Simulador para o ambiente do futebol de robôs

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco, Everton Kelvin
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/255451
Resumo: Simuladores em robótica são úteis porque permitem o desenvolvimento dos algoritmos de controle dos robôs sem as dificuldades trazidas pelos robôs reais. O futebol de robôs é uma competição que promove o estudo de diversas técnicas em áreas como computação, matemática, eletrônica e mecânica, o que torna interessante o uso de um simulador para que as implementações sejam testadas exaustivamente antes de serem praticadas, buscando constantemente um melhor desempenho do time. A equipe Carrossel Caipira possui um simulador, criado em 1999, que verifica o comportamento de um único time, mas não permite a comparação entre diferentes versões de Estratégia e Controle durante uma partida. Este trabalho tem como objetivo a construção de um novo ambiente simulado da competição IEEE Very Small Size Soccer, buscando facilidade de uso, por meio da estrutura do ROS (Robot Operating System), juntamente com as melhorias gráficas e físicas oferecidas pela plataforma Gazebo.
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