Auto-avaliação: uma alternativa contemporânea do processo avaliativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Kleber Aparecido da [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Bartholomeu, Maria Amélia Nader, Claus, Maristela M. Kondo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982007000100006
http://hdl.handle.net/11449/27147
Resumo: A auto-avaliação, segundo as pesquisas, tem se mostrado um excelente auxiliar para o processo de ensino/aprendizagem em sala de aula, como mecanismo diagnóstico, para que professores e alunos tenham uma visão mais clara de suas potencialidades. Este artigo, portanto, tem como objetivo apresentar as diferentes alternativas de auto-avaliação, seus objetivos e suas restrições, além de estudos bem-sucedidos em que foram utilizados esse instrumento avaliativo, à luz de teorias nas áreas de Educação e Lingüística Aplicada.
id UNSP_8dd6c636d9551035b427897f8a6e9207
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/27147
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Auto-avaliação: uma alternativa contemporânea do processo avaliativoA auto-avaliação, segundo as pesquisas, tem se mostrado um excelente auxiliar para o processo de ensino/aprendizagem em sala de aula, como mecanismo diagnóstico, para que professores e alunos tenham uma visão mais clara de suas potencialidades. Este artigo, portanto, tem como objetivo apresentar as diferentes alternativas de auto-avaliação, seus objetivos e suas restrições, além de estudos bem-sucedidos em que foram utilizados esse instrumento avaliativo, à luz de teorias nas áreas de Educação e Lingüística Aplicada.According to some researches, self-assessment has played a very important role as a support to teaching/learning process in classroom environment as a diagnostic means to help teachers and students have a better view of their potentialities. Thus, this article aims at showing different alternatives of self-assessment, their objectives, as well as their restrictions, but mainly the successful studies in which this way of alternative assessment was used. This research was based on theories of Educational and Applied Linguistics areas.Universidade Estadual PaulistaUniversidade Estadual de Campinas Universidade São FranciscoUniversidade Estadual PaulistaUniversidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de LetrasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)Silva, Kleber Aparecido da [UNESP]Bartholomeu, Maria Amélia NaderClaus, Maristela M. Kondo2014-05-20T15:09:13Z2014-05-20T15:09:13Z2007-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article89-115application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982007000100006Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais, v. 7, n. 1, p. 89-115, 2007.1984-6398http://hdl.handle.net/11449/2714710.1590/S1984-63982007000100006S1984-63982007000100006S1984-63982007000100006.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-10T06:22:51Zoai:repositorio.unesp.br:11449/27147Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:59:09.355726Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Auto-avaliação: uma alternativa contemporânea do processo avaliativo
title Auto-avaliação: uma alternativa contemporânea do processo avaliativo
spellingShingle Auto-avaliação: uma alternativa contemporânea do processo avaliativo
Silva, Kleber Aparecido da [UNESP]
title_short Auto-avaliação: uma alternativa contemporânea do processo avaliativo
title_full Auto-avaliação: uma alternativa contemporânea do processo avaliativo
title_fullStr Auto-avaliação: uma alternativa contemporânea do processo avaliativo
title_full_unstemmed Auto-avaliação: uma alternativa contemporânea do processo avaliativo
title_sort Auto-avaliação: uma alternativa contemporânea do processo avaliativo
author Silva, Kleber Aparecido da [UNESP]
author_facet Silva, Kleber Aparecido da [UNESP]
Bartholomeu, Maria Amélia Nader
Claus, Maristela M. Kondo
author_role author
author2 Bartholomeu, Maria Amélia Nader
Claus, Maristela M. Kondo
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Kleber Aparecido da [UNESP]
Bartholomeu, Maria Amélia Nader
Claus, Maristela M. Kondo
description A auto-avaliação, segundo as pesquisas, tem se mostrado um excelente auxiliar para o processo de ensino/aprendizagem em sala de aula, como mecanismo diagnóstico, para que professores e alunos tenham uma visão mais clara de suas potencialidades. Este artigo, portanto, tem como objetivo apresentar as diferentes alternativas de auto-avaliação, seus objetivos e suas restrições, além de estudos bem-sucedidos em que foram utilizados esse instrumento avaliativo, à luz de teorias nas áreas de Educação e Lingüística Aplicada.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01
2014-05-20T15:09:13Z
2014-05-20T15:09:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982007000100006
Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais, v. 7, n. 1, p. 89-115, 2007.
1984-6398
http://hdl.handle.net/11449/27147
10.1590/S1984-63982007000100006
S1984-63982007000100006
S1984-63982007000100006.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982007000100006
http://hdl.handle.net/11449/27147
identifier_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais, v. 7, n. 1, p. 89-115, 2007.
1984-6398
10.1590/S1984-63982007000100006
S1984-63982007000100006
S1984-63982007000100006.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 89-115
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129145774800896