Ensino de história e filosofia da biologia: uma proposta de formação continuada para professores de ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Basílio, Leticia Vieira [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silva, Carlos Aparecido da [UNESP], Rodrigues, Bruno Mangili de Paula [UNESP], Augusto, Thaís Gimenez da Silva [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/796
http://hdl.handle.net/11449/142171
Resumo: The official curriculum documents emphasizes the importance of teaching history and philosophy of science since elementary school. However, the literature points to the lack of pedagogical materials and teacher coaching for teaching this subject. The objective of this work was to offer continuing education for high school teachers, linked to the Board of Jaboticabal Teaching on the Teaching of History and Philosophy of Biology in order to develop a vision more critique of science that reflects the pedagogical practice of these teachers. In addition, the project aims to develop teaching materials on the subject so that teachers can use them in the classroom. The first meeting discussed the importance of teaching history and philosophy of science and the history of medical research on infectious diseases. Was evaluated positively by the participating teachers indicated that as a theme of the next meeting biological evolution.
id UNSP_8e42169c90b98294cbf5590ae74b4df5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/142171
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Ensino de história e filosofia da biologia: uma proposta de formação continuada para professores de ensino médioBiology teachingHistory and Philosophy of ScienceTeacher coachingEnsino de biologiaHistória e filosofia da ciênciaFormação de professoresThe official curriculum documents emphasizes the importance of teaching history and philosophy of science since elementary school. However, the literature points to the lack of pedagogical materials and teacher coaching for teaching this subject. The objective of this work was to offer continuing education for high school teachers, linked to the Board of Jaboticabal Teaching on the Teaching of History and Philosophy of Biology in order to develop a vision more critique of science that reflects the pedagogical practice of these teachers. In addition, the project aims to develop teaching materials on the subject so that teachers can use them in the classroom. The first meeting discussed the importance of teaching history and philosophy of science and the history of medical research on infectious diseases. Was evaluated positively by the participating teachers indicated that as a theme of the next meeting biological evolution.Os documentos curriculares oficiais destacam a importância do ensino de História e Filosofia da Ciência desde o ensino fundamental. Contudo, a literatura aponta para a falta de materiais didáticos e formação docente para o ensino dessa temática. Assim, o objetivo do presente trabalhado foi oferecer formação continuada para professores do ensino médio, vinculados à Diretoria de Ensino de Jaboticabal, sobre o Ensino de História e Filosofia da Biologia, visando desenvolver uma visão mais crítica da Ciência que reflita na prática pedagógica desses docentes. Além disso, o projeto visa desenvolver material didático sobre a temática para que os professores possam utilizá-los em sala de aula. O primeiro encontro abordou a importância do ensino de História e Filosofia da Ciência e a História da pesquisa médica sobre doenças infecciosas. Foi avaliado positivamente pelos professores participantes que indicaram como temática do próximo encontro evolução biológica.Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Economia Rural, Faculdade de Ciências Agrárias e VeterináriasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Basílio, Leticia Vieira [UNESP]Silva, Carlos Aparecido da [UNESP]Rodrigues, Bruno Mangili de Paula [UNESP]Augusto, Thaís Gimenez da Silva [UNESP]2016-08-04T13:34:35Z2016-08-04T13:34:35Z2015-09-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject1-9application/pdfhttp://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/7968º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-9, 2015.2176-9761http://hdl.handle.net/11449/142171ISSN2176-9761-2015-01-09-basilio.pdfPROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de extensão universitária da UNESPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-06T14:54:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/142171Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:12:05.498925Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de história e filosofia da biologia: uma proposta de formação continuada para professores de ensino médio
title Ensino de história e filosofia da biologia: uma proposta de formação continuada para professores de ensino médio
spellingShingle Ensino de história e filosofia da biologia: uma proposta de formação continuada para professores de ensino médio
Basílio, Leticia Vieira [UNESP]
Biology teaching
History and Philosophy of Science
Teacher coaching
Ensino de biologia
História e filosofia da ciência
Formação de professores
title_short Ensino de história e filosofia da biologia: uma proposta de formação continuada para professores de ensino médio
title_full Ensino de história e filosofia da biologia: uma proposta de formação continuada para professores de ensino médio
title_fullStr Ensino de história e filosofia da biologia: uma proposta de formação continuada para professores de ensino médio
title_full_unstemmed Ensino de história e filosofia da biologia: uma proposta de formação continuada para professores de ensino médio
title_sort Ensino de história e filosofia da biologia: uma proposta de formação continuada para professores de ensino médio
author Basílio, Leticia Vieira [UNESP]
author_facet Basílio, Leticia Vieira [UNESP]
Silva, Carlos Aparecido da [UNESP]
Rodrigues, Bruno Mangili de Paula [UNESP]
Augusto, Thaís Gimenez da Silva [UNESP]
author_role author
author2 Silva, Carlos Aparecido da [UNESP]
Rodrigues, Bruno Mangili de Paula [UNESP]
Augusto, Thaís Gimenez da Silva [UNESP]
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Basílio, Leticia Vieira [UNESP]
Silva, Carlos Aparecido da [UNESP]
Rodrigues, Bruno Mangili de Paula [UNESP]
Augusto, Thaís Gimenez da Silva [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Biology teaching
History and Philosophy of Science
Teacher coaching
Ensino de biologia
História e filosofia da ciência
Formação de professores
topic Biology teaching
History and Philosophy of Science
Teacher coaching
Ensino de biologia
História e filosofia da ciência
Formação de professores
description The official curriculum documents emphasizes the importance of teaching history and philosophy of science since elementary school. However, the literature points to the lack of pedagogical materials and teacher coaching for teaching this subject. The objective of this work was to offer continuing education for high school teachers, linked to the Board of Jaboticabal Teaching on the Teaching of History and Philosophy of Biology in order to develop a vision more critique of science that reflects the pedagogical practice of these teachers. In addition, the project aims to develop teaching materials on the subject so that teachers can use them in the classroom. The first meeting discussed the importance of teaching history and philosophy of science and the history of medical research on infectious diseases. Was evaluated positively by the participating teachers indicated that as a theme of the next meeting biological evolution.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-14
2016-08-04T13:34:35Z
2016-08-04T13:34:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/796
8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-9, 2015.
2176-9761
http://hdl.handle.net/11449/142171
ISSN2176-9761-2015-01-09-basilio.pdf
url http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/796
http://hdl.handle.net/11449/142171
identifier_str_mv 8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-9, 2015.
2176-9761
ISSN2176-9761-2015-01-09-basilio.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de extensão universitária da UNESP
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1-9
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129404924067840