O ensino de física e a curiosidade epistemológica: o uso de experimentos de eletricidade em atividades educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ana Claudia Melito [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/131818
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-21/000852989.pdf
Resumo: We analyzed with this work the importance of using experiments in the classroom, especially the low-cost experiments for better learning of Physics, discussing the context where this discipline is inserted, which in general, has been presented to students in a traditional, mechanistic way. We worked with the electrostatic theme and low cost didactic experiments, focusing on the pizza electrophorus. About the handling of this experiment, we can see the surprise and curiosity in students, depending on how it is used in didactic activities in order to make it meaningful to the student. We discussed how the curiosity can be harnessed in the classroom, the types of curiosity according to Freire, how to overcome the curiosity to become epistemological, the physics involved in the experiment and the teacher's role in this context
id UNSP_88759a900af069306fc65a3276def0ae
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/131818
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O ensino de física e a curiosidade epistemológica: o uso de experimentos de eletricidade em atividades educacionaisFísica - Estudo e ensinoEletrostaticaEnsino - Meios auxiliaresWe analyzed with this work the importance of using experiments in the classroom, especially the low-cost experiments for better learning of Physics, discussing the context where this discipline is inserted, which in general, has been presented to students in a traditional, mechanistic way. We worked with the electrostatic theme and low cost didactic experiments, focusing on the pizza electrophorus. About the handling of this experiment, we can see the surprise and curiosity in students, depending on how it is used in didactic activities in order to make it meaningful to the student. We discussed how the curiosity can be harnessed in the classroom, the types of curiosity according to Freire, how to overcome the curiosity to become epistemological, the physics involved in the experiment and the teacher's role in this contextAnalisamos com esse trabalho a importância de se utilizar experimentos em sala de aula, em especial os experimentos de baixo custo, para uma melhor aprendizagem de Física, discutindo o contexto em que essa disciplina esta inserida, que em geral, vem sendo apresentada aos estudantes de maneira tradicional e mecanicista. Trabalhamos com o tema eletrostática e com experimentos didáticos de baixo custo, tendo como foco o Eletróforo de pizza. Sobre a manipulação desse experimento, podemos perceber a surpresa e curiosidade nos alunos, dependendo de como o mesmo é utilizado em atividades didáticas, de forma a torná-lo significativo ao aluno. Discutimos como a curiosidade pode ser aproveitada em sala de aula, os tipos de curiosidade segundo Freire, como superar a curiosidade para se tornar epistemológica, a Física envolvida no experimento e o papel do professor nesse contextoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Martins, Ana Claudia Melito [UNESP]2015-12-10T14:07:44Z2015-12-10T14:07:44Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis59 f.application/pdfMARTINS, Ana Claudia Melito. O ensino de física e a curiosidade epistemológica: o uso de experimentos de eletricidade em atividades educacionais. 2014. 59 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2014.http://hdl.handle.net/11449/131818000852989http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-21/000852989.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-13T06:35:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/131818Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:53:17.590292Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de física e a curiosidade epistemológica: o uso de experimentos de eletricidade em atividades educacionais
title O ensino de física e a curiosidade epistemológica: o uso de experimentos de eletricidade em atividades educacionais
spellingShingle O ensino de física e a curiosidade epistemológica: o uso de experimentos de eletricidade em atividades educacionais
Martins, Ana Claudia Melito [UNESP]
Física - Estudo e ensino
Eletrostatica
Ensino - Meios auxiliares
title_short O ensino de física e a curiosidade epistemológica: o uso de experimentos de eletricidade em atividades educacionais
title_full O ensino de física e a curiosidade epistemológica: o uso de experimentos de eletricidade em atividades educacionais
title_fullStr O ensino de física e a curiosidade epistemológica: o uso de experimentos de eletricidade em atividades educacionais
title_full_unstemmed O ensino de física e a curiosidade epistemológica: o uso de experimentos de eletricidade em atividades educacionais
title_sort O ensino de física e a curiosidade epistemológica: o uso de experimentos de eletricidade em atividades educacionais
author Martins, Ana Claudia Melito [UNESP]
author_facet Martins, Ana Claudia Melito [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Ana Claudia Melito [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Física - Estudo e ensino
Eletrostatica
Ensino - Meios auxiliares
topic Física - Estudo e ensino
Eletrostatica
Ensino - Meios auxiliares
description We analyzed with this work the importance of using experiments in the classroom, especially the low-cost experiments for better learning of Physics, discussing the context where this discipline is inserted, which in general, has been presented to students in a traditional, mechanistic way. We worked with the electrostatic theme and low cost didactic experiments, focusing on the pizza electrophorus. About the handling of this experiment, we can see the surprise and curiosity in students, depending on how it is used in didactic activities in order to make it meaningful to the student. We discussed how the curiosity can be harnessed in the classroom, the types of curiosity according to Freire, how to overcome the curiosity to become epistemological, the physics involved in the experiment and the teacher's role in this context
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-12-10T14:07:44Z
2015-12-10T14:07:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARTINS, Ana Claudia Melito. O ensino de física e a curiosidade epistemológica: o uso de experimentos de eletricidade em atividades educacionais. 2014. 59 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2014.
http://hdl.handle.net/11449/131818
000852989
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-21/000852989.pdf
identifier_str_mv MARTINS, Ana Claudia Melito. O ensino de física e a curiosidade epistemológica: o uso de experimentos de eletricidade em atividades educacionais. 2014. 59 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2014.
000852989
url http://hdl.handle.net/11449/131818
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-21/000852989.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 59 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129470247206912