Concepções de desenvolvimento e de aprendizagem no trabalho do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lara, Aline Frollini Lunardelli
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Tanamachi, Elenite de Ricio [UNESP], Lopes Júnior, Jair [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722006000300003
http://hdl.handle.net/11449/30214
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo identificar, explicitar e analisar as concepções de desenvolvimento/aprendizagem presentes no trabalho de profissionais de uma escola pública, visando à construção de conhecimentos que permitissem transformar a prática educativa. Elaboraram-se roteiros de entrevista para os professores, o coordenador pedagógico e a direção, um roteiro de observação de aulas e um para consulta ao projeto pedagógico. Os dados foram organizados em categorias que relacionam as concepções de desenvolvimento/aprendizagem apresentadas pela Teoria Histórico-Cultural àquelas encontradas nos dados obtidos na escola. Verificou-se que o trabalho desses profissionais não é fundamentado em uma única concepção de desenvolvimento/aprendizagem, o que pôde ser demonstrado pela coexistência de várias teorias, entre as quais se destacam a de Piaget e a de Vigotski. Constatou-se que as abordagens dos profissionais da escola são permeadas pela cotidianidade, discutindo-se, a partir da Teoria do Cotidiano, de Heller, a invasão de um espaço de produção do conhecimento por ações/reflexões cotidianas.
id UNSP_8e84e7043ad8aa464ccf10d126d25ff0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/30214
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Concepções de desenvolvimento e de aprendizagem no trabalho do professorConcepciones de desarrollo y de aprendizaje en el trabajo del profesorDevelopment and learning conceptions regarding teacher s workconcepções de desenvolvimento e de aprendizagemtrabalho do professorTeoria do Cotidianoconcepciones de desarrollo y de aprendizajetrabajo del profesorTeoría del CotidianoDevelopment and learning conceptionsteacher s workeveryday-life theoryEsta pesquisa teve por objetivo identificar, explicitar e analisar as concepções de desenvolvimento/aprendizagem presentes no trabalho de profissionais de uma escola pública, visando à construção de conhecimentos que permitissem transformar a prática educativa. Elaboraram-se roteiros de entrevista para os professores, o coordenador pedagógico e a direção, um roteiro de observação de aulas e um para consulta ao projeto pedagógico. Os dados foram organizados em categorias que relacionam as concepções de desenvolvimento/aprendizagem apresentadas pela Teoria Histórico-Cultural àquelas encontradas nos dados obtidos na escola. Verificou-se que o trabalho desses profissionais não é fundamentado em uma única concepção de desenvolvimento/aprendizagem, o que pôde ser demonstrado pela coexistência de várias teorias, entre as quais se destacam a de Piaget e a de Vigotski. Constatou-se que as abordagens dos profissionais da escola são permeadas pela cotidianidade, discutindo-se, a partir da Teoria do Cotidiano, de Heller, a invasão de um espaço de produção do conhecimento por ações/reflexões cotidianas.Esta investigación tuvo el objetivo de identificar, explicitar y analizar las concepciones de desarrollo / aprendizaje presentes en el trabajo de profesionales de una escuela pública, visando la construcción de conocimientos que permitieran transformar la práctica educativa. Se elaboraron guías de entrevista a los profesores, al coordinador pedagógico y a la dirección, una guía de observación de clases y otra para la consulta al proyecto pedagógico. Los datos fueron organizados en categorías que relacionan las concepciones de desarrollo / aprendizaje presentadas por la Teoría Histórico-cultural a aquellas encontradas en los datos obtenidos en la escuela. Se verificó que el trabajo de esos profesionales no es fundamentado en una única concepción de desarrollo / aprendizaje, lo que puede ser demostrado por la coexistencia de varias teorías, entre las cuales se destacan la de Piaget y la de Vygotsky. Se constató que los enfoques de los profesionales de la escuela son permeadas por la cotidianidad, discutiéndose, a partir de la Teoría del Cotidiano, de Heller, la invasión de un espacio de producción del conocimiento por acciones/ reflexiones cotidianas.The purpose of this research was to identify, explain and analyze, the conceptions of development and learning that are present in the work of professionals working for a public school, aiming at constructing a type of knowledge able to transform educational practices. Besides a class observation itinerary and norms to consult the pedagogical project, norms in relation to interviews - to be applied to the teachers, the pedagogical coordinator and the principal - were elaborated. The data were organized into categories, connecting the development and learning conceptions - presented by the Historical-cultural-theory - to the theories, emerging in the data obtained in the school analyzed. It was verified that the work of those professionals is based, not only in one development or learning theoretical conception. In fact, it was observed the coexistence of many theories, such as the ones conceived by Piaget and Vigotski. The results show that, the school professional approaches are permeated by everyday life, and the invasion of a space for knowledge production is discussed based on actions and reflections related to everyday life.Universidade de Mogi da CruzesUniversidade Estadual Paulista Departamento de PsicologíaUniversidade Estadual Paulista Departamento de PsicologíaUniversidade Estadual de Maringá (UEM), Departamento de PsicologiaUniversidade de Mogi da CruzesUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Lara, Aline Frollini LunardelliTanamachi, Elenite de Ricio [UNESP]Lopes Júnior, Jair [UNESP]2014-05-20T15:16:52Z2014-05-20T15:16:52Z2006-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article473-482application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722006000300003Psicologia em Estudo. Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá (UEM), v. 11, n. 3, p. 473-482, 2006.1413-7372http://hdl.handle.net/11449/3021410.1590/S1413-73722006000300003S1413-73722006000300003S1413-73722006000300003.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPsicologia em Estudo0,229info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-29T15:54:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/30214Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:41:47.539363Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de desenvolvimento e de aprendizagem no trabalho do professor
Concepciones de desarrollo y de aprendizaje en el trabajo del profesor
Development and learning conceptions regarding teacher s work
title Concepções de desenvolvimento e de aprendizagem no trabalho do professor
spellingShingle Concepções de desenvolvimento e de aprendizagem no trabalho do professor
Lara, Aline Frollini Lunardelli
concepções de desenvolvimento e de aprendizagem
trabalho do professor
Teoria do Cotidiano
concepciones de desarrollo y de aprendizaje
trabajo del profesor
Teoría del Cotidiano
Development and learning conceptions
teacher s work
everyday-life theory
title_short Concepções de desenvolvimento e de aprendizagem no trabalho do professor
title_full Concepções de desenvolvimento e de aprendizagem no trabalho do professor
title_fullStr Concepções de desenvolvimento e de aprendizagem no trabalho do professor
title_full_unstemmed Concepções de desenvolvimento e de aprendizagem no trabalho do professor
title_sort Concepções de desenvolvimento e de aprendizagem no trabalho do professor
author Lara, Aline Frollini Lunardelli
author_facet Lara, Aline Frollini Lunardelli
Tanamachi, Elenite de Ricio [UNESP]
Lopes Júnior, Jair [UNESP]
author_role author
author2 Tanamachi, Elenite de Ricio [UNESP]
Lopes Júnior, Jair [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade de Mogi da Cruzes
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lara, Aline Frollini Lunardelli
Tanamachi, Elenite de Ricio [UNESP]
Lopes Júnior, Jair [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv concepções de desenvolvimento e de aprendizagem
trabalho do professor
Teoria do Cotidiano
concepciones de desarrollo y de aprendizaje
trabajo del profesor
Teoría del Cotidiano
Development and learning conceptions
teacher s work
everyday-life theory
topic concepções de desenvolvimento e de aprendizagem
trabalho do professor
Teoria do Cotidiano
concepciones de desarrollo y de aprendizaje
trabajo del profesor
Teoría del Cotidiano
Development and learning conceptions
teacher s work
everyday-life theory
description Esta pesquisa teve por objetivo identificar, explicitar e analisar as concepções de desenvolvimento/aprendizagem presentes no trabalho de profissionais de uma escola pública, visando à construção de conhecimentos que permitissem transformar a prática educativa. Elaboraram-se roteiros de entrevista para os professores, o coordenador pedagógico e a direção, um roteiro de observação de aulas e um para consulta ao projeto pedagógico. Os dados foram organizados em categorias que relacionam as concepções de desenvolvimento/aprendizagem apresentadas pela Teoria Histórico-Cultural àquelas encontradas nos dados obtidos na escola. Verificou-se que o trabalho desses profissionais não é fundamentado em uma única concepção de desenvolvimento/aprendizagem, o que pôde ser demonstrado pela coexistência de várias teorias, entre as quais se destacam a de Piaget e a de Vigotski. Constatou-se que as abordagens dos profissionais da escola são permeadas pela cotidianidade, discutindo-se, a partir da Teoria do Cotidiano, de Heller, a invasão de um espaço de produção do conhecimento por ações/reflexões cotidianas.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-01
2014-05-20T15:16:52Z
2014-05-20T15:16:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722006000300003
Psicologia em Estudo. Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá (UEM), v. 11, n. 3, p. 473-482, 2006.
1413-7372
http://hdl.handle.net/11449/30214
10.1590/S1413-73722006000300003
S1413-73722006000300003
S1413-73722006000300003.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722006000300003
http://hdl.handle.net/11449/30214
identifier_str_mv Psicologia em Estudo. Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá (UEM), v. 11, n. 3, p. 473-482, 2006.
1413-7372
10.1590/S1413-73722006000300003
S1413-73722006000300003
S1413-73722006000300003.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Psicologia em Estudo
0,229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 473-482
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá (UEM), Departamento de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá (UEM), Departamento de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129452360597504