A experiência de fluxo na prática musical de estudantes de violão do ensino superior : três estudos de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bopp, Matias Ivan
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/253285
Resumo: A presente pesquisa aborda o fenômeno psicológico denominado Flow e sua relação com a prática musical e preparação para a performance de três estudantes violonistas do ensino superior,. Buscou-se investigar a incidência de fatores pessoais e contextuais, bem como a incidência da experiência de fluxo e sua variação entre as sessões de prática de cada violonista, e como essa experiência se comportou na performance em relação à prática. Para isso, foi utilizada uma metodologia mista, que consistiu na realização de três estudos de caso, nos quais foram realizadas entrevistas individuais com cada participante sobre diferentes aspectos pessoais contextuais. A prática individual de cada participante também foi investigada ao longo de oito semanas, onde cada um realizou sessões práticas de uma peça selecionada para a investigação. Em cada sessão de prática, eles relataram detalhes de sua prática em um diário de prática, também usando a Escala Curta de Estado de Fluxo para obter dados sobre essa experiência ao longo das sessões de prática. Por fim, foi realizada a investigação da performance pública da peça, analisando se a experiência de fluxo ocorreu como na prática, e analisando as principais variações da experiência e suas dimensões, conforme a natureza da atividade. Foram encontrados fatores e estratégias comuns entre os participantes, e outros que foram particulares a cada caso. Certas dimensões que se acredita serem mais propensas na performance foram mais vivenciadas na prática musical dos participantes, sendo elas a concentração focada, fusão ação/consciência e a distorção da experiência temporal. Além disso, a relação entre quantidade de prática e fluxo não foi consensual entre os participantes. O estudo contribui para aprofundar o conhecimento da experiência de fluxo na prática musical de violonistas do ensino superior, como forma de auxiliar professores, estudantes e pesquisadores.
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Em cada sessão de prática, eles relataram detalhes de sua prática em um diário de prática, também usando a Escala Curta de Estado de Fluxo para obter dados sobre essa experiência ao longo das sessões de prática. Por fim, foi realizada a investigação da performance pública da peça, analisando se a experiência de fluxo ocorreu como na prática, e analisando as principais variações da experiência e suas dimensões, conforme a natureza da atividade. Foram encontrados fatores e estratégias comuns entre os participantes, e outros que foram particulares a cada caso. Certas dimensões que se acredita serem mais propensas na performance foram mais vivenciadas na prática musical dos participantes, sendo elas a concentração focada, fusão ação/consciência e a distorção da experiência temporal. Além disso, a relação entre quantidade de prática e fluxo não foi consensual entre os participantes. O estudo contribui para aprofundar o conhecimento da experiência de fluxo na prática musical de violonistas do ensino superior, como forma de auxiliar professores, estudantes e pesquisadores.The present research addresses the psychological phenomenon called Flow and its relationship with the musical practice and the performance preparation of three guitarists students of higher education. We sought to investigate the incidence of personal and contextual factors as well as the incidence of the flow experience and its variation between the practice sessions of each guitarist, and how this experience behaved in performance in relation to practice. For this purpose, a mixed methodology was used, which consisted of carrying out three case studies, in which individual interviews were conducted with each participant on different contextual and personal aspects. The individual practice of each participant was also investigated for eight weeks, where each one carried out practical sessions of a piece selected for the investigation. At each practice session, they reported the details of their practice in a practice diary, and the Short Flow State Scale was also used to obtain data on that experience throughout the practice sessions. Finally, the investigation of the public performance of the piece was carried out, analyzing whether the flow experience occurred as in practice, analyzing the main variations of the experience and its dimensions, according to the nature of the activity. Common factors and strategies were found among the participants, which seem to be typical of higher-level musicians, and others that are particular to each case. Certain dimensions that are believed to be more prone in performance were more experienced in the musical practice of the participants, these dimensions are: focused concentration, action/consciousness fusion, distortion of temporal experience. In addition, the relationship between the amount of practice and the flow was not agreed upon among the participants. The study contributes to deepening the knowledge of the flow experience in the musical practice of guitarists at the level or higher education, as a way to help teachers, students and researchers.Esta investigación aborda el fenómeno psicológico conocido como Flow y su relación con la práctica musical y la preparación para la interpretación de tres estudiantes de guitarra de educación superior. Se buscó investigar la incidencia de factores personales y contextuales, así como la incidencia de la experiencia de flujo y su variación entre las sesiones de práctica de cada guitarrista, y cómo se comportó esta experiencia en la performance en relación con la práctica. Para ello se utilizó una metodología mixta, que consistió en la realización de tres estudios de caso, en los que se realizaron entrevistas individuales a cada participante sobre diferentes aspectos contextuales personales. También se investigó la práctica individual de cada participante durante ocho semanas, donde cada uno realizó sesiones prácticas de una pieza seleccionada para la investigación. En cada sesión de práctica, informaron los detalles de su práctica en un diario de práctica, y también utilizaron la Escala Corta de Estado de Flujo para recopilar datos sobre esa experiencia en el transcurso de las sesiones de práctica. Finalmente, se realizó la investigación de una performance pública de la pieza, analizando si la experiencia de flujo ocurrió como en la práctica, y analizando las principales variaciones de la experiencia y sus dimensiones, según la naturaleza de la actividad. Se encontraron factores y estrategias comunes entre los participantes, y otros que eran particulares de cada caso. Ciertas dimensiones que se creen que son más propensas en la performance fueron más experimentadas en la práctica musical de los participantes, siendo éstas: concentración enfocada, fusión acción/conciencia, y distorsión de la experiencia temporal. Además, la relación entre la cantidad de práctica y experiencia de flujo no fue consensuada entre los participantes. El estudio contribuye para profundizar en el conocimiento de la experiencia de flujo en la práctica musical de guitarristas de educación superior, como una forma de ayudar a docentes, estudiantes e investigadores.application/pdfporViolão clássicoEnsino superiorPerformance musicalPrática musicalClassical guitarHigher educationFlow experienceMusic performanceMusic practiceGuitarra clásicaGrado superiorExperiencia de flujoPráctica musicalA experiência de fluxo na prática musical de estudantes de violão do ensino superior : três estudos de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2022mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001158824.pdf.txt001158824.pdf.txtExtracted Texttext/plain282289http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253285/2/001158824.pdf.txtb1e78e4fc98c30efe81fd33df9eb2bcfMD52ORIGINAL001158824.pdfTexto completoapplication/pdf1531052http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253285/1/001158824.pdfcc202814e3d6f502184c54a3a8cf336eMD5110183/2532852022-12-30 05:55:14.513707oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253285Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-12-30T07:55:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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