Programa de ensino de ciências (PROENC)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTc4OQ== http://hdl.handle.net/11449/146886 |
Resumo: | Introdução: O Programa de Ensino de Ciências (PROENC) é um projeto voltado para a divulgação de conteúdos de Ciências, relacionados com o conteúdo programático do Ensino Fundamental, Médio e Superior. Com esse objetivo, foram implantados sites educativos, de ensino de Química e de Ciências, com a proposta de facilitar o acesso ao conhecimento, independentemente da distância, da raça e do país de origem, à pessoas que procuram conhecimentos específicos. Objetivos: O PROENC tem como propósito a produção e divulgação de conteúdos digitais de Ciências, relacionados com o conteúdo programático do Ensino Fundamental, Médio e Superior, com a proposta de privilegiar o Aprender Fazendo, colocando à disposição dos interessados uma nova fonte de consulta em português. Métodos: Para alcançar os objetivos propostos, o PROENC tem produzido, adaptado e disponibilizado, hipertextos com conteúdos de ciências (especificamente de Física, Química e Matemática), artigos de divulgação, vídeo-aulas, animações, applets, simulações, tutoriais, DVDs. Além disso, são elaborados, semanalmente, elementos tais como: figuras, diagramação, captura de telas (utilizando softwares adequados), para a produção de materiais didáticos (livros, CDs, vídeo-aulas) e dos conteúdos digitais. Resultados: Este projeto vem atendendo um número cada vez maior de pessoas, principalmente através dos sites do Proenc, do Cálculo e do e-quimica. A demanda total, tanto do público interno como externo, vem aumentando ano a ano. Além de conteúdos digitais, são produzidos livros didáticos, levando em conta experiências adquiridas junto a cursos de extensão ministrados e no desenvolvimento do projeto como um todo. Os sites estão em constante manutenção e atualização, sempre com a preocupação de pesquisar, estudar e produzir novos e melhores conteúdos, com a perspectiva de aumentar ainda mais o número de acessos a eles. Ainda, projetos como este tem possibilitado uma oportunidade a mais para o aprimoramento do saber científico dos alunos bolsistas, o que irá garantir diferencial mercadológico e amadurecimento acadêmico dos mesmos. Com isso, uma atividade como esta, voltada para a produção, sistematização e divulgação de conhecimentos e métodos, constitui-se como um processo educativo, cultural e científico que une o Ensino e a Pesquisa, permitindo também uma integração maior entre a Universidade e a Sociedade, através da democratização do saber. |
id |
UNSP_8d8263544e42bdfa14ee65e865b59e2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/146886 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Programa de ensino de ciências (PROENC)EnsinoTecnologiaCiênciasIntrodução: O Programa de Ensino de Ciências (PROENC) é um projeto voltado para a divulgação de conteúdos de Ciências, relacionados com o conteúdo programático do Ensino Fundamental, Médio e Superior. Com esse objetivo, foram implantados sites educativos, de ensino de Química e de Ciências, com a proposta de facilitar o acesso ao conhecimento, independentemente da distância, da raça e do país de origem, à pessoas que procuram conhecimentos específicos. Objetivos: O PROENC tem como propósito a produção e divulgação de conteúdos digitais de Ciências, relacionados com o conteúdo programático do Ensino Fundamental, Médio e Superior, com a proposta de privilegiar o Aprender Fazendo, colocando à disposição dos interessados uma nova fonte de consulta em português. Métodos: Para alcançar os objetivos propostos, o PROENC tem produzido, adaptado e disponibilizado, hipertextos com conteúdos de ciências (especificamente de Física, Química e Matemática), artigos de divulgação, vídeo-aulas, animações, applets, simulações, tutoriais, DVDs. Além disso, são elaborados, semanalmente, elementos tais como: figuras, diagramação, captura de telas (utilizando softwares adequados), para a produção de materiais didáticos (livros, CDs, vídeo-aulas) e dos conteúdos digitais. Resultados: Este projeto vem atendendo um número cada vez maior de pessoas, principalmente através dos sites do Proenc, do Cálculo e do e-quimica. A demanda total, tanto do público interno como externo, vem aumentando ano a ano. Além de conteúdos digitais, são produzidos livros didáticos, levando em conta experiências adquiridas junto a cursos de extensão ministrados e no desenvolvimento do projeto como um todo. Os sites estão em constante manutenção e atualização, sempre com a preocupação de pesquisar, estudar e produzir novos e melhores conteúdos, com a perspectiva de aumentar ainda mais o número de acessos a eles. Ainda, projetos como este tem possibilitado uma oportunidade a mais para o aprimoramento do saber científico dos alunos bolsistas, o que irá garantir diferencial mercadológico e amadurecimento acadêmico dos mesmos. Com isso, uma atividade como esta, voltada para a produção, sistematização e divulgação de conhecimentos e métodos, constitui-se como um processo educativo, cultural e científico que une o Ensino e a Pesquisa, permitindo também uma integração maior entre a Universidade e a Sociedade, através da democratização do saber.