Sequências de formação no ensino de língua estrangeira : instrumentos mediadores para desenvolvimento de saberes docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miquelante, Marileuza Ascencio
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8614
Resumo: Resumo: Esta pesquisa situa-se no campo da formação inicial e teve como ponto de partida resultados de pesquisas anteriores, realizadas no mesmo contexto desta investigação Tais pesquisas apontaram para um ensino de Língua Inglesa prioritariamente gramatical, indicando uma lacuna quanto ao esperado pelas orientações Nacionais, Estaduais e Locais e, também, a possibilidade de investigar se um ensino sistematicamente organizado poderia apresentar um resultado diferente daqueles obtidos até então Para tanto, investigo como se configura uma proposta de formação inicial de professores de Língua Inglesa pautada por uma abordagem de ensino com base em gêneros organizada em Sequências de Formação, a saber: um dispositivo didático constituído por Sequências Didáticas, Atividades Complementares e Textos Teórico-Metodológicos A investigação consistiu na implementação e posterior análise de cinco Sequências de Formação que objetivaram contribuir para o desenvolvimento das Capacidades de Linguagem e das Capacidades Docentes O referencial teórico advém, sobretudo, da perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999/27), das Capacidades de Linguagem (DOLZ; PASQUIER; BRONCKART, 1993; CRISTOVÃO; STUTZ, 211; DOLZ, 215), da Sequência Didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 24), das Sequências de Formação (DOLZ; GAGNON, 218), dos Saberes Docentes (HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 29), das Capacidades Docentes (CRISTOVÃO, 27; STUTZ, 212); da escrita, correção, revisão e reescrita (RUIZ, 213; MENEGASSI, 1998; GASPAROTTO; 214), da concepção de Plano de Ensino (LIBÂNEO, 217) e da Teoria Histórico-Cultural (VIGOTSKI, 29; DAVIDOV, 1988; LEONTIEV, 1998) O método investigativo basilar desta pesquisa foi o Experimento Didático-Formativo (DAVYDOV, 1998), tendo como fonte de geração de dados e como objeto de análise os Planos de Ensino, as Sequências de Formação e Didáticas, produções escritas de professores em formação inicial, transcrições de aulas e diários de aulas Quanto aos procedimentos de análise foi realizado um estudo comparativo entre as Ementas, os objetivos e os programas dos Planos de Ensino das disciplinas de Língua Inglesa II e III e o material utilizado; foram identificadas, nas consignas das Sequências Didáticas, as Capacidades de Linguagem (CL) com potencial para serem mobilizadas pelos professores em formação inicial; as Capacidades de Linguagem mobilizadas por eles nas produções escritas, tendo como parâmetro os critérios propostos por Cristovão et al (21), Cristovão e Stutz (211) e Cristovão e Lenharo (216) e as Capacidades Docentes potencialmente mobilizadas pelas leituras e atividades referentes aos textos teórico-metodológicos Os resultados obtidos permitem dizer que: i as Sequências de Formação, com foco na mobilização das Capacidades de Linguagem e das Capacidades Docentes, a prática pedagógica da professora formadora e os professores em formação inicial, abertos ao desafio trazido pelo novo, ainda que com resistência no início, constituíram-se como grandes mediadores para o alcance dos objetivos desta pesquisa; ii as operações de escrita, revisão e reescrita, quando assumidas como processo e como atividade, ensejam o desenvolvimento dos saberes docentes Com isso, compreendo ser possível a implementação de práticas formativas organizadas em Sequências de Formação e espero que as conclusões apresentadas possam impulsionar outras práticas docentes e/ou investigativas dessa natureza, com vistas a impactar na formação de professores, quiçá, nas Políticas Públicas Educacionais
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PASQUIER; BRONCKART, 1993; CRISTOVÃO; STUTZ, 211; DOLZ, 215), da Sequência Didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 24), das Sequências de Formação (DOLZ; GAGNON, 218), dos Saberes Docentes (HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 29), das Capacidades Docentes (CRISTOVÃO, 27; STUTZ, 212); da escrita, correção, revisão e reescrita (RUIZ, 213; MENEGASSI, 1998; GASPAROTTO; 214), da concepção de Plano de Ensino (LIBÂNEO, 217) e da Teoria Histórico-Cultural (VIGOTSKI, 29; DAVIDOV, 1988; LEONTIEV, 1998) O método investigativo basilar desta pesquisa foi o Experimento Didático-Formativo (DAVYDOV, 1998), tendo como fonte de geração de dados e como objeto de análise os Planos de Ensino, as Sequências de Formação e Didáticas, produções escritas de professores em formação inicial, transcrições de aulas e diários de aulas Quanto aos procedimentos de análise foi realizado um estudo comparativo entre as Ementas, os objetivos e os programas dos Planos de Ensino das disciplinas de Língua Inglesa II e III e o material utilizado; foram identificadas, nas consignas das Sequências Didáticas, as Capacidades de Linguagem (CL) com potencial para serem mobilizadas pelos professores em formação inicial; as Capacidades de Linguagem mobilizadas por eles nas produções escritas, tendo como parâmetro os critérios propostos por Cristovão et al (21), Cristovão e Stutz (211) e Cristovão e Lenharo (216) e as Capacidades Docentes