Atividades de campo em educação ambiental: construção coletiva de diretrizes metodológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baldani, Rosana Caetano [UNESP]
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90889
Resumo: A atividade de campo, relacionada à educação ambiental (EA), tem sido uma estratégia de ensino bastante explorada pela escola e pode contribuir para a observação dos fenômenos da natureza como dos fatores integrantes do ambiente, inclusive os de caráter sócio-ambiental. O objetivo deste estudo é refletir sobre essa temática, formulando como problema de pesquisa a construção coletiva de diretrizes metodológicas para o desenvolvimento de aulas de campo em EA, que possam garantir seus princípios básicos de práxis educativa cultural, informativa, fundamentalmente política, formativa, emancipatória, crítica e transformadora. O estudo foi desenvolvido, com um professor e seus alunos de uma classe de 5ª série do ensino fundamental de uma escola pública, e norteado pelos pressupostos da pesquisa-ação-participativa. O processo pedagógico, a concretização da metodologia da pesquisa-ação-participativa, a vivência grupal e as atividades realizadas foram as categorias de análises, nas quais, a estratégia pedagógica de atividade de campo caracterizou-se como importante elemento no desenvolvimento didáticometodológico para a concretização do ensino por pesquisa.
id UNSP_8ba56efdcffbcffc699a8349d6062d17
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90889
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Atividades de campo em educação ambiental: construção coletiva de diretrizes metodológicasEducação ambientalEducação ambiental - Atividades de campoEnvironmental educationA atividade de campo, relacionada à educação ambiental (EA), tem sido uma estratégia de ensino bastante explorada pela escola e pode contribuir para a observação dos fenômenos da natureza como dos fatores integrantes do ambiente, inclusive os de caráter sócio-ambiental. O objetivo deste estudo é refletir sobre essa temática, formulando como problema de pesquisa a construção coletiva de diretrizes metodológicas para o desenvolvimento de aulas de campo em EA, que possam garantir seus princípios básicos de práxis educativa cultural, informativa, fundamentalmente política, formativa, emancipatória, crítica e transformadora. O estudo foi desenvolvido, com um professor e seus alunos de uma classe de 5ª série do ensino fundamental de uma escola pública, e norteado pelos pressupostos da pesquisa-ação-participativa. O processo pedagógico, a concretização da metodologia da pesquisa-ação-participativa, a vivência grupal e as atividades realizadas foram as categorias de análises, nas quais, a estratégia pedagógica de atividade de campo caracterizou-se como importante elemento no desenvolvimento didáticometodológico para a concretização do ensino por pesquisa.The field active, related to environmental education (EE), has been a teaching strategy, explored by the school and it might contribute to the observation of nature phenomena as one of the constituent factors of the environment, including the social environmental character. The aim of this study is reflecting about this subject, formulating as a research problem the collective construction of the methodological directives to the development of field classes in EE, that can assure it basic principles of transforming, critical, emancipatory, formative, political, fundamentally, informative and cultural educational praxis. The study was developed, with a teacher and his 5th grade class of elementary school in a public school, and directed by presumed of the participative action research. The pedagogical procedure, the concretizing of the participative action research methodology, the group habits and the performed activities were the analysis categories, in which, the pedagogical strategies of field activity defined as an important element in the didactical methodological development to the concretizing of the teaching by researching.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Baldani, Rosana Caetano [UNESP]2014-06-11T19:24:48Z2014-06-11T19:24:48Z2006-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis139 f. : il.application/pdfBALDANI, Rosana Caetano. Atividades de campo em educação ambiental: construção coletiva de diretrizes metodológicas. 2006. 139 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2006.http://hdl.handle.net/11449/90889000553391baldani_rc_me_bauru.pdf33004056079P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-04T06:11:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90889Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:54:58.616303Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividades de campo em educação ambiental: construção coletiva de diretrizes metodológicas
title Atividades de campo em educação ambiental: construção coletiva de diretrizes metodológicas
spellingShingle Atividades de campo em educação ambiental: construção coletiva de diretrizes metodológicas
Baldani, Rosana Caetano [UNESP]
Educação ambiental
Educação ambiental - Atividades de campo
Environmental education
title_short Atividades de campo em educação ambiental: construção coletiva de diretrizes metodológicas
title_full Atividades de campo em educação ambiental: construção coletiva de diretrizes metodológicas
title_fullStr Atividades de campo em educação ambiental: construção coletiva de diretrizes metodológicas
title_full_unstemmed Atividades de campo em educação ambiental: construção coletiva de diretrizes metodológicas
title_sort Atividades de campo em educação ambiental: construção coletiva de diretrizes metodológicas
author Baldani, Rosana Caetano [UNESP]
author_facet Baldani, Rosana Caetano [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Baldani, Rosana Caetano [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Educação ambiental - Atividades de campo
Environmental education
topic Educação ambiental
Educação ambiental - Atividades de campo
Environmental education
description A atividade de campo, relacionada à educação ambiental (EA), tem sido uma estratégia de ensino bastante explorada pela escola e pode contribuir para a observação dos fenômenos da natureza como dos fatores integrantes do ambiente, inclusive os de caráter sócio-ambiental. O objetivo deste estudo é refletir sobre essa temática, formulando como problema de pesquisa a construção coletiva de diretrizes metodológicas para o desenvolvimento de aulas de campo em EA, que possam garantir seus princípios básicos de práxis educativa cultural, informativa, fundamentalmente política, formativa, emancipatória, crítica e transformadora. O estudo foi desenvolvido, com um professor e seus alunos de uma classe de 5ª série do ensino fundamental de uma escola pública, e norteado pelos pressupostos da pesquisa-ação-participativa. O processo pedagógico, a concretização da metodologia da pesquisa-ação-participativa, a vivência grupal e as atividades realizadas foram as categorias de análises, nas quais, a estratégia pedagógica de atividade de campo caracterizou-se como importante elemento no desenvolvimento didáticometodológico para a concretização do ensino por pesquisa.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-09-29
2014-06-11T19:24:48Z
2014-06-11T19:24:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BALDANI, Rosana Caetano. Atividades de campo em educação ambiental: construção coletiva de diretrizes metodológicas. 2006. 139 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2006.
http://hdl.handle.net/11449/90889
000553391
baldani_rc_me_bauru.pdf
33004056079P0
identifier_str_mv BALDANI, Rosana Caetano. Atividades de campo em educação ambiental: construção coletiva de diretrizes metodológicas. 2006. 139 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2006.
000553391
baldani_rc_me_bauru.pdf
33004056079P0
url http://hdl.handle.net/11449/90889
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 139 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128720400023552