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Físico Química, Instituto de Química de AraraquaraUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Físico Química, Instituto de Química de AraraquaraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bizelli, Maria Helena Sebastiana Sahão [UNESP]Fiscarelli, Silvio Henrique [UNESP]2017-01-02T15:39:53Z2017-01-02T15:39:53Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject09789application/pdfhttp://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTc4OQ==CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 10036http://hdl.handle.net/11449/1468862013-09789-bizelli.pdfPROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-09T06:11:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/146886Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:14:35.453308Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programa de ensino de ciências (PROENC) |
title |
Programa de ensino de ciências (PROENC) |
spellingShingle |
Programa de ensino de ciências (PROENC) Bizelli, Maria Helena Sebastiana Sahão [UNESP] Ensino Tecnologia Ciências |
title_short |
Programa de ensino de ciências (PROENC) |
title_full |
Programa de ensino de ciências (PROENC) |
title_fullStr |
Programa de ensino de ciências (PROENC) |
title_full_unstemmed |
Programa de ensino de ciências (PROENC) |
title_sort |
Programa de ensino de ciências (PROENC) |
author |
Bizelli, Maria Helena Sebastiana Sahão [UNESP] |
author_facet |
Bizelli, Maria Helena Sebastiana Sahão [UNESP] Fiscarelli, Silvio Henrique [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Fiscarelli, Silvio Henrique [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bizelli, Maria Helena Sebastiana Sahão [UNESP] Fiscarelli, Silvio Henrique [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Tecnologia Ciências |
topic |
Ensino Tecnologia Ciências |
description |
Introdução: O Programa de Ensino de Ciências (PROENC) é um projeto voltado para a divulgação de conteúdos de Ciências, relacionados com o conteúdo programático do Ensino Fundamental, Médio e Superior. Com esse objetivo, foram implantados sites educativos, de ensino de Química e de Ciências, com a proposta de facilitar o acesso ao conhecimento, independentemente da distância, da raça e do país de origem, à pessoas que procuram conhecimentos específicos. Objetivos: O PROENC tem como propósito a produção e divulgação de conteúdos digitais de Ciências, relacionados com o conteúdo programático do Ensino Fundamental, Médio e Superior, com a proposta de privilegiar o Aprender Fazendo, colocando à disposição dos interessados uma nova fonte de consulta em português. Métodos: Para alcançar os objetivos propostos, o PROENC tem produzido, adaptado e disponibilizado, hipertextos com conteúdos de ciências (especificamente de Física, Química e Matemática), artigos de divulgação, vídeo-aulas, animações, applets, simulações, tutoriais, DVDs. Além disso, são elaborados, semanalmente, elementos tais como: figuras, diagramação, captura de telas (utilizando softwares adequados), para a produção de materiais didáticos (livros, CDs, vídeo-aulas) e dos conteúdos digitais. Resultados: Este projeto vem atendendo um número cada vez maior de pessoas, principalmente através dos sites do Proenc, do Cálculo e do e-quimica. A demanda total, tanto do público interno como externo, vem aumentando ano a ano. Além de conteúdos digitais, são produzidos livros didáticos, levando em conta experiências adquiridas junto a cursos de extensão ministrados e no desenvolvimento do projeto como um todo. Os sites estão em constante manutenção e atualização, sempre com a preocupação de pesquisar, estudar e produzir novos e melhores conteúdos, com a perspectiva de aumentar ainda mais o número de acessos a eles. Ainda, projetos como este tem possibilitado uma oportunidade a mais para o aprimoramento do saber científico dos alunos bolsistas, o que irá garantir diferencial mercadológico e amadurecimento acadêmico dos mesmos. Com isso, uma atividade como esta, voltada para a produção, sistematização e divulgação de conhecimentos e métodos, constitui-se como um processo educativo, cultural e científico que une o Ensino e a Pesquisa, permitindo também uma integração maior entre a Universidade e a Sociedade, através da democratização do saber. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2017-01-02T15:39:53Z 2017-01-02T15:39:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTc4OQ== CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 10036 http://hdl.handle.net/11449/146886 2013-09789-bizelli.pdf |
url |
http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTc4OQ== http://hdl.handle.net/11449/146886 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 10036 2013-09789-bizelli.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
09789 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128777720430592 |