]Brandão, Carlos da Fonseca [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Urel, Ana Laura Jeremias [UNESP]2014-06-11T19:28:16Z2014-06-11T19:28:16Z2010-01-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis100 f.application/pdfUREL, Ana Laura Jeremias. Filosofia com crianças: estudo de uma proposta paulista e considerações a partir da ética. 2010. 100 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2010.http://hdl.handle.net/11449/96314000619597urel_apj_me_mar.pdf33004110040P5Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:10:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/96314Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:10:47Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Filosofia com crianças: estudo de uma proposta paulista e considerações a partir da ética
title Filosofia com crianças: estudo de uma proposta paulista e considerações a partir da ética
spellingShingle Filosofia com crianças: estudo de uma proposta paulista e considerações a partir da ética
Urel, Ana Laura Jeremias [UNESP]
Foucault, Michel, 1926-1984 - Ética
Educação - Filosofia
Ensino fundamental
Ética
Educação - Crianças - Oficina de filosofia
Philosophy with children
Workshop of curricular enrichment – Philosophy
Experience
Ethics and care of the self
title_short Filosofia com crianças: estudo de uma proposta paulista e considerações a partir da ética
title_full Filosofia com crianças: estudo de uma proposta paulista e considerações a partir da ética
title_fullStr Filosofia com crianças: estudo de uma proposta paulista e considerações a partir da ética
title_full_unstemmed Filosofia com crianças: estudo de uma proposta paulista e considerações a partir da ética
title_sort Filosofia com crianças: estudo de uma proposta paulista e considerações a partir da ética
author Urel, Ana Laura Jeremias [UNESP]
author_facet Urel, Ana Laura Jeremias [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Alonso Bezerra de [UNESP]
Brandão, Carlos da Fonseca [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Urel, Ana Laura Jeremias [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Foucault, Michel, 1926-1984 - Ética
Educação - Filosofia
Ensino fundamental
Ética
Educação - Crianças - Oficina de filosofia
Philosophy with children
Workshop of curricular enrichment – Philosophy
Experience
Ethics and care of the self
topic Foucault, Michel, 1926-1984 - Ética
Educação - Filosofia
Ensino fundamental
Ética
Educação - Crianças - Oficina de filosofia
Philosophy with children
Workshop of curricular enrichment – Philosophy
Experience
Ethics and care of the self
description A pesquisa pretende abordar o problema que se refere à perspectiva abordada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo no que tange à escolha da temática ética para as oficinas de filosofia para crianças. Problema que nos leva a buscar um caminho que nos indique como pensar esse tema pelo viés do sujeito e não pelas finalidades estabelecidas pela educação escolarizada. O objetivo primeiro desta dissertação é analisar a Oficina de Enriquecimento Curricular Filosofia para o Ciclo I do Ensino Fundamental, na busca pelos elementos que dificultam a realização dessas oficinas nas escolas públicas do Estado de São Paulo. Para tanto, entendemos que nossa primeira preocupação é analisar a concepção de Educação à qual o projeto está vinculado, no sentido de compreendermos o que motiva a elaboração desse projeto. Nossa pesquisa se caracteriza metodologicamente pela análise documental, com base em autores da Filosofia da Educação. Escolhemos como objeto de pesquisa os documentos que propõem a oficina de filosofia para crianças. A partir da concepção de Ética explícita nos documentos, buscamos uma possibilidade da proposta dessa temática aliada ao conceito de Cuidado de si, perspectivado por Michel Foucault. Analisamos, também, a palavra experiência por meio de Jorge Larrosa, ao qual acreditamos ser possível uma possibilidade de abertura para pensarmos como o cuidado de si indicaria uma disposição ética do sujeito a si e aos outros
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-27
2014-06-11T19:28:16Z
2014-06-11T19:28:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv UREL, Ana Laura Jeremias. Filosofia com crianças: estudo de uma proposta paulista e considerações a partir da ética. 2010. 100 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/96314
000619597
urel_apj_me_mar.pdf
33004110040P5
identifier_str_mv UREL, Ana Laura Jeremias. Filosofia com crianças: estudo de uma proposta paulista e considerações a partir da ética. 2010. 100 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2010.
000619597
urel_apj_me_mar.pdf
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/96314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 100 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128181965684736