Políticas públicas do livro e leitura: dimensões, critérios e ações para efetivar a Agenda 2030 e a promoção sustentável da leitura
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/236366 |
Resumo: | O objetivo da pesquisa consistiu em apresentar ações que contribuam para efetivar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, denominado Educação de Qualidade, da Agenda 2030 por meio das políticas públicas do livro e leitura latino-americanas. Para tanto, determinou-se o eixo temático em que a pesquisa se assenta; introduziu-se um conceito inicial para o termo políticas públicas do livro e leitura; formulou-se critérios de desenvolvimento sustentável para políticas públicas do livro e leitura; demonstrou-se implicações dos critérios nas metas do ODS 4 da Agenda 2030; definiu-se a promoção sustentável da leitura. Desenvolveu-se uma pesquisa exploratória, descritiva, documental e de natureza qualiquantitativa. Aplicou-se a técnica de análise categorial do método de pesquisa Análise de Conteúdo aos dados coletados. Testou-se as hipóteses da pesquisa por meio do teste qui-quadrado e realizou-se uma análise de correlação dos dados. Os dados quantitativos da pesquisa demonstram que é provável que mais de 80% das políticas públicas analisadas têm conteúdo que não se alinha ao que é proposto pelo ODS 4 da Agenda 2030. Assim, considerou-se que o conteúdo das políticas públicas do livro e leitura de países da América Latina não se vincula às metas desse ODS ao percentual mínimo de 50%. Por outro lado, os dados qualitativos revelam conteúdos oportunos que podem ser levados em conta para estabelecer ações que contribuam para que as políticas públicas do livro e leitura dos países da América Latina cooperem na efetivação do ODS 4. O termo “biblioteca” esteve sub-representado no conjunto de 3.306 formas únicas de palavras das 150 unidades de registro (URs) da pesqusia. O termo em maior evidência foi o “leitura”. Foi proposto um conjunto de ações que podem cooperar na efetivação do ODS 4 da Agenda 2030 e na promoção sustentável da leitura. Assim, a pesquisa é encerrada com duas hipóteses: a) a educação de qualidade e a promoção sustentável da leitura podem ser implementadas no meio social caso o conjunto de ações propostas sejam desenvolvidas nos diferentes níveis de governo (municipal; estadual; federal); b) as políticas públicas do livro e leitura latino-americanas não necessariamente consideram as bibliotecas para promover a leitura, sequer a abordagem sustentável de promoção da leitura. A pesquisa conclui que as políticas públicas do livro e leitura são instrumentos políticos viáveis para garantir o acesso à educação de qualidade e à promoção sustentável da leitura, quanto mais ao se desenvolver ações oportunas nos vulneráveis contextos sociais latino-americanos em que o ODS 4 da Agenda 2030 deve ser mais bem implementado para efetivar mudanças concretas. |
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Políticas públicas do livro e leitura: dimensões, critérios e ações para efetivar a Agenda 2030 e a promoção sustentável da leituraPublic policies for the books and reading promotion: dimensions, criteria and actions to achieve the 2030 Agenda and the sustainable promotion of readingPolíticas públicas do livro e leituraPromoção sustentável da leituraObjetivo de desenvolvimento sustentávelEducação de qualidadeSustentabilidadeODS 4Agenda 2030Public policies for books and reading promotionSustainable reading promotionSustainable development goalQuality educationSustainabilityO objetivo da pesquisa consistiu em apresentar ações que contribuam para efetivar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, denominado Educação de Qualidade, da Agenda 2030 por meio das políticas públicas do livro e leitura latino-americanas. Para tanto, determinou-se o eixo temático em que a pesquisa se assenta; introduziu-se um conceito inicial para o termo políticas públicas do livro e leitura; formulou-se critérios de desenvolvimento sustentável para políticas públicas do livro e leitura; demonstrou-se implicações dos critérios nas metas do ODS 4 da Agenda 2030; definiu-se a promoção sustentável da leitura. Desenvolveu-se uma pesquisa exploratória, descritiva, documental e de natureza qualiquantitativa. Aplicou-se a técnica de análise categorial do método de pesquisa Análise de Conteúdo aos dados coletados. Testou-se as hipóteses da pesquisa por meio do teste qui-quadrado e realizou-se uma análise de correlação dos dados. Os dados quantitativos da pesquisa demonstram que é provável que mais de 80% das políticas públicas analisadas têm conteúdo que não se alinha ao que é proposto pelo ODS 4 da Agenda 2030. Assim, considerou-se que o conteúdo das políticas públicas do livro e leitura de países da América Latina não se vincula às metas desse ODS ao percentual mínimo de 50%. Por outro lado, os dados qualitativos revelam conteúdos oportunos que podem ser levados em conta para estabelecer