Deficiência visual e educação científica: orientações didáticas com um aporte na neurociência cognitiva e teoria dos campos conceituais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viveiros, Edval Rodrigues de [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Camargo, Eder Pires de [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://revistas.udistrital.edu.co/ojs/index.php/GDLA/article/view/5095
http://hdl.handle.net/11449/134734
Resumo: The aim of this paper is to present an educational proposal with didactic and pedagogical orientations, to the Science Education for people with visual impairments. Then, we use as main reference, Gérard Vergnaud’s Theory of Conceptual Fields, joining with a translational focus, applying empirical results of Cognitive Neuroscience. Within this, we highlight the role of educational activities related with 'multisensory scientific literacy ', focusing on the linguistic triad: read, interpretation and textual representation. We hope this perspective, become in the future an important component on guidelines for composing a 'semiotic protocol' for Science Education. Realizing too, epistemological peculiarities, pedagogic and didactic specificities in this area, and, revealing such properties on the cognitive constructs, for science and technology education.
id UNSP_8f5b29e4b3041ba2cd4106f2e7869710
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/134734
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Deficiência visual e educação científica: orientações didáticas com um aporte na neurociência cognitiva e teoria dos campos conceituaisScience educationIncluding schoolSemioticsConceptual fields theoryEnsino de ciênciasInclusão escolarSemióticaTeoria dos campos conceituaisThe aim of this paper is to present an educational proposal with didactic and pedagogical orientations, to the Science Education for people with visual impairments. Then, we use as main reference, Gérard Vergnaud’s Theory of Conceptual Fields, joining with a translational focus, applying empirical results of Cognitive Neuroscience. Within this, we highlight the role of educational activities related with 'multisensory scientific literacy ', focusing on the linguistic triad: read, interpretation and textual representation. We hope this perspective, become in the future an important component on guidelines for composing a 'semiotic protocol' for Science Education. Realizing too, epistemological peculiarities, pedagogic and didactic specificities in this area, and, revealing such properties on the cognitive constructs, for science and technology education.O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta educacional com orientações didático-pedagógicas no Ensino de Ciências para indivíduos com deficiência visual. Para isto utilizamos como principal referencial a Teoria dos Campos Conceituais, de Gérard Vergnaud, conjuntamente com um enfoque translacional, aplicando resultados empíricos da Neurociência Cognitiva. Dentro disto, relevamos o papel de atividades didáticas direcionadas ao que chamamos de ‘alfabetização científica multisensorial’, com foco na tríade lingüística: leitura, interpretação e representação textual. Esperamos que as diretivas aqui apresentadas constituam-se futuramente em orientações para compor um ‘protocolo semiótico’ para o Ensino de Ciências, destacando as especificidades e singularidades epistemológicas, didáticas e pedagógicas desta área, e relevando tais propriedades na forma de construtos cognitivos próprios para a educação científica e tecnológica.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, Ilha Solteira, Av. Brasil, 56, Centro, CEP 15385-000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, Ilha Solteira, Av. Brasil, 56, Centro, CEP 15385-000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Viveiros, Edval Rodrigues de [UNESP]Camargo, Eder Pires de [UNESP]2016-03-02T12:58:10Z2016-03-02T12:58:10Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article25-50application/pdfhttp://revistas.udistrital.edu.co/ojs/index.php/GDLA/article/view/5095Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, v. 6, n. 2, p. 25-50, 2011.2145-4981http://hdl.handle.net/11449/134734ISSN2145-4981-2011-06-02-25-50.pdf3417921730250572Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporGóndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Cienciasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-08T06:20:55Zoai:repositorio.unesp.br:11449/134734Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:46:22.399034Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Deficiência visual e educação científica: orientações didáticas com um aporte na neurociência cognitiva e teoria dos campos conceituais
title Deficiência visual e educação científica: orientações didáticas com um aporte na neurociência cognitiva e teoria dos campos conceituais
spellingShingle Deficiência visual e educação científica: orientações didáticas com um aporte na neurociência cognitiva e teoria dos campos conceituais
Viveiros, Edval Rodrigues de [UNESP]
Science education
Including school
Semiotics
Conceptual fields theory
Ensino de ciências
Inclusão escolar
Semiótica
Teoria dos campos conceituais
title_short Deficiência visual e educação científica: orientações didáticas com um aporte na neurociência cognitiva e teoria dos campos conceituais
title_full Deficiência visual e educação científica: orientações didáticas com um aporte na neurociência cognitiva e teoria dos campos conceituais
title_fullStr Deficiência visual e educação científica: orientações didáticas com um aporte na neurociência cognitiva e teoria dos campos conceituais
title_full_unstemmed Deficiência visual e educação científica: orientações didáticas com um aporte na neurociência cognitiva e teoria dos campos conceituais
title_sort Deficiência visual e educação científica: orientações didáticas com um aporte na neurociência cognitiva e teoria dos campos conceituais
author Viveiros, Edval Rodrigues de [UNESP]
author_facet Viveiros, Edval Rodrigues de [UNESP]
Camargo, Eder Pires de [UNESP]
author_role author
author2 Camargo, Eder Pires de [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Viveiros, Edval Rodrigues de [UNESP]
Camargo, Eder Pires de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Science education
Including school
Semiotics
Conceptual fields theory
Ensino de ciências
Inclusão escolar
Semiótica
Teoria dos campos conceituais
topic Science education
Including school
Semiotics
Conceptual fields theory
Ensino de ciências
Inclusão escolar
Semiótica
Teoria dos campos conceituais
description The aim of this paper is to present an educational proposal with didactic and pedagogical orientations, to the Science Education for people with visual impairments. Then, we use as main reference, Gérard Vergnaud’s Theory of Conceptual Fields, joining with a translational focus, applying empirical results of Cognitive Neuroscience. Within this, we highlight the role of educational activities related with 'multisensory scientific literacy ', focusing on the linguistic triad: read, interpretation and textual representation. We hope this perspective, become in the future an important component on guidelines for composing a 'semiotic protocol' for Science Education. Realizing too, epistemological peculiarities, pedagogic and didactic specificities in this area, and, revealing such properties on the cognitive constructs, for science and technology education.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2016-03-02T12:58:10Z
2016-03-02T12:58:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.udistrital.edu.co/ojs/index.php/GDLA/article/view/5095
Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, v. 6, n. 2, p. 25-50, 2011.
2145-4981
http://hdl.handle.net/11449/134734
ISSN2145-4981-2011-06-02-25-50.pdf
3417921730250572
url http://revistas.udistrital.edu.co/ojs/index.php/GDLA/article/view/5095
http://hdl.handle.net/11449/134734
identifier_str_mv Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, v. 6, n. 2, p. 25-50, 2011.
2145-4981
ISSN2145-4981-2011-06-02-25-50.pdf
3417921730250572
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 25-50
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129117218930688