Geografia de redes e da logística no transporte rodoviário de cargas: fluxos e mobilidade geográfica do capital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/89806 |
Resumo: | A competitividade atinente ao capitalismo, torna-se mais imperativa com o aumento, nas últimas décadas, da fluidez obtida principalmente depois da Segunda Guerra Mundial. Atualmente, além de todo aparato tecnológico, concretizado no intenso uso das tecnologias da informação e das comunicações, a consecução da fluidez é possível através da logística industrial, e conseqüentemente, da formação de redes cada vez mais complexas e dinâmicas, em arranjos paradoxais de competitividade e cooperação. Em relação à logística industrial, sua atividade principal é o transporte, que no Brasil se corporifica, na sua maior parte, no transporte rodoviário de cargas. A melhor interpretação de toda essa dinâmica foi possível através da sistematização do estudo sobre o transporte rodoviário de cargas, sua logística e suas redes, em três cidades médias do interior paulista, que neste caso foram Presidente Prudente, São José do Rio Preto e Bauru. |
id |
UNSP_8978f77c407dfeda7f1e8d7e44d20d7a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/89806 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Geografia de redes e da logística no transporte rodoviário de cargas: fluxos e mobilidade geográfica do capitalGeografiaLogísticaTransporte rodoviário de cargasLogisticsRoadway transportation of goodsA competitividade atinente ao capitalismo, torna-se mais imperativa com o aumento, nas últimas décadas, da fluidez obtida principalmente depois da Segunda Guerra Mundial. Atualmente, além de todo aparato tecnológico, concretizado no intenso uso das tecnologias da informação e das comunicações, a consecução da fluidez é possível através da logística industrial, e conseqüentemente, da formação de redes cada vez mais complexas e dinâmicas, em arranjos paradoxais de competitividade e cooperação. Em relação à logística industrial, sua atividade principal é o transporte, que no Brasil se corporifica, na sua maior parte, no transporte rodoviário de cargas. A melhor interpretação de toda essa dinâmica foi possível através da sistematização do estudo sobre o transporte rodoviário de cargas, sua logística e suas redes, em três cidades médias do interior paulista, que neste caso foram Presidente Prudente, São José do Rio Preto e Bauru.The competitiveness intrinsical to the capitalism becomes more imperative with the increase, in the last decades, of the fluidity gotten mainly after the Second World War. Currently, beyond all technological apparatus, materialize in the intense use of the technologies of the information and the communications, the achievement of the fluidity is possible through the logistic industrial, and consequently, of the formation of more complexes and dynamics networks each time, in paradoxical arrangements of competitiveness and cooperation. Regarding the logistic industrial, its main activity is the transport, that is materialized in Brazil, in its biggest part, in the roadway transportation of goods. The best interpretation of all this dynamics was possible through the systematization of the study about the roadway transportation of goods, its logistic one and its networks, in three average cities of State of São Paulo (Presidente Prudente, São José do Rio Preto e Bauru).Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sposito, Eliseu Savério [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva Júnior, Roberto França da [UNESP]2014-06-11T19:24:11Z2014-06-11T19:24:11Z2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis250 f.application/pdfSILVA JÚNIOR, Roberto França da. Geografia de redes e da logística no transporte rodoviário de cargas: fluxos e mobilidade geográfica do capital. 2004. 250 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2004.http://hdl.handle.net/11449/89806000287311silvajunior_rf_me_prud.pdf33004129042P38520043515434606Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T13:35:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/89806Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:59:16.120229Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Geografia de redes e da logística no transporte rodoviário de cargas: fluxos e mobilidade geográfica do capital |
title |
Geografia de redes e da logística no transporte rodoviário de cargas: fluxos e mobilidade geográfica do capital |
spellingShingle |
Geografia de redes e da logística no transporte rodoviário de cargas: fluxos e mobilidade geográfica do capital Silva Júnior, Roberto França da [UNESP] Geografia Logística Transporte rodoviário de cargas Logistics Roadway transportation of goods |
title_short |
Geografia de redes e da logística no transporte rodoviário de cargas: fluxos e mobilidade geográfica do capital |
title_full |
Geografia de redes e da logística no transporte rodoviário de cargas: fluxos e mobilidade geográfica do capital |
title_fullStr |
Geografia de redes e da logística no transporte rodoviário de cargas: fluxos e mobilidade geográfica do capital |
title_full_unstemmed |
Geografia de redes e da logística no transporte rodoviário de cargas: fluxos e mobilidade geográfica do capital |
title_sort |
Geografia de redes e da logística no transporte rodoviário de cargas: fluxos e mobilidade geográfica do capital |
author |
Silva Júnior, Roberto França da [UNESP] |
author_facet |
Silva Júnior, Roberto França da [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sposito, Eliseu Savério [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Júnior, Roberto França da [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia Logística Transporte rodoviário de cargas Logistics Roadway transportation of goods |
topic |
Geografia Logística Transporte rodoviário de cargas Logistics Roadway transportation of goods |
description |
A competitividade atinente ao capitalismo, torna-se mais imperativa com o aumento, nas últimas décadas, da fluidez obtida principalmente depois da Segunda Guerra Mundial. Atualmente, além de todo aparato tecnológico, concretizado no intenso uso das tecnologias da informação e das comunicações, a consecução da fluidez é possível através da logística industrial, e conseqüentemente, da formação de redes cada vez mais complexas e dinâmicas, em arranjos paradoxais de competitividade e cooperação. Em relação à logística industrial, sua atividade principal é o transporte, que no Brasil se corporifica, na sua maior parte, no transporte rodoviário de cargas. A melhor interpretação de toda essa dinâmica foi possível através da sistematização do estudo sobre o transporte rodoviário de cargas, sua logística e suas redes, em três cidades médias do interior paulista, que neste caso foram Presidente Prudente, São José do Rio Preto e Bauru. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 2014-06-11T19:24:11Z 2014-06-11T19:24:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA JÚNIOR, Roberto França da. Geografia de redes e da logística no transporte rodoviário de cargas: fluxos e mobilidade geográfica do capital. 2004. 250 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2004. http://hdl.handle.net/11449/89806 000287311 silvajunior_rf_me_prud.pdf 33004129042P3 8520043515434606 |
identifier_str_mv |
SILVA JÚNIOR, Roberto França da. Geografia de redes e da logística no transporte rodoviário de cargas: fluxos e mobilidade geográfica do capital. 2004. 250 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2004. 000287311 silvajunior_rf_me_prud.pdf 33004129042P3 8520043515434606 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/89806 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
250 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128731540094976 |