A experiência de fluxo na prática musical de estudantes de violão do ensino superior : três estudos de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bopp, Matias Ivan
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/253285
Resumo: A presente pesquisa aborda o fenômeno psicológico denominado Flow e sua relação com a prática musical e preparação para a performance de três estudantes violonistas do ensino superior,. Buscou-se investigar a incidência de fatores pessoais e contextuais, bem como a incidência da experiência de fluxo e sua variação entre as sessões de prática de cada violonista, e como essa experiência se comportou na performance em relação à prática. Para isso, foi utilizada uma metodologia mista, que consistiu na realização de três estudos de caso, nos quais foram realizadas entrevistas individuais com cada participante sobre diferentes aspectos pessoais contextuais. A prática individual de cada participante também foi investigada ao longo de oito semanas, onde cada um realizou sessões práticas de uma peça selecionada para a investigação. Em cada sessão de prática, eles relataram detalhes de sua prática em um diário de prática, também usando a Escala Curta de Estado de Fluxo para obter dados sobre essa experiência ao longo das sessões de prática. Por fim, foi realizada a investigação da performance pública da peça, analisando se a experiência de fluxo ocorreu como na prática, e analisando as principais variações da experiência e suas dimensões, conforme a natureza da atividade. Foram encontrados fatores e estratégias comuns entre os participantes, e outros que foram particulares a cada caso. Certas dimensões que se acredita serem mais propensas na performance foram mais vivenciadas na prática musical dos participantes, sendo elas a concentração focada, fusão ação/consciência e a distorção da experiência temporal. Além disso, a relação entre quantidade de prática e fluxo não foi consensual entre os participantes. O estudo contribui para aprofundar o conhecimento da experiência de fluxo na prática musical de violonistas do ensino superior, como forma de auxiliar professores, estudantes e pesquisadores.
id URGS_83d8fda9e3b2571a934790932af1dede
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253285
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Bopp, Matias IvanAraújo, Marcos Vinícius2022-12-29T04:50:42Z2022http://hdl.handle.net/10183/253285001158824A presente pesquisa aborda o fenômeno psicológico denominado Flow e sua relação com a prática musical e preparação para a performance de três estudantes violonistas do ensino superior,. Buscou-se investigar a incidência de fatores pessoais e contextuais, bem como a incidência da experiência de fluxo e sua variação entre as sessões de prática de cada violonista, e como essa experiência se comportou na performance em relação à prática. Para isso, foi utilizada uma metodologia mista, que consistiu na realização de três estudos de caso, nos quais foram realizadas entrevistas individuais com cada participante sobre diferentes aspectos pessoais contextuais. A prática individual de cada participante também foi investigada ao longo de oito semanas, onde cada um realizou sessões práticas de uma peça selecionada para a investigação. Em cada sessão de prática, eles relataram detalhes de sua prática em um diário de prática, também usando a Escala Curta de Estado de Fluxo para obter dados sobre essa experiência ao longo das sessões de prática. Por fim, foi realizada a investigação da performance pública da peça, analisando se a experiência de fluxo ocorreu como na prática, e analisando as principais variações da experiência e suas dimensões, conforme a natureza da atividade. Foram encontrados fatores e estratégias comuns entre os participantes, e outros que foram particulares a cada caso. Certas dimensões que se acredita serem mais propensas na performance foram mais vivenciadas na prática musical dos participantes, sendo elas a concentração focada, fusão ação/consciência e a distorção da experiência temporal. Além disso, a relação entre quantidade de prática e fluxo não foi consensual entre os participantes. O estudo contribui para aprofundar o conhecimento da experiência de fluxo na prática musical de violonistas do ensino superior, como forma de auxiliar professores, estudantes e pesquisadores.The present research addresses the psychological phenomenon called Flow and its relationship with the musical practice and the performance preparation of three guitarists students of higher education. We sought to investigate the incidence of personal and contextual factors as well as the incidence of the flow experience and its variation between the practice sessions of each guitarist, and how this experience behaved in performance in relation to practice. For this purpose, a mixed methodology was used, which consisted of carrying out three case studies, in which individual interviews were conducted with each participant on different contextual and personal aspects. The individual practice of each participant was also investigated for eight weeks, where each one carried out practical sessions of a piece selected for the investigation. At each practice session, they reported the details of their practice in a practice diary, and the Short Flow State Scale was also used to obtain data on that experience throughout the practice sessions. Finally, the investigation of the public performance of the piece was carried out, analyzing whether the flow experience occurred as in practice, analyzing the main variations of the experience and its dimensions, according to the nature of the activity. Common factors and strategies were found among the participants, which seem to be typical of higher-level musicians, and others that are particular to each case. Certain dimensions that are believed to be more prone in performance were more experienced in the musical practice of the participants, these dimensions are: focused concentration, action/consciousness fusion, distortion of temporal experience. In addition, the relationship between the amount of practice and the flow was not agreed upon among the participants. The study contributes to deepening the knowledge of the flow experience in the musical practice of guitarists at the level or higher education, as a way to help teachers, students and researchers.Esta investigación aborda el fenómeno psicológico conocido como Flow y su relación con la práctica musical y la preparación para la interpretación de tres estudiantes de guitarra de educación superior. Se buscó investigar la incidencia de factores personales y contextuales, así como la incidencia de la experiencia de flujo y su variación entre las sesiones de práctica de cada guitarrista, y cómo se comportó esta experiencia en la performance en relación con la práctica. Para ello se utilizó una metodología mixta, que consistió en la realización de tres estudios de caso, en los que se