A preparação da performance do contrabaixo acústico e Live Electronics

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calado, Ricardo Bigio [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/151590
Resumo: Este trabalho discute a preparação para a performance do contrabaixo numa relação com dispositivos computacionais de interação em tempo real, dentro de vertentes conhecidas como Live Electronics e Live Looping. Para tal discussão foi utilizado o programa Ableton Live, desenvolvido na Alemanha em 1999, que atualmente constitui ferramenta de produção musical amplamente utilizada em performances ao vivo e em estúdio. O objetivo geral deste trabalho é discutir possibilidades de utilização do programa Ableton Live como ferramenta na preparação e realização da performance ao contrabaixo bem como a interação entre o músico e o computador, de forma a propor estratégias de preparação da performance do contrabaixo com Live Electronics e Live Looping. A discussão enfatiza o papel do performer, bem como aspectos relacionados à performance musical do contrabaixo acústico neste contexto. O trabalho está organizado em 4 partes principais: 1) Revisão da Literatura sobre questões organizacionais, técnico-interpretativas; aspectos psicológicos, abordagens sobre a musicalidade e expressividade; conceitos de Hiperinstrumento, técnica estendida e a relação compositor-intérprete; 2) Apresentação dos objetos de estudo - recursos de execução do contrabaixo na contemporaneidade; breve histórico sobre Live Electronics e aspectos básicos de funcionamento do programa utilizado; 3) um relato de experiência sobre a preparação de um recital de contrabaixo e piano que utilizou o sistema computacional como parte fundamental das estratégias de preparação da performance; e 4) O processo de preparação para a performance, a relação entre compositor e intérprete, aspectos da improvisação musical e uma reflexão sobre técnicas estendidas do instrumento em duas obras: BASS COLORS (para contrabaixo, Live Electronics e vídeo) de Ricardo Bigio e TICKER TAPE (para contrabaixo e Ableton Live) de Robert Matheson. A discussão evidenciou que estratégias de preparação da performance do contrabaixo com Live Electronics e Live Looping utilizando o programa Ableton Live são pertinentes e úteis para o avanço das possibilidades de criação (composição e performance) no contrabaixo.
id UNSP_8e142df2c6648c80451ec60adae706a9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/151590
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A preparação da performance do contrabaixo acústico e Live ElectronicsThe preparation of acoustic double bass performance and Live ElectronicsContrabaixoMúsicaPerformanceLive ElectronicsHiperinstrumentoDouble BassMusicPerformanceHyperinstrumentEste trabalho discute a preparação para a performance do contrabaixo numa relação com dispositivos computacionais de interação em tempo real, dentro de vertentes conhecidas como Live Electronics e Live Looping. Para tal discussão foi utilizado o programa Ableton Live, desenvolvido na Alemanha em 1999, que atualmente constitui ferramenta de produção musical amplamente utilizada em performances ao vivo e em estúdio. O objetivo geral deste trabalho é discutir possibilidades de utilização do programa Ableton Live como ferramenta na preparação e realização da performance ao contrabaixo bem como a interação entre o músico e o computador, de forma a propor estratégias de preparação da performance do contrabaixo com Live Electronics e Live Looping. A discussão enfatiza o papel do performer, bem como aspectos relacionados à performance musical do contrabaixo acústico neste contexto. O trabalho está organizado em 4 partes principais: 1) Revisão da Literatura sobre questões organizacionais, técnico-interpretativas; aspectos psicológicos, abordagens sobre a musicalidade e expressividade; conceitos de Hiperinstrumento, técnica estendida e a relação compositor-intérprete; 2) Apresentação dos objetos de estudo - recursos de execução do contrabaixo na contemporaneidade; breve histórico sobre Live Electronics e aspectos básicos de funcionamento do programa utilizado; 3) um relato de experiência sobre a preparação de um recital de contrabaixo e piano que utilizou o sistema computacional como parte fundamental das estratégias de preparação da performance; e 4) O processo de preparação para a performance, a relação entre compositor e intérprete, aspectos da improvisação musical e uma reflexão sobre técnicas estendidas do instrumento em duas obras: BASS COLORS (para contrabaixo, Live Electronics e vídeo) de Ricardo Bigio e TICKER TAPE (para contrabaixo e Ableton Live) de Robert Matheson. A discussão evidenciou que estratégias de preparação da performance do contrabaixo com Live Electronics e Live Looping utilizando o programa Ableton Live são pertinentes e úteis para o avanço das possibilidades de criação (composição e performance) no contrabaixo.This paper discusses the preparation for a contrabass performance related to real-time interaction computing devices, within known strands like Live Electronics and Live Looping. The software chosen to work was Ableton Live, developed in Germany in 1999, widely used for music production and live performances and in studio. The general objective of this work is to discuss possibilities of using the Ableton Live program as a tool in the preparation and performance of the double bass as well as an interaction between the musician and the computer, to propose a strategy for the preparation of double bass performance with Live Electronics and Live Looping. The discussion emphasizes the role of the performer as well as related to