Gestão escolar: estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/180263 |
Resumo: | Essa investigação tem como objeto de análise a atuação do trabalho do gestor escolar em uma escola pública municipal do Estado de Minas Gerais, Frutal, frente às funções básicas e inerentes ao cargo nas dimensões administrativa e pedagógica. O objetivo proposto é apresentar a concepção de gestão escolar vivenciada e as ações adotadas pelo gestor escolar que contribuem com um elevado índice de demanda por vagas nessa Escola. A pesquisa de abordagem qualitativa, Estudo de Caso, adotou os seguintes princípios metodológicos: pesquisa bibliográfica, análise documental, observação in loco e aplicação de questionário aos professores e a equipe gestora. A problemática da pesquisa se assenta em um contexto de análises das relações que estabelece a vivência das ações que acontecem na prática do gestor escolar da escola pesquisada. De um lado, temos o Estado que delineia suas políticas educacionais por meio de leis, programas e projetos para as instituições de ensino, segundo um modelo de gestão pautado em uma proposta da gestão democrática. Do outro lado, temos a escola pública que, com suas pluralidades e necessidades, tenta adequar-se a essas “novas formas” de gestão democrática escolar. O resultado da pesquisa de campo revelou que a Escola Pública é desafiada a implementar princípios e instrumentos de uma gestão democrática e participativa nas dimensões de suas funções. A materialidade vivenciada pela escola efetiva a participação da comunidade escolar no desenvolvimento de um projeto de gestão democrática. Credita-se à gestão da escola pesquisada características de ações que viabilizam um trabalho que contribui com a demanda por vagas nessa instituição. Palavras-chave: gestão escolar. gestão democrática. dimensões da gestão. |
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Gestão escolar: estudo de casoSchool management: case studyGestión escolar: estudio de casoGestão escolarGestão democráticaDimensões da gestãoSchool managementDemocratic managementDimensions of managementGestión escolarGestión democráticaDimensiones de la gestiónEssa investigação tem como objeto de análise a atuação do trabalho do gestor escolar em uma escola pública municipal do Estado de Minas Gerais, Frutal, frente às funções básicas e inerentes ao cargo nas dimensões administrativa e pedagógica. O objetivo proposto é apresentar a concepção de gestão escolar vivenciada e as ações adotadas pelo gestor escolar que contribuem com um elevado índice de demanda por vagas nessa Escola. A pesquisa de abordagem qualitativa, Estudo de Caso, adotou os seguintes princípios metodológicos: pesquisa bibliográfica, análise documental, observação in loco e aplicação de questionário aos professores e a equipe gestora. A problemática da pesquisa se assenta em um contexto de análises das relações que estabelece a vivência das ações que acontecem na prática do gestor escolar da escola pesquisada. De um lado, temos o Estado que delineia suas políticas educacionais por meio de leis, programas e projetos para as instituições de ensino, segundo um modelo de gestão pautado em uma proposta da gestão democrática. Do outro lado, temos a escola pública que, com suas pluralidades e necessidades, tenta adequar-se a essas “novas formas” de gestão democrática escolar. O resultado da pesquisa de campo revelou que a Escola Pública é desafiada a implementar princípios e instrumentos de uma gestão democrática e participativa nas dimensões de suas funções. A materialidade vivenciada pela escola efetiva a participação da comunidade escolar no desenvolvimento de um projeto de gestão democrática. Credita-se à gestão da escola pesquisada características de ações que viabilizam um trabalho que contribui com a demanda por vagas nessa instituição. Palavras-chave: gestão escolar. gestão democrática. dimensões da gestão.The purpose of this investigation is to analyze the work of the school manager in a municipal school, in relation to the basic functions inherent to the position in the administrative, pedagogical and disciplinary dimensions. The proposed objective is to present the conception of school management experienced and the actions taken by the school manager that contribute with a high demand index for vacancies in this School. The qualitative research, Case Study, adopted the following methodological principles: bibliographical research, documentary analysis, in situ observation and questionnaire application to teachers and the management team. The research problem is based on a context of relations analysis that establishes the experience of the actions that take place in the practice of the school manager of the researched school. On the one hand we have the State that delineates its educational policies through laws, programs and projects for educational institutions, according to a management model based on a proposal of democratic management. On the other side, we have the public school that, with its pluralities and needs, tries to adapt to these "new forms" of democratic school management. The results of the field research revealed that the Public School is challenged to implement principles and instruments of a democratic and participative management in the dimensions of its functions. The materiality experienced by the school effectively engages the school community in the development of a democratic management project. The management of the researched school is credited with characteristics of actions that make possible a job that contributes to the demand for vacancies in this institution. Keywords: school management. democratic management. dimensions of management.Esta investigación tiene como objeto de análisis la actuación del trabajo del gestor escolar en una escuela municipal, frente a las funciones básicas e inherentes al cargo en las dimensiones administrativa, pedagógica y disciplinaria. El objetivo propuesto, presentar la concepción de gestión escolar vivenciada y las acciones adoptadas por el gestor escolar que contribuyen con un elevado índice de demanda por vacantes en esa Escuela. La investigación de abordaje cualitativo, Estudio de Caso, adoptó los siguientes principios metodológicos: investigación bibliográfica, análisis documental, observación in loco y aplicación de cuestionario a los profesores y el equipo gestor. La problemática de la investigación se asienta en un contexto de análisis de las relaciones que establece la vivencia de las acciones que ocurren en la práctica del gestor escolar de la escuela investigada. De un lado tenemos el Estado que delinea sus políticas educativas a través de leyes, programas y proyectos para las instituciones de enseñanza, según un modelo de gestión pautado en una propuesta de la gestión democrática. En el otro lado tenemos la escuela pública que con sus pluralidades y necesidades intenta adecuarse a esas "nuevas formas" de gestión democrática escolar. El resultado de la investigación de campo reveló que la Escuela Pública es desafiada a implementar principios e instrumentos de una gestión democrática y participativa en las dimensiones de sus funciones. La materialidad que se desarrolla por la escuela de éxito engrosa a la comunidad de la comunidad en el desarrollo de un proyecto de gestión democrática. La administración de la escuela de enseñanza secundaria está acreditada con una característica de acciones que puede hacer que los objetos relacionados con la demanda sean vacantes en esta institución. Palabras clave: gestión escolar. gestión democrática. dimensiones de la gestión.Universidade Estadual Paulista (Unesp)David, Célia Maria [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Braga, Ana Maria Taveira2018-12-17T18:19:42Z2018-12-17T18:19:42Z2018-09-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18026300091102333004072067P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-26T19:36:44Zoai:repositorio.unesp.br:11449/180263Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:59:14.927485Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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