A disciplina análise musical em instituições de ensino superior da cidade de São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/95123 |
Resumo: | Esta dissertação trata da situação e das condições da disciplina Análise Musical em determinadas instituições de ensino superior da cidade de São Paulo, principalmente nos aspectos referentes à metodologia e fundamentação teórica que embasa seu ensino. Está estruturada em duas grandes partes: 1) Considerações sobre a Análise, como uma subárea do campo musical e como disciplina específica em cursos superiores de Música, com apresentação de modelos teóricos que vem sendo utilizados; 2) Discussão sobre a Análise Musical como disciplina em instituições com curso de Música em nível superior na cidade de São Paulo. Nesta parte é também realizado um estudo crítico e interpretativo (análise qualitativa) a partir da investigação dos planos de ensino de Análise da FASM, UNESP e UNICSUL, para conhecimento da fundamentação teórica e dos procedimentos metodológicos de ensino e de avaliação de resultados na disciplina. Os dados foram coletados e analisados principalmente a partir dos referenciais teóricos de Calais (2007) e Triviños (2009). A Análise Musical está presente em nove de 11 instituições paulistanas que oferecem cursos superiores em Música. Nas três instituições selecionadas para estudo, as metodologias são baseadas em modelos tradicionais europeus e as bibliografias são constituídas essencialmente por teóricos estrangeiros e do século XX, como Schoenberg (1996), LaRue (1989), Cook (1987) Berry (1987, 1989), entre outros. Foi constatada a necessidade de publicações na subárea por autores nacionais, e que a considerem como objeto de estudo em si mesmo. A lacuna entre os conhecimentos analíticos e as realizações musicais práticas, por parte dos alunos, é um dos desafios apontados por docentes. A coleta e apreciação... |
id |
UNSP_89f9006e2021a9a6f6a9dcd4d565ab27 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/95123 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A disciplina análise musical em instituições de ensino superior da cidade de São PauloMusica - Analise, apreciaçãoMusica - Instrução e estudoMusical analysisMusic - Instruction and studyEsta dissertação trata da situação e das condições da disciplina Análise Musical em determinadas instituições de ensino superior da cidade de São Paulo, principalmente nos aspectos referentes à metodologia e fundamentação teórica que embasa seu ensino. Está estruturada em duas grandes partes: 1) Considerações sobre a Análise, como uma subárea do campo musical e como disciplina específica em cursos superiores de Música, com apresentação de modelos teóricos que vem sendo utilizados; 2) Discussão sobre a Análise Musical como disciplina em instituições com curso de Música em nível superior na cidade de São Paulo. Nesta parte é também realizado um estudo crítico e interpretativo (análise qualitativa) a partir da investigação dos planos de ensino de Análise da FASM, UNESP e UNICSUL, para conhecimento da fundamentação teórica e dos procedimentos metodológicos de ensino e de avaliação de resultados na disciplina. Os dados foram coletados e analisados principalmente a partir dos referenciais teóricos de Calais (2007) e Triviños (2009). A Análise Musical está presente em nove de 11 instituições paulistanas que oferecem cursos superiores em Música. Nas três instituições selecionadas para estudo, as metodologias são baseadas em modelos tradicionais europeus e as bibliografias são constituídas essencialmente por teóricos estrangeiros e do século XX, como Schoenberg (1996), LaRue (1989), Cook (1987) Berry (1987, 1989), entre outros. Foi constatada a necessidade de publicações na subárea por autores nacionais, e que a considerem como objeto de estudo em si mesmo. A lacuna entre os conhecimentos analíticos e as realizações musicais práticas, por parte dos alunos, é um dos desafios apontados por docentes. A coleta e apreciação...This dissertation deals with the situation and the conditions of the Musical Analysis course in certain institutions of higher education in the city of São Paulo, mainly in aspects related to methodology and the theoretical framework that underlies its teaching. It is structured into two main parts: 1) Considerations on Analysis, as a subarea of the musical field as a specific subject in music in higher education institutions, with the presentation of theoretical models that have been used; 2) Discussion about the Musical Analysis as a subject in higher education institutions with Music courses in São Paulo. This part also contains a critical and interpretative (qualitative analysis) study, based on the research of Analysis educational course plans of FASM, UNESP e UNICSUL, to gain knowledge of the theoretical and methodological procedures of teaching and assessment of results on this subject. Data was collected and analyzed mainly from the theoretical framework of Calais (2007) and Triviños (2009). Musical Analysis is present in nine of 11 institutions from São Paulo offering higher education courses in Music. In all three institutions selected for the study, the methodologies are based on traditional European models and bibliographies are composed mainly by foreigners and theorists of the twentieth century, such as Schoenberg (1996), LaRue (1989), Cook (1987) Berry (1987, 1989), among others. This study demonstrated the need for publications by national authors in the subarea, and the need to consider the Music Analysis as object of a study in itself. The knowledge gap between the analytical and practical musical achievements, by students, is one of the challenges identified by teachers. The collection and critical assessment of data needs to be made, from time to time, to observe trends, needs and challenges encountered, and thus, among... