Dilemas e angústias de enfermeiros plantonistas evidenciados em grupo focal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342010000100025 http://hdl.handle.net/11449/12007 |
Resumo: | A finalidade deste estudo foi desenvolver reflexão crítica sobre a experiência de enfermeiros plantonistas. Os objetivos foram: apreender como os enfermeiros plantonistas descrevem e interpretam seus conhecimentos e experiências sobre esta realidade; e refletir sobre possíveis caminhos para a superação dos problemas identificados. Este estudo foi qualitativo, utilizando-se a técnica de grupo focal. O grupo foi formado por treze enfermeiros plantonistas. O referencial metodológico foi o do Discurso do Sujeito Coletivo. Foram identificadas importantes dificuldades para a construção do trabalho coletivo e solidário: incompreensões entre o pessoal de enfermagem; entre enfermagem e outros profissionais que atuam no hospital; falta ou inadequação de materiais para a prestação de assistência; e ausência de apoio, dentre outras. Verificou-se a pertinência da criação de espaços comunicativos e de reflexão, visando o fortalecimento do coletivo profissional e a redução das angústias no trabalho do enfermeiro plantonista. |
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Dilemas e angústias de enfermeiros plantonistas evidenciados em grupo focalDilemas y angustias de enfermeros de guardia evidenciados en un grupo focalDilemmas and afflictions of duty nurses evidenced in focal groupEnfermagemPrática profissionalAssistência hospitalarEnfermeríaPráctica profesionalAsistencia hospitalariaNursingProfessional practiceHospital careA finalidade deste estudo foi desenvolver reflexão crítica sobre a experiência de enfermeiros plantonistas. Os objetivos foram: apreender como os enfermeiros plantonistas descrevem e interpretam seus conhecimentos e experiências sobre esta realidade; e refletir sobre possíveis caminhos para a superação dos problemas identificados. Este estudo foi qualitativo, utilizando-se a técnica de grupo focal. O grupo foi formado por treze enfermeiros plantonistas. O referencial metodológico foi o do Discurso do Sujeito Coletivo. Foram identificadas importantes dificuldades para a construção do trabalho coletivo e solidário: incompreensões entre o pessoal de enfermagem; entre enfermagem e outros profissionais que atuam no hospital; falta ou inadequação de materiais para a prestação de assistência; e ausência de apoio, dentre outras. Verificou-se a pertinência da criação de espaços comunicativos e de reflexão, visando o fortalecimento do coletivo profissional e a redução das angústias no trabalho do enfermeiro plantonista.La finalidad de este estudio fue generar una reflexión crítica sobre la experiencia de enfermeros de guardia. Los objetivos fueron: aprender cómo los enfermeros de guardia describen e interpretan sus conocimientos y experiencias sobre tal realidad y hacer consideraciones sobre los posibles caminos para la superación de los problemas identificados. Este estudio fue cualitativo, utilizándose la técnica del grupo focal. El grupo fue formado por trece enfermeros de guardia. El referencial metodológico fue el del Discurso del Sujeto Colectivo. Fueron identificadas importantes dificultades para la contrucción del trabajo colectivo y solidario: incomprensiones enre el personal de enfermeria, entre enfermeros y otros profesionales que actúan en los hospitales, falta de materiales o carencia de aquellos adecuados para la correcta prestación de asistencia hospitalaria, ausencia de respaldo, entre otras. Se verificó la importancia de la creación de espacios para la comunicación y la reflexión, pretendiéndose el fortalecimiento del plantel profesional y la reducción de las angustias en el trabajo del enfermero de guardia.The aim of this study was to critically reflect on the experiences of duty nurses. The objectives were: to learn how duty nurses described and interpreted their knowledge and experiences about this reality; and to reflect about possible ways to overcome the identified problems. This is a qualitative study using the focal-group technique. The group consisted of thirteen duty nurses. The methodological framework was that of the Collective Subject's Discourse. Important difficulties were identified for both collective and solitary work: incomprehension among staff members; between nursing staff and other professionals working in the hospital; lack or inadequacy of materials for care provision; and perceived absence of support, among others. The relevance of creating opportunities for communication and reflection with the purpose of strengthening collective professional practice and reducing duty nurses' afflictions in the workplace was observed.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Medicina de Botucatu Departamento de EnfermagemCentro de Referência de Saúde do Trabalhador de PiracicabaUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Medicina de Botucatu Departamento de EnfermagemUniversidade de São Paulo (USP), Escola de EnfermagemUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Centro de Referência de Saúde do Trabalhador de PiracicabaBerti, Heloisa Wey [UNESP]Ayres, Jairo Aparecido [UNESP]Lima, Maria José dos Reis [UNESP]Mendes, Renata Wey Berti2014-05-20T13:35:00Z2014-05-20T13:35:00Z2010-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article174-181application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342010000100025Revista da Escola de Enfermagem da USP. Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, v. 44, n. 1, p. 174-181, 2010.0080-6234http://hdl.handle.net/11449/1200710.1590/S0080-62342010000100025S0080-62342010000100025WOS:000276525900025S0080-62342010000100025.pdf8459981107789709SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista da Escola de Enfermagem da USP0.7430,279info:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-15T18:46:57Zoai:repositorio.unesp.br:11449/12007Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-15T18:46:57Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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