O violão nas universidades brasileiras: relatos docentes sob a perspectiva semiótica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Cleyton Vieira [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/151010
Resumo: Desde a criação dos primeiros cursos de violão nas universidades brasileiras muitas transformações puderam ser observadas na formação, nos referenciais estéticos e nos ideais de profissionalização do violonista que cursa o bacharelado em instrumento. Ao elaborar este panorama aqui apresentado, visamos a uma melhor compreensão dos agentes motivacionais, das circunstâncias, das vicissitudes, das ambições e dos pontos de vista provenientes desse cenário, a partir do depoimento dos docentes de instituições públicas superiores de ensino. Para tanto, foram entrevistados 13 professores com pelo menos dez anos de experiência em docência no ensino superior. As entrevistas semi-estruturadas permitiram aos entrevistados discorrer sobre os quatro tópicos principais abordados: sua formação; o perfil dos alunos e dos cursos em que atuam; o violão nos dias atuais e o violão no Brasil. A ferramenta metodológica utilizada para a análise do discurso dos entrevistados foi a Semiótica de linha francesa conhecida como greimasiana. Foram utilizados também ferramentais provenientes das propostas mais recentes da semiótica tensiva de Claude Zilberberg e da semiótica musical de Jean-Jacques Nattiez. As conclusões apontaram para a necessidade de uma constante reflexão sobre os modos de agir e ensinar no ambiente universitário, visando sempre à formação de violonistas autônomos, aptos a pesquisa e a docência, bem como a constatação do relevante papel exercido pela universidade na formação artística brasileira nas últimas décadas.
id UNSP_8ec0a00e7d816e68d497392fc424b0cb
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/151010
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O violão nas universidades brasileiras: relatos docentes sob a perspectiva semióticaThe classical guitar in the braziian universities: teachers' reports from a semiotic perspectiveViolãoSemióticaEnsino de músicaUniversidade públicaPerformance musicalClassical guitarSemioticsMusic teachingPublic universitiesMusical performanceDesde a criação dos primeiros cursos de violão nas universidades brasileiras muitas transformações puderam ser observadas na formação, nos referenciais estéticos e nos ideais de profissionalização do violonista que cursa o bacharelado em instrumento. Ao elaborar este panorama aqui apresentado, visamos a uma melhor compreensão dos agentes motivacionais, das circunstâncias, das vicissitudes, das ambições e dos pontos de vista provenientes desse cenário, a partir do depoimento dos docentes de instituições públicas superiores de ensino. Para tanto, foram entrevistados 13 professores com pelo menos dez anos de experiência em docência no ensino superior. As entrevistas semi-estruturadas permitiram aos entrevistados discorrer sobre os quatro tópicos principais abordados: sua formação; o perfil dos alunos e dos cursos em que atuam; o violão nos dias atuais e o violão no Brasil. A ferramenta metodológica utilizada para a análise do discurso dos entrevistados foi a Semiótica de linha francesa conhecida como greimasiana. Foram utilizados também ferramentais provenientes das propostas mais recentes da semiótica tensiva de Claude Zilberberg e da semiótica musical de Jean-Jacques Nattiez. As conclusões apontaram para a necessidade de uma constante reflexão sobre os modos de agir e ensinar no ambiente universitário, visando sempre à formação de violonistas autônomos, aptos a pesquisa e a docência, bem como a constatação do relevante papel exercido pela universidade na formação artística brasileira nas últimas décadas.Since the creation of the first guitar courses in the Brazilian universities, many changes can be observed in the formation, aesthetic references and professionalization ideals of the guitarist who attends to a baccalaureate in his instrument. We elaborated this scenario in order to achieve a better understanding of its motivational agents, circumstances, vicissitudes, ambitions and points of view based on the testimony of the staff of higher public institutions of education. Thus, we interviewed 13 professors with at least ten years of experience in teaching in higher education. The semi-structured interviews allowed the addressees to discuss the four main topics covered: their music formation; the profile of their students; the guitar in the present day; the guitar in Brazil. Our methodological approach to the analysis of the interviewees' discourse was based upon the French – also known as Greimassian – semiotics, including tools from the most recent proposals of the so-called tensive semiotics developed by Claude Zilberberg. The conclusions point to the need of constant reflection on the ways of acting and teaching in the university environment, always aiming to the formation of autonomous guitarists able both to research and to teach. Besides, we confirm the relevant role played by the university in the formation of the Brazilian artistic milieu in the last decades.