Tecnologia assistiva sob a ótica da infância: aplicativo Teachh.me e o transtorno do espectro autista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Milene da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/237018
Resumo: A Tecnologia Assistiva (TA) é um importante recurso no processo de aprendizagem, desenvolvimento, comunicação, interação e ampliação da autonomia das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ao considerarmos que alguns Aplicativos (apps) também podem ser usados como recursos ou estratégias de TA para crianças com TEA, surgiu o questionamento: o app Teacch.me, que é totalmente gratuito e, portanto, acessível a realidade da escola pública brasileira, pode ser uma TA para crianças com TEA na Educação Infantil (EI)? A TA auxilia no processo de acesso ao currículo escolar, assegura a permanência e o aprendizado de crianças com TEA em ambiente educacional. O uso de apps para dispositivos móveis deve preservar a natureza pedagógica do processo educativo, sem o viés de tratamento clínico. Este estudo objetivou discutir se o app Teacch.me pode ser uma TA para crianças com TEA na EI, considerando às orientações curriculares da EI e, as especificidades da criança com TEA, a luz da Pedagogia da Infância(s). A metodologia consistiu em pesquisa descritiva, qualitativa, de cunho bibliográfico e análise de pesquisa de material digital. A pesquisa bibliográfica partiu de uma Revisão Sistemática sobre TA para crianças com TEA na EI, realizada em artigos, teses e dissertações produzidos na última década. E foi complementada pelos estudos da abordagem histórico-cultural e da Pedagogia da Infância(a), balizadores das análises realizadas ao longo do texto. Com a análise do material digital de aplicativos voltados às crianças com TEA, apresentados na obra de Rodrigues (2020), tendo como critérios iniciais: a) idioma original do app em português; b) versão totalmente gratuita sem a necessidade de fazer compras para desbloquear funções e recursos e, c) classificação de faixa etária: até 06 (seis) anos de idade, o app Teacch.me foi escolhido. Baseado na Análise de Conteúdo as funcionalidades e os jogos educativos que compõem o Teacch.me foram analisados nas categorias: 1) As possibilidades de diálogo do app Teacch.me com às orientações curriculares da Educação Infantil, 2) As contribuições da utilização do App Teacch.me para crianças com TEA e 3) Uso do app Teacch.me como TA para crianças com TEA no universo da EI. O produto educacional desta pesquisa consistiu em um Infográfico Interativo, nomeado como Web-Aulas, a fim de contribuir para a realização de práticas pedagógica inclusivas, na garantia dos direitos de aprender, brincar, participar e se expressar das crianças, em especial às crianças com TEA.
id UNSP_8d95a8a9a8cf727f208255d0b5aeb5ac
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/237018
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Tecnologia assistiva sob a ótica da infância: aplicativo Teachh.me e o transtorno do espectro autistaAssistive technology from the viewpoint of childhood: teacch.Me application and autism spectrum disorderTranstorno do espectro autistaTecnologia assistivaEducação infantilAutism spectrum disorderAssistive technologyChild educationA Tecnologia Assistiva (TA) é um importante recurso no processo de aprendizagem, desenvolvimento, comunicação, interação e ampliação da autonomia das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ao considerarmos que alguns Aplicativos (apps) também podem ser usados como recursos ou estratégias de TA para crianças com TEA, surgiu o questionamento: o app Teacch.me, que é totalmente gratuito e, portanto, acessível a realidade da escola pública brasileira, pode ser uma TA para crianças com TEA na Educação Infantil (EI)? A TA auxilia no processo de acesso ao currículo escolar, assegura a permanência e o aprendizado de crianças com TEA em ambiente educacional. O uso de apps para dispositivos móveis deve preservar a natureza pedagógica do processo educativo, sem o viés de tratamento clínico. Este estudo objetivou discutir se o app Teacch.me pode ser uma TA para crianças com TEA na EI, considerando às orientações curriculares da EI e, as especificidades da criança com TEA, a luz da Pedagogia da Infância(s). A metodologia consistiu em pesquisa descritiva, qualitativa, de cunho bibliográfico e análise de pesquisa de material digital. A pesquisa bibliográfica partiu de uma Revisão Sistemática sobre TA para