Eficácia terapêutica do programa de remediação fonológica em escolares com dislexia do desenvolvimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Capellini, Simone Aparecida [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Sampaio, Maria Nobre [UNESP], Kawata, Kelssy Hitomi dos Santos [UNESP], Padula, Niura Aparecida de Moura Ribeiro [UNESP], Santos, Lara Cristina Antunes dos [UNESP], Lorencetti, Maria Dalva [UNESP], Smythe, Ian
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462009005000060
http://hdl.handle.net/11449/10729
Resumo: OBJETIVOS: comparar os achados da avaliação em situação de pré e pós-testagem em escolares com dislexia do desenvolvimento e escolares bons leitores submetidos ao programa de remediação fonológica e verificar a eficácia terapêutica do programa de remediação fonológica em escolares com dislexia do desenvolvimento. MÉTODOS: participaram deste estudo 40 escolares de 2ª a 4ª série de ensino público do município de Marília-SP, de ambos os sexos, na faixa etária de 8 a 12 anos distribuídos em: GI: composto de 20 escolares com diagnóstico interdisciplinar de dislexia do desenvolvimento que foram submetidos a programa de remediação fonológica, GII: composto de 20 escolares sem dificuldades de aprendizagem da rede municipal de ensino público, pareados segundo sexo, faixa etária e escolaridade com os escolares do GI que não foram submetidos aos programas de remediação. em situação de pré e pós-testagem, todos os escolares foram submetidos à aplicação do Teste de Desempenho Cognitivo-Linguístico nas versões coletiva e individual, seguido de leitura oral e compreensão de textos. RESULTADOS: foram evidenciadas diferenças estatisticamente significantes, indicando que os escolares do GI e GII submetidos ao programa de remediação fonológica apresentaram desempenho superior em situação de pós-testagem em comparação com a situação de pré-testagem para a maioria das habilidades cognitivo-linguísticas avaliadas, incluindo a leitura e compreensão de texto. CONCLUSÃO: o programa de remediação fonológica para crianças com e sem dislexia do desenvolvimento foi eficaz, sugerindo que a habilidade de relação letra-som deve ser utilizada em contexto de sala de aula favorecendo a leitura desses escolares.
id UNSP_9c48844d67ba54072c92a3ed73ee1695
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/10729
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Eficácia terapêutica do programa de remediação fonológica em escolares com dislexia do desenvolvimentoTherapeutic effectiveness of phonological remediation program in students with developmental dyslexiaDislexiaLeituraEstudos de IntervençãoDyslexiaReadingIntervention StudiesOBJETIVOS: comparar os achados da avaliação em situação de pré e pós-testagem em escolares com dislexia do desenvolvimento e escolares bons leitores submetidos ao programa de remediação fonológica e verificar a eficácia terapêutica do programa de remediação fonológica em escolares com dislexia do desenvolvimento. MÉTODOS: participaram deste estudo 40 escolares de 2ª a 4ª série de ensino público do município de Marília-SP, de ambos os sexos, na faixa etária de 8 a 12 anos distribuídos em: GI: composto de 20 escolares com diagnóstico interdisciplinar de dislexia do desenvolvimento que foram submetidos a programa de remediação fonológica, GII: composto de 20 escolares sem dificuldades de aprendizagem da rede municipal de ensino público, pareados segundo sexo, faixa etária e escolaridade com os escolares do GI que não foram submetidos aos programas de remediação. em situação de pré e pós-testagem, todos os escolares foram submetidos à aplicação do Teste de Desempenho Cognitivo-Linguístico nas versões coletiva e individual, seguido de leitura oral e compreensão de textos. RESULTADOS: foram evidenciadas diferenças estatisticamente significantes, indicando que os escolares do GI e GII submetidos ao programa de remediação fonológica apresentaram desempenho superior em situação de pós-testagem em comparação com a situação de pré-testagem para a maioria das habilidades cognitivo-linguísticas avaliadas, incluindo a leitura e compreensão de texto. CONCLUSÃO: o programa de remediação fonológica para crianças com e sem dislexia do desenvolvimento foi