A formação de professores de uma escola da rede pública estadual em serviço para o trabalho com projetos utilizando as tecnologias de informação e comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/92326
Resumo: A prática pedagógica por meio do desenvolvimento de projetos é uma forma de conceber uma nova cultura de aprendizado onde professores tornam-se os mediadores entre seus alunos e o conhecimento. Esta nova metodologia que incorpora o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como ferramentas facilitadoras traz mudanças importantes. Diante deste desafio, a proposta central desta pesquisa de mestrado, realizada a partir de dois mil e quatro (2004) é investigar o processo de formação em serviço de professores do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual no município de Presidente Prudente/SP/Brasil, visando que incorporassem em sua prática o trabalho com projetos aliado ao uso das TIC, para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, o processo de formação em serviço deu-se a partir da observação direta e participante nas atividades em sala de aula e na Sala Ambiente de Informática (SAI), entrevistas e diálogos abertos nas Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC). Neste processo, os professores orientavam o andamento das atividades, delimitando estratégias e definindo ações para realização dos projetos. Assim, a formação dos professores durante sua própria prática proporcionou a construção do conhecimento a partir da atuação de professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem, permitindo o afloramento de diferentes habilidades, por meio de uma postura autônoma, reflexiva e colaborativa.
id UNSP_8a6a8f3a1a5eee985ecd68e1794eb930
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/92326
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A formação de professores de uma escola da rede pública estadual em serviço para o trabalho com projetos utilizando as tecnologias de informação e comunicaçãoEducaçãoProfessores - FormaçãoComunicação na tecnologiaTIC (Tecnologias de informação e comunicação)Teacher trainingA prática pedagógica por meio do desenvolvimento de projetos é uma forma de conceber uma nova cultura de aprendizado onde professores tornam-se os mediadores entre seus alunos e o conhecimento. Esta nova metodologia que incorpora o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como ferramentas facilitadoras traz mudanças importantes. Diante deste desafio, a proposta central desta pesquisa de mestrado, realizada a partir de dois mil e quatro (2004) é investigar o processo de formação em serviço de professores do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual no município de Presidente Prudente/SP/Brasil, visando que incorporassem em sua prática o trabalho com projetos aliado ao uso das TIC, para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, o processo de formação em serviço deu-se a partir da observação direta e participante nas atividades em sala de aula e na Sala Ambiente de Informática (SAI), entrevistas e diálogos abertos nas Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC). Neste processo, os professores orientavam o andamento das atividades, delimitando estratégias e definindo ações para realização dos projetos. Assim, a formação dos professores durante sua própria prática proporcionou a construção do conhecimento a partir da atuação de professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem, permitindo o afloramento de diferentes habilidades, por meio de uma postura autônoma, reflexiva e colaborativa.The pedagogical practice through the development of projects is a way to conceive a new culture of learning where teachers become mediators between students and knowledge. This new methodology, which incorporates the use of Information and Communication Technologies (ICT), as facilitating tools, brings important changes. Facing this challenge, the central purpose of this research, carried out in 2004, was to investigate the process of training in service of the teachers of the elementary school of a public school in the town of Presidente Prudente-SP, Brazil, aiming at making them to incorporate in their practice the use of ICT, combined with the work with projects, in order to change the teaching and learning process. In order to do so, the process of training in service was carried out thru the direct and participant observation in the activities of classroom and the Ambiance-Room of Informatics (ARI) and open dialogues in the Hours of Collective Pedagogical Work (HCPW). In this process, the teachers was orientating the course of activities, delimiting strategies and defining actions for realization of the projects. Therefore, the teacher formation during their own practice was proportioned the construction of knowledge from the actuation of teachers and students in the learning and teaching and learning process, allowing bloom of different abilities, through a autonomy reflexive and collaborative posture.