Política 2.0 no Youtube: jornalismo cidadão e a campanha on-line de Barack Obama

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Álvares, Rafael Lefcadito [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/89481
Resumo: Em 2006, durante as eleições para o Congresso americano, o YouTube e outras redes sociais registraram os primeiros sinais de ciberativismo político organizado por políticos e eleitores no âmbito da Internet. Em 2008, esse movimento se intensificou com a experiência de Barack Obama e a política passou a integrar amplamente a esfera das novas mídias digitais, com o aumento da interatividade nos processos de comunicação política via Web. Nesse contexto, o presente trabalho investiga, de um lado, como a sociedade americana utilizou o Youtube durante as eleições de 2008, e de outro, como se estruturou a chamada campanha on-line do então candidato Obama. Por meio da análise do discurso de campanha de Obama e de cinco vídeos postados por eleitores no Youtube durante o período eleitoral, este estudo busca explicações para o fenômeno que ficou conhecido como a primeira campanha em rede de toda história. As postulações de Manuel Castells sobre a sociedade em rede, os estudos ciberculturais e a semiótica discursiva foram adotados como referenciais teórico-metodológicos para a investigação dos sentidos produzidos nos processos que constituem o corpus desta pesquisa
id UNSP_88ba77e1551515a5dfa816eea8427370
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/89481
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Política 2.0 no Youtube: jornalismo cidadão e a campanha on-line de Barack ObamaPolítica. EleiçõesPresidentes - EleiçõesInternetCiberativismoYouTube (Recurso eletrônico)CyberactivismPolitics - ElectionInternetEm 2006, durante as eleições para o Congresso americano, o YouTube e outras redes sociais registraram os primeiros sinais de ciberativismo político organizado por políticos e eleitores no âmbito da Internet. Em 2008, esse movimento se intensificou com a experiência de Barack Obama e a política passou a integrar amplamente a esfera das novas mídias digitais, com o aumento da interatividade nos processos de comunicação política via Web. Nesse contexto, o presente trabalho investiga, de um lado, como a sociedade americana utilizou o Youtube durante as eleições de 2008, e de outro, como se estruturou a chamada campanha on-line do então candidato Obama. Por meio da análise do discurso de campanha de Obama e de cinco vídeos postados por eleitores no Youtube durante o período eleitoral, este estudo busca explicações para o fenômeno que ficou conhecido como a primeira campanha em rede de toda história. As postulações de Manuel Castells sobre a sociedade em rede, os estudos ciberculturais e a semiótica discursiva foram adotados como referenciais teórico-metodológicos para a investigação dos sentidos produzidos nos processos que constituem o corpus desta pesquisaIn 2006, during the american electrons for Congress, Youtube and other social networks reported the first signs of orgaqnized political cyberactivism toward the Internet. In 2008, this movement has been intensified by the experience of Barack Obama and the politics was included largely the realm of new digital media, allowing more dialogue and interactivity between politicians and voters. In this context, this paper investigates on the one hand, as American society has used Youtube during the 2008 elections, and the other how was structured Obama's online campaign. Through the analysis of five videos with political content on Youtube durign the election period, this study seeks explanations for the phenomenon that became known as the first network campaign throughout history. The theoretical postulations of Manuel Castells on the network society, the cybercultural studies and semiotics of discourse have been adopted as a theoretical and methodological line guide to explore the meanings produced by the processes that comprise the corpus of this researchUniversidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Médola, Ana Sílvia Lopes Davi [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Álvares, Rafael Lefcadito [UNESP]2014-06-11T19:24:04Z2014-06-11T19:24:04Z2011-10-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis113 f. : il.application/pdfÁLVARES, Rafael Lefcadito. Política 2.0 no Youtube: jornalismo cidadão e a campanha on-line de Barack Obama. 2011. 113 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2011.http://hdl.handle.net/11449/89481000681008alvares_rl_me_bauru.pdf33004056081P44868421701118971Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T13:27:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/89481Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:06:55.674Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Política 2.0 no Youtube: jornalismo cidadão e a campanha on-line de Barack Obama
title Política 2.0 no Youtube: jornalismo cidadão e a campanha on-line de Barack Obama
spellingShingle Política 2.0 no Youtube: jornalismo cidadão e a campanha on-line de Barack Obama
Álvares, Rafael Lefcadito [UNESP]
Política. Eleições
Presidentes - Eleições
Internet
Ciberativismo
YouTube (Recurso eletrônico)
Cyberactivism
Politics - Election
Internet
title_short Política 2.0 no Youtube: jornalismo cidadão e a campanha on-line de Barack Obama
title_full Política 2.0 no Youtube: jornalismo cidadão e a campanha on-line de Barack Obama
title_fullStr Política 2.0 no Youtube: jornalismo cidadão e a campanha on-line de Barack Obama
title_full_unstemmed Política 2.0 no Youtube: jornalismo cidadão e a campanha on-line de Barack Obama
title_sort Política 2.0 no Youtube: jornalismo cidadão e a campanha on-line de Barack Obama
author Álvares, Rafael Lefcadito [UNESP]
author_facet Álvares, Rafael Lefcadito [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Médola, Ana Sílvia Lopes Davi [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Álvares, Rafael Lefcadito [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Política. Eleições
Presidentes - Eleições
Internet
Ciberativismo
YouTube (Recurso eletrônico)
Cyberactivism
Politics - Election
Internet
topic Política. Eleições
Presidentes - Eleições
Internet
Ciberativismo
YouTube (Recurso eletrônico)
Cyberactivism
Politics - Election
Internet
description Em 2006, durante as eleições para o Congresso americano, o YouTube e outras redes sociais registraram os primeiros sinais de ciberativismo político organizado por políticos e eleitores no âmbito da Internet. Em 2008, esse movimento se intensificou com a experiência de Barack Obama e a política passou a integrar amplamente a esfera das novas mídias digitais, com o aumento da interatividade nos processos de comunicação política via Web. Nesse contexto, o presente trabalho investiga, de um lado, como a sociedade americana utilizou o Youtube durante as eleições de 2008, e de outro, como se estruturou a chamada campanha on-line do então candidato Obama. Por meio da análise do discurso de campanha de Obama e de cinco vídeos postados por eleitores no Youtube durante o período eleitoral, este estudo busca explicações para o fenômeno que ficou conhecido como a primeira campanha em rede de toda história. As postulações de Manuel Castells sobre a sociedade em rede, os estudos ciberculturais e a semiótica discursiva foram adotados como referenciais teórico-metodológicos para a investigação dos sentidos produzidos nos processos que constituem o corpus desta pesquisa
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-28
2014-06-11T19:24:04Z
2014-06-11T19:24:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ÁLVARES, Rafael Lefcadito. Política 2.0 no Youtube: jornalismo cidadão e a campanha on-line de Barack Obama. 2011. 113 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/89481
000681008
alvares_rl_me_bauru.pdf
33004056081P4
4868421701118971
identifier_str_mv ÁLVARES, Rafael Lefcadito. Política 2.0 no Youtube: jornalismo cidadão e a campanha on-line de Barack Obama. 2011. 113 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2011.
000681008
alvares_rl_me_bauru.pdf
33004056081P4
4868421701118971
url http://hdl.handle.net/11449/89481
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 113 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129585108221952