eficaz, sugerindo que a habilidade de relação letra-som deve ser utilizada em contexto de sala de aula favorecendo a leitura desses escolares.PURPOSES: to compare the findings of pre-test and post-test evaluation in students with developmental dyslexia and good readers submitted to phonological remediation program and to check the therapeutic effectiveness of phonological remediation program in students with developmental dyslexia. METHODS: 40 students of the 2nd to 4th grades of public schools of Marília-SP, both genders, from to 8 to 12-year old took part in this study; distributed in GI: 20 students with the interdisciplinary diagnosis of developmental dyslexia and GII: 20 good readers paired according to gender, age and school level. All students were submitted to the Cognitive-Linguistic Performance Test in the collective and individual version, oral reading and text comprehension. RESULTS: the results showed statistically significant differences indicating that the GI and GII students submitted to phonological remediation program showed higher performance in post-test when compared to pre-test in the most evaluated cognitive-linguistic skills, including reading and text comprehension. CONCLUSION: the phonological remediation program was effective for students with or without developmental dyslexia, suggesting that the sound-letter relation skill should be used in the classroom context in order to improve the reading skills for these students.Universidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências Programa de Pós-Graduação em EducaçãoUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de FonoaudiologiaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e CiênciasFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São PauloUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Medicina de Botucatu Departamento de Neurologia e PsiquiatriaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Medicina de Botucatu Hospital das ClínicasUniversidade Normal do Sul da ChinaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências Programa de Pós-Graduação em EducaçãoUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de FonoaudiologiaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e CiênciasUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Medicina de Botucatu Departamento de Neurologia e PsiquiatriaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Medicina de Botucatu Hospital das ClínicasCEFAC Saúde e EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)South China Normal UniversityCapellini, Simone Aparecida [UNESP]Sampaio, Maria Nobre [UNESP]Kawata, Kelssy Hitomi dos Santos [UNESP]Padula, Niura Aparecida de Moura Ribeiro [UNESP]Santos, Lara Cristina Antunes dos [UNESP]Lorencetti, Maria Dalva [UNESP]Smythe, Ian2014-05-20T13:31:31Z2014-05-20T13:31:31Z2010-02-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article27-39application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462009005000060Revista CEFAC. CEFAC Saúde e Educação, v. 12, n. 1, p. 27-39, 2010.1516-1846http://hdl.handle.net/11449/1072910.1590/S1516-18462009005000060S1516-18462010000100005S1516-18462010000100005.pdf905731653038954845029163733693340000-0003-2139-2843SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista CEFACinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-16T15:46:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/10729Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-16T15:46:27Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Eficácia terapêutica do programa de remediação fonológica em escolares com dislexia do desenvolvimento
Therapeutic effectiveness of phonological remediation program in students with developmental dyslexia
title Eficácia terapêutica do programa de remediação fonológica em escolares com dislexia do desenvolvimento
spellingShingle Eficácia terapêutica do programa de remediação fonológica em escolares com dislexia do desenvolvimento
Capellini, Simone Aparecida [UNESP]
Dislexia
Leitura
Estudos de Intervenção
Dyslexia
Reading
Intervention Studies
title_short Eficácia terapêutica do programa de remediação fonológica em escolares com dislexia do desenvolvimento
title_full Eficácia terapêutica do programa de remediação fonológica em escolares com dislexia do desenvolvimento