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nogueira, Gisela Gomes Pupo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fernandes, Cleyton Vieira [UNESP]2017-06-30T13:22:31Z2017-06-30T13:22:31Z2017-05-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15101000088835833004013066P3porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-03T06:13:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/151010Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:22:32.778062Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O violão nas universidades brasileiras: relatos docentes sob a perspectiva semiótica
The classical guitar in the braziian universities: teachers' reports from a semiotic perspective
title O violão nas universidades brasileiras: relatos docentes sob a perspectiva semiótica
spellingShingle O violão nas universidades brasileiras: relatos docentes sob a perspectiva semiótica
Fernandes, Cleyton Vieira [UNESP]
Violão
Semiótica
Ensino de música
Universidade pública
Performance musical
Classical guitar
Semiotics
Music teaching
Public universities
Musical performance
title_short O violão nas universidades brasileiras: relatos docentes sob a perspectiva semiótica
title_full O violão nas universidades brasileiras: relatos docentes sob a perspectiva semiótica
title_fullStr O violão nas universidades brasileiras: relatos docentes sob a perspectiva semiótica
title_full_unstemmed O violão nas universidades brasileiras: relatos docentes sob a perspectiva semiótica
title_sort O violão nas universidades brasileiras: relatos docentes sob a perspectiva semiótica
author Fernandes, Cleyton Vieira [UNESP]
author_facet Fernandes, Cleyton Vieira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nogueira, Gisela Gomes Pupo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Cleyton Vieira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Violão
Semiótica
Ensino de música
Universidade pública
Performance musical
Classical guitar
Semiotics
Music teaching
Public universities
Musical performance
topic Violão
Semiótica
Ensino de música
Universidade pública
Performance musical
Classical guitar
Semiotics
Music teaching
Public universities
Musical performance
description Desde a criação dos primeiros cursos de violão nas universidades brasileiras muitas transformações puderam ser observadas na formação, nos referenciais estéticos e nos ideais de profissionalização do violonista que cursa o bacharelado em instrumento. Ao elaborar este panorama aqui apresentado, visamos a uma melhor compreensão dos agentes motivacionais, das circunstâncias, das vicissitudes, das ambições e dos pontos de vista provenientes desse cenário, a partir do depoimento dos docentes de instituições públicas superiores de ensino. Para tanto, foram entrevistados 13 professores com pelo menos dez anos de experiência em docência no ensino superior. As entrevistas semi-estruturadas permitiram aos entrevistados discorrer sobre os quatro tópicos principais abordados: sua formação; o perfil dos alunos e dos cursos em que atuam; o violão nos dias atuais e o violão no Brasil. A ferramenta metodológica utilizada para a análise do discurso dos entrevistados foi a Semiótica de linha francesa conhecida como greimasiana. Foram utilizados também ferramentais provenientes das propostas mais recentes da semiótica tensiva de Claude Zilberberg e da semiótica musical de Jean-Jacques Nattiez. As conclusões apontaram para a necessidade de uma constante reflexão sobre os modos de agir e ensinar no ambiente universitário, visando sempre à formação de violonistas autônomos, aptos a pesquisa e a docência, bem como a constatação do relevante papel exercido pela universidade na formação artística brasileira nas últimas décadas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-30T13:22:31Z
2017-06-30T13:22:31Z
2017-05-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/151010
000888358
33004013066P3
url http://hdl.handle.net/11449/151010
identifier_str_mv 000888358
33004013066P3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129060200513536