Composição digital: o uso de ferramentas digitais como instrumento de composição musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lisounenko Neto, Alexei
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/192100
Resumo: A escrita e criação musical sofreram grandes mudanças com o advento das tecnologias digitais. Das inscrições em paredes da civilização pré-histórica, passamos para a pena, o lápis, a caneta chegando ao computador. Com a criação e evolução dos programas de composição musical o compositor passou a ter uma ferramenta que aumenta as possibilidades e facilidades de criação. Programas onde são permitidos escrever música com o teclado do computador, com o teclado virtual, ou até mesmo com o auxílio de um instrumento musical eletrônico, armazenar a música composta, inserir regras de composições, se transformam num importante assistente do músico, podendo auxiliá-lo a descobrir novas possibilidades e criar novos rumos para a composição musical. As tecnologias digitais dão suporte para a produção e distribuição de informações que causam grandes impactos na forma de criar e no que se cria. Com estas tecnologias, além de escrever, é possível ouvir o que foi escrito, e com os sons dos instrumentos escolhidos. Com estas ferramentas um compositor pode escutar a sua obra completa antes mesmo dela ser experimentada por músicos. Essa funcionalidade permite ao compositor corrigir eventuais erros e verificar se o resultado final ficou de acordo com o esperado, permitindo alterações e até novas experiências com notas e instrumentos. Os objetos deste trabalho são softwares de composição musical. O objetivo geral foi selecionar softwares de composição musical que salvem em arquivo MIDI, MusicXML, PDF e que possuam versão DEMO. Os objetivos específicos foram apresentar as características dos softwares selecionados demonstrando particularidades que auxiliem o compositor na criação e produção de música e definir dentre eles qual é o mais adequado para um compositor profissional compor música de forma digital.
id UNSP_8f4741cfab129cde0cb888c504ebe53d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/192100
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Composição digital: o uso de ferramentas digitais como instrumento de composição musicalDigital composition: the use of digital tools as an instrument of musical compositionComposição (Música)Composição musical por computadorMúsica computacionalTecnologia digitalPartitura musicalComposition (Music)Computational musicDigital technologyMusicSheet musicA escrita e criação musical sofreram grandes mudanças com o advento das tecnologias digitais. Das inscrições em paredes da civilização pré-histórica, passamos para a pena, o lápis, a caneta chegando ao computador. Com a criação e evolução dos programas de composição musical o compositor passou a ter uma ferramenta que aumenta as possibilidades e facilidades de criação. Programas onde são permitidos escrever música com o teclado do computador, com o teclado virtual, ou até mesmo com o auxílio de um instrumento musical eletrônico, armazenar a música composta, inserir regras de composições, se transformam num importante assistente do músico, podendo auxiliá-lo a descobrir novas possibilidades e criar novos rumos para a composição musical. As tecnologias digitais dão suporte para a produção e distribuição de informações que causam grandes impactos na forma de criar e no que se cria. Com estas tecnologias, além de escrever, é possível ouvir o que foi escrito, e com os sons dos instrumentos escolhidos. Com estas ferramentas um compositor pode escutar a sua obra completa antes mesmo dela ser experimentada por músicos. Essa funcionalidade permite ao compositor corrigir eventuais erros e verificar se o resultado final ficou de acordo com o esperado, permitindo alterações e até novas experiências com notas e instrumentos. Os objetos deste trabalho são softwares de composição musical. O objetivo geral foi selecionar softwares de composição musical que salvem em arquivo MIDI, MusicXML, PDF e que possuam versão DEMO. Os objetivos específicos foram apresentar as características dos softwares selecionados demonstrando particularidades que auxiliem o compositor na criação e produção de música e definir dentre eles qual é o mais adequado para um compositor profissional compor música de forma digital.Musical writing and creation went through great changes due to digital technologies. From registrations on the walls of pre-historical civilization, we changed to feather, pencil, pen and computer. Together with creation and evolution of music composition programs, the composer started to have a tool which increased the possibilities and facilities of creation. Programs that allow to write music using the computer keyboard, virtual keyboard, or even an electronic musical instrument, to store compound music, insert rules of composition, become an important assistant to the musician while helping him to find new possibilities and create new directions to the musical composition. Digital technologies support the production and distribution of information that cause large impacts in creating and what is created. It is possible, with these technologies, to write and listen what was written by the sound of chosen instruments. Using these tools, a composer can listen the complete work before it has been tested by musicians. This facility allows the composer to amend occasional mistakes and check if the result is according to the expectations, making possible some changes, and even new experiences with the notes and instruments. The objects of this study were some music composition software. The main aim was to elect some software for music composition that can save files in MIDI, MusicXML, PDF, and have a DEMO version. The specific purposes were to present the characteristics of some elected software introducing some singularity that may help the composer to create and produce music, and to define among them which one is the most suitable for a professional composer to compose music in a digital way.