O ensino de física e a curiosidade epistemológica: o uso de experimentos de eletricidade em atividades educacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/131818 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-21/000852989.pdf |
Resumo: | We analyzed with this work the importance of using experiments in the classroom, especially the low-cost experiments for better learning of Physics, discussing the context where this discipline is inserted, which in general, has been presented to students in a traditional, mechanistic way. We worked with the electrostatic theme and low cost didactic experiments, focusing on the pizza electrophorus. About the handling of this experiment, we can see the surprise and curiosity in students, depending on how it is used in didactic activities in order to make it meaningful to the student. We discussed how the curiosity can be harnessed in the classroom, the types of curiosity according to Freire, how to overcome the curiosity to become epistemological, the physics involved in the experiment and the teacher's role in this context |
id |
UNSP_88759a900af069306fc65a3276def0ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/131818 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O ensino de física e a curiosidade epistemológica: o uso de experimentos de eletricidade em atividades educacionaisFísica - Estudo e ensinoEletrostaticaEnsino - Meios auxiliaresWe analyzed with this work the importance of using experiments in the classroom, especially the low-cost experiments for better learning of Physics, discussing the context where this discipline is inserted, which in general, has been presented to students in a traditional, mechanistic way. We worked with the electrostatic theme and low cost didactic experiments, focusing on the pizza electrophorus. About the handling of this experiment, we can see the surprise and curiosity in students, depending on how it is used in didactic activities in order to make it meaningful to the student. We discussed how the curiosity can be harnessed in the classroom, the types of curiosity according to Freire, how to overcome the curiosity to become epistemological, the physics involved in the experiment and the teacher's role in this contextAnalisamos com esse trabalho a importância de se utilizar experimentos em sala de aula, em especial os experimentos de baixo custo, para uma melhor aprendizagem de Física, discutindo o contexto em que essa disciplina esta inserida, que em geral, vem sendo apresentada aos estudantes de maneira tradicional e mecanicista. Trabalhamos com o tema eletrostática e com experimentos didáticos de baixo custo, tendo como foco o Eletróforo de pizza. Sobre a manipulação desse experimento, podemos perceber a surpresa e curiosidade nos alunos, dependendo de como o mesmo é utilizado em atividades didáticas, de forma a torná-lo significativo ao aluno. Discutimos como a curiosidade pode ser aproveitada em sala de aula, os tipos de curiosidade segundo Freire, como superar a curiosidade para se tornar epistemológica, a Física envolvida no experimento e o papel do professor nesse contextoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Martins, Ana Claudia Melito [UNESP]2015-12-10T14:07:44Z2015-12-10T14:07:44Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis59 f.application/pdfMARTINS, Ana Claudia Melito. O ensino de física e a curiosidade epistemológica: o uso de experimentos de eletricidade em atividades educacionais. 2014. 59 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2014.http://hdl.handle.net/11449/131818000852989http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-21/000852989.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-13T06:35:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/131818Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:53:17.590292Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de física e a curiosidade epistemológica: o uso de experimentos de eletricidade em atividades educacionais |
title |
O ensino de física e a curiosidade epistemológica: o uso de experimentos de eletricidade em atividades educacionais |
spellingShingle |
O ensino de física e a curiosidade epistemológica: o uso de experimentos de eletricidade em atividades educacionais Martins, Ana Claudia Melito [UNESP] Física - Estudo e ensino Eletrostatica Ensino - Meios auxiliares |
title_short |
O ensino de física e a curiosidade epistemológica: o uso de experimentos de eletricidade em atividades educacionais |
title_full |
O ensino de física e a curiosidade epistemológica: o uso de experimentos de eletricidade em atividades educacionais |
title_fullStr |
O ensino de física e a curiosidade epistemológica: o uso de experimentos de eletricidade em atividades educacionais |
title_full_unstemmed |
O ensino de física e a curiosidade epistemológica: o uso de experimentos de eletricidade em atividades educacionais |
title_sort |
O ensino de física e a curiosidade epistemológica: o uso de experimentos de eletricidade em atividades educacionais |
author |
Martins, Ana Claudia Melito [UNESP] |
author_facet |
Martins, Ana Claudia Melito [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Ana Claudia Melito [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física - Estudo e ensino Eletrostatica Ensino - Meios auxiliares |
topic |
Física - Estudo e ensino Eletrostatica Ensino - Meios auxiliares |
description |
We analyzed with this work the importance of using experiments in the classroom, especially the low-cost experiments for better learning of Physics, discussing the context where this discipline is inserted, which in general, has been presented to students in a traditional, mechanistic way. We worked with the electrostatic theme and low cost didactic experiments, focusing on the pizza electrophorus. About the handling of this experiment, we can see the surprise and curiosity in students, depending on how it is used in didactic activities in order to make it meaningful to the student. We discussed how the curiosity can be harnessed in the classroom, the types of curiosity according to Freire, how to overcome the curiosity to become epistemological, the physics involved in the experiment and the teacher's role in this context |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2015-12-10T14:07:44Z 2015-12-10T14:07:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MARTINS, Ana Claudia Melito. O ensino de física e a curiosidade epistemológica: o uso de experimentos de eletricidade em atividades educacionais. 2014. 59 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2014. http://hdl.handle.net/11449/131818 000852989 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-21/000852989.pdf |
identifier_str_mv |
MARTINS, Ana Claudia Melito. O ensino de física e a curiosidade epistemológica: o uso de experimentos de eletricidade em atividades educacionais. 2014. 59 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2014. 000852989 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/131818 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-21/000852989.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
59 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129470247206912 |