title_fullStr Eficácia terapêutica do programa de remediação fonológica em escolares com dislexia do desenvolvimento
title_full_unstemmed Eficácia terapêutica do programa de remediação fonológica em escolares com dislexia do desenvolvimento
title_sort Eficácia terapêutica do programa de remediação fonológica em escolares com dislexia do desenvolvimento
author Capellini, Simone Aparecida [UNESP]
author_facet Capellini, Simone Aparecida [UNESP]
Sampaio, Maria Nobre [UNESP]
Kawata, Kelssy Hitomi dos Santos [UNESP]
Padula, Niura Aparecida de Moura Ribeiro [UNESP]
Santos, Lara Cristina Antunes dos [UNESP]
Lorencetti, Maria Dalva [UNESP]
Smythe, Ian
author_role author
author2 Sampaio, Maria Nobre [UNESP]
Kawata, Kelssy Hitomi dos Santos [UNESP]
Padula, Niura Aparecida de Moura Ribeiro [UNESP]
Santos, Lara Cristina Antunes dos [UNESP]
Lorencetti, Maria Dalva [UNESP]
Smythe, Ian
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
South China Normal University
dc.contributor.author.fl_str_mv Capellini, Simone Aparecida [UNESP]
Sampaio, Maria Nobre [UNESP]
Kawata, Kelssy Hitomi dos Santos [UNESP]
Padula, Niura Aparecida de Moura Ribeiro [UNESP]
Santos, Lara Cristina Antunes dos [UNESP]
Lorencetti, Maria Dalva [UNESP]
Smythe, Ian
dc.subject.por.fl_str_mv Dislexia
Leitura
Estudos de Intervenção
Dyslexia
Reading
Intervention Studies
topic Dislexia
Leitura
Estudos de Intervenção
Dyslexia
Reading
Intervention Studies
description OBJETIVOS: comparar os achados da avaliação em situação de pré e pós-testagem em escolares com dislexia do desenvolvimento e escolares bons leitores submetidos ao programa de remediação fonológica e verificar a eficácia terapêutica do programa de remediação fonológica em escolares com dislexia do desenvolvimento. MÉTODOS: participaram deste estudo 40 escolares de 2ª a 4ª série de ensino público do município de Marília-SP, de ambos os sexos, na faixa etária de 8 a 12 anos distribuídos em: GI: composto de 20 escolares com diagnóstico interdisciplinar de dislexia do desenvolvimento que foram submetidos a programa de remediação fonológica, GII: composto de 20 escolares sem dificuldades de aprendizagem da rede municipal de ensino público, pareados segundo sexo, faixa etária e escolaridade com os escolares do GI que não foram submetidos aos programas de remediação. em situação de pré e pós-testagem, todos os escolares foram submetidos à aplicação do Teste de Desempenho Cognitivo-Linguístico nas versões coletiva e individual, seguido de leitura oral e compreensão de textos. RESULTADOS: foram evidenciadas diferenças estatisticamente significantes, indicando que os escolares do GI e GII submetidos ao programa de remediação fonológica apresentaram desempenho superior em situação de pós-testagem em comparação com a situação de pré-testagem para a maioria das habilidades cognitivo-linguísticas avaliadas, incluindo a leitura e compreensão de texto. CONCLUSÃO: o programa de remediação fonológica para crianças com e sem dislexia do desenvolvimento foi eficaz, sugerindo que a habilidade de relação letra-som deve ser utilizada em contexto de sala de aula favorecendo a leitura desses escolares.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-02-01
2014-05-20T13:31:31Z
2014-05-20T13:31:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462009005000060
Revista CEFAC. CEFAC Saúde e Educação, v. 12, n. 1, p. 27-39, 2010.
1516-1846
http://hdl.handle.net/11449/10729
10.1590/S1516-18462009005000060
S1516-18462010000100005
S1516-18462010000100005.pdf
9057316530389548
4502916373369334
0000-0003-2139-2843
url http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462009005000060
http://hdl.handle.net/11449/10729
identifier_str_mv Revista CEFAC. CEFAC Saúde e Educação, v. 12, n. 1, p. 27-39, 2010.
1516-1846
10.1590/S1516-18462009005000060
S1516-18462010000100005
S1516-18462010000100005.pdf
9057316530389548
4502916373369334
0000-0003-2139-2843
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista CEFAC
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 27-39
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CEFAC Saúde e Educação
publisher.none.fl_str_mv CEFAC Saúde e Educação
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128215320887296