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Morgado, Eduardo Martins [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lisounenko Neto, Alexei2020-04-06T13:31:17Z2020-04-06T13:31:17Z2020-03-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19210000092995133004056088P949793448416832510000-0001-7974-1829porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T13:54:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192100Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:50:11.498468Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Composição digital: o uso de ferramentas digitais como instrumento de composição musical
Digital composition: the use of digital tools as an instrument of musical composition
title Composição digital: o uso de ferramentas digitais como instrumento de composição musical
spellingShingle Composição digital: o uso de ferramentas digitais como instrumento de composição musical
Lisounenko Neto, Alexei
Composição (Música)
Composição musical por computador
Música computacional
Tecnologia digital
Partitura musical
Composition (Music)
Computational music
Digital technology
Music
Sheet music
title_short Composição digital: o uso de ferramentas digitais como instrumento de composição musical
title_full Composição digital: o uso de ferramentas digitais como instrumento de composição musical
title_fullStr Composição digital: o uso de ferramentas digitais como instrumento de composição musical
title_full_unstemmed Composição digital: o uso de ferramentas digitais como instrumento de composição musical
title_sort Composição digital: o uso de ferramentas digitais como instrumento de composição musical
author Lisounenko Neto, Alexei
author_facet Lisounenko Neto, Alexei
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morgado, Eduardo Martins [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lisounenko Neto, Alexei
dc.subject.por.fl_str_mv Composição (Música)
Composição musical por computador
Música computacional
Tecnologia digital
Partitura musical
Composition (Music)
Computational music
Digital technology
Music
Sheet music
topic Composição (Música)
Composição musical por computador
Música computacional
Tecnologia digital
Partitura musical
Composition (Music)
Computational music
Digital technology
Music
Sheet music
description A escrita e criação musical sofreram grandes mudanças com o advento das tecnologias digitais. Das inscrições em paredes da civilização pré-histórica, passamos para a pena, o lápis, a caneta chegando ao computador. Com a criação e evolução dos programas de composição musical o compositor passou a ter uma ferramenta que aumenta as possibilidades e facilidades de criação. Programas onde são permitidos escrever música com o teclado do computador, com o teclado virtual, ou até mesmo com o auxílio de um instrumento musical eletrônico, armazenar a música composta, inserir regras de composições, se transformam num importante assistente do músico, podendo auxiliá-lo a descobrir novas possibilidades e criar novos rumos para a composição musical. As tecnologias digitais dão suporte para a produção e distribuição de informações que causam grandes impactos na forma de criar e no que se cria. Com estas tecnologias, além de escrever, é possível ouvir o que foi escrito, e com os sons dos instrumentos escolhidos. Com estas ferramentas um compositor pode escutar a sua obra completa antes mesmo dela ser experimentada por músicos. Essa funcionalidade permite ao compositor corrigir eventuais erros e verificar se o resultado final ficou de acordo com o esperado, permitindo alterações e até novas experiências com notas e instrumentos. Os objetos deste trabalho são softwares de composição musical. O objetivo geral foi selecionar softwares de composição musical que salvem em arquivo MIDI, MusicXML, PDF e que possuam versão DEMO. Os objetivos específicos foram apresentar as características dos softwares selecionados demonstrando particularidades que auxiliem o compositor na criação e produção de música e definir dentre eles qual é o mais adequado para um compositor profissional compor música de forma digital.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-06T13:31:17Z
2020-04-06T13:31:17Z
2020-03-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/192100
000929951
33004056088P9
4979344841683251
0000-0001-7974-1829
url http://hdl.handle.net/11449/192100
identifier_str_mv 000929951
33004056088P9
4979344841683251
0000-0001-7974-1829
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129256385937408