A Maquete como recurso didático para o ensino-aprendizagem de conceitos geográficos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cassemiro, Rodrigo Rosa [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/156203
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-11-06/000891911.pdf
Resumo: The biggest challenge faced by teachers in the area is thinking about teaching practices that favor closer relationship between geographical concepts and social practices of students. Therefore, the objective of the research was to investigate the approach about the use of the model as a didactic resource on geography class, through the analysis, the proposal was to develop models that allow interactivity, in other words, that facilitate the student the manipulation of objects in a smaller scale, as an auxiliary element in teaching- learning process. Furthermore, it was also examined if this resource contributes to the learning of various geographical concepts of difficult assimilation, such as the organization of urban space, the relief shapes and cartographic orientation. The research was based primarily on a detailed study of the proposals made by Rosangela Doin de Almeida (2006 ), and partnership among Maria Elena Ramos Simielli, Gisele Girardi and Rosemeire Morone (2007). Thus, it seeks to establish new parameters of the model use, trying to insert either elements already used before or new ways of using this didactic resource
id UNSP_8af8cbc426fd7d41ef33c0667b79a21f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/156203
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A Maquete como recurso didático para o ensino-aprendizagem de conceitos geográficosMaquetesMaterial didáticoGeografia - Estudo e ensinoThe biggest challenge faced by teachers in the area is thinking about teaching practices that favor closer relationship between geographical concepts and social practices of students. Therefore, the objective of the research was to investigate the approach about the use of the model as a didactic resource on geography class, through the analysis, the proposal was to develop models that allow interactivity, in other words, that facilitate the student the manipulation of objects in a smaller scale, as an auxiliary element in teaching- learning process. Furthermore, it was also examined if this resource contributes to the learning of various geographical concepts of difficult assimilation, such as the organization of urban space, the relief shapes and cartographic orientation. The research was based primarily on a detailed study of the proposals made by Rosangela Doin de Almeida (2006 ), and partnership among Maria Elena Ramos Simielli, Gisele Girardi and Rosemeire Morone (2007). Thus, it seeks to establish new parameters of the model use, trying to insert either elements already used before or new ways of using this didactic resourceO grande desafio enfrentado pelos docentes da área é pensar em práticas pedagógicas que favoreçam a aproximação entre os conceitos geográficos e as práticas sociais dos alunos. Dessa forma, o objetivo da pesquisa foi investigar a abordagem sobre o uso da maquete como recurso didático na aula de Geografia, por meio da análise de estudos recentes da cartografia escolar, no campo acadêmico. Além desta análise, a proposta foi elaborar maquetes que permitam a interatividade, ou seja, que facilitam ao aluno a manipulação dos objetos em menor escala, como elemento auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Analisou-se, também, se tal recurso contribui para a aprendizagem de diversos conceitos geográficos de difícil assimilação, como, por exemplo a organização do espaço urbano, as formas do relevo e a orientação cartográfica. A pesquisa se fundamentou, primeiramente, em um estudo detalhado das propostas realizadas por Rosangela Doin de Almeida (2006), e na parceria entre Maria Elena Ramos Simielli, Giseli Girardi e Rosemeire Morone (2007). Diante disso, procura-se estabelecer novos parâmetros do uso da maquete, buscando inserir tanto elementos já utilizados anteriormente, quanto novas formas de utilização deste recurso didáticoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Mello, Márcia Cristina de Oliveira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cassemiro, Rodrigo Rosa [UNESP]2018-09-19T17:26:20Z2018-09-19T17:26:20Z2014-06-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis54 f.application/pdfCASSEMIRO, Rodrigo Rosa. A Maquete como recurso didático para o ensino-aprendizagem de conceitos geográficos. 2014. 54 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Câmpus Experimental de Ourinhos, 2014.http://hdl.handle.net/11449/156203000891911http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-11-06/000891911.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-16T06:26:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/156203Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-16T06:26:28Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Maquete como recurso didático para o ensino-aprendizagem de conceitos geográficos
title A Maquete como recurso didático para o ensino-aprendizagem de conceitos geográficos
spellingShingle A Maquete como recurso didático para o ensino-aprendizagem de conceitos geográficos
Cassemiro, Rodrigo Rosa [UNESP]
Maquetes
Material didático
Geografia - Estudo e ensino
title_short A Maquete como recurso didático para o ensino-aprendizagem de conceitos geográficos
title_full A Maquete como recurso didático para o ensino-aprendizagem de conceitos geográficos
title_fullStr A Maquete como recurso didático para o ensino-aprendizagem de conceitos geográficos
title_full_unstemmed A Maquete como recurso didático para o ensino-aprendizagem de conceitos geográficos
title_sort A Maquete como recurso didático para o ensino-aprendizagem de conceitos geográficos
author Cassemiro, Rodrigo Rosa [UNESP]
author_facet Cassemiro, Rodrigo Rosa [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mello, Márcia Cristina de Oliveira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Cassemiro, Rodrigo Rosa [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Maquetes
Material didático
Geografia - Estudo e ensino
topic Maquetes
Material didático
Geografia - Estudo e ensino
description The biggest challenge faced by teachers in the area is thinking about teaching practices that favor closer relationship between geographical concepts and social practices of students. Therefore, the objective of the research was to investigate the approach about the use of the model as a didactic resource on geography class, through the analysis, the proposal was to develop models that allow interactivity, in other words, that facilitate the student the manipulation of objects in a smaller scale, as an auxiliary element in teaching- learning process. Furthermore, it was also examined if this resource contributes to the learning of various geographical concepts of difficult assimilation, such as the organization of urban space, the relief shapes and cartographic orientation. The research was based primarily on a detailed study of the proposals made by Rosangela Doin de Almeida (2006 ), and partnership among Maria Elena Ramos Simielli, Gisele Girardi and Rosemeire Morone (2007). Thus, it seeks to establish new parameters of the model use, trying to insert either elements already used before or new ways of using this didactic resource
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-18
2018-09-19T17:26:20Z
2018-09-19T17:26:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CASSEMIRO, Rodrigo Rosa. A Maquete como recurso didático para o ensino-aprendizagem de conceitos geográficos. 2014. 54 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Câmpus Experimental de Ourinhos, 2014.
http://hdl.handle.net/11449/156203
000891911
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-11-06/000891911.pdf
identifier_str_mv CASSEMIRO, Rodrigo Rosa. A Maquete como recurso didático para o ensino-aprendizagem de conceitos geográficos. 2014. 54 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Câmpus Experimental de Ourinhos, 2014.
000891911
url http://hdl.handle.net/11449/156203
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-11-06/000891911.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 54 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965633627029504