Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo sob a ótica dos professores de Educação física: fragilidades, reflexões e contribuições para a formação continuada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Vinicius Gonçalves da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/194385
Resumo: As reuniões de Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC) fazem parte de uma modalidade de formação continuada em serviço. A HTPC tem o objetivo de reunir os professores de uma unidade escolar, para a realização de discussões sobre a aprendizagem dos alunos, a elaboração de planejamentos de aula coletivas e, principalmente, a formação continuada. No entanto, dadas as observações empíricas do pesquisador, realizadas ao longo de 13 anos de participação em HTPC, e também as conversas que tivera com colegas professores durante esse período, o que se pôde observar foi um distanciamento das necessidades formativas do professor de Educação Física e a formação continuada oferecida nessas reuniões, cujo foco principal frequentemente recaía sobre questões burocráticas administrativas e estudos envolvendo a leitura, escrita e aprendizagem da matemática. Diante dessas observações, indaga-se: as reuniões de HTPC correspondem às necessidades e expectativas de formação continuada dos professores de Educação Física? Diante do exposto, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as reuniões de HTPC, destacando suas contribuições e fragilidades em relação ao processo de formação continuada em serviço oferecido ao professor de Educação Física, em escolas públicas da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e da Rede Estadual de Ensino de São Paulo. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica sobre o tema, buscando-se: a) os percursos e percalços da formação continuada; b) As mudanças históricas da Educação Física e o impacto nas práticas docentes; c) Formação continuada para professores de Educação Física e d) a Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário digital, elaborado no Google Formulário, além de uma entrevista semiestruturada, e teve participação de 69 professores que responderam ao questionário, e 5 entrevistados. Os dados foram interpretados pela análise de conteúdo, sendo possível identificar a perspectiva dos professores de Educação Física a respeito da HTPC. Constatou-se que a HTPC é considerada pelos professores de Educação Física como um momento importante para o processo de formação continuada, muito embora as atividades desenvolvidas nesses encontros careçam de valorização da prática pedagógica e da troca de experiências entre os docentes, no processo de construção de conhecimentos. Constatou-se ainda que a participação dos professores de Educação Física nestas reuniões não se dá de forma efetiva, limitando-se a exposições e impressões pessoais sobre as temáticas abordadas. A Educação Física, portanto, é pouco contemplada nas discussões e processos formativos oferecidos em HTPC, sendo requisitada somente em eventos e festas das escolas, não havendo espaço para formações específicas aos profissionais da área. Por fim, pode-se concluir que as reuniões de HTPC apresentam-se como um espaço potencial para a implementação de tendências atuais da formação continuada de professores, havendo interesse dos docentes de Educação Física em participar efetivamente desses encontros, por meio da formação colaborativa na construção e no fortalecimento da identidade docente e da valorização dos saberes desses profissionais, ao assumirem-se como atores e autores de sua própria formação continuada.
