Investidas das empresas de agrotóxicos no meio musical: imposição mercadológica para a territorialização do agronegócio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Fábio Simoni Homem de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/253531
Resumo: Esta pesquisa buscou investigar a relação do agronegócio com a indústria cultural através das investidas das empresas de agrotóxicos no meio musical brasileiro. Tais investidas foram identificadas e analisadas enquanto uma das estratégias de expansão das empresas de agrotóxicos em benefício da territorialização do agronegócio. Foram listados 153 projetos na área musical que receberam, via Lei Rouanet, dinheiro de 31 empresas de agrotóxicos. No caso das parcerias com governos estaduais e prefeituras, são apresentados 15 exemplos de eventos musicais. Já de patrocínio direto, 22. Tais projetos e eventos são diversificados e surpreendentemente representam a totalidade da música produzida no Brasil, com participação de inúmeros músicos, famosos ou não, do erudito ao popular, da música instrumental à folclórica. Isso amplia a relação destas empresas com a sociedade e permite que elas não só divulguem suas marcas, mas também construam uma imagem positiva de si mesmas. Essa imagem positiva, por sua vez, favorece as articulações empresariais e o lobby político, contribuindo também com o aumento contínuo tanto da venda de agrotóxicos quanto dos danos sócio-sanitários-ambientais causados pela aplicação destes produtos. Diante disso, este trabalho é dividido em três capítulos. O primeiro trata da territorialização do agronegócio e da expansão das empresas de agrotóxicos, chamando a atenção para as evidências e pesquisas sobre os danos sócio-sanitário-ambientais e para os tipos de irregularidades e infrações cometidas por estas empresas. O segundo capítulo apresenta elementos que contextualizam as investidas das empresas de agrotóxicos no meio musical, como o funcionamento da indústria cultural para maximizar público, fidelizar audiência e lucrar com publicidade, a expansão das gravadoras estrangeiras no Brasil, a construção do gosto musical a partir da ideia de modernidade, os aspectos do mercado da música em consonância com o mercado dos agrotóxicos, a relação da música sertaneja com o agronegócio e a alienação do trabalho enquanto parte do processo da exploração capitalista também presente na relação entre empresas de agrotóxicos e o meio musical. Por fim, o terceiro capítulo associa tal relação à redução dos investimentos públicos em cultura por conta das políticas neoliberais, além de apresentar os dados, os projetos e eventos que atestam e justificam o objetivo desta pesquisa.
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No caso das parcerias com governos estaduais e prefeituras, são apresentados 15 exemplos de eventos musicais. Já de patrocínio direto, 22. Tais projetos e eventos são diversificados e surpreendentemente representam a totalidade da música produzida no Brasil, com participação de inúmeros músicos, famosos ou não, do erudito ao popular, da música instrumental à folclórica. Isso amplia a relação destas empresas com a sociedade e permite que elas não só divulguem suas marcas, mas também construam uma imagem positiva de si mesmas. Essa imagem positiva, por sua vez, favorece as articulações empresariais e o lobby político, contribuindo também com o aumento contínuo tanto da venda de agrotóxicos quanto dos danos sócio-sanitários-ambientais causados pela aplicação destes produtos. Diante disso, este trabalho é dividido em três capítulos. O primeiro trata da territorialização do agronegócio e da expansão das empresas de agrotóxicos, chamando a atenção para as evidências e pesquisas sobre os danos sócio-sanitário-ambientais e para os tipos de irregularidades e infrações cometidas por estas empresas. O segundo capítulo apresenta elementos que contextualizam as investidas das empresas de agrotóxicos no meio musical, como o funcionamento da indústria cultural para maximizar público, fidelizar audiência e lucrar com publicidade, a expansão das gravadoras estrangeiras no Brasil, a construção do gosto musical a partir da ideia de modernidade, os aspectos do mercado da música em consonância com o mercado dos agrotóxicos, a relação da música sertaneja com o agronegócio e a alienação do trabalho enquanto parte do processo da exploração capitalista também presente na relação entre empresas de agrotóxicos e o meio musical. Por fim, o terceiro capítulo associa tal relação à redução dos investimentos públicos em cultura por conta das políticas neoliberais, além de apresentar os dados, os projetos e eventos que atestam e justificam o objetivo desta pesquisa.This research aimed to investigate the relationship between agribusiness and the cultural industry through the incursions of agrochemical companies into the Brazilian music scene. These initiatives were identified and analyzed as one of the strategies for the expansion of agrochemical companies in favor of agribusiness territorialization. A total of 153 music projects receiving funding from 31 agrochemical companies via the Rouanet Law were listed. Additionally, 15 examples of musical events sponsored by partnerships with state governments and municipalities were identified, along with 22 cases of direct