potencialmente mobilizadas pelas leituras e atividades referentes aos textos teórico-metodológicos Os resultados obtidos permitem dizer que: i as Sequências de Formação, com foco na mobilização das Capacidades de Linguagem e das Capacidades Docentes, a prática pedagógica da professora formadora e os professores em formação inicial, abertos ao desafio trazido pelo novo, ainda que com resistência no início, constituíram-se como grandes mediadores para o alcance dos objetivos desta pesquisa; ii as operações de escrita, revisão e reescrita, quando assumidas como processo e como atividade, ensejam o desenvolvimento dos saberes docentes Com isso, compreendo ser possível a implementação de práticas formativas organizadas em Sequências de Formação e espero que as conclusões apresentadas possam impulsionar outras práticas docentes e/ou investigativas dessa natureza, com vistas a impactar na formação de professores, quiçá, nas Políticas Públicas EducacionaisTese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: This research focuses on the Initial Language Teacher Education field and had as its starting point results from previous researches, carried out in the same context of this investigation Such researches pointed to an English Teaching based primarily on the Grammar Approach, indicating that there was a gap in the teacher education process according to the National, State and Local guidelines and also the possibility of investigating if a systematically organized teaching could present a different result from those obtained until then For this, I examined how a proposal for Initial English Language Teacher Education guided by a genre-based approach and organized in Teacher Education Sequences - didactic devices - consisting of Didactic Sequences, Complementary Activities and Methodological-Theoretical Texts The research consisted of the implementation and subsequent analysis of five Teacher Education Sequences, aiming to contribute to the development of Language and Teaching Capacities The methodological-theoretical framework is based on the constructs of the Sociodiscursive Interactionism (BRONCKART, 27), on the Language Capacities (DOLZ; PASQUIER; BRONCKART, 1993; CRISTOVÃO; STUTZ, 211; DOLZ, 215), on the Didactic Sequence procedure (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 24), on the Teacher Education Sequences (DOLZ; GAGNON, 218), on the Teaching Knowledge (HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 29), on the Teaching Capacities (CRISTOVÃO, 27a; STUTZ, 212), on the writing, correction, revising and rewriting (RUIZ, 213; MENEGASSI, 1998; GASPAROTTO; 214), on the Teaching Planning conception (LIBÂNEO, 217), and on the Cultural-Historical Theory (VIGOTSKI, 29; DAVIDOV, 1988; LEONTIEV, 1998) The investigative method of this research was the Formative Didactic Experiment (VIGOTSKI, 29; DAVIDOV, 1998) Teaching Plans, Teacher Education and Didactic Sequences, written productions of teachers in initial education, class transcriptions and class diaries were the source of data generation and the object of analysis A comparative study was carried out between the course syllabuses, the objectives and the programs of the English Language Teaching Plans II and III and the Teacher Education Sequences implemented The analysis of the Language Capacities (CL) with the potential to be mobilized by teachers in initial education in the instructions activities of the Didactic Sequences and the Language Capacities mobilized by them in their written productions was based on the criteria proposed by Cristovão et al (21), Cristovão and Stutz (211) and Cristovão and Lenharo (216) The analysis of the Teaching Capacities potentially mobilized by the readings and activities related to the methodological-theoretical texts were based on Hofstetter and Schneuwly (29), on Cristovão (27) and on Stutz (212) The results of this investigation show that: i Teacher Education Sequences, focusing on the mobilization of Language and Teaching Capacities, the professor pedagogical practice and the teachers in initial education, open to the challenge brought by a new proposal, even with resistance at the beginning, constituted as major mediators to achieve the objectives of this research; ii The writing, correction, revising and rewriting operations, when assumed as a process and as an activity, contribute to the development of teaching knowledge With this, I understand that it is possible to implement formative practices organized in Teacher Education Sequences and I wish that the conclusions presented can embolden other teaching and/or investigative practices of this nature, with a view to impact on teacher education, perhaps, on Educational Public PoliciesCristovão, Vera Lúcia Lopes [Orientador]Pereira, Regina Celi MendesSforni, Marta Sueli de FariaSIlva, Marta Cristina daFurtoso, Viviane Aparecida BagioTognato, Maria Izabel Rodrigues [Coorientadora]Miquelante, Marileuza Ascencio2024-05-01T11:35:15Z2024-05-01T11:35:15Z2019.0020.12.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8614porDoutoradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:19Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8614Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:19Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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