A cerâmica de Pablo Picasso: a antiguidade mediterrânea revisitada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Simone Cristina [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/157173
Resumo: A presente dissertação de mestrado refere-se a obra em cerâmica do artista Pablo Picasso e a sua relação com a Antiguidade Mediterrânea. Aborda a construção poética desde os motivos que levou o artista à cerâmica, o seu aprendizado, os barros, os fornos e a técnica utilizada, identificando os elementos de inspiração, os temas, estilos e o processo de criação, relacionando-os ao contexto social que influenciou seu trabalho. Ao identificar os elementos percebeu-se que Pablo Picasso enxergou na cerâmica uma forma de popularizar a sua arte, um desejo que nasceu após o seu envolvimento com a luta dos Republicanos na Guerra Civil Espanhola. Com esse propósito, ele dialogou com a cultura popular e a cerâmica tradicional mediterrânea, a inovou, resgatou os valores ancestrais e reviveu os símbolos e mitos mediterrâneos, deixando-os “vivos”. Toda sua obra do período de 1947 até a sua morte em 1973, é uma revisitação da Antiguidade e Picasso influenciou uma geração de artistas a produzirem cerâmica e através da sua reputação, a arte do barro, dita “inferior” em relação as Belas Artes, nunca mais foi a mesma.
id UNSP_8c07a08e3eac1c6d8fa4dbb847ac574e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/157173
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A cerâmica de Pablo Picasso: a antiguidade mediterrânea revisitadaLa poterie de Pablo Picasso: l'antiquité méditerranéenne revisitéePablo Picasso ceramicsVallauris/FrenchPottery MadouraPablo Picasso la céramiqueVallauris/FrancePoterie MadouraCerâmica de Pablo PicassoAntiguidadeMediterrâneoVallauris/FrançaOlaria MadouraPablo Picasso cerámicaVallauris/FranciaOlaria MadouraA presente dissertação de mestrado refere-se a obra em cerâmica do artista Pablo Picasso e a sua relação com a Antiguidade Mediterrânea. Aborda a construção poética desde os motivos que levou o artista à cerâmica, o seu aprendizado, os barros, os fornos e a técnica utilizada, identificando os elementos de inspiração, os temas, estilos e o processo de criação, relacionando-os ao contexto social que influenciou seu trabalho. Ao identificar os elementos percebeu-se que Pablo Picasso enxergou na cerâmica uma forma de popularizar a sua arte, um desejo que nasceu após o seu envolvimento com a luta dos Republicanos na Guerra Civil Espanhola. Com esse propósito, ele dialogou com a cultura popular e a cerâmica tradicional mediterrânea, a inovou, resgatou os valores ancestrais e reviveu os símbolos e mitos mediterrâneos, deixando-os “vivos”. Toda sua obra do período de 1947 até a sua morte em 1973, é uma revisitação da Antiguidade e Picasso influenciou uma geração de artistas a produzirem cerâmica e através da sua reputação, a arte do barro, dita “inferior” em relação as Belas Artes, nunca mais foi a mesma.The present Master's dissertation refers to the ceramic work of the artist Pablo Picasso and his relation with the Mediterranean Antiquity. It approaches the poetic construction from the reasons that took the artist to the pottery, its learning, the muds, the furnaces and the technique used, identifying the elements of inspiration, the themes, styles and the process of creation, relating them to the social context which influenced his work. In identifying the elements, it was noticed that he dialogued with the traditional Mediterranean pottery, innovated and rescued the ancestral values and revived the Mediterranean symbols and myths, leaving them "alive". His entire work from the period of 1947 until his death is a revival of antiquity, and Picasso influenced a generation of artists to produce pottery, and through his reputation, the art of clay, referred to as "inferior" in relation to Fine Arts, was never again the same.La thèse de maîtrise actuelle se réfère à l'œuvre céramique de l'artiste Pablo Picasso et sa relation avec l'Antiquité méditerranéenne. Il aborde la construction poétique des raisons qui ont conduit l'artiste à la poterie, son apprentissage, les boues, les fours et la technique utilisée, identifiant les éléments d'inspiration, les thèmes, les styles et le processus de création, les reliant au contexte social qui a influencé son travail. En identifiant les éléments, il a été remarqué qu'il a dialogué avec la poterie méditerranéenne traditionnelle, a innové et a sauvé les valeurs ancestrales et a ravivé les symboles et les mythes méditerranéens, les laissant "vivants". Tout son travail de la période de 1947 jusqu'à sa mort est un renouveau de l'Antiquité, et Picasso a influencé une génération d'artistes à produire de la poterie, et par sa réputation, l'art