ações que contribuam para que as políticas públicas do livro e leitura dos países da América Latina cooperem na efetivação do ODS 4. O termo “biblioteca” esteve sub-representado no conjunto de 3.306 formas únicas de palavras das 150 unidades de registro (URs) da pesqusia. O termo em maior evidência foi o “leitura”. Foi proposto um conjunto de ações que podem cooperar na efetivação do ODS 4 da Agenda 2030 e na promoção sustentável da leitura. Assim, a pesquisa é encerrada com duas hipóteses: a) a educação de qualidade e a promoção sustentável da leitura podem ser implementadas no meio social caso o conjunto de ações propostas sejam desenvolvidas nos diferentes níveis de governo (municipal; estadual; federal); b) as políticas públicas do livro e leitura latino-americanas não necessariamente consideram as bibliotecas para promover a leitura, sequer a abordagem sustentável de promoção da leitura. A pesquisa conclui que as políticas públicas do livro e leitura são instrumentos políticos viáveis para garantir o acesso à educação de qualidade e à promoção sustentável da leitura, quanto mais ao se desenvolver ações oportunas nos vulneráveis contextos sociais latino-americanos em que o ODS 4 da Agenda 2030 deve ser mais bem implementado para efetivar mudanças concretas.The study is aimed at highlighting initiatives that, through Latin American public policies for books and reading promotion, help realize Sustainable Development Goal (SDG) 4 of quality education, of the 2030 Agenda. To achieve this, the thematic axis on which the research is based was established; a preliminary definition of the term “public policies for books and reading promotion” was presented; sustainable development criteria were developed for public policies for books and reading promotion; the implications of the criteria for SDG 4 of the 2030 Agenda were illustrated; and the sustainable reading promotion was defined. A descriptive, exploratory, documentary, and qualitative-quantitative study was conducted. The gathered information underwent categorical analysis using the Content Analysis research methodology. The chi-square test was used to assess the study hypotheses, and the data was then analyzed for correlation. According to the quantitative survey results, it is likely that more than 80% of the public policies examined had content that is at odds with the recommendations made by SDG 4 of the 2030 Agenda. Therefore, it was determined that the substance of public policies for books and reading promotion in countries in the Latin American Region is not at least 50% linked to the objectives of this SDG. The countries in the Latin American Region can work together to accomplish SDG 4 by establishing activities that support public policies for books and reading promotion in their respective regions. On the other hand, qualitative data reveal timely content that can be considered to establish actions that contribute to public policies for the books and reading promotion to cooperate in implementing SDG 4. The term “library” was underrepresented in the set of 3,306 unique word forms from the 150 coding units. The most common term is “reading”. A set of actions was proposed that can collaborate in the realization of SDG 4 of the 2030 Agenda and in the sustainable promotion of reading. Thus, the research concludes with two hypotheses: a) quality education and the sustainable promotion of reading can be implemented in the social environment if the set of proposed actions is developed at different levels of government (municipal, state, federal); and b) Latin-American public policies for the books and reading promotion do not necessarily consider libraries to promote reading, in particular the sustainable approach to promoting reading. The study concludes that public policies for the books and reading promotion are viable political instruments to guarantee access to quality education and the sustainable promotion of reading, especially when developing timely actions in the vulnerable Latin American social contexts in which SDG 4 of the 2030 Agenda must be better implemented to achieve concrete changes.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Castro Filho, Claudio Marcondes de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Camillo, Everton da Silva [UNESP]2022-08-30T17:45:06Z2022-08-30T17:45:06Z2022-08-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCAMILLO, Everton da Silva. Políticas públicas do livro e leitura: dimensões, critérios e ações para efetivar a Agenda 2030 e a promoção sustentável da leitura. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022.http://hdl.handle.net/11449/23636633004110043P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-12T18:32:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/236366Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-12T18:32:47Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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