Gestão escolar: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Ana Maria Taveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/180263
Resumo: Essa investigação tem como objeto de análise a atuação do trabalho do gestor escolar em uma escola pública municipal do Estado de Minas Gerais, Frutal, frente às funções básicas e inerentes ao cargo nas dimensões administrativa e pedagógica. O objetivo proposto é apresentar a concepção de gestão escolar vivenciada e as ações adotadas pelo gestor escolar que contribuem com um elevado índice de demanda por vagas nessa Escola. A pesquisa de abordagem qualitativa, Estudo de Caso, adotou os seguintes princípios metodológicos: pesquisa bibliográfica, análise documental, observação in loco e aplicação de questionário aos professores e a equipe gestora. A problemática da pesquisa se assenta em um contexto de análises das relações que estabelece a vivência das ações que acontecem na prática do gestor escolar da escola pesquisada. De um lado, temos o Estado que delineia suas políticas educacionais por meio de leis, programas e projetos para as instituições de ensino, segundo um modelo de gestão pautado em uma proposta da gestão democrática. Do outro lado, temos a escola pública que, com suas pluralidades e necessidades, tenta adequar-se a essas “novas formas” de gestão democrática escolar. O resultado da pesquisa de campo revelou que a Escola Pública é desafiada a implementar princípios e instrumentos de uma gestão democrática e participativa nas dimensões de suas funções. A materialidade vivenciada pela escola efetiva a participação da comunidade escolar no desenvolvimento de um projeto de gestão democrática. Credita-se à gestão da escola pesquisada características de ações que viabilizam um trabalho que contribui com a demanda por vagas nessa instituição. Palavras-chave: gestão escolar. gestão democrática. dimensões da gestão.
id UNSP_8b7d053530e6f01f6bf5488d0e031b34
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/180263
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Gestão escolar: estudo de casoSchool management: case studyGestión escolar: estudio de casoGestão escolarGestão democráticaDimensões da gestãoSchool managementDemocratic managementDimensions of managementGestión escolarGestión democráticaDimensiones de la gestiónEssa investigação tem como objeto de análise a atuação do trabalho do gestor escolar em uma escola pública municipal do Estado de Minas Gerais, Frutal, frente às funções básicas e inerentes ao cargo nas dimensões administrativa e pedagógica. O objetivo proposto é apresentar a concepção de gestão escolar vivenciada e as ações adotadas pelo gestor escolar que contribuem com um elevado índice de demanda por vagas nessa Escola. A pesquisa de abordagem qualitativa, Estudo de Caso, adotou os seguintes princípios metodológicos: pesquisa bibliográfica, análise documental, observação in loco e aplicação de questionário aos professores e a equipe gestora. A problemática da pesquisa se assenta em um contexto de análises das relações que estabelece a vivência das ações que acontecem na prática do gestor escolar da escola pesquisada. De um lado, temos o Estado que delineia suas políticas educacionais por meio de leis, programas e projetos para as instituições de ensino, segundo um modelo de gestão pautado em uma proposta da gestão democrática. Do outro lado, temos a escola pública que, com suas pluralidades e necessidades, tenta adequar-se a essas “novas formas” de gestão democrática escolar. O resultado da pesquisa de campo revelou que a Escola Pública é desafiada a implementar princípios e instrumentos de uma gestão democrática e participativa nas dimensões de suas funções. A materialidade vivenciada pela escola efetiva a participação da comunidade escolar no desenvolvimento de um projeto de gestão democrática. Credita-se à gestão da escola pesquisada características de ações que viabilizam um trabalho que contribui com a demanda por vagas nessa instituição. Palavras-chave: gestão escolar. gestão democrática. dimensões da gestão.The purpose of this investigation is to analyze the work of the school manager in a municipal school, in relation to the basic functions inherent to the position in the administrative, pedagogical and disciplinary dimensions. The proposed objective is to present the conception of school management experienced and the actions taken by the school manager that contribute with a high demand index for vacancies in this School. The qualitative research, Case Study, adopted the following methodological principles: bibliographical research, documentary analysis, in situ observation and questionnaire application to teachers and the management team. The research problem is based on a context of relations analysis that establishes the experience of the actions that take place in the practice of the school manager of the researched school. On the one hand we have the State that delineates its educational policies through laws, programs and projects for educational institutions, according to a management model based on a proposal of democratic management. On the other side, we have the public school that, with its pluralities and needs, tries to adapt to these "new forms" of democratic school management. The results of the field research revealed that the Public School is challenged to implement principles and instruments of a democratic and participative management in the dimensions of its functions. The materiality experienced by the school effectively engages the school community in the development of a democratic management project. The management of the researched school is credited with characteristics of actions that make possible a job that contributes to the demand for vacancies in this