Concepções de desenvolvimento e de aprendizagem no trabalho do professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722006000300003 http://hdl.handle.net/11449/30214 |
Resumo: | Esta pesquisa teve por objetivo identificar, explicitar e analisar as concepções de desenvolvimento/aprendizagem presentes no trabalho de profissionais de uma escola pública, visando à construção de conhecimentos que permitissem transformar a prática educativa. Elaboraram-se roteiros de entrevista para os professores, o coordenador pedagógico e a direção, um roteiro de observação de aulas e um para consulta ao projeto pedagógico. Os dados foram organizados em categorias que relacionam as concepções de desenvolvimento/aprendizagem apresentadas pela Teoria Histórico-Cultural àquelas encontradas nos dados obtidos na escola. Verificou-se que o trabalho desses profissionais não é fundamentado em uma única concepção de desenvolvimento/aprendizagem, o que pôde ser demonstrado pela coexistência de várias teorias, entre as quais se destacam a de Piaget e a de Vigotski. Constatou-se que as abordagens dos profissionais da escola são permeadas pela cotidianidade, discutindo-se, a partir da Teoria do Cotidiano, de Heller, a invasão de um espaço de produção do conhecimento por ações/reflexões cotidianas. |
id |
UNSP_8e84e7043ad8aa464ccf10d126d25ff0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/30214 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Concepções de desenvolvimento e de aprendizagem no trabalho do professorConcepciones de desarrollo y de aprendizaje en el trabajo del profesorDevelopment and learning conceptions regarding teacher s workconcepções de desenvolvimento e de aprendizagemtrabalho do professorTeoria do Cotidianoconcepciones de desarrollo y de aprendizajetrabajo del profesorTeoría del CotidianoDevelopment and learning conceptionsteacher s workeveryday-life theoryEsta pesquisa teve por objetivo identificar, explicitar e analisar as concepções de desenvolvimento/aprendizagem presentes no trabalho de profissionais de uma escola pública, visando à construção de conhecimentos que permitissem transformar a prática educativa. Elaboraram-se roteiros de entrevista para os professores, o coordenador pedagógico e a direção, um roteiro de observação de aulas e um para consulta ao projeto pedagógico. Os dados foram organizados em categorias que relacionam as concepções de desenvolvimento/aprendizagem apresentadas pela Teoria Histórico-Cultural àquelas encontradas nos dados obtidos na escola. Verificou-se que o trabalho desses profissionais não é fundamentado em uma única concepção de desenvolvimento/aprendizagem, o que pôde ser demonstrado pela coexistência de várias teorias, entre as quais se destacam a de Piaget e a de Vigotski. Constatou-se que as abordagens dos profissionais da escola são permeadas pela cotidianidade, discutindo-se, a partir da Teoria do Cotidiano, de Heller, a invasão de um espaço de produção do conhecimento por ações/reflexões cotidianas.Esta investigación tuvo el objetivo de identificar, explicitar y analizar las concepciones de desarrollo / aprendizaje presentes en el trabajo de profesionales de una escuela pública, visando la construcción de conocimientos que permitieran transformar la práctica educativa. Se elaboraron guías de entrevista a los profesores, al coordinador pedagógico y a la dirección, una guía de observación de clases y otra para la consulta al proyecto pedagógico. Los datos fueron organizados en categorías que relacionan las concepciones de desarrollo / aprendizaje presentadas por la Teoría Histórico-cultural a aquellas encontradas en los datos obtenidos en la escuela. Se verificó que el trabajo de esos profesionales no es fundamentado en una única concepción de desarrollo / aprendizaje, lo que puede ser demostrado por la coexistencia de varias teorías, entre las cuales se destacan la de Piaget y la de Vygotsky. Se constató que los enfoques de los profesionales de la escuela son permeadas por la cotidianidad, discutiéndose, a partir de la Teoría del Cotidiano, de Heller, la invasión de un espacio de producción del conocimiento por acciones/ reflexiones cotidianas.The purpose of this research was to identify, explain and analyze, the conceptions of development and learning that are present in the work of professionals working for a public school, aiming at constructing a type of knowledge able to transform educational practices. Besides a class observation itinerary and norms to consult the pedagogical project, norms in relation to interviews - to be applied to the teachers, the pedagogical coordinator and the principal - were elaborated. The data were organized into categories, connecting the development and learning conceptions - presented by the Historical-cultural-theory - to the theories, emerging in the data obtained in the school analyzed. It was verified that the work of those professionals is based, not only in one development or learning theoretical conception. In fact, it was observed the coexistence of many theories, such as the ones conceived by Piaget and Vigotski. The results show that, the school professional approaches are permeated by everyday life, and the invasion of a space for knowledge production is discussed based on actions and reflections related to everyday life.Universidade de Mogi da CruzesUniversidade Estadual Paulista Departamento de PsicologíaUniversidade Estadual Paulista Departamento de PsicologíaUniversidade Estadual de Maringá (UEM), Departamento de PsicologiaUniversidade de Mogi da CruzesUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Lara, Aline Frollini LunardelliTanamachi, Elenite de Ricio [UNESP]Lopes Júnior, Jair [UNESP]2014-05-20T15:16:52Z2014-05-20T15:16:52Z2006-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article473-482application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722006000300003Psicologia em Estudo. Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá (UEM), v. 11, n. 3, p. 473-482, 2006.1413-7372http://hdl.handle.net/11449/3021410.1590/S1413-73722006000300003S1413-73722006000300003S1413-73722006000300003.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPsicologia em Estudo0,229info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-29T15:54:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/30214Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:41:47.539363Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções de desenvolvimento e de aprendizagem no trabalho do professor Concepciones de desarrollo y de aprendizaje en el trabajo del profesor Development and learning conceptions regarding teacher s work |
title |
Concepções de desenvolvimento e de aprendizagem no trabalho do professor |
spellingShingle |
Concepções de desenvolvimento e de aprendizagem no trabalho do professor Lara, Aline Frollini Lunardelli concepções de desenvolvimento e de aprendizagem trabalho do professor Teoria do Cotidiano concepciones de desarrollo y de aprendizaje trabajo del profesor Teoría del Cotidiano Development and learning conceptions teacher s work everyday-life theory |
title_short |
Concepções de desenvolvimento e de aprendizagem no trabalho do professor |
title_full |
Concepções de desenvolvimento e de aprendizagem no trabalho do professor |
title_fullStr |
Concepções de desenvolvimento e de aprendizagem no trabalho do professor |
title_full_unstemmed |
Concepções de desenvolvimento e de aprendizagem no trabalho do professor |
title_sort |
Concepções de desenvolvimento e de aprendizagem no trabalho do professor |
author |
Lara, Aline Frollini Lunardelli |
author_facet |
Lara, Aline Frollini Lunardelli Tanamachi, Elenite de Ricio [UNESP] Lopes Júnior, Jair [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Tanamachi, Elenite de Ricio [UNESP] Lopes Júnior, Jair [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade de Mogi da Cruzes Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lara, Aline Frollini Lunardelli Tanamachi, Elenite de Ricio [UNESP] Lopes Júnior, Jair [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
concepções de desenvolvimento e de aprendizagem trabalho do professor Teoria do Cotidiano concepciones de desarrollo y de aprendizaje trabajo del profesor Teoría del Cotidiano Development and learning conceptions teacher s work everyday-life theory |
topic |
concepções de desenvolvimento e de aprendizagem trabalho do professor Teoria do Cotidiano concepciones de desarrollo y de aprendizaje trabajo del profesor Teoría del Cotidiano Development and learning conceptions teacher s work everyday-life theory |
description |
Esta pesquisa teve por objetivo identificar, explicitar e analisar as concepções de desenvolvimento/aprendizagem presentes no trabalho de profissionais de uma escola pública, visando à construção de conhecimentos que permitissem transformar a prática educativa. Elaboraram-se roteiros de entrevista para os professores, o coordenador pedagógico e a direção, um roteiro de observação de aulas e um para consulta ao projeto pedagógico. Os dados foram organizados em categorias que relacionam as concepções de desenvolvimento/aprendizagem apresentadas pela Teoria Histórico-Cultural àquelas encontradas nos dados obtidos na escola. Verificou-se que o trabalho desses profissionais não é fundamentado em uma única concepção de desenvolvimento/aprendizagem, o que pôde ser demonstrado pela coexistência de várias teorias, entre as quais se destacam a de Piaget e a de Vigotski. Constatou-se que as abordagens dos profissionais da escola são permeadas pela cotidianidade, discutindo-se, a partir da Teoria do Cotidiano, de Heller, a invasão de um espaço de produção do conhecimento por ações/reflexões cotidianas. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-12-01 2014-05-20T15:16:52Z 2014-05-20T15:16:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722006000300003 Psicologia em Estudo. Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá (UEM), v. 11, n. 3, p. 473-482, 2006. 1413-7372 http://hdl.handle.net/11449/30214 10.1590/S1413-73722006000300003 S1413-73722006000300003 S1413-73722006000300003.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722006000300003 http://hdl.handle.net/11449/30214 |
identifier_str_mv |
Psicologia em Estudo. Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá (UEM), v. 11, n. 3, p. 473-482, 2006. 1413-7372 10.1590/S1413-73722006000300003 S1413-73722006000300003 S1413-73722006000300003.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo 0,229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
473-482 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá (UEM), Departamento de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá (UEM), Departamento de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129452360597504 |