the musical performance of the acoustic bass in context. The work is organized in 4 main parts: 1) Literature review on normative issues, technical-interpretative, psychological questions and approaches on musicality and expressivity; on concepts of Hyper instrument, extended technique and the relation composer-interpreter; 2) Presentation of the objects of study - resources of execution of the contrabass in the contemporaneity; Brief history on live electronics and basic program operating features; 3) an experience report on the preparation of a double bass and piano recital that uses the computer system as a fundamental part of the performance preparation strategy; 4) The process of preparation for a performance, the relationship between composer and performer, musical improvisation and a reflection on the techniques of assembling two works: BASS COLORS (for bass, Live Electronics and video) by Ricardo Bigio and TICKER TAPE (For double bass and Ableton Live) by Robert Matheson. The discussion has shown that the bass performance strategy with Live Electronics and Live Looping, the Ableton Live program, are important for advancing the possibilities of creation (composition and performance) of the double bass.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fassassi, Sonia Marta Rodrigues Raymundo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Calado, Ricardo Bigio [UNESP]2017-09-12T17:28:29Z2017-09-12T17:28:29Z2017-08-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15159000089166833004013066P3porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-23T06:08:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/151590Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:44:42.340497Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A preparação da performance do contrabaixo acústico e Live Electronics
The preparation of acoustic double bass performance and Live Electronics
title A preparação da performance do contrabaixo acústico e Live Electronics
spellingShingle A preparação da performance do contrabaixo acústico e Live Electronics
Calado, Ricardo Bigio [UNESP]
Contrabaixo
Música
Performance
Live Electronics
Hiperinstrumento
Double Bass
Music
Performance
Hyperinstrument
title_short A preparação da performance do contrabaixo acústico e Live Electronics
title_full A preparação da performance do contrabaixo acústico e Live Electronics
title_fullStr A preparação da performance do contrabaixo acústico e Live Electronics
title_full_unstemmed A preparação da performance do contrabaixo acústico e Live Electronics
title_sort A preparação da performance do contrabaixo acústico e Live Electronics
author Calado, Ricardo Bigio [UNESP]
author_facet Calado, Ricardo Bigio [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fassassi, Sonia Marta Rodrigues Raymundo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Calado, Ricardo Bigio [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Contrabaixo
Música
Performance
Live Electronics
Hiperinstrumento
Double Bass
Music
Performance
Hyperinstrument
topic Contrabaixo
Música
Performance
Live Electronics
Hiperinstrumento
Double Bass
Music
Performance
Hyperinstrument
description Este trabalho discute a preparação para a performance do contrabaixo numa relação com dispositivos computacionais de interação em tempo real, dentro de vertentes conhecidas como Live Electronics e Live Looping. Para tal discussão foi utilizado o programa Ableton Live, desenvolvido na Alemanha em 1999, que atualmente constitui ferramenta de produção musical amplamente utilizada em performances ao vivo e em estúdio. O objetivo geral deste trabalho é discutir possibilidades de utilização do programa Ableton Live como ferramenta na preparação e realização da performance ao contrabaixo bem como a interação entre o músico e o computador, de forma a propor estratégias de preparação da performance do contrabaixo com Live Electronics e Live Looping. A discussão enfatiza o papel do performer, bem como aspectos relacionados à performance musical do contrabaixo acústico neste contexto. O trabalho está organizado em 4 partes principais: 1) Revisão da Literatura sobre questões organizacionais, técnico-interpretativas; aspectos psicológicos, abordagens sobre a musicalidade e expressividade; conceitos de Hiperinstrumento, técnica estendida e a relação compositor-intérprete; 2) Apresentação dos objetos de estudo - recursos de execução do contrabaixo na contemporaneidade; breve histórico sobre Live Electronics e aspectos básicos de funcionamento do programa utilizado; 3) um relato de experiência sobre a preparação de um recital de contrabaixo e piano que utilizou o sistema computacional como parte fundamental das estratégias de preparação da performance; e 4) O processo de preparação para a performance, a relação entre compositor e intérprete, aspectos da improvisação musical e uma reflexão sobre técnicas estendidas do instrumento em duas obras: BASS COLORS (para contrabaixo, Live Electronics e vídeo) de Ricardo Bigio e TICKER TAPE (para contrabaixo e Ableton Live) de Robert Matheson. A discussão evidenciou que estratégias de preparação da performance do contrabaixo com Live Electronics e Live Looping utilizando o programa Ableton Live são pertinentes e úteis para o avanço das possibilidades de criação (composição e performance) no contrabaixo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-12T17:28:29Z
2017-09-12T17:28:29Z
2017-08-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/151590
000891668
33004013066P3
url http://hdl.handle.net/11449/151590
identifier_str_mv 000891668
33004013066P3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128556055658496