Souvenires de aspirações passadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, André Banin dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/242392
Resumo: Relatório de produção do longa-metragem “Souvenires de Aspirações Passadas”. O longa é do gênero relato, narrando minha relação com o cinema ao longo de quase dois anos de quarentena, de uma sessão de cinema logo antes da decretação da pandemia no Brasil até voltar a uma sala de cinema com o avanço no combate contra o vírus da COVID-19. Foram utilizadas apenas imagens de filmes vistos por mim durante a quarentena, num roteiro que reflete essa estética de colagem abordando vários assuntos mas mantendo uma unidade refletindo sobre as diversas áreas do cinema, seu campo artístico, linguístico, mercadológico, histórico e social. O pensamento foi desenvolvido com a ajuda das teorias de grandes nomes dos estudos audiovisuais, como André Bazin, Susan Sontag, Pier Paolo Pasolini e Paulo Emílio Sales Gomes, além do apoio estético e ideológico de autores como Clarice Lispector, João Guimarães Rosa, Patti Smith e Fiódor Dostoiévski. Desde a concepção da ideia até retirá-la do papel completamente aprendi muito sobre o impacto do cinema e sua importância na sociedade de maneira concreta.
id UNSP_89075af6cda30c30fb930c8234d98160
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/242392
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Souvenires de aspirações passadasSouvenirs of past aspirationsCinemaPandemiasNarrativas pessoaisMemóriaCinema aspectos sociaisMemoryReportPandemicQuarantineRelatório de produção do longa-metragem “Souvenires de Aspirações Passadas”. O longa é do gênero relato, narrando minha relação com o cinema ao longo de quase dois anos de quarentena, de uma sessão de cinema logo antes da decretação da pandemia no Brasil até voltar a uma sala de cinema com o avanço no combate contra o vírus da COVID-19. Foram utilizadas apenas imagens de filmes vistos por mim durante a quarentena, num roteiro que reflete essa estética de colagem abordando vários assuntos mas mantendo uma unidade refletindo sobre as diversas áreas do cinema, seu campo artístico, linguístico, mercadológico, histórico e social. O pensamento foi desenvolvido com a ajuda das teorias de grandes nomes dos estudos audiovisuais, como André Bazin, Susan Sontag, Pier Paolo Pasolini e Paulo Emílio Sales Gomes, além do apoio estético e ideológico de autores como Clarice Lispector, João Guimarães Rosa, Patti Smith e Fiódor Dostoiévski. Desde a concepção da ideia até retirá-la do papel completamente aprendi muito sobre o impacto do cinema e sua importância na sociedade de maneira concreta.Production report for the feature film “Souvenirs of Past Aspirations”. The feature film is of the report genre, narrating my relationship with cinema over almost two years of quarantine, from a movie session just before the decree of the pandemic in Brazil to returning to a movie theater with the progress in the fight against the virus of COVID-19. Only images from films seen by me during quarantine were used, in a script that reflects this collage aesthetic, addressing various subjects but maintaining a unity reflecting on the different areas of cinema, its artistic, linguistic, marketing, historical and social fields. The thought was developed with the help of the theories of great names in audiovisual studies, such as André Bazin, Susan Sontag, Pier Paolo Pasolini and Paulo Emílio Sales Gomes, in addition to the aesthetic and ideological support of authors such as Clarice Lispector, João Guimarães Rosa, Patti Smith and Fiódor Dostoiévski. From the conception of the idea to taking it off the ground completely, I learned a lot about the impact of cinema and its importance in society in a concrete wayNão recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Américo, Marcos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, André Banin dos2023-03-09T11:55:11Z2023-03-09T11:55:11Z2023-02-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/242392porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-05-28T13:49:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/242392Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:55:10.658149Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Souvenires de aspirações passadas
Souvenirs of past aspirations
title Souvenires de aspirações passadas
spellingShingle Souvenires de aspirações passadas
Santos, André Banin dos
Cinema
Pandemias
Narrativas pessoais
Memória
Cinema aspectos sociais
Memory
Report
Pandemic
Quarantine
title_short Souvenires de aspirações passadas
title_full Souvenires de aspirações passadas
title_fullStr Souvenires de aspirações passadas
title_full_unstemmed Souvenires de aspirações passadas
title_sort Souvenires de aspirações passadas
author Santos, André Banin dos
author_facet Santos, André Banin dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Américo, Marcos [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, André Banin dos
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Pandemias
Narrativas pessoais
Memória
Cinema aspectos sociais
Memory
Report
Pandemic
Quarantine
topic Cinema
Pandemias
Narrativas pessoais
Memória
Cinema aspectos sociais
Memory
Report
Pandemic
Quarantine
description Relatório de produção do longa-metragem “Souvenires de Aspirações Passadas”. O longa é do gênero relato, narrando minha relação com o cinema ao longo de quase dois anos de quarentena, de uma sessão de cinema logo antes da decretação da pandemia no Brasil até voltar a uma sala de cinema com o avanço no combate contra o vírus da COVID-19. Foram utilizadas apenas imagens de filmes vistos por mim durante a quarentena, num roteiro que reflete essa estética de colagem abordando vários assuntos mas mantendo uma unidade refletindo sobre as diversas áreas do cinema, seu campo artístico, linguístico, mercadológico, histórico e social. O pensamento foi desenvolvido com a ajuda das teorias de grandes nomes dos estudos audiovisuais, como André Bazin, Susan Sontag, Pier Paolo Pasolini e Paulo Emílio Sales Gomes, além do apoio estético e ideológico de autores como Clarice Lispector, João Guimarães Rosa, Patti Smith e Fiódor Dostoiévski. Desde a concepção da ideia até retirá-la do papel completamente aprendi muito sobre o impacto do cinema e sua importância na sociedade de maneira concreta.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-09T11:55:11Z
2023-03-09T11:55:11Z
2023-02-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/242392
url http://hdl.handle.net/11449/242392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129263501574144