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spelling Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo sob a ótica dos professores de Educação física: fragilidades, reflexões e contribuições para a formação continuadaHora de Trabalho Pedagógico Coletivo from the perspective of physical education teachers: weaknesses, reflections and contributions towards the professional development of the teachersHora de Trabalho Pedagógico ColetivoEducação físicaFormação de professoresFormação colaborativaCollective pedagogical working hourSchool physical educationContinuing trainingCollaborative trainingAs reuniões de Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC) fazem parte de uma modalidade de formação continuada em serviço. A HTPC tem o objetivo de reunir os professores de uma unidade escolar, para a realização de discussões sobre a aprendizagem dos alunos, a elaboração de planejamentos de aula coletivas e, principalmente, a formação continuada. No entanto, dadas as observações empíricas do pesquisador, realizadas ao longo de 13 anos de participação em HTPC, e também as conversas que tivera com colegas professores durante esse período, o que se pôde observar foi um distanciamento das necessidades formativas do professor de Educação Física e a formação continuada oferecida nessas reuniões, cujo foco principal frequentemente recaía sobre questões burocráticas administrativas e estudos envolvendo a leitura, escrita e aprendizagem da matemática. Diante dessas observações, indaga-se: as reuniões de HTPC correspondem às necessidades e expectativas de formação continuada dos professores de Educação Física? Diante do exposto, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as reuniões de HTPC, destacando suas contribuições e fragilidades em relação ao processo de formação continuada em serviço oferecido ao professor de Educação Física, em escolas públicas da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e da Rede Estadual de Ensino de São Paulo. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica sobre o tema, buscando-se: a) os percursos e percalços da formação continuada; b) As mudanças históricas da Educação Física e o impacto nas práticas docentes; c) Formação continuada para professores de Educação Física e d) a Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário digital, elaborado no Google Formulário, além de uma entrevista semiestruturada, e teve participação de 69 professores que responderam ao questionário, e 5 entrevistados. Os dados foram interpretados pela análise de conteúdo, sendo possível identificar a perspectiva dos professores de Educação Física a respeito da HTPC. Constatou-se que a HTPC é considerada pelos professores de Educação Física como um momento importante para o processo de formação continuada, muito embora as atividades desenvolvidas nesses encontros careçam de valorização da prática pedagógica e da troca de experiências entre os docentes, no processo de construção de conhecimentos. Constatou-se ainda que a participação dos professores de Educação Física nestas reuniões não se dá de forma efetiva, limitando-se a exposições e impressões pessoais sobre as temáticas abordadas. A Educação Física, portanto, é pouco contemplada nas discussões e processos formativos oferecidos em HTPC, sendo requisitada somente em eventos e festas das escolas, não havendo espaço para formações específicas aos profissionais da área. Por fim, pode-se concluir que as reuniões de HTPC apresentam-se como um espaço potencial para a implementação de tendências atuais da formação continuada de professores, havendo interesse dos docentes de Educação Física em participar efetivamente desses encontros, por meio da formação colaborativa na construção e no fortalecimento da identidade docente e da valorização dos saberes desses profissionais, ao assumirem-se como atores e autores de sua própria formação continuada.The Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC) meetings are a kind of continuing training for teachers. HTPC aims to gather teachers from school to carry out discussions about learning, collective planning and, above all, being a time for reflexive and critical thinking as a part of teacher’s professional development. However, through empirical observations, taking part in HTPC for 13 years and talking to some colleagues, it was observed that HTPC distances itself from Physical Education teacher training needs, keeping the main focus on bureaucratic issues and activities related, usually, to reading, writing and math learning. Based on these observations, it has been asked: do the HTPC meetings correspond to the needs and expectations of continuing training for Physical Education teachers? From this point of view, the research aimed to analyze the HTPC meetings, highlighting their contributions and weaknesses in the process of continuing Physical Education teacher training in public schools in Metropolitan Vale do Paraíba Region and São Paulo’s public schools (state). To achieve this purpose, a literature review was conducted addressing: a) continuing training pros and cons; b) historical changes in Physical Education and its impact on continuing training for Physical Education teachers; c) continuing training for Physical Education teachers; d) time for collective pedagogical work. The data collection occurred by means of digital questionnaire, elaborated on Google Forms, and semi-structured interview, and it had the participation of 69 teachers who answered the questionnaire and 5 interviewees. Data was interpreted by content analysis, making it possible to identify the perspective of Physical Education teachers regarding HTPC. It was found that HTPC is considered an important moment for Physical Education teachers' training process, but the activities need to be developed in a collaborative way, recognizing the value of experience sharing among teachers in order to expand knowledge. It was also found that there is no experience sharing between peers; Physical Education teachers’ participation is not effective, being limited to personal impressions. Physical Education, in general, is not included in discussions and training processes, being requested only at school events and parties, with no specific Physical Education training. Physical Education teachers have shown interest in taking part of HTPC effectively, through collaborative training and developing experiences that will contribute to the construction and strengthening of their teaching identity by valuing their knowledge, with the teacher assuming his/her role as an actor/actress and author of his/her continuing training.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Vinicius Gonçalves da2020-11-23T13:03:10Z2020-11-23T13:03:10Z2020-08-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19438533004137068P8porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-17T06:15:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/194385Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:32:11.639236Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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