de l'argile, qualifié de "inférieur" par rapport aux Beaux-Arts, n'a jamais été le même.La presente disertación de maestría se refiere a la obra en cerámica del artista Pablo Picasso y su relación con la Antigüedad Mediterránea. En el caso de la construcción poética desde los motivos que llevó al artista a la cerámica, su aprendizaje, los barros, los hornos y la técnica utilizada, identificando los elementos de inspiración, los temas, estilos y el proceso de creación, relacionándolos al contexto social que influenció su trabajo. Al identificar los elementos se percibió que él dialogó con la cerámica tradicional mediterránea, la innovó y rescató los valores ancestrales y revivió los símbolos y mitos mediterráneos, dejándolos "vivos". Toda su obra del período de 1947 hasta su muerte, es una revisión de la antigüedad, y Picasso influenció una generación de artistas a producir cerámica ya través de su reputación, el arte del barro, dicha "inferior" en relación a las Bellas Artes, nunca más fue la misma.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Dalglish, Lalada [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Garcia, Simone Cristina [UNESP]2018-09-28T18:19:13Z2018-09-28T18:19:13Z2018-06-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15717300090840033004013063P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-09-30T06:01:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/157173Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-09-30T06:01:22Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A cerâmica de Pablo Picasso: a antiguidade mediterrânea revisitada
La poterie de Pablo Picasso: l'antiquité méditerranéenne revisitée
title A cerâmica de Pablo Picasso: a antiguidade mediterrânea revisitada
spellingShingle A cerâmica de Pablo Picasso: a antiguidade mediterrânea revisitada
Garcia, Simone Cristina [UNESP]
Pablo Picasso ceramics
Vallauris/French
Pottery Madoura
Pablo Picasso la céramique
Vallauris/France
Poterie Madoura
Cerâmica de Pablo Picasso
Antiguidade
Mediterrâneo
Vallauris/França
Olaria Madoura
Pablo Picasso cerámica
Vallauris/Francia
Olaria Madoura
title_short A cerâmica de Pablo Picasso: a antiguidade mediterrânea revisitada
title_full A cerâmica de Pablo Picasso: a antiguidade mediterrânea revisitada
title_fullStr A cerâmica de Pablo Picasso: a antiguidade mediterrânea revisitada
title_full_unstemmed A cerâmica de Pablo Picasso: a antiguidade mediterrânea revisitada
title_sort A cerâmica de Pablo Picasso: a antiguidade mediterrânea revisitada
author Garcia, Simone Cristina [UNESP]
author_facet Garcia, Simone Cristina [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dalglish, Lalada [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Simone Cristina [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Pablo Picasso ceramics
Vallauris/French
Pottery Madoura
Pablo Picasso la céramique
Vallauris/France
Poterie Madoura
Cerâmica de Pablo Picasso
Antiguidade
Mediterrâneo
Vallauris/França
Olaria Madoura
Pablo Picasso cerámica
Vallauris/Francia
Olaria Madoura
topic Pablo Picasso ceramics
Vallauris/French
Pottery Madoura
Pablo Picasso la céramique
Vallauris/France
Poterie Madoura
Cerâmica de Pablo Picasso
Antiguidade
Mediterrâneo
Vallauris/França
Olaria Madoura
Pablo Picasso cerámica
Vallauris/Francia
Olaria Madoura
description A presente dissertação de mestrado refere-se a obra em cerâmica do artista Pablo Picasso e a sua relação com a Antiguidade Mediterrânea. Aborda a construção poética desde os motivos que levou o artista à cerâmica, o seu aprendizado, os barros, os fornos e a técnica utilizada, identificando os elementos de inspiração, os temas, estilos e o processo de criação, relacionando-os ao contexto social que influenciou seu trabalho. Ao identificar os elementos percebeu-se que Pablo Picasso enxergou na cerâmica uma forma de popularizar a sua arte, um desejo que nasceu após o seu envolvimento com a luta dos Republicanos na Guerra Civil Espanhola. Com esse propósito, ele dialogou com a cultura popular e a cerâmica tradicional mediterrânea, a inovou, resgatou os valores ancestrais e reviveu os símbolos e mitos mediterrâneos, deixando-os “vivos”. Toda sua obra do período de 1947 até a sua morte em 1973, é uma revisitação da Antiguidade e Picasso influenciou uma geração de artistas a produzirem cerâmica e através da sua reputação, a arte do barro, dita “inferior” em relação as Belas Artes, nunca mais foi a mesma.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-28T18:19:13Z
2018-09-28T18:19:13Z
2018-06-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/157173
000908400
33004013063P4
url http://hdl.handle.net/11449/157173
identifier_str_mv 000908400
33004013063P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649264523411456