institution. Keywords: school management. democratic management. dimensions of management.Esta investigación tiene como objeto de análisis la actuación del trabajo del gestor escolar en una escuela municipal, frente a las funciones básicas e inherentes al cargo en las dimensiones administrativa, pedagógica y disciplinaria. El objetivo propuesto, presentar la concepción de gestión escolar vivenciada y las acciones adoptadas por el gestor escolar que contribuyen con un elevado índice de demanda por vacantes en esa Escuela. La investigación de abordaje cualitativo, Estudio de Caso, adoptó los siguientes principios metodológicos: investigación bibliográfica, análisis documental, observación in loco y aplicación de cuestionario a los profesores y el equipo gestor. La problemática de la investigación se asienta en un contexto de análisis de las relaciones que establece la vivencia de las acciones que ocurren en la práctica del gestor escolar de la escuela investigada. De un lado tenemos el Estado que delinea sus políticas educativas a través de leyes, programas y proyectos para las instituciones de enseñanza, según un modelo de gestión pautado en una propuesta de la gestión democrática. En el otro lado tenemos la escuela pública que con sus pluralidades y necesidades intenta adecuarse a esas "nuevas formas" de gestión democrática escolar. El resultado de la investigación de campo reveló que la Escuela Pública es desafiada a implementar principios e instrumentos de una gestión democrática y participativa en las dimensiones de sus funciones. La materialidad que se desarrolla por la escuela de éxito engrosa a la comunidad de la comunidad en el desarrollo de un proyecto de gestión democrática. La administración de la escuela de enseñanza secundaria está acreditada con una característica de acciones que puede hacer que los objetos relacionados con la demanda sean vacantes en esta institución. Palabras clave: gestión escolar. gestión democrática. dimensiones de la gestión.Universidade Estadual Paulista (Unesp)David, Célia Maria [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Braga, Ana Maria Taveira2018-12-17T18:19:42Z2018-12-17T18:19:42Z2018-09-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18026300091102333004072067P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-26T19:36:44Zoai:repositorio.unesp.br:11449/180263Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:59:14.927485Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão escolar: estudo de caso
School management: case study
Gestión escolar: estudio de caso
title Gestão escolar: estudo de caso
spellingShingle Gestão escolar: estudo de caso
Braga, Ana Maria Taveira
Gestão escolar
Gestão democrática
Dimensões da gestão
School management
Democratic management
Dimensions of management
Gestión escolar
Gestión democrática
Dimensiones de la gestión
title_short Gestão escolar: estudo de caso
title_full Gestão escolar: estudo de caso
title_fullStr Gestão escolar: estudo de caso
title_full_unstemmed Gestão escolar: estudo de caso
title_sort Gestão escolar: estudo de caso
author Braga, Ana Maria Taveira
author_facet Braga, Ana Maria Taveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv David, Célia Maria [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Ana Maria Taveira
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão escolar
Gestão democrática
Dimensões da gestão
School management
Democratic management
Dimensions of management
Gestión escolar
Gestión democrática
Dimensiones de la gestión
topic Gestão escolar
Gestão democrática
Dimensões da gestão
School management
Democratic management
Dimensions of management
Gestión escolar
Gestión democrática
Dimensiones de la gestión
description Essa investigação tem como objeto de análise a atuação do trabalho do gestor escolar em uma escola pública municipal do Estado de Minas Gerais, Frutal, frente às funções básicas e inerentes ao cargo nas dimensões administrativa e pedagógica. O objetivo proposto é apresentar a concepção de gestão escolar vivenciada e as ações adotadas pelo gestor escolar que contribuem com um elevado índice de demanda por vagas nessa Escola. A pesquisa de abordagem qualitativa, Estudo de Caso, adotou os seguintes princípios metodológicos: pesquisa bibliográfica, análise documental, observação in loco e aplicação de questionário aos professores e a equipe gestora. A problemática da pesquisa se assenta em um contexto de análises das relações que estabelece a vivência das ações que acontecem na prática do gestor escolar da escola pesquisada. De um lado, temos o Estado que delineia suas políticas educacionais por meio de leis, programas e projetos para as instituições de ensino, segundo um modelo de gestão pautado em uma proposta da gestão democrática. Do outro lado, temos a escola pública que, com suas pluralidades e necessidades, tenta adequar-se a essas “novas formas” de gestão democrática escolar. O resultado da pesquisa de campo revelou que a Escola Pública é desafiada a implementar princípios e instrumentos de uma gestão democrática e participativa nas dimensões de suas funções. A materialidade vivenciada pela escola efetiva a participação da comunidade escolar no desenvolvimento de um projeto de gestão democrática. Credita-se à gestão da escola pesquisada características de ações que viabilizam um trabalho que contribui com a demanda por vagas nessa instituição. Palavras-chave: gestão escolar. gestão democrática. dimensões da gestão.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-17T18:19:42Z
2018-12-17T18:19:42Z
2018-09-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/180263
000911023
33004072067P2
url http://hdl.handle.net/11449/180263
identifier_str_mv 000911023
33004072067P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129008850698240