Eficácia terapêutica do programa de remediação fonológica em escolares com dislexia do desenvolvimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Capellini, Simone Aparecida [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Sampaio, Maria Nobre [UNESP], Kawata, Kelssy Hitomi dos Santos [UNESP], Padula, Niura Aparecida de Moura Ribeiro [UNESP], Santos, Lara Cristina Antunes dos [UNESP], Lorencetti, Maria Dalva [UNESP], Smythe, Ian
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462009005000060
http://hdl.handle.net/11449/10729
Resumo: OBJETIVOS: comparar os achados da avaliação em situação de pré e pós-testagem em escolares com dislexia do desenvolvimento e escolares bons leitores submetidos ao programa de remediação fonológica e verificar a eficácia terapêutica do programa de remediação fonológica em escolares com dislexia do desenvolvimento. MÉTODOS: participaram deste estudo 40 escolares de 2ª a 4ª série de ensino público do município de Marília-SP, de ambos os sexos, na faixa etária de 8 a 12 anos distribuídos em: GI: composto de 20 escolares com diagnóstico interdisciplinar de dislexia do desenvolvimento que foram submetidos a programa de remediação fonológica, GII: composto de 20 escolares sem dificuldades de aprendizagem da rede municipal de ensino público, pareados segundo sexo, faixa etária e escolaridade com os escolares do GI que não foram submetidos aos programas de remediação. em situação de pré e pós-testagem, todos os escolares foram submetidos à aplicação do Teste de Desempenho Cognitivo-Linguístico nas versões coletiva e individual, seguido de leitura oral e compreensão de textos. RESULTADOS: foram evidenciadas diferenças estatisticamente significantes, indicando que os escolares do GI e GII submetidos ao programa de remediação fonológica apresentaram desempenho superior em situação de pós-testagem em comparação com a situação de pré-testagem para a maioria das habilidades cognitivo-linguísticas avaliadas, incluindo a leitura e compreensão de texto. CONCLUSÃO: o programa de remediação fonológica para crianças com e sem dislexia do desenvolvimento foi eficaz, sugerindo que a habilidade de relação letra-som deve ser utilizada em contexto de sala de aula favorecendo a leitura desses escolares.
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MÉTODOS: participaram deste estudo 40 escolares de 2ª a 4ª série de ensino público do município de Marília-SP, de ambos os sexos, na faixa etária de 8 a 12 anos distribuídos em: GI: composto de 20 escolares com diagnóstico interdisciplinar de dislexia do desenvolvimento que foram submetidos a programa de remediação fonológica, GII: composto de 20 escolares sem dificuldades de aprendizagem da rede municipal de ensino público, pareados segundo sexo, faixa etária e escolaridade com os escolares do GI que não foram submetidos aos programas de remediação. em situação de pré e pós-testagem, todos os escolares foram submetidos à aplicação do Teste de Desempenho Cognitivo-Linguístico nas versões coletiva e individual, seguido de leitura oral e compreensão de textos. RESULTADOS: foram evidenciadas diferenças estatisticamente significantes, indicando que os escolares do GI e GII submetidos ao programa de remediação fonológica apresentaram desempenho superior em situação de pós-testagem em comparação com a situação de pré-testagem para a maioria das habilidades cognitivo-linguísticas avaliadas, incluindo a leitura e compreensão de texto. CONCLUSÃO: o programa de remediação fonológica para crianças com e sem dislexia do desenvolvimento foi eficaz, sugerindo que a habilidade de relação letra-som deve ser utilizada em contexto de sala de aula favorecendo a leitura desses escolares.PURPOSES: to compare the findings of pre-test and post-test evaluation in students with developmental dyslexia and good readers submitted to phonological remediation program and to check the therapeutic effectiveness of phonological remediation program in students with developmental dyslexia. METHODS: 40 students of the 2nd to 4th grades of public schools of Marília-SP, both genders, from to 8 to 12-year old took part in this study; distributed in GI: 20 students with the interdisciplinary diagnosis of developmental dyslexia and GII: 20 good readers paired according to gender, age and school level. All students were submitted to the Cognitive-Linguistic Performance Test in the collective and individual version, oral reading and text comprehension. RESULTS: the results showed statistically significant differences indicating that the GI and GII students submitted to phonological remediation program showed higher performance in post-test when compared to pre-test in the most evaluated cognitive-linguistic skills, including reading and text comprehension. CONCLUSION: the phonological remediation program was effective for students with or without developmental dyslexia, suggesting that the sound-letter relation skill should be used in the classroom context in order to improve the reading skills for these students.Universidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências Programa de Pós-Graduação em EducaçãoUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de FonoaudiologiaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e CiênciasFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São PauloUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Medicina de Botucatu Departamento de Neurologia e PsiquiatriaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Medicina de Botucatu Hospital das ClínicasUniversidade Normal do Sul da ChinaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências Programa de Pós-Graduação em EducaçãoUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de FonoaudiologiaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e CiênciasUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Medicina de Botucatu Departamento de Neurologia e PsiquiatriaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Medicina de Botucatu Hospital das ClínicasCEFAC Saúde e EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)South China Normal UniversityCapellini, Simone Aparecida [UNESP]Sampaio, Maria Nobre [UNESP]Kawata, Kelssy Hitomi dos Santos [UNESP]Padula, Niura Aparecida de Moura Ribeiro [UNESP]Santos, Lara Cristina Antunes dos [UNESP]Lorencetti, Maria Dalva [UNESP]Smythe, Ian2014-05-20T13:31:31Z2014-05-20T13:31:31Z2010-02-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article27-39application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462009005000060Revista CEFAC. CEFAC Saúde e Educação, v. 12, n. 1, p. 27-39, 2010.1516-1846http://hdl.handle.net/11449/1072910.1590/S1516-18462009005000060S1516-18462010000100005S1516-18462010000100005.pdf905731653038954845029163733693340000-0003-2139-2843SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista CEFACinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-28T06:43:42Zoai:repositorio.unesp.br:11449/10729Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-28T06:43:42Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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