crianças com TEA na EI, realizada em artigos, teses e dissertações produzidos na última década. E foi complementada pelos estudos da abordagem histórico-cultural e da Pedagogia da Infância(a), balizadores das análises realizadas ao longo do texto. Com a análise do material digital de aplicativos voltados às crianças com TEA, apresentados na obra de Rodrigues (2020), tendo como critérios iniciais: a) idioma original do app em português; b) versão totalmente gratuita sem a necessidade de fazer compras para desbloquear funções e recursos e, c) classificação de faixa etária: até 06 (seis) anos de idade, o app Teacch.me foi escolhido. Baseado na Análise de Conteúdo as funcionalidades e os jogos educativos que compõem o Teacch.me foram analisados nas categorias: 1) As possibilidades de diálogo do app Teacch.me com às orientações curriculares da Educação Infantil, 2) As contribuições da utilização do App Teacch.me para crianças com TEA e 3) Uso do app Teacch.me como TA para crianças com TEA no universo da EI. O produto educacional desta pesquisa consistiu em um Infográfico Interativo, nomeado como Web-Aulas, a fim de contribuir para a realização de práticas pedagógica inclusivas, na garantia dos direitos de aprender, brincar, participar e se expressar das crianças, em especial às crianças com TEA.Assistive Technology (AT) is an important resource in the process of learning, development, communication, interaction and expansion of the autonomy of children with Autism Spectrum Disorder (ASD). When considering that some Applications (apps) can also be used as AT or estrategies for children with ASD, the question arose: the Teacch.me app, which is completely free and therefore accessible to the reality of Brazilian public schools, can be an AT for children with ASD in Early Childhood Education (EI)? TA assists in the process of accessing the school curriculum, ensuring the permanence and learning of children with ASD in an educational environment. The use of apps for mobile devices must preserve the pedagogical nature of the educational process, without the bias of clinical treatment. This study aimed to discuss whether the Teacch.me app can be an AT for children with ASD in EI, considering the EI curriculum guidelines and the specifics of the child with ASD, in the light of Childhood Pedagogy(s). The methodology consisted of descriptive, qualitative, bibliographic research and analysis of digital material research. The bibliographic research started from a Systematic Review on AT for children with ASD in EI, carried out in articles, theses and dissertations produced in the last decade. And it was complemented by studies of the cultural-historical approach and Pedagogy of Childhood, beacons of the analyzes carried out throughout the text. With the analysis of the digital material of apps aimed at children with ASD, presented in the work of Rodrigues (2020), having as initial criteria: a) original language of the app in Portuguese; b) completely free version without the need to make purchases to unlock functions and features and, c) age group rating: up to 06 (six) years old, the Teachch.me app was chosen. Based on Content Analysis, the functionalities and educational games that make up Teach.me were analyzed in the following categories: 1) The possibilities of dialogue of the Teach.me app with the curriculum guidelines of Early Childhood Education, 2) The contributions of the use of the Teacch.me App for children with ASD and 3) Use of the Teacch.me app as an AT for children with ASD in the EI universe. The educational product of this research consisted of an Interactive Infographic, named Web-Classes, in order to contribute to the realization of inclusive pedagogical practices, guaranteeing children's rights to learn, play, participate and express themselves, especially children with disabilities TEA.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mercado, Elisangela Leal de OliveiraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Rodrigues, Milene da Silva2022-10-13T19:21:39Z2022-10-13T19:21:39Z2022-09-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23701833004129069P9porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-07T06:16:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/237018Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:41:06.908979Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologia assistiva sob a ótica da infância: aplicativo Teachh.me e o transtorno do espectro autista
