Um estudo interpretativo de teses e dissertações sobre disciplinas de conteúdo matemático: articulações com o campo da formação de professores de Matemática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/182028 |
Resumo: | A presente pesquisa caracteriza-se como um estudo interpretativo de 26 teses e dissertações, desenvolvidas em programas de pós-graduação de instituições brasileiras no período de 2001 a 2017, as quais investigaram sobre uma ou mais disciplinas de conteúdo matemático (Cálculo, Álgebra, Análise, entre outras) do curso de Licenciatura em Matemática. O objetivo da investigação consistiu em analisar os resultados das pesquisas e evidenciar suas articulações com aspectos conceituais do campo da formação de professores de Matemática. Para isso, norteamo-nos pela questão de investigação: “O que nos dizem as pesquisas que investigam disciplinas de conteúdo matemático no sentido de uma articulação entre seus resultados e aspectos conceituais do campo da formação de professores de Matemática?”. As teses e dissertações foram mapeadas em dois momentos distintos, porém a partir dos mesmos critérios de seleção. Aquelas produzidas entre os anos de 2001 e 2012 foram mapeadas no contexto do Projeto Universal “Mapeamento e Estado da arte da pesquisa brasileira sobre o professor que ensina Matemática” que constituiu um corpus de 858 trabalhos sobre o professor que ensina Matemática. Já as teses e dissertações realizadas entre 2013 e 2017 foram mapeadas através do Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Para analisar os resultados dessas pesquisas utilizamos alguns conceitos da teoria da Análise de Conteúdo de Bardin (1977) e nos baseamos em referenciais teóricos sobre formação inicial de professores de Matemática e formação matemática do professor. A partir da análise, destacamos que os resultados das teses e dissertações reafirmam a existência de diversas problemáticas na estrutura dos cursos de Licenciatura em Matemática, apresentam práticas pedagógicas relacionadas ao uso de software e diferentes abordagens metodológicas que podem contribuir para o desenvolvimento das disciplinas de conteúdo matemático e ainda, apresentam resultados sobre o trabalho docente do professor formador na Licenciatura. |
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Um estudo interpretativo de teses e dissertações sobre disciplinas de conteúdo matemático: articulações com o campo da formação de professores de MatemáticaAn interpretive study of theses and dissertations on mathematical content disciplines: articulations with the field of teacher training in MathematicsFormação inicial de professores de MatemáticaLicenciatura em MatemáticaDisciplinas de conteúdo matemáticoInitial formation of Mathematics teachersDegree in MathematicsSubjects in content mathematicalA presente pesquisa caracteriza-se como um estudo interpretativo de 26 teses e dissertações, desenvolvidas em programas de pós-graduação de instituições brasileiras no período de 2001 a 2017, as quais investigaram sobre uma ou mais disciplinas de conteúdo matemático (Cálculo, Álgebra, Análise, entre outras) do curso de Licenciatura em Matemática. O objetivo da investigação consistiu em analisar os resultados das pesquisas e evidenciar suas articulações com aspectos conceituais do campo da formação de professores de Matemática. Para isso, norteamo-nos pela questão de investigação: “O que nos dizem as pesquisas que investigam disciplinas de conteúdo matemático no sentido de uma articulação entre seus resultados e aspectos conceituais do campo da formação de professores de Matemática?”. As teses e dissertações foram mapeadas em dois momentos distintos, porém a partir dos mesmos critérios de seleção. Aquelas produzidas entre os anos de 2001 e 2012 foram mapeadas no contexto do Projeto Universal “Mapeamento e Estado da arte da pesquisa brasileira sobre o professor que ensina Matemática” que constituiu um corpus de 858 trabalhos sobre o professor que ensina Matemática. Já as teses e dissertações realizadas entre 2013 e 2017 foram mapeadas através do Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Para analisar os resultados dessas pesquisas utilizamos alguns conceitos da teoria da Análise de Conteúdo de Bardin (1977) e nos baseamos em referenciais teóricos sobre formação inicial de professores de Matemática e formação matemática do professor. A partir da análise, destacamos que os resultados das teses e dissertações reafirmam a existência de diversas problemáticas na estrutura dos cursos de Licenciatura em Matemática, apresentam práticas pedagógicas relacionadas ao uso de software e diferentes abordagens metodológicas que podem contribuir para o desenvolvimento das disciplinas de conteúdo matemático e ainda, apresentam resultados sobre o trabalho docente do professor formador na Licenciatura.The present research is characterized as an interpretative study of 26 theses and dissertations, developed in postgraduate programs of Brazilian institutions from 2001 to 2017, which investigated one or more subjects of mathematical content (Calculus, Algebra, Analysis, among others) of the Degree in Mathematics. The objective of the research was to analyze the results of these researches and to highlight their articulations with conceptual aspects of the field of Mathematics teacher training. To that end, we are guided by the research question "What do researches that investigate mathematical content disciplines tell us in the sense of an articulation between their results and conceptual aspects of the field of teacher training in Mathematics?" The theses and dissertations that composed the analysis corpus were mapped in two different moments. Those produced between 2001 and 2012 were mapped in the context of the Universal Project "Mapping and State of the art of Brazilian research on the teacher who teaches Mathematics" which constituted a corpus of 858 works on the teacher who teaches Mathematics. The theses and dissertations carried out between 2013 and 2017 were mapped through the Catalog of Thesis and Dissertations of Capes. In order to analyze its results, we use some concepts from Bardin's theory of content analysis (1977) and rely on theoretical references on the initial formation of teachers of Mathematics and the mathematical formation of the teacher. The results of the theses and dissertations reaffirm several problems of the structure of the degree courses in Mathematics, present pedagogical practices associated with the use of software and different methodological approaches, which can contribute to the development of mathematical content disciplines and also results that allow us to discuss teaching work of the teacher trainer in the degrees.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)CNPq: 134548/2017-5.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Miskulin, Rosana Giaretta Sguerra [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Almeida, Amanda Larissa de2019-05-14T17:59:05Z2019-05-14T17:59:05Z2019-04-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18202800091645033004137031P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-01T06:14:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/182028Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:38:59.715578Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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