sponsorship. These projects and events, diverse in nature, surprisingly represent the entirety of music production in Brazil, involving numerous musicians, both renowned and lesser-known, spanning from classical to popular music, instrumental to folkloric. This broadens these companies' connection with society, enabling them not only to promote their brands but also to construct a positive self-image. This positive image, in turn, supports corporate dealings and political lobbying, contributing to the continuous increase in both agrochemical sales and the socio-sanitary-environmental damages caused by the application of these products. Consequently, this work is divided into three chapters. The first focuses on agribusiness territorialization and the expansion of agrochemical companies, highlighting evidence and research on the socio-sanitary-environmental damages caused and the types of irregularities and infractions committed by these companies. The second chapter presents contextual elements regarding the incursions of agrochemical companies in the music industry, such as the functioning of the cultural industry to maximize audience, foster audience loyalty, and profit from advertising. It also discusses the expansion of foreign record labels in Brazil, the construction of musical taste based on the idea of modernity, aspects of the music market aligned with the agrochemical market, the relationship between country music and agribusiness, and the alienation of labor as part of the capitalist exploitation process, also evident in the relationship between agrochemical companies and the music industry. Finally, the third chapter links this relationship to the reduction of public investments in culture due to neoliberal policies, while also presenting the data, projects, and events that confirm and justify the research objective.Esta investigación busca analizar la relación entre el agronegocio y la industria cultural a través de las inversiones de empresas de pesticidas en la escena musical brasileña. Dichas inversiones fueron identificadas y analizadas como una de las estrategias de expansión de las empresas de agroquímicos en beneficio de la territorialización del agronegocio. En el ámbito musical se enumeran 153 proyectos que recibieron, a través de la Ley Rouanet, inversiones de 31 empresas de pesticidas. En el caso de alianzas con gobiernos estatales y alcaldías, se presentan 15 ejemplos de eventos musicales, y de patrocinio directo, 22. Estos proyectos y eventos son diversos y sorprendentemente representan la totalidad de la música producida en Brasil, con la participación de innumerables músicos, famosos o no, de la música clásica a la popular, de la instrumental a la folklórica. Esto amplía la relación entre estas empresas y la sociedad y les permite no sólo promocionar sus marcas, sino también construir una imagen positiva de sí mismas. Esta imagen positiva, a su vez, favorece las articulaciones empresariales y el lobby político, contribuyendo también al continuo aumento tanto de la venta de plaguicidas como de los daños sociosanitarios-ambientales provocados por la aplicación de estos productos. Por ello, este trabajo se divide en tres capítulos. El primero aborda la territorialización de los agronegocios y la expansión de las empresas de agroquímicos, llamando la atención sobre las evidencias e investigaciones sobre los daños sociosanitarios-ambientales y los tipos de irregularidades e infracciones cometidas por estas empresas. El segundo capítulo presenta elementos que contextualizan las inversiones de las empresas pesticidas en la industria musical, como el funcionamiento de la industria cultural para maximizar audiencias, retener audiencias y lucrar con la publicidad, la expansión de las discográficas extranjeras en Brasil, la construcción del gusto musical, desde la idea de modernidad, los aspectos del mercado de la música en consonancia con el mercado de pesticidas, la relación entre la música country y el agronegocio y la alienación del trabajo como parte del proceso de explotación capitalista también presentes en la relación entre las empresas de pesticidas y el ambiente musical. Finalmente, el tercer capítulo asocia esta relación con la reducción de las inversiones públicas en cultura debido a las políticas neoliberales, además de presentar los datos, proyectos y eventos que evidencian y justifican el objetivo de esta investigación.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Almeida, Ana Lúcia de Jesus [UNESP]Bastos, Manoel DouradoCarvalho, Fábio Simoni Homem de2024-03-05T11:58:41Z2024-03-05T11:58:41Z2023-11-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCARVALHO, Fábio Simoni Homem de. Investidas das empresas de agrotóxicos no meio musical: imposição mercadológica para a territorialização do agronegócio. Orientadora: Ana Lúcia de Jesus Almeida. Coorientador: Manoel Dourado Bastos. 2023. 140 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe, São Paulo, 2023.https://hdl.handle.net/11449/253531porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-18T13:11:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/253531Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:53:31.592857Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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