Programa Educação Integral: as vozes dos sujeitos em uma escola pública de Rio Claro/SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Luciane Aparecida de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/254888
Resumo: A Educação Integral tem sido considerada, nos documentos oficiais e em nossa sociedade, importante proposta para favorecer a formação humana. Sua implementação passa a ser um desafio que instiga à comunidade educativa a compreender o que se entende por Educação Integral, a repensar tanto o tempo escolar como a proposta pedagógica que assegure uma educação com apropriação de valores e conhecimentos produzidos ao longo da história da humanidade. Neste contexto, a presente pesquisa pretende contextualizar o cenário da Educação Integral no município de Rio Claro/SP, trazendo um histórico da sua implantação, qual sua fundamentação curricular, qual o perfil dos educandos e qual a concepção dos pais quando matriculam seus filhos em uma escola que oferece um Programa Educação Integral. A Educação Integral traz implicações no campo do currículo e dos saberes acumulados. Enquanto vice-diretora de uma escola pública da rede municipal de Rio Claro/SP, que participou do Programa Educação Integral (PEI), desenvolvi uma pesquisa qualitativa que, ao tomar como perspectiva metodológica a pesquisa narrativa de experiência do vivido (LIMA; GERALDI. GERALDI, 2015), considerei como objeto de estudo minha própria experiência nesse cargo em diálogo com a comunidade que fazia parte desse Programa. O objetivo geral da pesquisa foi compreender o sentido que tem para a comunidade escolar participar do Programa Educação Integral, priorizando as vozes de alguns sujeitos. Foram convidados a participar da pesquisa, alunos matriculados no PEI, pais e/ou responsáveis de alunos, professores. A produção de dados foi realizada a partir de: a) meu caderno de registro na função de vice-diretora, b) produções escritas dos alunos, c) fotos do acervo do PEI, d) diários de bordo dos professores, e também de documentos como: plano de ensino anual dos professores, legislações que norteiam o atual Programa Educação Integral, assim como sua origem, e as escritas dos pais produzidas no momento da matrícula dos filhos e nas reuniões. Como lições aprendidas durante a pesquisa, passo a compreender: que a educação integral está embricada na educação, nas questões relacionadas a formação humana, que enquanto educadores somos responsáveis pelo desenvolvimento dos sujeitos que permanecem em período integral na unidade escolar; a importância dos territórios para a educação, e para além dos fatores pelos quais os pais ou responsáveis matriculam seus filhos no PEI, tais espaços devem potencializar as práticas educativas, dentro e fora dos muros da escola e o intenso trabalho realizado com e nas oficinas, enquanto práticas que levem em consideração a integralidade do ser humano.
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Neste contexto, a presente pesquisa pretende contextualizar o cenário da Educação Integral no município de Rio Claro/SP, trazendo um histórico da sua implantação, qual sua fundamentação curricular, qual o perfil dos educandos e qual a concepção dos pais quando matriculam seus filhos em uma escola que oferece um Programa Educação Integral. A Educação Integral traz implicações no campo do currículo e dos saberes acumulados. Enquanto vice-diretora de uma escola pública da rede municipal de Rio Claro/SP, que participou do Programa Educação Integral (PEI), desenvolvi uma pesquisa qualitativa que, ao tomar como perspectiva metodológica a pesquisa narrativa de experiência do vivido (LIMA; GERALDI. GERALDI, 2015), considerei como objeto de estudo minha própria experiência nesse cargo em diálogo com a comunidade que fazia parte desse Programa. O objetivo geral da pesquisa foi compreender o sentido que tem para a comunidade escolar participar do Programa Educação Integral, priorizando as vozes de alguns sujeitos. Foram convidados a participar da pesquisa, alunos matriculados no PEI, pais e/ou responsáveis de alunos, professores. A produção de dados foi realizada a partir de: a) meu caderno de registro na função de vice-diretora, b) produções escritas dos alunos, c) fotos do acervo do PEI, d) diários de bordo dos professores, e também de documentos como: plano de ensino anual dos professores, legislações que norteiam o atual Programa Educação Integral, assim como sua origem, e as escritas dos pais produzidas no momento da matrícula dos filhos e nas reuniões. Como lições aprendidas durante a pesquisa, passo a compreender: que a educação integral está embricada na educação, nas questões relacionadas a formação humana, que enquanto educadores somos responsáveis pelo desenvolvimento dos sujeitos que permanecem em período integral na unidade escolar; a importância dos territórios para a educação, e para além dos fatores pelos quais os pais ou responsáveis matriculam seus filhos no PEI, tais espaços devem potencializar as práticas educativas, dentro e fora dos muros da escola e o intenso trabalho realizado com e nas oficinas, enquanto práticas que levem em consideração a integralidade do ser humano.Integral Education has been considered an important proposition to promote human development in official documents and in our society. Its implementation becomes a challenge that stimulates the educational community to understand what is meant by Integral Education, to rethink both the school time and the pedagogical proposal that ensure education with the values appropriation and knowledge produced throughout human history. In this context, this research aims to contextualize the scenario of Integral Education in Rio Claro/SP, providing a historical overview of its implementation, itscurricular foundation, the profile of students, and the parents' conception when enrolling their children in a school which offers Integral Education. The Integral Education has implications in the field of curriculum and accumulated knowledge. As a vice-principal of a public school in Rio Claro/SP, who participated in the Integral Education Program (PEI), I conducted a qualitative research using the narrative research methodology of lived experience (LIMA; GERALDI. GERALDI, 2015). I considered my own experience in this position as a study object in dialogue with the community involved in this program. The general objective of the research was to understand the meaning for the school community of participating in the Integral Education Program, prioritizing the voices of some subjects. Students enrolled in PEI, parents and/or guardians of students, teachers were invited to participate in the research. Data collection involved my notes in my record notebook as a vice-principal, student written work, photos from the PEI collection, teachers' logbooks, as well as documents such as annual teaching plans, legislation governing the current Integral Education Program, its origin, and written materials from parents during their children's enrollment and meetings. As lessons learned during the research, I come to understand that integral education is embedded in education, in issues related to human formation, that as educators we are responsible for the development of subjects who remain full time in the school unit; the importance of territories for education, and in addition to the factors why parents or guardians enroll their children in the PEI, such spaces should enhance educational practices, inside and outside the school walls and the intense work carried out with and in the workshops, as practices that that consider the wholeness nature of human beings.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Chaluh, Laura Noemi [UNESP]Oliveira, Luciane Aparecida de2024-04-02T12:47:36Z2024-04-02T12:47:36Z2023-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/25488865656604142404670009-0006-8942-2243porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-03T06:51:42Zoai:repositorio.unesp.br:11449/254888Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:37:07.817789Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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