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Kerr, Dorotéa Machado [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gianelli, Andrea Mischiatti [UNESP]2014-06-11T19:27:27Z2014-06-11T19:27:27Z2012-06-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis103 f. : il.application/pdfGIANELLI, Andrea Mischiatti. A disciplina análise musical em instituições de ensino superior da cidade de São Paulo. 2012. 103 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2012.http://hdl.handle.net/11449/95123000702671gianelli_am_me_ia.pdf33004013066P36082633521601522Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-21T06:20:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/95123Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:34:12.976689Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A disciplina análise musical em instituições de ensino superior da cidade de São Paulo |
title |
A disciplina análise musical em instituições de ensino superior da cidade de São Paulo |
spellingShingle |
A disciplina análise musical em instituições de ensino superior da cidade de São Paulo Gianelli, Andrea Mischiatti [UNESP] Musica - Analise, apreciação Musica - Instrução e estudo Musical analysis Music - Instruction and study |
title_short |
A disciplina análise musical em instituições de ensino superior da cidade de São Paulo |
title_full |
A disciplina análise musical em instituições de ensino superior da cidade de São Paulo |
title_fullStr |
A disciplina análise musical em instituições de ensino superior da cidade de São Paulo |
title_full_unstemmed |
A disciplina análise musical em instituições de ensino superior da cidade de São Paulo |
title_sort |
A disciplina análise musical em instituições de ensino superior da cidade de São Paulo |
author |
Gianelli, Andrea Mischiatti [UNESP] |
author_facet |
Gianelli, Andrea Mischiatti [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Kerr, Dorotéa Machado [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gianelli, Andrea Mischiatti [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Musica - Analise, apreciação Musica - Instrução e estudo Musical analysis Music - Instruction and study |
topic |
Musica - Analise, apreciação Musica - Instrução e estudo Musical analysis Music - Instruction and study |
description |
Esta dissertação trata da situação e das condições da disciplina Análise Musical em determinadas instituições de ensino superior da cidade de São Paulo, principalmente nos aspectos referentes à metodologia e fundamentação teórica que embasa seu ensino. Está estruturada em duas grandes partes: 1) Considerações sobre a Análise, como uma subárea do campo musical e como disciplina específica em cursos superiores de Música, com apresentação de modelos teóricos que vem sendo utilizados; 2) Discussão sobre a Análise Musical como disciplina em instituições com curso de Música em nível superior na cidade de São Paulo. Nesta parte é também realizado um estudo crítico e interpretativo (análise qualitativa) a partir da investigação dos planos de ensino de Análise da FASM, UNESP e UNICSUL, para conhecimento da fundamentação teórica e dos procedimentos metodológicos de ensino e de avaliação de resultados na disciplina. Os dados foram coletados e analisados principalmente a partir dos referenciais teóricos de Calais (2007) e Triviños (2009). A Análise Musical está presente em nove de 11 instituições paulistanas que oferecem cursos superiores em Música. Nas três instituições selecionadas para estudo, as metodologias são baseadas em modelos tradicionais europeus e as bibliografias são constituídas essencialmente por teóricos estrangeiros e do século XX, como Schoenberg (1996), LaRue (1989), Cook (1987) Berry (1987, 1989), entre outros. Foi constatada a necessidade de publicações na subárea por autores nacionais, e que a considerem como objeto de estudo em si mesmo. A lacuna entre os conhecimentos analíticos e as realizações musicais práticas, por parte dos alunos, é um dos desafios apontados por docentes. A coleta e apreciação... |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-22 2014-06-11T19:27:27Z 2014-06-11T19:27:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GIANELLI, Andrea Mischiatti. A disciplina análise musical em instituições de ensino superior da cidade de São Paulo. 2012. 103 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2012. http://hdl.handle.net/11449/95123 000702671 gianelli_am_me_ia.pdf 33004013066P3 6082633521601522 |
identifier_str_mv |
GIANELLI, Andrea Mischiatti. A disciplina análise musical em instituições de ensino superior da cidade de São Paulo. 2012. 103 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2012. 000702671 gianelli_am_me_ia.pdf 33004013066P3 6082633521601522 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/95123 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
103 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129531281670144 |