Assistive technology from the viewpoint of childhood: teacch.Me application and autism spectrum disorder
title Tecnologia assistiva sob a ótica da infância: aplicativo Teachh.me e o transtorno do espectro autista
spellingShingle Tecnologia assistiva sob a ótica da infância: aplicativo Teachh.me e o transtorno do espectro autista
Rodrigues, Milene da Silva
Transtorno do espectro autista
Tecnologia assistiva
Educação infantil
Autism spectrum disorder
Assistive technology
Child education
title_short Tecnologia assistiva sob a ótica da infância: aplicativo Teachh.me e o transtorno do espectro autista
title_full Tecnologia assistiva sob a ótica da infância: aplicativo Teachh.me e o transtorno do espectro autista
title_fullStr Tecnologia assistiva sob a ótica da infância: aplicativo Teachh.me e o transtorno do espectro autista
title_full_unstemmed Tecnologia assistiva sob a ótica da infância: aplicativo Teachh.me e o transtorno do espectro autista
title_sort Tecnologia assistiva sob a ótica da infância: aplicativo Teachh.me e o transtorno do espectro autista
author Rodrigues, Milene da Silva
author_facet Rodrigues, Milene da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mercado, Elisangela Leal de Oliveira
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Milene da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno do espectro autista
Tecnologia assistiva
Educação infantil
Autism spectrum disorder
Assistive technology
Child education
topic Transtorno do espectro autista
Tecnologia assistiva
Educação infantil
Autism spectrum disorder
Assistive technology
Child education
description A Tecnologia Assistiva (TA) é um importante recurso no processo de aprendizagem, desenvolvimento, comunicação, interação e ampliação da autonomia das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ao considerarmos que alguns Aplicativos (apps) também podem ser usados como recursos ou estratégias de TA para crianças com TEA, surgiu o questionamento: o app Teacch.me, que é totalmente gratuito e, portanto, acessível a realidade da escola pública brasileira, pode ser uma TA para crianças com TEA na Educação Infantil (EI)? A TA auxilia no processo de acesso ao currículo escolar, assegura a permanência e o aprendizado de crianças com TEA em ambiente educacional. O uso de apps para dispositivos móveis deve preservar a natureza pedagógica do processo educativo, sem o viés de tratamento clínico. Este estudo objetivou discutir se o app Teacch.me pode ser uma TA para crianças com TEA na EI, considerando às orientações curriculares da EI e, as especificidades da criança com TEA, a luz da Pedagogia da Infância(s). A metodologia consistiu em pesquisa descritiva, qualitativa, de cunho bibliográfico e análise de pesquisa de material digital. A pesquisa bibliográfica partiu de uma Revisão Sistemática sobre TA para crianças com TEA na EI, realizada em artigos, teses e dissertações produzidos na última década. E foi complementada pelos estudos da abordagem histórico-cultural e da Pedagogia da Infância(a), balizadores das análises realizadas ao longo do texto. Com a análise do material digital de aplicativos voltados às crianças com TEA, apresentados na obra de Rodrigues (2020), tendo como critérios iniciais: a) idioma original do app em português; b) versão totalmente gratuita sem a necessidade de fazer compras para desbloquear funções e recursos e, c) classificação de faixa etária: até 06 (seis) anos de idade, o app Teacch.me foi escolhido. Baseado na Análise de Conteúdo as funcionalidades e os jogos educativos que compõem o Teacch.me foram analisados nas categorias: 1) As possibilidades de diálogo do app Teacch.me com às orientações curriculares da Educação Infantil, 2) As contribuições da utilização do App Teacch.me para crianças com TEA e 3) Uso do app Teacch.me como TA para crianças com TEA no universo da EI. O produto educacional desta pesquisa consistiu em um Infográfico Interativo, nomeado como Web-Aulas, a fim de contribuir para a realização de práticas pedagógica inclusivas, na garantia dos direitos de aprender, brincar, participar e se expressar das crianças, em especial às crianças com TEA.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-13T19:21:39Z
2022-10-13T19:21:39Z
2022-09-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/237018
33004129069P9
url http://hdl.handle.net/11449/237018
identifier_str_mv 33004129069P9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129106903040000