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos [UNESP]2014-06-11T19:25:59Z2014-06-11T19:25:59Z2007-03-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis181 f. : il.application/pdfSANTOS, Danielle Aparecida do Nascimento dos. A formação de professores de uma escola da rede pública estadual em serviço para o trabalho com projetos utilizando as tecnologias de informação e comunicação. 2006. 181 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2006.http://hdl.handle.net/11449/92326000497988santos_dan_me_prud.pdf33004129044P67346754405819238Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:44:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92326Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:05:43.824032Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação de professores de uma escola da rede pública estadual em serviço para o trabalho com projetos utilizando as tecnologias de informação e comunicação
title A formação de professores de uma escola da rede pública estadual em serviço para o trabalho com projetos utilizando as tecnologias de informação e comunicação
spellingShingle A formação de professores de uma escola da rede pública estadual em serviço para o trabalho com projetos utilizando as tecnologias de informação e comunicação
Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos [UNESP]
Educação
Professores - Formação
Comunicação na tecnologia
TIC (Tecnologias de informação e comunicação)
Teacher training
title_short A formação de professores de uma escola da rede pública estadual em serviço para o trabalho com projetos utilizando as tecnologias de informação e comunicação
title_full A formação de professores de uma escola da rede pública estadual em serviço para o trabalho com projetos utilizando as tecnologias de informação e comunicação
title_fullStr A formação de professores de uma escola da rede pública estadual em serviço para o trabalho com projetos utilizando as tecnologias de informação e comunicação
title_full_unstemmed A formação de professores de uma escola da rede pública estadual em serviço para o trabalho com projetos utilizando as tecnologias de informação e comunicação
title_sort A formação de professores de uma escola da rede pública estadual em serviço para o trabalho com projetos utilizando as tecnologias de informação e comunicação
author Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos [UNESP]
author_facet Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Professores - Formação
Comunicação na tecnologia
TIC (Tecnologias de informação e comunicação)
Teacher training
topic Educação
Professores - Formação
Comunicação na tecnologia
TIC (Tecnologias de informação e comunicação)
Teacher training
description A prática pedagógica por meio do desenvolvimento de projetos é uma forma de conceber uma nova cultura de aprendizado onde professores tornam-se os mediadores entre seus alunos e o conhecimento. Esta nova metodologia que incorpora o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como ferramentas facilitadoras traz mudanças importantes. Diante deste desafio, a proposta central desta pesquisa de mestrado, realizada a partir de dois mil e quatro (2004) é investigar o processo de formação em serviço de professores do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual no município de Presidente Prudente/SP/Brasil, visando que incorporassem em sua prática o trabalho com projetos aliado ao uso das TIC, para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, o processo de formação em serviço deu-se a partir da observação direta e participante nas atividades em sala de aula e na Sala Ambiente de Informática (SAI), entrevistas e diálogos abertos nas Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC). Neste processo, os professores orientavam o andamento das atividades, delimitando estratégias e definindo ações para realização dos projetos. Assim, a formação dos professores durante sua própria prática proporcionou a construção do conhecimento a partir da atuação de professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem, permitindo o afloramento de diferentes habilidades, por meio de uma postura autônoma, reflexiva e colaborativa.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-03-08
2014-06-11T19:25:59Z
2014-06-11T19:25:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Danielle Aparecida do Nascimento dos. A formação de professores de uma escola da rede pública estadual em serviço para o trabalho com projetos utilizando as tecnologias de informação e comunicação. 2006. 181 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2006.
http://hdl.handle.net/11449/92326
000497988
santos_dan_me_prud.pdf
33004129044P6
7346754405819238
identifier_str_mv SANTOS, Danielle Aparecida do Nascimento dos. A formação de professores de uma escola da rede pública estadual em serviço para o trabalho com projetos utilizando as tecnologias de informação e comunicação. 2006. 181 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2006.
000497988
santos_dan_me_prud.pdf
33004129044P6
7346754405819238
url http://hdl.handle.net/11449/92326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 181 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128459250073600