realizaron entrevistas individuales a cada participante sobre diferentes aspectos contextuales personales. También se investigó la práctica individual de cada participante durante ocho semanas, donde cada uno realizó sesiones prácticas de una pieza seleccionada para la investigación. En cada sesión de práctica, informaron los detalles de su práctica en un diario de práctica, y también utilizaron la Escala Corta de Estado de Flujo para recopilar datos sobre esa experiencia en el transcurso de las sesiones de práctica. Finalmente, se realizó la investigación de una performance pública de la pieza, analizando si la experiencia de flujo ocurrió como en la práctica, y analizando las principales variaciones de la experiencia y sus dimensiones, según la naturaleza de la actividad. Se encontraron factores y estrategias comunes entre los participantes, y otros que eran particulares de cada caso. Ciertas dimensiones que se creen que son más propensas en la performance fueron más experimentadas en la práctica musical de los participantes, siendo éstas: concentración enfocada, fusión acción/conciencia, y distorsión de la experiencia temporal. Además, la relación entre la cantidad de práctica y experiencia de flujo no fue consensuada entre los participantes. El estudio contribuye para profundizar en el conocimiento de la experiencia de flujo en la práctica musical de guitarristas de educación superior, como una forma de ayudar a docentes, estudiantes e investigadores.application/pdfporViolão clássicoEnsino superiorPerformance musicalPrática musicalClassical guitarHigher educationFlow experienceMusic performanceMusic practiceGuitarra clásicaGrado superiorExperiencia de flujoPráctica musicalA experiência de fluxo na prática musical de estudantes de violão do ensino superior : três estudos de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2022mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001158824.pdf.txt001158824.pdf.txtExtracted Texttext/plain282289http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253285/2/001158824.pdf.txtb1e78e4fc98c30efe81fd33df9eb2bcfMD52ORIGINAL001158824.pdfTexto completoapplication/pdf1531052http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253285/1/001158824.pdfcc202814e3d6f502184c54a3a8cf336eMD5110183/2532852022-12-30 05:55:14.513707oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253285Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-12-30T07:55:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A experiência de fluxo na prática musical de estudantes de violão do ensino superior : três estudos de caso
title A experiência de fluxo na prática musical de estudantes de violão do ensino superior : três estudos de caso
spellingShingle A experiência de fluxo na prática musical de estudantes de violão do ensino superior : três estudos de caso
Bopp, Matias Ivan
Violão clássico
Ensino superior
Performance musical
Prática musical
Classical guitar
Higher education
Flow experience
Music performance
Music practice
Guitarra clásica
Grado superior
Experiencia de flujo
Práctica musical
title_short A experiência de fluxo na prática musical de estudantes de violão do ensino superior : três estudos de caso
title_full A experiência de fluxo na prática musical de estudantes de violão do ensino superior : três estudos de caso
title_fullStr A experiência de fluxo na prática musical de estudantes de violão do ensino superior : três estudos de caso
title_full_unstemmed A experiência de fluxo na prática musical de estudantes de violão do ensino superior : três estudos de caso
title_sort A experiência de fluxo na prática musical de estudantes de violão do ensino superior : três estudos de caso
author Bopp, Matias Ivan
author_facet Bopp, Matias Ivan
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bopp, Matias Ivan
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araújo, Marcos Vinícius
contributor_str_mv Araújo, Marcos Vinícius
dc.subject.por.fl_str_mv Violão clássico
Ensino superior
Performance musical
Prática musical
topic Violão clássico
Ensino superior
Performance musical
Prática musical
Classical guitar
Higher education
Flow experience
Music performance
Music practice
Guitarra clásica
Grado superior
Experiencia de flujo
Práctica musical
dc.subject.eng.fl_str_mv Classical guitar
Higher education
Flow experience
Music performance
Music practice
dc.subject.spa.fl_str_mv Guitarra clásica
Grado superior
Experiencia de flujo
Práctica musical
description A presente pesquisa aborda o fenômeno psicológico denominado Flow e sua relação com a prática musical e preparação para a performance de três estudantes violonistas do ensino superior,. Buscou-se investigar a incidência de fatores pessoais e contextuais, bem como a incidência da experiência de fluxo e sua variação entre as sessões de prática de cada violonista, e como essa experiência se comportou na performance em relação à prática. Para isso, foi utilizada uma metodologia mista, que consistiu na realização de três estudos de caso, nos quais foram realizadas entrevistas individuais com cada participante sobre diferentes aspectos pessoais contextuais. A prática individual de cada participante também foi investigada ao longo de oito semanas, onde cada um realizou sessões práticas de uma peça selecionada para a investigação. Em cada sessão de prática, eles relataram detalhes de sua prática em um diário de prática, também usando a Escala Curta de Estado de Fluxo para obter dados sobre essa experiência ao longo das sessões de prática. Por fim, foi realizada a investigação da performance pública da peça, analisando se a experiência de fluxo ocorreu como na prática, e analisando as principais variações da experiência e suas dimensões, conforme a natureza da atividade. Foram encontrados fatores e estratégias comuns entre os participantes, e outros que foram particulares a cada caso. Certas dimensões que se acredita serem mais propensas na performance foram mais vivenciadas na prática musical dos participantes, sendo elas a concentração focada, fusão ação/consciência e a distorção da experiência temporal. Além disso, a relação entre quantidade de prática e fluxo não foi consensual entre os participantes. O estudo contribui para aprofundar o conhecimento da experiência de fluxo na prática musical de violonistas do ensino superior, como forma de auxiliar professores, estudantes e pesquisadores.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-29T04:50:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/253285
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001158824
url http://hdl.handle.net/10183/253285
identifier_str_mv 001158824
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253285/2/001158824.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253285/1/001158824.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b1e78e4fc98c30efe81fd33df9eb2bcf
cc202814e3d6f502184c54a3a8cf336e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309208651923456