Situações didáticas de ensino da Matemática: um estudo de caso de uma aluna com Transtorno do Espectro Autista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/151023 |
Resumo: | Pensando nas alteridades observadas no sistema educacional brasileiro, este trabalho tem como objetivo aplicar e analisar o desempenho de uma aluna com Transtorno do Espectro Autista (TEA) da rede municipal de ensino da cidade de São Paulo, em situações didáticas de ensino de Matemática. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi realizado um estudo de caso por meio de filmagens realizadas em diferentes intervenções pedagógicas efetivadas no âmbito do apoio complementar oferecido na Sala de Apoio e Acompanhamento à Inclusão (SAAI). O trabalho tem corpo textual dividido em duas partes, sendo a primeira parte um arcabouço teórico e histórico sobre o convívio com as diferenças, as dificuldades terminológicas no que se refere ao TEA, a Educação Especial e o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Na segunda parte do texto, é apresentada a trajetória metodológica da pesquisa e a análise dos dados, onde foi obtido como resultados a proposição de que alunos com TEA em situações didáticas de aprendizagem da Matemática, apresentam diferentes elementos característicos e motivadores que devem ser conhecidos pelo Professor, já que influenciam na dinâmica escolar. |
id |
UNSP_8a2b8526ee9b323dcd74ee2e39d89f0d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/151023 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Situações didáticas de ensino da Matemática: um estudo de caso de uma aluna com Transtorno do Espectro AutistaTeaching situations of Mathematics: a case study of a student with Autism Spectrum DisorderTEAAutismoEducação especialASDAutismSpecial educationPensando nas alteridades observadas no sistema educacional brasileiro, este trabalho tem como objetivo aplicar e analisar o desempenho de uma aluna com Transtorno do Espectro Autista (TEA) da rede municipal de ensino da cidade de São Paulo, em situações didáticas de ensino de Matemática. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi realizado um estudo de caso por meio de filmagens realizadas em diferentes intervenções pedagógicas efetivadas no âmbito do apoio complementar oferecido na Sala de Apoio e Acompanhamento à Inclusão (SAAI). O trabalho tem corpo textual dividido em duas partes, sendo a primeira parte um arcabouço teórico e histórico sobre o convívio com as diferenças, as dificuldades terminológicas no que se refere ao TEA, a Educação Especial e o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Na segunda parte do texto, é apresentada a trajetória metodológica da pesquisa e a análise dos dados, onde foi obtido como resultados a proposição de que alunos com TEA em situações didáticas de aprendizagem da Matemática, apresentam diferentes elementos característicos e motivadores que devem ser conhecidos pelo Professor, já que influenciam na dinâmica escolar.Thinking about alterities observed in the Brazilian educational system, this study aims to apply and analyze the performance of a student with Autism Spectrum Disorder (ASD) of the municipal education network of the city of São Paulo, in didactic teaching situations of Mathematics. For the development of the research, a case study was carried out by means of filming performed in different pedagogical interventions carried out within the scope of the complementary support offered in the Sala de Apoio e Acompanhamento à Inclusão (SAAI). The work has a textual body divided into two parts, the first part being a theoretical and historical framework on living with differences, terminological difficulties with regard to ASD, Special Education and Atendimento Educacional Especializado (AEE). In the second part of the text, it is presented the methodological trajectory of the research and the data analysis, where it was obtained as a result the proposition that students with ASD in didactic situations of learning of Mathematics, present different characteristic and motivating elements that must be known by the Teacher, since they influence the school dynamics.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Miarka, Roger [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Viana, Elton de Andrade [UNESP]2017-06-30T16:20:53Z2017-06-30T16:20:53Z2017-05-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15102300088836433004137031P727466330874999320000-0002-0633-8446porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-05T06:17:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/151023Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:33:05.083473Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Situações didáticas de ensino da Matemática: um estudo de caso de uma aluna com Transtorno do Espectro Autista Teaching situations of Mathematics: a case study of a student with Autism Spectrum Disorder |
title |
Situações didáticas de ensino da Matemática: um estudo de caso de uma aluna com Transtorno do Espectro Autista |
spellingShingle |
Situações didáticas de ensino da Matemática: um estudo de caso de uma aluna com Transtorno do Espectro Autista Viana, Elton de Andrade [UNESP] TEA Autismo Educação especial ASD Autism Special education |
title_short |
Situações didáticas de ensino da Matemática: um estudo de caso de uma aluna com Transtorno do Espectro Autista |
title_full |
Situações didáticas de ensino da Matemática: um estudo de caso de uma aluna com Transtorno do Espectro Autista |
title_fullStr |
Situações didáticas de ensino da Matemática: um estudo de caso de uma aluna com Transtorno do Espectro Autista |
title_full_unstemmed |
Situações didáticas de ensino da Matemática: um estudo de caso de uma aluna com Transtorno do Espectro Autista |
title_sort |
Situações didáticas de ensino da Matemática: um estudo de caso de uma aluna com Transtorno do Espectro Autista |
author |
Viana, Elton de Andrade [UNESP] |
author_facet |
Viana, Elton de Andrade [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Miarka, Roger [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viana, Elton de Andrade [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TEA Autismo Educação especial ASD Autism Special education |
topic |
TEA Autismo Educação especial ASD Autism Special education |
description |
Pensando nas alteridades observadas no sistema educacional brasileiro, este trabalho tem como objetivo aplicar e analisar o desempenho de uma aluna com Transtorno do Espectro Autista (TEA) da rede municipal de ensino da cidade de São Paulo, em situações didáticas de ensino de Matemática. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi realizado um estudo de caso por meio de filmagens realizadas em diferentes intervenções pedagógicas efetivadas no âmbito do apoio complementar oferecido na Sala de Apoio e Acompanhamento à Inclusão (SAAI). O trabalho tem corpo textual dividido em duas partes, sendo a primeira parte um arcabouço teórico e histórico sobre o convívio com as diferenças, as dificuldades terminológicas no que se refere ao TEA, a Educação Especial e o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Na segunda parte do texto, é apresentada a trajetória metodológica da pesquisa e a análise dos dados, onde foi obtido como resultados a proposição de que alunos com TEA em situações didáticas de aprendizagem da Matemática, apresentam diferentes elementos característicos e motivadores que devem ser conhecidos pelo Professor, já que influenciam na dinâmica escolar. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-30T16:20:53Z 2017-06-30T16:20:53Z 2017-05-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/151023 000888364 33004137031P7 2746633087499932 0000-0002-0633-8446 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/151023 |
identifier_str_mv |
000888364 33004137031P7 2746633087499932 0000-0002-0633-8446 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129084294692864 |