Auto-avaliação: uma alternativa contemporânea do processo avaliativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982007000100006 http://hdl.handle.net/11449/27147 |
Resumo: | A auto-avaliação, segundo as pesquisas, tem se mostrado um excelente auxiliar para o processo de ensino/aprendizagem em sala de aula, como mecanismo diagnóstico, para que professores e alunos tenham uma visão mais clara de suas potencialidades. Este artigo, portanto, tem como objetivo apresentar as diferentes alternativas de auto-avaliação, seus objetivos e suas restrições, além de estudos bem-sucedidos em que foram utilizados esse instrumento avaliativo, à luz de teorias nas áreas de Educação e Lingüística Aplicada. |
id |
UNSP_8dd6c636d9551035b427897f8a6e9207 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/27147 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Auto-avaliação: uma alternativa contemporânea do processo avaliativoA auto-avaliação, segundo as pesquisas, tem se mostrado um excelente auxiliar para o processo de ensino/aprendizagem em sala de aula, como mecanismo diagnóstico, para que professores e alunos tenham uma visão mais clara de suas potencialidades. Este artigo, portanto, tem como objetivo apresentar as diferentes alternativas de auto-avaliação, seus objetivos e suas restrições, além de estudos bem-sucedidos em que foram utilizados esse instrumento avaliativo, à luz de teorias nas áreas de Educação e Lingüística Aplicada.According to some researches, self-assessment has played a very important role as a support to teaching/learning process in classroom environment as a diagnostic means to help teachers and students have a better view of their potentialities. Thus, this article aims at showing different alternatives of self-assessment, their objectives, as well as their restrictions, but mainly the successful studies in which this way of alternative assessment was used. This research was based on theories of Educational and Applied Linguistics areas.Universidade Estadual PaulistaUniversidade Estadual de Campinas Universidade São FranciscoUniversidade Estadual PaulistaUniversidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de LetrasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)Silva, Kleber Aparecido da [UNESP]Bartholomeu, Maria Amélia NaderClaus, Maristela M. Kondo2014-05-20T15:09:13Z2014-05-20T15:09:13Z2007-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article89-115application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982007000100006Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais, v. 7, n. 1, p. 89-115, 2007.1984-6398http://hdl.handle.net/11449/2714710.1590/S1984-63982007000100006S1984-63982007000100006S1984-63982007000100006.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-10T06:22:51Zoai:repositorio.unesp.br:11449/27147Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:59:09.355726Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Auto-avaliação: uma alternativa contemporânea do processo avaliativo |
title |
Auto-avaliação: uma alternativa contemporânea do processo avaliativo |
spellingShingle |
Auto-avaliação: uma alternativa contemporânea do processo avaliativo Silva, Kleber Aparecido da [UNESP] |
title_short |
Auto-avaliação: uma alternativa contemporânea do processo avaliativo |
title_full |
Auto-avaliação: uma alternativa contemporânea do processo avaliativo |
title_fullStr |
Auto-avaliação: uma alternativa contemporânea do processo avaliativo |
title_full_unstemmed |
Auto-avaliação: uma alternativa contemporânea do processo avaliativo |
title_sort |
Auto-avaliação: uma alternativa contemporânea do processo avaliativo |
author |
Silva, Kleber Aparecido da [UNESP] |
author_facet |
Silva, Kleber Aparecido da [UNESP] Bartholomeu, Maria Amélia Nader Claus, Maristela M. Kondo |
author_role |
author |
author2 |
Bartholomeu, Maria Amélia Nader Claus, Maristela M. Kondo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Kleber Aparecido da [UNESP] Bartholomeu, Maria Amélia Nader Claus, Maristela M. Kondo |
description |
A auto-avaliação, segundo as pesquisas, tem se mostrado um excelente auxiliar para o processo de ensino/aprendizagem em sala de aula, como mecanismo diagnóstico, para que professores e alunos tenham uma visão mais clara de suas potencialidades. Este artigo, portanto, tem como objetivo apresentar as diferentes alternativas de auto-avaliação, seus objetivos e suas restrições, além de estudos bem-sucedidos em que foram utilizados esse instrumento avaliativo, à luz de teorias nas áreas de Educação e Lingüística Aplicada. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-01-01 2014-05-20T15:09:13Z 2014-05-20T15:09:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982007000100006 Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais, v. 7, n. 1, p. 89-115, 2007. 1984-6398 http://hdl.handle.net/11449/27147 10.1590/S1984-63982007000100006 S1984-63982007000100006 S1984-63982007000100006.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982007000100006 http://hdl.handle.net/11449/27147 |
identifier_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais, v. 7, n. 1, p. 89-115, 2007. 1984-6398 10.1590/S1984-63982007000100006 S1984-63982007000100006 S1984-63982007000100006.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
89-115 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129145774800896 |