A disciplina análise musical em instituições de ensino superior da cidade de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gianelli, Andrea Mischiatti [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/95123
Resumo: Esta dissertação trata da situação e das condições da disciplina Análise Musical em determinadas instituições de ensino superior da cidade de São Paulo, principalmente nos aspectos referentes à metodologia e fundamentação teórica que embasa seu ensino. Está estruturada em duas grandes partes: 1) Considerações sobre a Análise, como uma subárea do campo musical e como disciplina específica em cursos superiores de Música, com apresentação de modelos teóricos que vem sendo utilizados; 2) Discussão sobre a Análise Musical como disciplina em instituições com curso de Música em nível superior na cidade de São Paulo. Nesta parte é também realizado um estudo crítico e interpretativo (análise qualitativa) a partir da investigação dos planos de ensino de Análise da FASM, UNESP e UNICSUL, para conhecimento da fundamentação teórica e dos procedimentos metodológicos de ensino e de avaliação de resultados na disciplina. Os dados foram coletados e analisados principalmente a partir dos referenciais teóricos de Calais (2007) e Triviños (2009). A Análise Musical está presente em nove de 11 instituições paulistanas que oferecem cursos superiores em Música. Nas três instituições selecionadas para estudo, as metodologias são baseadas em modelos tradicionais europeus e as bibliografias são constituídas essencialmente por teóricos estrangeiros e do século XX, como Schoenberg (1996), LaRue (1989), Cook (1987) Berry (1987, 1989), entre outros. Foi constatada a necessidade de publicações na subárea por autores nacionais, e que a considerem como objeto de estudo em si mesmo. A lacuna entre os conhecimentos analíticos e as realizações musicais práticas, por parte dos alunos, é um dos desafios apontados por docentes. A coleta e apreciação...
id UNSP_89f9006e2021a9a6f6a9dcd4d565ab27
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/95123
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A disciplina análise musical em instituições de ensino superior da cidade de São PauloMusica - Analise, apreciaçãoMusica - Instrução e estudoMusical analysisMusic - Instruction and studyEsta dissertação trata da situação e das condições da disciplina Análise Musical em determinadas instituições de ensino superior da cidade de São Paulo, principalmente nos aspectos referentes à metodologia e fundamentação teórica que embasa seu ensino. Está estruturada em duas grandes partes: 1) Considerações sobre a Análise, como uma subárea do campo musical e como disciplina específica em cursos superiores de Música, com apresentação de modelos teóricos que vem sendo utilizados; 2) Discussão sobre a Análise Musical como disciplina em instituições com curso de Música em nível superior na cidade de São Paulo. Nesta parte é também realizado um estudo crítico e interpretativo (análise qualitativa) a partir da investigação dos planos de ensino de Análise da FASM, UNESP e UNICSUL, para conhecimento da fundamentação teórica e dos procedimentos metodológicos de ensino e de avaliação de resultados na disciplina. Os dados foram coletados e analisados principalmente a partir dos referenciais teóricos de Calais (2007) e Triviños (2009). A Análise Musical está presente em nove de 11 instituições paulistanas que oferecem cursos superiores em Música. Nas três instituições selecionadas para estudo, as metodologias são baseadas em modelos tradicionais europeus e as bibliografias são constituídas essencialmente por teóricos estrangeiros e do século XX, como Schoenberg (1996), LaRue (1989), Cook (1987) Berry (1987, 1989), entre outros. Foi constatada a necessidade de publicações na subárea por autores nacionais, e que a considerem como objeto de estudo em si mesmo. A lacuna entre os conhecimentos analíticos e as realizações musicais práticas, por parte dos alunos, é um dos desafios apontados por docentes. A coleta e apreciação...This dissertation deals with the situation and the conditions of the Musical Analysis course in certain institutions of higher education in the city of São Paulo, mainly in aspects related to methodology and the theoretical framework that underlies its teaching. It is structured into two main parts: 1) Considerations on Analysis, as a subarea of the musical field as a specific subject in music in higher education institutions, with the presentation of theoretical models that have been used; 2) Discussion about the Musical Analysis as a subject in higher education institutions with Music courses in São Paulo. This part also contains a critical and interpretative (qualitative analysis) study, based on the research of Analysis educational course plans of FASM, UNESP e UNICSUL, to gain knowledge of the theoretical and methodological procedures of teaching and assessment of results on this subject. Data was collected and analyzed mainly from the theoretical framework of Calais (2007) and Triviños (2009). Musical Analysis is present in nine of 11 institutions from São Paulo offering higher education courses in Music. In all three institutions selected for the study, the methodologies are based on traditional European models and bibliographies are composed mainly by foreigners and theorists of the twentieth century, such as Schoenberg (1996), LaRue (1989), Cook (1987) Berry (1987, 1989), among others. This study demonstrated the need for publications by national authors in the subarea, and the need to consider the Music Analysis as object of a study in itself. The knowledge gap between the analytical and practical musical achievements, by students, is one of the challenges identified by teachers. The collection and critical assessment of data needs to be made, from time to time, to observe trends, needs and challenges encountered, and thus, among... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Kerr, Dorotéa Machado [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gianelli, Andrea Mischiatti [UNESP]2014-06-11T19:27:27Z2014-06-11T19:27:27Z2012-06-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis103 f. : il.application/pdfGIANELLI, Andrea Mischiatti. A disciplina análise musical em instituições de ensino superior da cidade de São Paulo. 2012. 103 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2012.http://hdl.handle.net/11449/95123000702671gianelli_am_me_ia.pdf33004013066P36082633521601522Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-21T06:20:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/95123Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:34:12.976689Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A disciplina análise musical em instituições de ensino superior da cidade de São Paulo
title A disciplina análise musical em instituições de ensino superior da cidade de São Paulo
spellingShingle A disciplina análise musical em instituições de ensino superior da cidade de São Paulo
Gianelli, Andrea Mischiatti [UNESP]
Musica - Analise, apreciação
Musica - Instrução e estudo
Musical analysis
Music - Instruction and study
title_short A disciplina análise musical em instituições de ensino superior da cidade de São Paulo
title_full A disciplina análise musical em instituições de ensino superior da cidade de São Paulo
title_fullStr A disciplina análise musical em instituições de ensino superior da cidade de São Paulo
title_full_unstemmed A disciplina análise musical em instituições de ensino superior da cidade de São Paulo
title_sort A disciplina análise musical em instituições de ensino superior da cidade de São Paulo
author Gianelli, Andrea Mischiatti [UNESP]
author_facet Gianelli, Andrea Mischiatti [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kerr, Dorotéa Machado [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gianelli, Andrea Mischiatti [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Musica - Analise, apreciação
Musica - Instrução e estudo
Musical analysis
Music - Instruction and study
topic Musica - Analise, apreciação
Musica - Instrução e estudo
Musical analysis
Music - Instruction and study
description Esta dissertação trata da situação e das condições da disciplina Análise Musical em determinadas instituições de ensino superior da cidade de São Paulo, principalmente nos aspectos referentes à metodologia e fundamentação teórica que embasa seu ensino. Está estruturada em duas grandes partes: 1) Considerações sobre a Análise, como uma subárea do campo musical e como disciplina específica em cursos superiores de Música, com apresentação de modelos teóricos que vem sendo utilizados; 2) Discussão sobre a Análise Musical como disciplina em instituições com curso de Música em nível superior na cidade de São Paulo. Nesta parte é também realizado um estudo crítico e interpretativo (análise qualitativa) a partir da investigação dos planos de ensino de Análise da FASM, UNESP e UNICSUL, para conhecimento da fundamentação teórica e dos procedimentos metodológicos de ensino e de avaliação de resultados na disciplina. Os dados foram coletados e analisados principalmente a partir dos referenciais teóricos de Calais (2007) e Triviños (2009). A Análise Musical está presente em nove de 11 instituições paulistanas que oferecem cursos superiores em Música. Nas três instituições selecionadas para estudo, as metodologias são baseadas em modelos tradicionais europeus e as bibliografias são constituídas essencialmente por teóricos estrangeiros e do século XX, como Schoenberg (1996), LaRue (1989), Cook (1987) Berry (1987, 1989), entre outros. Foi constatada a necessidade de publicações na subárea por autores nacionais, e que a considerem como objeto de estudo em si mesmo. A lacuna entre os conhecimentos analíticos e as realizações musicais práticas, por parte dos alunos, é um dos desafios apontados por docentes. A coleta e apreciação...
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-22
2014-06-11T19:27:27Z
2014-06-11T19:27:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GIANELLI, Andrea Mischiatti. A disciplina análise musical em instituições de ensino superior da cidade de São Paulo. 2012. 103 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/95123
000702671
gianelli_am_me_ia.pdf
33004013066P3
6082633521601522
identifier_str_mv GIANELLI, Andrea Mischiatti. A disciplina análise musical em instituições de ensino superior da cidade de São Paulo. 2012. 103 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2012.
000702671
gianelli_am_me_ia.pdf
33004013066P3
6082633521601522
url http://hdl.handle.net/11449/95123
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 103 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129531281670144